O espanhol Carlos Rodriguez venceu a etapa do Tour de France em Morzine, ultrapassando Pogacar e Vingegaard na descida final. Na classificação geral Vingegaard conseguiu um segundo de vantagem para Pogacar e Rodriguez assumiu o terceiro lugar.
Tour de France 2023 – Etapa 14 – Morzine Les Portes du Soleil
Uma das etapas mais esperadas do Tour de France 2023 com cinco subidas categorizadas sendo uma fora de categoria. A Col du Joux Plane, última subida do dia que até hoje detém o recorde de escalada de Marco Pantani e chegada em descida na cidade de Morzine.
Logo no início da etapa uma queda grande levou ao solo cerca de trinta ciclistas e ao abandono de Antonio Pedrero (fratura de 3 costelas), Louis Meintjes e Esteban Chaves. Mais adiante em outra queda James Shaw e Romain Bardet abandonaram. Ao longo da etapa Ramon Sinkeldam e Ruben Guerreiro abandonaram.
O grupo líder subiu o Col du Joux Plane com a UAE puxando o pelote “moendo” os gregários da Jumbo. Vingegaard por sua vez acompanhou Pogacar até o esloveno atacar, mas na escalada Vingegaard se recuperou e cruzou o topo a frente de Pogacar, conquistando o bônus de tempo. Na descida Carlos Rodriguez alcançou e passou pela dupla.
Carlos Rodriguez venceu no final com Pogacar atacando para tentar fazer diferença mas Vingegaard se segurou e cruzou a linha de chegada junto com Pogacar. Ao final da etapa as classificações se mantiveram com Vingegaard aumentando em um segundo a vantagem para Pogacar enquanto Carlos Rodriguez agora está um segundo a frente de Jay Hindley na luta pelo terceiro lugar.
Classificação do Tour de France 2023 após 14 etapas.
- Jonas Vingegaard – Classificação geral – Camisa Amarela
- Jasper Philipsen – Classificação por pontos – Camisa Verde
- Jonas Vingegaard – Classificação de Montanha – Camisa de Bolinhas
- Tadej Pogacar – Melhor jovem – Camisa Branca
Results powered by FirstCycling.com