Doping sistêmico pune Rússia!

Luiz Papillon

A WADA (Agência Mundial Anti Doping) anunciou hoje a suspensão da Rússia por quatro anos de qualquer competição afiliada a Wada. Entre as competições que a Rússia não poderá participar como país estão os Jogos Olímpicos de Tóquio e a Copa do Mundo de futebol no Quatar

De modo unânime o comité executivo da Wada determinou a sansão da agência russa anti doping (RUSADA) por quatro anos. A Rússia ainda pode recorrer da decisão para a Corte Arbitral do Esporte (CAS). A Rússia foi proibida de competir como nação no atletismo desde 2015.

Ano passado a Rússia deveria entregar a WADA milhares de dados de controle antidopagem, porém quando os especialistas chegaram, encontraram não só adulterações. Os funcionários da RUSADA destruíam dados e editavam documentos na frente dos especialistas da Wada.

Atletas poderão disputar provas como país neutro

Os atletas russos só poderão participar de provas ao demonstrarem que não estão implicados de modo nenhum no sistema de dopagem. Além disso os atletas terão que se sujeitar a serem testados em competição e fora de competição em condições estritas definidas pela WADA e não poderão representar a federação Russa.

Documentário de ciclismo Ícaro esbarrou nas investigações e documentou o Doping

O filme documentário auto retrato de Bryan Fogel tinha a ideia de o preparar para uma prova de ciclismo. Ao longo das filmagens esbarrou no então diretor de laboratório da RUSADA, Grigory Rodchenkov que escancarou para o mundo o doping sistemático, relembre:

https://www.pelote.com.br/documentario-icaro-indicado-ao-oscar/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Escândalo de corrupção e crime sexual derruba cúpula da Federação de Ruanda

O ciclismo africano costuma ter destaque positivo no cenário internacional, especialmente de Ruanda. Porém desta vez a notícia não poderia ser pior. Série de denúncias inclusive de abuso sexual derrubou toda cúpula da federação ruandense. Um executivo informou a Agência Francesa de Imprensa – AFP a renúncia da cúpula envolvendo […]

Receba as novidades em seu e-mail