Ex-Astana e Discovery esloveno é pego no doping por uso de suplemento DMAA

Luiz Papillon

O ciclista esloveno Janez Brajkovic de 35 anos testou positivo para o suplemento dimetilamilamina ou DMAA como é conhecido. Brajkovic tem passagem pela Bahrain, Astana, Radioschack e Discovery. Entre as vitórias de Brajkovic estão o Critérium du Dauphiné de 2010, além de ter vencido o mundial de contra relógio individual sub23 de 2004 batendo Thomas Dekker. Brajkovic correu pela Bahrain sem sucesso em 2017 quando no final da temporada resolveu retornar a equipe que o revelou a Adria Mobil. A coleta foi no Tour da Croácia de 2018 onde Brajkovic ficou com o oitavo lugar no geral, assim a suspensão de 10 meses termina em 01/06/2019.

Janez Brajkovic

DMAA

Patenteada em 1945 como descongestionante nasal, a dimetilamilamina foi retirada do mercado na década de 80. A partir de 2005 quando perdeu o prazo de patente a DMAA passou a ser utilizada em suplementos dietéticos como o Jack3D, OxyElite Pro e Lipo6 Black. Entre os benefícios da DMAA destacavam-se o efeito termogênico (aumento da temperatura corpórea), estimulante vasoconstritor e bronco dilatador mimetizando os efeitos da adrenalina no organismo diminuindo os efeitos da fadiga central e periférica.

Após estudos sobre os efeitos colaterais a FDA solicitou aos fabricantes adequação e a substancia foi substituída por uma versão mais segura para o consumo humano. No Brasil a substância é banida pela ANVISA desde 2012 mas ainda é encontrada com facilidade no mercado de suplementos. A DMAA é vetada pela Agência Mundial Anti Doping a WADA desde 2010. Entre as contra-indicações estão dependência, lesões no fígado, alterações cardíacas, hemorragia cerebral (AVC) e convulsões.

Sua opinião é importante, compartilhe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Elia Viviani começa a temporada com vitória no Tour Down Under

A temporada de ciclismo profissional começou na Austrália com vitória de Elia Viviani no sprint em Port Adelaide pela primeira etapa do Tour Down Under. Em segundo ficou Walschield correndo pela Sunweb e em terceiro da equipe. A surpresa nos dez primeiros lugares ficou para o belga Jasper Philipsen da […]

Receba as novidades em seu e-mail

%d blogueiros gostam disto: