Steven de Jongh, diretor esportivo da Trek Factoring, equipe do circuito mundial de ciclismo desapareceu enquanto treinava na região de Girona na Espanha. Sua esposa Renee Meijer publicou no twitter um apelo para que alguém ajudasse a localiza-lo. Internautas utilizando o Labs do Strava conseguira identificar o ponto do trajeto onde o GPS de Steven parou.
O apelo de Renee foi publicado as 11h (horário local) e apos duas horas veio o retorno:
“Pessoal do twitter me ajude por favor. Meu marido Steven de Jongh saiu com sua bicicleta e esta desaparecido desde as 10:30. Na região de La Ganga. Se você esta por perto me ajude a encontra-lo. Ele saiu em uma bicicleta Trek e uma roupa Trek. Retuíte por favor.”
People of twitter help me please. My husband @stevendejongh went on his bike and is missing since 10.30 . Around #laGanga area. If you are there help me please to find him. He went on a Trek bike in a trek suit. Retweet please.
— Renee Meijer (@reneemeijer02) 15 de outubro de 2018
Apó o post do holandês Robert van Klinken foi possível enviar socorro ao ponto exato:
Need to find Mark Roberts https://t.co/QNmMpqyqn9 … he might have more information. pic.twitter.com/gNu3SUsjQq
— Robert van Klinken (@robertvklinken) 15 de outubro de 2018
E assim um resgate foi mobilizado e um helicóptero resgatou Steven. A primeira informação foi de que o holandês de 44 anos respirava e tinha pulto. Uma atualização publicada pela equipe informou que Steven estava consciente e a caminho para o hospital além de um pedido de respeito a privacidade de sua esposa e família. A equipe Trek Segafredo publicará atualizações do estado de saúde do diretor assim que receberem novas notícias.
Steven de Jongh
Steven foi ciclista profissional de 1995 a 2009, correu pela TVM, Rabobank e Quick Step com vitórias em diversas clássicas como a E3 Prijs Vlaanderen, Omloop van het Houtland e a KBK (Kuurne-Brussels-Kuurne). Após retirar-se da competição em 2009 assumiu o cargo de diretor esportivo na equipe Sky deixando a equipe ao final de 2012 quando assumiu ter utilizado substancias ilegais em sua carreira profissional. Assumiu a Tinkoff entre 2013 e 2016 e desde janeiro de 2017 é diretor esportivo da Trek Segafredo.
Com informações de @dociclismo.