Neste final de semana aconteceram os principais campeonatos nacionais no mundo do ciclismo. Destacamos como surpresa a vitória de Gorka Izaguirre na Espanha, batendo Alejandro Valverde. Uma das provas mais disputadas foi na Polônia com a Sky trabalhando para vitória de Kwiatkowski com seu compatriota Michal Golas.
https://www.youtube.com/watch?v=jLOfp0rCZ7U
Estes serão os ciclistas que utilizarão a camisa de campeão nacional durante todo ano, cada um em sua modalidade, exceção para o campeão mundial Peter Sagan que utilizará a camisa arco íris até o mundial de Innsbruck em setembro, como provavelmente não ganhará devido ao perfil para escalador, o eslovaco irá utilizar a camisa de campeão nacional que no ano passado foi de seu irmão Juraj. Grande surpresa foi ao final do nacional eslovaco o terceiro colocado Michael Kolar da Bora ter anunciado que abandona o ciclismo profissional com apenas 25 anos. Com o anúncio ficou acertada a manutenção do agora ex-profissional no corpo de marketing da equipe.
No país do ciclismo, a Bélgica Victor Campenaerts venceu o contra relógio e caiu feio na prova de resistência sendo diagnosticado com uma concussão. Na prova de resistência a Quick Step trabalhou muito e de um grupo escapado Yves Lampaert saltou para sagrar-se campeão com Philippe Gilbert em segundo.