Todo ciclista já sentiu na pele o que é um veículo maior passando a seu lado, e nesta quinta feira a secretaria municipal de transportes e o instituto CiclobBR promoveram uma experiência na qual os motoristas ficaram em bicicletas enquanto ciclistas assumiram o volante dos enormes ônibus.
Do lado dos motoristas a sensação de ser quase sugado para baixo do ônibus e a vontade de “se jogar” para longe daquele enorme monstro de aço, do lado dos ciclistas a compreensão da quantidade de informações que o motorista precisa processar entre parada no ponto, observar os passageiros, olhar os dois espelhos, cuidar de carros, motos, pedestres e bicicletas.
Confira o vídeo em reportagem da TV Globo:
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/edicoes/2017/06/01.html#!v/5909356
Para você que pedala em estrada, lembre sempre:
- Quando possível deixe espaço suficiente para que outro veículo o ultrapasse.
- Nas situações onde não há espaço para outro veículo ultrapassar, ocupe a faixa de forma a ser visto de longe. Alguns criticam essa situação mas é a mais segura, afinal fosse um trator o motorista esperaria pacientemente o momento de ultrapassar.
- Nunca ande na contra mão!
- Não circule em calçadas, lugar de bicicleta é na rua.
- Jamais pense que o motorista lhe viu, mantenha sempre distâncias seguras.
- Espere sempre o outro veículo parar antes de efetuar um cruzamento ou espere por um espaço confortável para cruzar uma avenida ou rodovia.
- Nunca circule entre um ônibus e a guia, é o maior ponto cego para o motorista e caso ele precise parar no ponto ou mesmo virar a direita pode lhe atropelar.