Espetacular, emocionante, Demi Vollering venceu a etapa final do Tour de France Feminino, mas não foi suficiente e Kasia Niewiadoma venceu o Tour de France 2024!
Tour de France Feminino 2024 – Etapa 8 – 149,9km
A edição feminina do Tour de France terminou em uma etapa disputadíssima em uma das subidas ícones do ciclismo, o Alpe d’Huez. Em função da queda da favorita Demi Vollering (SD-Worx) na etapa 2, a classificação geral sofreu muita disputa e trocou de mãos três vezes. Para a última etapa, a polonesa Katarzyna Niewiadoma (Canyon-Sram), levava 27s de vantagem sobre Puck Pieterse (Fenix-Deceuninck) e 37s sobre Cédrine Kerbaol (Ceratizit), já Demi Vollering precisaria tirar 1min15s de vantagem para a líder.
As ciclistas largaram de Le Grand-Bornand e logo uma fuga de 22 ciclistas se formou com quatro da SD Worx. Na subida do Col du Glandon, a fuga se dividiu com um grupo de sete na ponta e outras oito na perseguição. O pelote subia a controlados 1min20s. No final da subida foi a vez de Demi Vollering atacar e levar consigo Pauliena Rooijakkers, a dupla passou a trabalhar com Pauliena deixando para Vollering o trabalho pesado. Atrás Kasia Niewadoma se agarrava a cada pedalada para diminuir a perda. No Alpe d’Huez, Vollering levou a fuga até 3km do final quando Pauliena atacou, mas com isso a diferença para Kasia diminuia para 50s. No quilômetro final, a diferença se mantinha em 53s, no final Demi Vollering venceu a etapa, o suspense passou para quanto Kasia Niewiadoma conseguiria controlar a perda. E ao final Niewiadoma venceu a classificação geral por apenas 4s.
Classificação da Etapa 8 – Tour de France Feminino 2024
Results powered by FirstCycling.com
Quando a etapa acabou, deu pra ver que a Demi nitidamente sentiu aquela queda na quinta, porque o ritmo dela é bem melhor do que mostrou no L’Alpe Duez hoje. Todo mérito para a camisa amarela, que brigou muito pela classificação hoje. Mas se analisarmos que Vollering perdeu por míseros 4 segundos e que a “lider” se beneficiou de uma queda da Vollering quando ela estava com a camisa amarela, e que depois da queda, à 4 km da chegada, todas, inclusive a “ganhadora” da volta, ignoraram isso e socaram a bota, é pra se pensar. Eu teria vergonha de dizer que ganhei. Mas cada um é cada um.
Simplesmente fantástico Tour Feminino!! Muito emocionante!!