O canibal esloveno ataca novamente! Tadej Pogacar atacou a 10km do final e canibalizou mais uma vez o Tour de France vencendo a etapa com chegada ao alto de Isola 2000. Essa foi a 15ª vitória de Pogacar no Tour de France, marca só atingida neste século por Mark Cavendish em 2010 e Lance Armstrong em 2002 . Matteo Jorgenson foi segundo e Simon Yates terceiro. Jonas Vingegaard chegou 1min42 segundos depois e viu suas chances de tricampeonato diminuírem muito.

Tour de France 2024 – Etapa 19 – Embrun a Isola 2000
O topo da Europa! A etapa 19 do Tour de France contou com apenas 145km mas com absurdos 4.512m de subida acumulada divididos em três subidas:
- Col de Vars – 18.5km a 5,6% –
- Cime de la Bonette – 23,1km a 6,8% –
- Isola 2000 – 16.1km a 7,1% –
Com doze equipes diferentes vencendo as 18 primeiras etapas, a edição 2024 do Tour de France tem se mostrado versátil. Antes da largada, baixa na Groupama FDJ com Stefan Kung abandonando, muito provavelmente em busca de melhora da forma para a prova de contrarrelógio olímpica dia 27 em Paris. O trajeto do dia começou muito próximo a divisa da Itália e na Cime de la Bonette chegou ao ponto mais alto não só do Tour, mas da estrada asfaltada mais alta da Europa. Embrun, local de largada recebe regularmente partidas do Tour, a última em 2019 quando Nairo Quintana venceu a etapa.
Assim que largaram os ciclistas logo lutaram por um lugar na fuga e a surpresa foi a presença de três ciclistas da Visma Lease a Bike no grupo de 22. Logo o grupo foi reduzido a nove ciclistas com Richard Carapaz conquistando os pontos de montanha na Col de Vars. Após uma longa descida foi a vez da Cime de la Bonette, o grupo líder foi reduzido a nove:
- Matteo Jorgenson (Visma)
- Wilco Kelderman (Visma)
- Simon Yates (Jayco)
- Nicolas Prodhomme (Decathlon Ag2r)
- Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step)
- Jai Hindley (Redbull)
- Richard Carapaz (EF)
- Cristian Rodríguez (Arkéa)
- Oscar Onley (DSM)
Enquanto Richard Carapaz passava no topo da Cime de la Bonette, atrás começava o trabalho da equipe UAE com Nils Pollit “expulsando a alma do corpo” como disse o narrador em inglês. A escalada seguiu com Sivakov enquanto os favoritos seguiam sem grandes dificuldades. A última escalada do dia seria o Isola 2000 com chegada em 2000m de altitude. Restando 13km para o final, Matteo Jorgenson atacou da fuga e passou a liderar a prova sendo seguido por Kelderman, Carapaz e Simon Yates. Na marca de 10km para o final foi a vez de Carapaz atacar e logo na sequência foi a vez de Tadej Pogacar. O esloveno seguiu perseguindo o título do Tour de France e na marca de 7,5km já tinha 30s de vantagem sobre a dupla Remco e Vingegaard.
Enquanto Jorgenson subia em busca de sua vitória, atrás Simon Yates e Carapaz iam se revezando até que a 6,1km do final, Simon atacou para perseguir Jorgenson. Como os ataques na fuga foram cedo em demasia, o tempo logo despencou com o canibal esloveno “devorando” um a um os ciclistas na fuga até a vitória.
Essa foi a 15ª vitória de Pogacar no Tour de France, marca só atingida neste século por Mark Cavendish em 2010 e Lance Armstrong em 2002 . Matteo Jorgenson foi segundo e Simon Yates terceiro. Jonas Vingegaard chegou 1min42 segundos depois e viu suas chances de tricampeonato diminuírem muito. O double Giro-Tour é realidade.
Classificação do Tour de France 2024 após a Etapa 19
Results powered by FirstCycling.com