Read Time:2 Minute, 3 Second
Giro 2020 – Etapa 6 – Castrovillari a Matera km
Nesta quinta feira, o Giro parte de Castrovillari a Matera. Um dos pratos típicos da região é o Fajioli in Pignata, basicamente feijão cozido na panela de barro. Matera, chegada da etapa tem uma das cidades mais antigas do mundo. Com construções escavadas na rocha, tendo sido habitada desde o período paleolítico. Tendo servido de locação para diversos filmes bíblicos como Ben Hur e A Última Tentação de Cristo. No âmbito esportivo, a etapa teve duas subidas que favoreciam a fuga e depois a 25km do final uma subida categorizada que pode “matar” ou dar sobrevida a fuga. A chegada nos últimos 5km com três trechos em subida, sendo um com 10% de inclinação máxima. A fuga do dia teve quatro ciclistas:- James Whelan – EF Pro Cycling
- Marco Frapporti – Vino Zabu-KTM
- Mattia Bais – Androni Sidermec
- Filippo Zana – Bardiani
Quilômetros finais em Matera
A definição dos ataques para ciclistas clássicos, ficou para a marca de 3km do final onde uma rampa com trecho de até 10% de subida selecionaria ciclistas mais fortes. Apos a subida, o grupo na ponta deu uma segurada e foi o suficiente para Arnaud Démare lançar um ataque matador. Michael Matthews foi o segundo pela Sunweb e Fabio Felline o terceiro pela Astana.
Entre os líderes a única mudança é que Démare assume a camisa ciclamino de líder por pontos no Giro 2020. Confira os líderes do Giro 2020:
- Geral – João Almeida – Deceuninck Quick Step
- Pontos – Arnaude Démare – Groupama FDJ
- Montanha – Jonathan Klever Caicedo – EF Pro Cycling
- Jovem – João Almeida – Deceuninck Quick Step
- Melhor Equipe – Deceuninck Quick Step

