Pozzovivo vence etapa e assume camisa amarela na Suíça!

Uma vitória maiúscula do pequeno escalador italiano da Ag2r, Domenico Pozzovivo venceu a sexta etapa da Volta a Suíça com um ataque na subida para Abula Pass, depois de esticar o grupo líder, Pozzovivo alcançou Michael Woods da Cannondale que estava na fuga, conquistou a meta de montanha e com chuva seguiu para vitória, sendo perseguido na descida por Rui Costa e Izaguirre que chegaram apenas 4″ atrás em La Punt. Pozzovivo tirou exatamente a diferença de tempo que tinha para Damiano Caruso da BMC e assume a camisa amarela pelo critério de desempate, os décimos no prólogo da primeira etapa.

Antes do início de etapa a notícia do abandono de prova por Tom Dumoulin que após sofrer na quinta feira perdendo sete minutos, sua equipe optou por preserva-lo para que ele possa recuperar a forma para a disputa do campeonato nacional holandês e iniciar os preparativos para segunda metade da temporada. A Etapa 06 com 166.7km entre Locarno e La Punt com duas subidas HC, San Benardino e Albula Pass prometia uma etapa muito disputada e logo no começo uma tentativa de fuga com Michael Matthews colocou fogo na prova motivando uma aceleração do pelote para neutralizar a fuga.

Chegando nos patamares iniciais de San Bernardino um grupo com dez pilotos estabeleceu a fuga, entre eles Michael Woods da Cannondale, Deignan da SKy, Bakelants da Ag2r, Pedrero da Movistar e De Clerq da Lotto, após escalarem a longa serra, Jan Bakelants conquistou a meta de montanha seguido por Petilli da Emirate e Cink da Bahrein. O grupo de Caruso passou 1’55” atrás com mais 1′ sobre um grupo com os sprinters e Sagan.

Após a longa descida, no setor plano já se avistava a subida para a Albula Pass, segunda montanha HC do dia e com a chegada logo após em La Punt, a BMC comandou o pelote para reduzir a vantagem para casa de 1’25” ainda na base da montanha. E começaram os ataques, Warbasse que venceu na quinta foi o primeiro a mostrar as garras mas não durou muito, vieram ataques de Jan Hirt, Morabito, e do grupo de Caruso o ataque veio com Soler que encontrou seu colega de Movistar, Antonio Pedrero sobrado da fuga e o ajudou a tentar fugir de Caruso, após isso Mikel Nieve, Izaguirre e Kruijswijk se alternaram em ataques do grupo de Caruso, faltavam 14km para o final.

E veio o ataque de Pozzovivo, o italiano da Ag2r atacou mas levou consigo Izaguirre, Kruijswijk e Caruso, a frente na fuga, Michael Woods da Cannondale tinha apenas 20″ de vantagem para o veloz grupo escalador. Pozzovivo alcançou Woods, deixando o trio perseguidor 15″ atrás bem no topo da montanha, logo que cruzam a passagem de montanha começou uma garoa que durante a descida para o final foi ficando pesada, tornando a descida técnica e perigosa. Woods sobrou e Pozzovivo seguiu solo para vitória com o trio Izaguirre, Kruijswijk e Caruso o perseguindo mas já dentro do quilômetro final, ninguém tiraria essa do italiano. Pozzovivo venceu e com o bônus de tempo pela vitória empatou com Caruso na luta pela camisa amarela, como o desempate se dá pelos décimos do contra relógio, Pozzovivo é agora líder da Volta a Suíça que terá amanhã a última chegada em alta montanha, depois uma etapa em circuito e finalmente um contra relógio individual para definir o vencedor.

Os dez primeiros na etapa foram:

1 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale 4:38:49
2 Rui Costa (Por) UAE Team Emirates 0:00:04
3 Jon Izaguirre (Spa) Bahrain-Merida
4 Mathias Frank (Swi) AG2R La Mondiale
5 Simon Spilak (Slo) Katusha-Alpecin 0:00:12
6 Steven Kruijswijk (Ned) Team LottoNl-Jumbo
7 Damiano Caruso (Ita) BMC Racing Team 0:00:15
8 Pello Bilbao (Spa) Astana Pro Team 0:00:18
9 Marc Soler (Spa) Movistar Team
10 Michael Woods (Can) Cannondale-Drapac 0:00:21

E agora a classificação geral da Volta a Suíça 2017 tem novo líder:

1 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale 22:03:28
2 Damiano Caruso (Ita) BMC Racing Team
3 Steven Kruijswijk (Ned) Team LottoNl-Jumbo 0:00:13
4 Simon Spilak (Slo) Katusha-Alpecin 0:00:22
5 Mathias Frank (Swi) AG2R La Mondiale 0:00:23
6 Marc Soler (Spa) Movistar Team 0:00:35
7 Rui Costa (Por) UAE Team Emirates 0:00:54
8 Mikel Nieve (Spa) Team Sky 0:01:19
9 Pello Bilbao (Spa) Astana Pro Team 0:01:42
10 Valerio Conti (Ita) UAE Team Emirates 0:03:02

Deixe uma resposta