Equatoriano Richard Carapaz ataca no fim e vence no Giro!

De jovem promessa a realidade! O equatoriano Richard Carapaz de 24 anos atacou no fim e venceu com autoridade a 8ª etapa do Giro! Natural de El Carmelo no norte do Equador Carapaz da Movistar conquistou sua primeira vitória no circuito mundial justamente num Grand Tour. No grupo Davide Formolo  da Bora chegou em segundo seguido de Pinot, Battaglin e Yates. Yates que mantém a vantagem na camisa rosa.

Praia a Mare – Montevergine Di Mercogliano 208km

A etapa entre Praia a Mare e Motevergine di Mercolgliano teve como chegada a subida a Montevergine.  Uma escalada de 17km com inclinação de até 10%.

Após a largada algumas tentativas de estabelecer a fuga coram controladas pelo pelote. Até que com 25km de prova a fuga com:

  • Montaguti – AG2R
  • Torres – Androni
  • Villella – Astana
  • Mohoric – Bahrain
  • Van der San – Lotto Fix All
  • Bouwman – Lotto Jumbo

Logo depois um grupo com Mads Perdersen, Tim Wellens e Jan Polanc tentou fechar a ponte entre o pelote e a fuga, Wllens foi neutralizado mas Pedersen e Polanc juntaram-se o grupo da ponta. Sem ameaças aos líderes na classificação geral o pelote não lutou contra a fuga que chegou a ficar acima de 5 minutos a frente.

No terço final de prova a fuga começou a dar sinais de cansaço e o ritmo do pelote foi aumentando até que nos 20km finais a vantagem despencou e assim que começou a subida final ficava claro que as intenções da fuga seriam minadas. Dentro dos 5km finais Froome caiu levando consigo um piloto da Dimension Data, o britânico teria que caçar o grupo em subida. Na ponta os remanescentes da fuga tentavam suas últimas cartadas, com Bouwman atacando, Poljanc e Mohoric foram pegos pelo grupo selecionado. Foi nesse momento a 1km do final que Carapaz saltou do pelote com um ataque matador e passou por Bowman para vencer a etapa solo. Atrás Pinot atacou seguido de Pinot e Pozzovivo.

A classificação da 8ª Etapa do Giro foi:

Classificação Geral

A principal mudança na classificação geral é justamente Carapaz da Movistar assumindo a oitava posição, Simon Yates segue com 16 segundos de vantagem sobre Tom Dumoulin. A preocupação do dia é com Cris Froome que caiu pela segunda vez no giro e terminou a etapa com escoriações e reclamando de dores no cotovelo.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.