marcoaleite wrote:portoga wrote:
Acabei de pegar um Wahoo Kickr Snap e fiquei muito surpreso com o pouco ruído que ele produz. Como referência, tenho um Cycleops Fluid2 e fiquei cerca de 3 meses treinando com um Wahoo Kickr de um amigo. O Kickr Snap é, disparado, o mais silencioso dos três. Além disso, o flywheel dele é bem pesado, traduzindo-se em um "road feel" muito bom. Nesse sentido, achei o "road feel" bem superior ao Fluid2 e no mesmo nível do Kickr.
E sobre estar trabalhando no pneu e não no drive train diretamente, sentiu muita diferença com o Snap, Portoga? Sentiu algum delay en relação ao Kickr?
Como que é a calibração da Wahoo, tem algo específico ou usa algum esquema do próprio TR? Instalei o TR no celular para fazer um teste, mas o danado só libera se eu reativar minha conta... :/
Eu já tentei usar tapete certa vez em casa, mas acho que o piso da lavanderia não se deu bem com o material do tapete e o rolo acabava andando para frente também.
Marcão, tudo bem? Vamos lá...
Calibração:
O Kickr Snap tem basicamente duas calibrações. A primeira, realizada através do app da Wahoo antes da primeira utilização do rolo, chama-se "Advanced Spindown" e cuida de aferir a força do "freio" do Kickr Snap (
"The Advanced Spindown sets the brake strength and is essential for accurate power readings").
A calibração do dia-a-dia, que deve ser feita antes de cada treino (Spindown), pode ser realizada tanto no app da Wahoo, quanto no TR. Nesse sentido, não sei ao certo se a calibração realizada no app da Wahoo é compartilhada com o TR, então, por via das dúvidas, acabo efetuando a calibração pelo site do TR depois de uns 10 minutos de treino, para garantir que todo o sistema já tenha atingido a temperatura de funcionamento. O Spindown na versão do TR para iPhone é encontrado ao se selecionar o Kickr Snap em
"devices" e depois
"Spindown".
Diferenças ente rolo direct drive e "normal":
Em relação a ter a bike conectada diretamente no rolo através da relação (Kickr) ou através do pneu em contato com o rolete (Kickr Snap) posso dizer que senti algumas diferenças que devem ser consideradas em função do uso que se pretende dar ao rolo. Explico.
Sensação geral ao pedalar:
No Kickr "
direct drive" (doravante apenas Kickr) a sensação é de que a bike e o rolo fazem parte de uma coisa só, como se a bike tivesse se tornado uma ergométrica sem todas as limitações das ergométricas que existem por aí, por melhores que sejam. Nesse contexto, basta subir na bike, selecionar o treino no TR, Zwift e etc., e aguentar o que vem pela frente.
No Kickr Snap, por sua vez, não há essa sensação de que a bike e rolo são uma coisa só. A sensação de pedalar no Kickr Snap é a mesma em relação ao meu rolo Cycleops Fluid2, mas, evidentemente, com a diferença de que, tal qual o Kickr, basta selecionar o treino no aplicativo e suportar a resistência que o rolo vai gerar.
Qual é melhor? Diria que nenhum é melhor que o outro nesse quesito. São apenas sensações diferentes.
Pedais em alta inércia:
Vou iniciar descrevendo rapidamente, especialmente para para quem não conhece o assunto, as diferenças entre pedalar no rolo em alta e baixa inércia (
"high and low inertia"). Ah, caso alguém queira entender melhor esse tópico, podemos aprofundá-lo mais adiante.
Pois bem, vamos primeiramente estabelecer uma potência alvo de 200W. Quando se pedala no rolo mantendo esses 200W utilizando uma marcha pesada, o volante do rolo (
"flywheel") vai girar mais rápido, ou seja, com mais inércia, proporcionando uma melhor sensação de que se está pedalando na estrada (
"road feel"). Ao se manter esses mesmos 200W numa marcha leve, o volante do rolo vai girar mais devagar (menor inércia), trazendo a sensação de que se está numa subida. Resumidamente, essa é a diferença entre pedalar em alta e baixa inércia.
A sensação de pedalar em alta inércia é bem parecida quando se compara o Kickr com o Kickr Snap, pois ambos os rolos possuem volantes com massa bem elevada. Entre os dois, gostei mais do
road feel do Kickr Snap em alta inércia, pois achei que o Kickr tem inércia demais, ou seja, depois de embalado parece que você está pedalando no vácuo de um ônibus. Nesse contexto, já atingi 70km/h no Kickr e ainda dava para apertar um pouco mais.
Ah, é importante notar que, apesar de ter gostado mais do Kickr Snap nesse quesito, a diferença é bem sutil.
Pedais em baixa inércia:
Em baixa inércia, ou seja, quando se pedala em marchas mais leves simulando uma subida, o Kickr é significantemente superior ao Kickr Snap.
Apesar de ainda não ter passado tanto tempo no Kickr Snap, deu para perceber que o contato direto com a transmissão (
direct drive) faz toda a diferença quando se pedala em marchas leves. Percebi que como no Kickr você está diretamente "conectado" ao rolo a baixa inércia não tem efeito algum na dinâmica do pedal, além das diferenças já esperadas.
No Kickr Snap estou ainda me adaptando aos pedais em baixa inércia e potência mais elevada, como ocorre na estradas quando enfrentamos subidas. Ontem mesmo fiz 6 intervalos de 3 minutos a 309W (122% do meu atual FTP) e o pneu traseiro ficava escorregando um pouquinho do rolete na fase da pedalada em que se aplica mais força, especialmente com a diminuição da cadência. Nesse contexto, imagino que como a potência se mantém constante em 309W, a diminuição da cadência requer que o torque necessário para girar o rolete do Kickr Snap fique maior, fazendo com que seja necessário mais atrito para que o pneu não escorregue.
Notei que o deslizamento acontece na fase da pedalada em que se aplica mais força (o pneu "canta" nesses momentos) e que o deslizamento do pneu acentua-se na medida em que a cadência diminui. Para resolver isso, estou prestando mais atenção na minha pedalada, mantendo-a mais "redonda" para o pneu não "cantar". Adicionalmente, tentei não deixar a cadência cair no transcorrer do intervalo, mas isso é bem difícil no rolo em modo ERG quando a fadiga se acumula.
É importante notar que estou utilizando um pneu específico para rolo (Tacx Trainer tire), com pressão correta (110psi) e aplicando a pressão no rolete de acordo com o indicado pela Wahoo Fitness (2 voltas). O tempo de Spindown está dentro da margem adequada, o que indica que meu setup está corretamente cofigurado, entretando vou tentar aumentar um pouco mais a pressão do rolete e verificar se o deslizamento do pneu acaba, mas isso só vai ser feito quando tiver outro treino com intervalos na casa dos 300W.
Delay da mudança de resistência:
O tempo necessário para que a resistência aumente ou diminua no Kickr Snap parece-me bem semelhante ao Kickr. Ainda não fiz nenhum treino com intervalos curtos em potência elevada (tipo 30s a 150% do FTP), mas acredito que não haverá diferença significativa, pois a unidade de resistência de ambos os rolos é bem semelhante.
Conclusão:
Estou gostando bastante do Kickr Snap e não teria nenhum problema em recomendá-lo. Em poucas palavras, o Kickr Snap é fudido!!!
Depois de pedalar em ambos posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que o Kickr é superior ao Kickr Snap, contudo entendo que a comparação entre eles não é cabível, seja pelo tipo de rolo (
direct drive vs. normal), quanto pelo preço (1.200 USD vs. 600 USD).
Se alguém me perguntar se vale a pena pagar o dobro pelo Kickr em relação ao Kickr Snap diria de bate-pronto que não. Nesse sentido, acredito que a compra do Kickr justifique-se apenas caso (i) dinheiro não seja problema; (ii) o rolo seja parte fundamental na rotina de treinos; e (iii) haja uma predileção pelos treinos de subidas.
Pena que eu não tenho 600 USD sobrando!