Vou fazer meu relato.
Tudo bem que uma tireodite controlada ajudou, mas no começo de 2012 eu perdi 14kg em dois meses. Saí de 81kg pra 67kg.
A dieta foi punk, coisa de 1k kcal por dia. Não comia ovo, massa, carnes vermelhas. Era só um arroz integral ou batata de leve, com muita salada e peixe/frango. Pão integral, geleia de frutas, queijo branco. Eu sempre joguei tênis e acrescentei mais 3x de corrida por semana.
Depois passei 6 meses comendo mto e suplementando pra ficar "forte". Cheguei a 76kg e desencanei dessa vida, queria fazer algo que gostasse, foi quando comprei a bike. Hoje peso 69kg e ainda tô querendo perder mais gordura.
Depois de um ano e meio de vida saudável, o que eu digo é o seguinte: mudança de hábitos é o fator principal.
Eu quase não bebo mais, evito ao extremo frituras, empanados, comidas com óleo, sal em excesso, açúcar, queijos amarelos e azuis, presunto, leite integral. Isso durante a semana, já que fds eu costumo chutar o balde e atolar em doce, fast food e todos os tipos de comida
Não sigo mais dieta, mas tenho uma boa noção do que e quanto comer. Para café da manhã é pão integral com geleia de frutas e/ou creme de ricota/queijo da tirolez e queijo branco ou então cereal (com pouquíssimo açúcar) e granola. Leite desnatado com café ou um suco. Lancho frutas ou cookies integrais ou barra de cereal (raramente). Almoco com parcimônia, arroz integral, feijão as vezes, muita salada e legumes, balanceando o arroz com outras fontes de carbs e carnes de preferencia branca. Carne vermelha umas 3x na semana. Além é claro de alguns outros pratos específicos que o pessoal aqui faz. Na janta ou é sopa ou o resto do almoço com menos carne e menos carbo.
Não tem segredo