Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
tbortolotto
Membro

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

jorge luis wrote:Então essa torradinha de 5min eu não fiz pois fiquei girando 30mim de aquecimento leve conforme orientado pelo mestrandos no protocolo deles. Agora estou lendo o livro Training and Racing, pergunto se este 5mim eu deva fazer ele com toda potência como se estivesse querendo descobrir meu CP5 ou apenas para elevar a respiração e sentir tipo um limiar respiratório? Pois no livro fala ir all out e entendo isso como por despejar potencia até acabar o gás.
Tbm sempre tive essa dúvida, pra ser sincero. Aí resolvi testar: numa ocasião eu fui full gas mesmo, pra bater CP5 e numa outra eu fui na potência média tida como alvo no teste de 20 min. No meu caso qdo fui no full gas eu torrei mto! Geralmente full gas pra mim é pra terminar babando, com visão em túnel e rezando pra que Deus envie um anjo que te mate naquele momento (haha!). Simplesmente eu não consegui nem de perto ir pro alvo no teste de 20 min. No segundo approach, aí foi de boa, mas respeitando sempre o seguinte conceito: o alvo tem q ser pelo menos 105% do FTP, portanto, em Z5. Além de dar uma bambeada nas pernas, serve como uma amostra do teste de 20 min. Se eu sentir que 105% foi "tranquilo", posso arriscar algo a partir de ali e/ou acima nos 20 min.

Outros terão opiniões diferentes da minha, acredito.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

será que dá muita diferença de um teste com protocolo no rolo e subir 20min em um gradiente médio de 6% ALL OUT?

porque eu odeio fazer teste de ftp no rolo, fiz 3 apenas e tenho pesadelos até hoje..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Eu acho que não Monja. Eu sempre faço o pré-20 min pq sempre faço no rolo e só sugeri pro Jorge pq não sei pq eu achei que ele tinha feito no rolo e só agora percebi que ele fez numa subida de serra.

Enfim, acho que não faria mal vc subir por 5 min antes pra "se testar", descer e ficar girandinho por 10 min e depois socar a bota por 20 min. Pq como mencionei esses 5 min já me ajudaram mto em saber até onde eu posso ir e não quebrar nos 20 min do teste.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

tbortolotto wrote:Eu acho que não Monja. Eu sempre faço o pré-20 min pq sempre faço no rolo e só sugeri pro Jorge pq não sei pq eu achei que ele tinha feito no rolo e só agora percebi que ele fez numa subida de serra.

Enfim, acho que não faria mal vc subir por 5 min antes pra "se testar", descer e ficar girandinho por 10 min e depois socar a bota por 20 min. Pq como mencionei esses 5 min já me ajudaram mto em saber até onde eu posso ir e não quebrar nos 20 min do teste.
eu tava ouvindo outro dia o podcast do trainerroad e o Chad(acho) disse que o teste de ftp é 5% skill e 95% psicologico..

Por isso que prefiro fazer outdoor e subindo, parece ser mais fácil..
jorge luis
Membro
Nome Verdadeiro:: Jorge Luis

Post by jorge luis »

[img] https://connect.garmin.com/modern/activ ... nique_id=5" target="_blank img]

Estou tentando aprender a colocar link. ..Se estiver correto este é o meu teste de FTP. Aí teria como me ajudarem na descrição do teste e erros ou acertos do mesmo.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Image
jorge luis wrote: Estou tentando aprender a colocar link. ..Se estiver correto este é o meu teste de FTP. Aí teria como me ajudarem na descrição do teste e erros ou acertos do mesmo.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

tbortolotto wrote:Dia de 7x3 @ 110%. Ow negócio brabo! Depois de conversar com o Marco pensar algumas coisas, percebi que na primeira parte da semana eu estou bem mais descansado da bike que na segunda, portanto, vou colocar os treinos mais pesados no início dela. Na semana passada eu fiz o contrário e foi embaçado.

No primeiro e segundo bloco eu senti uma coceirinha na panturrilha, parte da frente da canela e perto dos tornozelos. Fazia tempo que não sentia isso e geralmente eu sentia isso em subidas travadas, nunca a 100 rpm. A propósito, Marco me sugeriu fazer os intervalos entre 95 e 100 rpm, mas acabei fazendo um pouco acima de 100 rpm. Isso deu uma bagunçada boa na RPE, que é menor se eu tivesse entre 87-92 rpm que geralmente uso no rolo. Eu senti bastante dificuldade nos últimos dois intervalos. Perna pesou mto e manter aquela rpm toda foi realmente nada cerebral. Numa escala de dificuldade o 7x3 é tão embaçado qto o 6x6 @ 105%. No entanto, como cada intervalo é curtinho, eu senti que qdo eu me senti mentalmente cansado só faltavam alguns minutos pra terminar o workout. O 6x6 me cansa mto mais psicologicamente.
Foi bem hein! Mas é isso aí mesmo, é um treino que judia, mas ele é interessante para estimular o esforço aeróbio. Vai ser interessante para te estimular a trabalhar no limite, depois pode-se mexer no tempo de intervalo e descanso, além da intensidade, para preparar você a resistir mais andando no limite do aeróbio.
Hoje vou mandar o mesmo treino a 120% da FTP. Acho que vai doer e muito! hahaha Mas eu preciso entrar nesse limiar máximo em melhores condições, a ideia é sofrer mesmo!!

Que cronoescalada do Kruijswijk hein!! Acho que a escalada é pior que o TT, pois não tem refresco nenhum! Se você morrer no meio, estilo o Lambari, vai tomar cacete mesmo!

Monja, só fica esperto com a cadência quando fizer subindo, não rode muito baixa não. Se achar uma subida não muito íngreme e constante onde dê para fazer força com uns 90 rpm pelo menos, é o canal para testar o FTP.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Keeepz
Membro
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira

Post by Keeepz »

Estava meio sumido, treinando pouco, muita coisa acontecendo na vida pessoal e profissional, que as vezes esqueço que sou amador e nem tudo sai como planejamos.
Ser amador entusiastas como nós é pior que ser profissional..temos que cuidar de 3 vidas, e quando uma não vai bem, pesa na outra.
Fiquei com a cabeça muito ruim, estressado, dormindo pouco por quase uma semana direto, e quando a cabeça fica ruim, você começa a pensar e fazer besteira.
Vinha pensando em parar de treinar, vender a bike e ficar de boa.
Na quinta resolvi ir girar de boa só pra melhorar a cabeça, o nível de atenção tava tão baixo que eu caí numa subida, a 15kmh, até agora não sei como, talvez eu cochilei, não sei. Inaugurei os STI, bati o joelho e arranhei as mãos.
Na sexta meu celular novo deu problema do nada, joguei na parede, adeus pra ele.

Sábado fui pra um treino longo e difícil, com uma deixa: Se eu não render nada, vou entregar logo os pontos mesmo, já estou na merda, estou sem saco, estressado, então não custa nada.

Fizemos parte do percurso da prova q acontecerá semana que vem.
Prova de serra, meu forte, mas sem cabeça..não rola.

Mas pra deixar de off topic, vamos ao que interessa:

https://www.strava.com/activities/591282934" target="_blank
http://tpks.ws/aueaF" target="_blank

No começo do treino me senti mal, FC bem mais alta do que sempre, achei que quebraria rapido.
O treino é um sobe e desce só.
Tem umas inclinações que nunca vi na vida. Uma parte que dá uns 16% de média pra uns 400 ou 500m, dureza.

O segmento da serra da prova é "Pai joão".
Fiz o quinto tempo do strava, 50seg atrás do KOM.
27:20min de subida, 270W
Já cheguei lá com mais de 100km nas pernas, outras serras, 200TSS e 200 de NP.
Serrinha que engana. 8% de inclinação, mas tem uns picos de 15% que destroem.
Prefiro uma inclinação constante, pois consigo manter um passo constante que é melhor pra mim.

Achei bom, passei beeem longe de um PB, mas totalmente aceitável visto as circunstâncias.
Não imaginava nem que conseguiria encarar o treino tão bem..sem caimbras, sem problemas, sem nada.

Terminei os 205km até que bem inteiro, mostra que o endurance não foi tão prejudicado.
Dados do treino completo:

7h43min
197nP
IF 0.72
430TSS
3k altimetria
26,6km/h

Me animei um pouco mais, agora só falta ficar bom do joelho que ainda doí da queda de quinta feira.
Rico
Membro
Nome Verdadeiro:: Ricardo

Post by Rico »

Fala Keepz, blz?
Cara, todos nós passamos por isso, já fiquei semanas, meses e anos sem pedalar, só me arrependo de ter vendido as bikes, de resto faz parte da jornada.
Hoje eu consigo usar o ciclismo como válvula de escape, quando estou passando por um fase complicada, o que mais quero é pedalar, costumo chamar de ócio produtivo, tente amadurecer essa ideia...pq dias bons e dias ruins, sempre teremos, saber lidar com isso é o segredo do jogo!

Estou terminando minha base, última semana, resolvi ir a Goiânia correr uma prova com duas etapas. Chegando lá vi o tamanho da encrenca, porque a Master A começava em 35, como tenho 32, fui para elite, me lasquei.
Dois circuitos, segue:

Sab. https://www.strava.com/activities/592517952/overview" target="_blank
Circuito plano, vai e volta plano, dois retornos de velocidade baixa/ moderada
Dados da primeira volta (Velocidade 45,4km/h/ Cadência 98/ Potência 368W), não preciso nem dizer que sobrei nos primeiros 15', rodei até o fim (1h + 2 voltas) sobrado buscando as sobras...
Em cada retorno era aceleração com picos em 700-800w, impossível segurar. Como estou terminando a base, tenho feito muito estímulo em Z3 e Força apenas, faltou sprint/vo2/demais...
Dados médios:
Velocidade 36,8km/h
Cadência 95
Potência 237W
FTP 280

Dom. https://www.strava.com/activities/592517959/overview" target="_blank
Circuito de 4km aprox, com dois tops de 200m e 400m com picos de 5,6% e 8% de inclinação respectivamente.
Imaginei que eu fosse sobrar antes do 15' do dia anterior, mas consegui andar com os caras uns 35', de qualquer forma, sobrei novamente e andei sozinho até o fim novamente (1h + 2voltas), fiz força 100% do tempo, porque tinha gente atrás de mim, e como tinha pontuado no dia anterior queria pelo menos ficar entre os 10.
Dados médios volta mais rápida
MÉDIA MÁX.
Velocidade 43,1km/h 61,9km/h
Cadência 96 141
Frequência cardíaca — 0 bpm
Potência 297W 1066 W

Dados médio total
Méd. Máx.
Velocidade 37,2km/h 61,9km/h
Cadência 93 141
Potência 267W 1.076W
FTP 280

Enfim, bom treino (fechei em 9º), fazer a última semana de base, prox semana desconso e teste FTP, começar com os treinos específicos...
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

É Mateus, a vida tem dessas coisas mesmo. Por isso que tem que ter calma e deixar a coisa caminhar, se tomar ações precipitadas pode ir para um caminho sem volta ou fazer cagadas que depois se arrepende. Eu também passei umas semanas ruins aí, meu pai acabou falecendo e até estava meio off resolvendo uns problemas na família. Mas devagar as coisas vão entrando no eixo.
O ciclismo ainda é meu hobby, eu me dedico ao máximo dentro de um certo limite, quando não dá, não dá e levo como posso, me distraio, pois ajuda a aliviar a cabeça. Final de semana já consegui colocar as coisas no eixo novamente e as pernas voltaram a funcionar como antes e continuemos com o projekt, uma pena não poder trazer o Pico do Jaraguá junto comigo! hahahaha

Rico, corri essa prova ano passado. O Luizinho deveria ter feito Elite/30-39/40-49 dessa vez também, não sei porque fazer essa divisão besta. Acho que é para ter mais gente nas categorias de maior idade, só pode. O ruim é que a Open acaba ficando menos forte, pois muitos elites não vão e muitos mais novos não vão com medo dos Elites. Enfim...
Ano passado foi foda, o Eriberto da Green/Piracicaba estava voando baixo e foi duro acompanhar o cara! Na marginal deu 40 de média e lá nos condomínios, onde é mais duro, fechamos com 41 kph! O pau comeu lá e no segundo dia quase fui parar naquele pasto da rotatória lá de cima, na briga para entrar na frente do pelote na última volta um cara jogou a bike em cima de mim e escapei por pouco.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

marcoaleite wrote:Ano passado foi foda, o Eriberto da Green/Piracicaba estava voando baixo e foi duro acompanhar o cara! Na marginal deu 40 de média e lá nos condomínios, onde é mais duro, fechamos com 41 kph! O pau comeu lá e no segundo dia quase fui parar naquele pasto da rotatória lá de cima, na briga para entrar na frente do pelote na última volta um cara jogou a bike em cima de mim e escapei por pouco.
Se for o mesmo eriberto que conheço (foto em spoiler), corri uma volta que ele estava esse ano.
O cara anda muito.
Era sofrência demais saltar na roda do cara quando ele batia :jens1

Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Keeepz wrote:
Se for o mesmo eriberto que conheço (foto em spoiler), corri uma volta que ele estava esse ano.
O cara anda muito.

[ Imagem ]
É o próprio! Ano passado ele fez 3º aqui no Brasileiro Elite, arrancou na subidinha final e por 50 m não ganhou. Deu aquela pedalada quadrada , o suficiente para o cara do Avaí e o Maminha passarem ele no finalzinho. Detalhe, teve três fugas na prova e ele estava nas três! Fischer não deu conta de ir com ele não aquele dia e Funvic está até agora perseguindo! :cipo2
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Fucking crazy Alex!!

https://www.strava.com/activities/591659802" target="_blank

:wigo2
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

marcoaleite wrote:
Keeepz wrote:
O cara anda muito.

[ Imagem ]
É o próprio! Ano passado ele fez 3º aqui no Brasileiro Elite, arrancou na subidinha final e por 50 m não ganhou. Deu aquela pedalada quadrada , o suficiente para o cara do Avaí e o Maminha passarem ele no finalzinho. Detalhe, teve três fugas na prova e ele estava nas três! Fischer não deu conta de ir com ele não aquele dia e Funvic está até agora perseguindo! :cipo2
É, nem o Murilo da conta da galera força livre, contra hematócrito em 60% é complicado ;)
Do top 3 ali ninguém passava no controle, sem chance.
Image
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

marcoaleite wrote:Fucking crazy Alex!!

https://www.strava.com/activities/591659802" target="_blank

:wigo2
PQP!!!

Não tão impressionante como o alex, mas ainda muito foda:

https://www.strava.com/activities/591625013/overview" target="_blank

258w pra 45 de média.
Fucking setup!

PH wrote:É, nem o Murilo da conta da galera força livre, contra hematócrito em 60% é complicado ;)
Força livre é? Titio curtiu :lance5
Por isso nunca vou conseguir bater esses caras...

O cara que venceu aqui, parecia uma moto.
Na roda do cara na perseguição era mesmo que estar fazendo motopace :vos2

No circuito atacou faltando 20min e foi embora solo.
Na estrada tirou muito tempo da fuga e venceu no sprint.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

É gente... hj completavam 8 semanas desde o último teste de FTP, mas o negócio não rolou. Botei uma meta mto audaciosa e explodi aos 16 min do teste com apenas 289w. Senti um desconforto abdominal mto grande e senti que ia vomitar. Não foi legal, não mesmo. Depois de dois bons testes saindo do FTP e subindo, resolvi largar numa potência mais alta e morri mesmo.

Usando CP = 270w e W' = 19 kJ após os 16 min minha W'bal foi pra 0.3 kJ, ou seja, o modelo estaria batendo bem com o time-to-exhaustion pra 289w (= 16 min). Mas há um porém...

Estou a umas duas horas modelando tudo de qto é jeito com os meus PBs, mas o CP/W' gerados não batem com o teste que acabei de fazer. Em todo caso ou o valor de CP fica abaixo ou o do W'. Pela primeira vez "buguei" o Golden Cheetah! Seria engraçado se eu não estivesse tão decepcionado.

Edit.:
Resolvi fazer um teste: peguei a estimativa de CP e W' pela curva estendida do GC. Setei o período dos últimos 2 meses. CP = 274w e W' = 14.9 kJ. Configurei estes valores pro meu perfil e adivinha? W'bal do meu teste fail de FTP bateu -0.1 kJ aos 16 min! Ou seja, agora fitou dentro do erro.

Como falei com o Marco: em função de algumas particularidades do teste e do meu autoconhecimento e evolução recente, vou estimar em 275w como meu FTP e seguir olhando de perto essa função do GC. Ela é mais interessante doq eu imaginava.
Rico
Membro
Nome Verdadeiro:: Ricardo

Post by Rico »

Fala glr,

Pois é Marco, você sabe exatamente como é, hehe.
Mas na verdade a open era sub35 e a Master A 35-40.
Só tinha elite, eu era o único gordinho amador na brincadeira. De qualquer forma, como já disse, vlw o treino...e quem levou foi o Didi (Rodrigo).

Vou apenas fazer volume essa, estou com as pernas pesadas e semana que vem vou para o ftp, ainda assim, acredito subir uns 5%...estou me sentindo super bem! Fiquei pensando esse fds e ter subestimado meu ftp.

tbortolotto, uma pena, vai fazer outro?
Costumo não ter metas para o teste, na verdade nunca pensei em uma estratégia definida ou algo do tipo para o teste, talvez eu pondere para o próximo!
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

PH wrote: É, nem o Murilo da conta da galera força livre, contra hematócrito em 60% é complicado ;)
hehehehe! :merckx2
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Rico wrote: tbortolotto, uma pena, vai fazer outro?
Costumo não ter metas para o teste, na verdade nunca pensei em uma estratégia definida ou algo do tipo para o teste, talvez eu pondere para o próximo!
Mês que vem. Vou setar o FTP em 275w e pau na máquina. Em 30 dias eu re-faço e na pior da hipóteses eu confirmo o FTP hehe
jorge luis
Membro
Nome Verdadeiro:: Jorge Luis

Post by jorge luis »

Estou nos meu aprendizados com o PM. No meu primeiro teste fiz numa serra forte com mais de 5% de inclinação média e deu CP20 de 298w. Refiz o teste no rolo e com a "torradinha" dos 5min e tive CP20 de 292w. Pois bem neste FDS fiz um treino longo de 05 horas girando e após 03 horas de Z2, peguei um trecho de subida leve com baixa inclinação que resolvi fazer um novo teste de CP20 e obtive 305w.

Posso dizer algumas coisas já....serra muito inclinada te torra mais rápido, rolo é muito tenso fazer passar os 20min í entra um fator psicológico muito alto no teste e na estrada sem tanta inclinação achei mais fácil manter maior potência pois o corpo refresca mais facilmente e não tem um cadência tão baixa e forçada como numa serra de alta inclinação como fiz o primeiro teste e permirte andar até com um batimento cardíaco mais alto por mais tempo.
Agora o que aprendi e acho válido para os testes e sair as cegas, sem ter parâmetros anteriores de potência, cadência ou batimentos....apenas o tempo para fazer o teste. Assim vc faz a força que está disponível no organismo para aquele dia. Assim aprendemos até a acertar o pace pois quando vai olhar o teste, dá pra ver corretamente a alta potência dos primeiros minutos e ir ajustando isso nos treinos.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

@jorge:
Perfeito Jorge... autoconhecimento tem um papel muito grande nessas horas. Eu sempre tive mta dificuldade de sentir oq o meu próprio corpo me diz. Por isso sempre investi em dispositivos que me falassem o máximo de informações para facilitar minha vida. Hj, após quase 4 anos que voltei ao pedais posso dizer que existem situações onde eu tranquilamente sei "aonde estou" sem olhar pra tela do Garmin. O mesmo vale pros testes. A maturidade vai te dizer oq é melhor pra vc. Só recomendo oq o Alex Simmons aconselha: "repita os testes sempre nas mesmas condições". É por esse motivo que eu sempre faço no rolo. Gosto do ambiente controlado, mesmo que psicologicamente seja mais difícil.

@topic:
24 h após o teste de FTP que "fundi o motor", fiz um intervalo de 20 min a 100% do novo FTP (275w) pra ver como seria. Senti uma certa dificuldade pra manter a potência a partir dos 13 min e dpois disso tive que me concentrar pra ficar no alvo. Qdo me distraía a cadência subia pra mais perto dos 100 rpm e, consequentemente, a potência subia uns 10w acima do alvo. Qdo dava aquela segurada, acontecia justamente o contrário. Tive umas 4 ou 5 oscilações desse tipo durante os últimos minutos e a cada retomada de potência a perna dava uma queimada. Nos últimos 1min30 eu liberei as pernas e a potência foi naturalmente lá pros 290-300w. AP dos 20min bateu em 276w. Terminei cansado, mas ali pelos 1min30 de recuperação mais ou menos eu já tinha saído desse estado :merckx3 pra esse :merckx1 e no minuto seguinte eu tava assim já :merckx2. Só não meti outro intervalo de 20 min a 100% pq achei que ia ser mto exagerado e não ia conseguir terminar inteiro. Moderação plz... haha

Resumo: acho que 275w está em condições para meu novo FTP. Testei 210 w como novo limite de L2 e achei bem fácil de manter. Talvez repense na estratégia de fazer um teste formal e passe a interpretar as coisas de modo mais intuitivo, respeitando a evolução do treinamento.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Bom, muito bom! Está na crescente e agora é o momento de fazer as coisas mais planejadas, agora a brincadeira fica mais séria. rsrs

Ontem mantive o planejado, mandei mais um 7x3x3. Iria fazer a 115%, mas pensei bem, mensurei o cansaço e fui conservador e trabalhei nos 110%. Foi bom, pois no quinto e sexto intervalos quase a viola foi em cacos! Descobri que ficar olhando o tempo me desconcentra demais e quase coloquei tudo a perder. Aí me recuperei e fechei o treino como havia de ser. Fechando esta semana vou tirar o pé, fazer uma de taper e concentrar os esforços para fechar este mês de junho forte! :conta1
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

marcoaleite wrote:Iria fazer a 115%, mas pensei bem, mensurei o cansaço e fui conservador e trabalhei nos 110%. Foi bom, pois no quinto e sexto intervalos quase a viola foi em cacos!
Eu ia comentar isso lá no teu Strava. Deu uma escorregada, mas não deixou a peteca cair haha! :voec2
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

Estou em taper tem 1 mês marco, kkkkkkk
Só me iludindo.

Bortolo, agora começa a ficar legal.
Quando vc vê q tá andando rápido em z2 é porque o negocio tá começando a ficar bom.

meu teto z2 era 3,5w/kg, saudades..
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

tbortolotto wrote:
marcoaleite wrote:Iria fazer a 115%, mas pensei bem, mensurei o cansaço e fui conservador e trabalhei nos 110%. Foi bom, pois no quinto e sexto intervalos quase a viola foi em cacos!
Eu ia comentar isso lá no teu Strava. Deu uma escorregada, mas não deixou a peteca cair haha! :voec2
Rapaz... É impressionante como esses treinos no rolo judiam, o micro ciclo vai chegando no final e as forças idem! Vou começar a colocar a colinha na mesa também, é um descuido, uma bobeada no foco e tudo cai por terra! Lidar com a dor é mesmo uma arte! hahahaha Né lance! :lance5
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Porque vocês não usam a porra do train do golden cheetah? É um trainerroad Di grátis.
Eu digo que é até melhor.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

ftmonjardim wrote:Porque vocês não usam a porra do train do golden cheetah? É um trainerroad Di grátis.
Eu uso um app do rolo, pois aí preciso apenas do tablet para treinar. ;)

Esse do GC eu preciso testar um dia para ver qual é a dele. rsrs Consegue-se criar os intervalos como no TR então?
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

marcoaleite wrote:
ftmonjardim wrote:Porque vocês não usam a porra do train do golden cheetah? É um trainerroad Di grátis.
Eu uso um app do rolo, pois aí preciso apenas do tablet para treinar. ;)

Esse do GC eu preciso testar um dia para ver qual é a dele. rsrs Consegue-se criar os intervalos como no TR então?
Consigo criar mais fácil que no TR.
e deve ter uns mil workouts prontos para baixar, inclusive workouts de vídeos tipo sufferfest..
Vale a pena
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

ftmonjardim wrote:
Consigo criar mais fácil que no TR.
e deve ter uns mil workouts prontos para baixar, inclusive workouts de vídeos tipo sufferfest..
Vale a pena[/quote]
Legal Monja!!! Vou dar uma fuçada nele para ver como é que roda, valeu a dica aí! :conta1
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Querido diário... lá vamos nós!

Ontem rolou um 7x3 em VO2max nervoso, mirando os 110% (300w). Os quatro primeiros intervalos foram assim "mais ou menos, mais ou menos...". Tava mto mto frio e por causa do ventilador ligado, coloquei até pernito (ahauhuah q loco). Aí eu fui descascando como cebola, mas mantendo o alvo bem certinho. Lá pelo quarto intervalo eu comecei a sentir mta dificuldade de meter 300w com a cadência tão alta (+100 rpm). Optei por baixar um pouco a cadência, mas uma marcha a mais fazia a dita despencar lá pra casa dos 85-88 rpm. Nos últimos dois intervalos eu soquei cadência baixa e taquei o foda-se mesmo. Sei que não era o melhor a fazer, mas simplesmente a RPE pra 300w a +100 rpm não estava nem perto do normal.

Não é um treino fácil de fazer. Eu sinto um enorme desconforto no cardiorrespiratório. Pulsação fica evidente no pescoço e atrás das orelhas. Falta fôlego, o ar entra gelado no peito e dói, a respiração fica sem compasso.... é danado mesmo. Eu percebo que estou no VO2max justamente qdo eu preciso "pensar" em respirar. Não é uma coisa automática e sim algo que tenho que conscientemente fazer pra não apagar. As pernas doem como devem doer, nos primeiros intervalos eu sinto aquela pinicada (coceira) que passa depois que a musculatura esquenta, mas um sintoma que senti (novamente) é um princípio de câimbra na gastrocnêmio medial (parte interna na panturrilha) em ambas as pernas. Isso me preocupa um pouco. Acho que pode ser proveniente da alta cadência (com alta potência) dos primeiros intervalos, pois em situações semelhantes mesmo fora do rolo eu tbm já senti isso. Preciso checar minha alimentação hehehe.

Hj foi 2x20 @ LT. Marco me disse q dava pra fazer depois do 7x3 no dia anterior e eu duvidava! Mas num é q deu? Comecei um pouco preocupado em não pifar e por isso fui cauteloso: mirei nos 95% do FTP pro primeiro intervalo, mas terminei com 97%. Detalhe pra cadência de 100 rpm média em todo o intervalo de 20 min, um recorde pessoal hehe. A potência levemente acima do alvo foi por distração. Tava me sentindo tão bem que as vezes tava acima do alvo qdo não olhava pra tela do Garmin. Resolvi descansar bem... então coloquei 10 min de recover. No segundo intervalo eu fui pros 100% daí. Fechei com 101% (278w), mas aqui vale comentar o seguinte: em abril meu CP20 foi 282w... ou seja, hj após 20 min a 267w eu consegui meter mais 20 min apenas 4w a menos de média do meu CP20 anterior, oq me parece um bom indicador de que meu FTP deve ter subido mesmo. Além disso, a RPE pros 278w é DE MTO LONGE aquela que senti qdo fiz o teste dois meses atrás. Hj fui mtoooo mais tranquilo. O grande diferencial é aquele que disse acima: qdo eu estou nos últimos minutos eu sinto demais o cardiorrespiratório e hj os 278w só bagunçaram as pernas. O cardio tava inteirinho e respiração tava no modo "automático". Os 6-5 min foram bem cerebrais, entretanto. Tinha que querer manter a potência no alvo, pq as pernas queriam uma carga mais leve. Mas foi completamente administrável. O primeiro intervalo foi exatamente o contrário... tinha que botar freio nas pernas!

Estou convencido que: meu FTP deve estar ali mesmo nos 275w e meu CP20 deve estar bem acima dos 282w (to chutando lá pelos 290w mesmo). Portanto, o dia q morri no último teste de FTP, deve ter sido mais por outros problemas doq por falta de perna!
Post Reply