Dúvidas

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
PauloEduardo
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo Eduardo

Dúvidas

Post by PauloEduardo »

Olá!!!

Tenho a bicicleta da foto abaixo, que foi tirada na época em que comprei.

Image

Comprei ela no final de 2014, na época em que se esperava a chegada da Caloi Strada.

Com a aliviada nas contas, fiquei ansioso por uma bicicleta de estrada e sabia onde encontrar um quadro de cromolly, que não tenho como comprovar, mas creio ser melhor que o quadro da Caloi Strada.

Montei-a com tudo muito simples:
Cubos Shimano 2200
Cambio traseiro Shimano TX 35
Cambio dianteiro Shimano 300ex
Pedivela Shimano A070
Cassete Falcon 7 velocidades (12-14--16-18-20-22-24)
Alavancas de quadro Sun Race 7 velocidades
Corrente KMC Z51

Com 6000 quilômetros, eu troquei o cassete e a corrente, da mesma marca.

A corrente até que é fácil encontrar, mas o cassete já era o último que tinha na loja.

Hoje, já estou com essa bicicleta há 18 meses, já passa dos 9500 quilômetros rodados. E começo a pensar nas peças para reposição.

Cassete Shimano de 7 velocidades (11-13-15-18-21-24-28), o que eu considero bem furado.

Já penso em passar para 8 velocidades e melhorar as peças, apesar de nunca ter me arrependido ou ter passado apuros pela qualidade das peças, penso em melhorar, até pela autoestima.

Até já vi um par de alavancas Shimano SL-R400 por 165 Reais, e eu até gosto de alavancas de quadro, pois consigo fazer a manutenção, mas daí começa as dúvidas. Porém tenho que comprar um câmbio de 8 velocidades.

Será que compensa passar para 8 velocidades e daqui um tempo, estar com problemas para comprar cassetes?

Será que compensa me endividar para comprar um grupo 9 velocidades, ter que te comprar os “cable stoppers” por 110 reais, se no futuro penso em comprar uma bicicleta melhor já montada?

Será que os cubos que tenho aceita 9 velocidades?

A verdade é que a grana é curta, não vejo possibilidade de comprar uma bicicleta nova nos próximos três anos e um grupo de 9 velocidades custaria quase 40% da bicicleta que um dia penso em ter.

Me agrada a ideia de passar a ter 8 velocidades, mas penso nas futuras reposições.

Até mais.
marcoaleite
Membro

Re: Dúvidas

Post by marcoaleite »

Olha, a catraca de 7v é de rosca e aí teria que mudar seu cubo, se não me engano o cassete 8v é de encaixe no free hub. Acho que se der uma olhada nas lojas você ache um cassete 7v, o cassete é para durar muito mais que os 6.000 km que você rodou, creio que rode fácil o triplo dessa quilometragem se você trocar a corrente assim que ela passar dos 0,75 mm de folga.

Eu teria dúvidas se vale a pena mudar todo o sistema de 7v para 8v, seria interessante dar uma analisada nos cassetes para ver se teria alguma melhoria significativa além da questão de reposição de peças que não deixa de ser importante. Talvez com o dinheiro que você vá gastar com todas as mudanças, compense deixar ele guardado e pegar um quadrinho mais moderno de alumínio em uma oportunidade que aparecer, depois comprar um grupo Tiagra 9v 4500 usadinho em bom estado e montar uma speed nova para aguentar esse período até você melhorar de grana e comprar a nova que pretende.

Se juntar uma grana e der uma garimpada boa, consegue montar uma bikezinha boa e barata que dará conta do recado por um tempo.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

Eu tenho parado aqui em casa um k7 de 7v shimano, nao é de rosca deve ter uns 2 mil km rodados, se quiser me pague o frete q te envio ele. Ele é 13-28. Usava na Mtb, deve aguentar ai uma boa km ainda.
PauloEduardo
Membro

Post by PauloEduardo »

Marco, o meu cubo é free hub, ou seja, pra cassete. Eu tenho procurado nas lojas mas o que tenho encontrado de 7 velocidades é 11-28. Eu nunca pensei que um cassete chegaria aos 18000 quilômetros, o meu eu usei com uma corrente só, troquei porque os dentes dos pinhões mais usados estavam finos, mas não estavam pulando ainda, inclusive a corrente eu coloquei na bicicleta do meu pai e está funcionando bem. Quanto a 7 e 8 vel., com certeza eu não vou ver diferença, o que eu quero é não ter que ficar parado por falta de cassete.

Reinaldo, eu agradeço por ter me oferecido o cassete, mas fico satisfeito em saber onde o comprou.

Até mais
Adriano
Membro
Nome Verdadeiro:: Adriano

Post by Adriano »

Não precisa trocar o câmbio traseiro pra passar pra 8v. O de 7 tb funciona com 8. O que você terá que trocar é o freehub (e recentralizar o aro), passador e cassete.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

Paulo faz mto tempo q ele esta comigo era de uma mtb q eu tinha, troquei para 8v na epoca e ele ficou aqui parado, se quiser te envio ele.
PauloEduardo
Membro

Post by PauloEduardo »

Vou aceitar o cassete, Reinaldo.

Vou mandar MP

Agradeço muito
Post Reply