Tenho a bicicleta da foto abaixo, que foi tirada na época em que comprei.

Comprei ela no final de 2014, na época em que se esperava a chegada da Caloi Strada.
Com a aliviada nas contas, fiquei ansioso por uma bicicleta de estrada e sabia onde encontrar um quadro de cromolly, que não tenho como comprovar, mas creio ser melhor que o quadro da Caloi Strada.
Montei-a com tudo muito simples:
Cubos Shimano 2200
Cambio traseiro Shimano TX 35
Cambio dianteiro Shimano 300ex
Pedivela Shimano A070
Cassete Falcon 7 velocidades (12-14--16-18-20-22-24)
Alavancas de quadro Sun Race 7 velocidades
Corrente KMC Z51
Com 6000 quilômetros, eu troquei o cassete e a corrente, da mesma marca.
A corrente até que é fácil encontrar, mas o cassete já era o último que tinha na loja.
Hoje, já estou com essa bicicleta há 18 meses, já passa dos 9500 quilômetros rodados. E começo a pensar nas peças para reposição.
Cassete Shimano de 7 velocidades (11-13-15-18-21-24-28), o que eu considero bem furado.
Já penso em passar para 8 velocidades e melhorar as peças, apesar de nunca ter me arrependido ou ter passado apuros pela qualidade das peças, penso em melhorar, até pela autoestima.
Até já vi um par de alavancas Shimano SL-R400 por 165 Reais, e eu até gosto de alavancas de quadro, pois consigo fazer a manutenção, mas daí começa as dúvidas. Porém tenho que comprar um câmbio de 8 velocidades.
Será que compensa passar para 8 velocidades e daqui um tempo, estar com problemas para comprar cassetes?
Será que compensa me endividar para comprar um grupo 9 velocidades, ter que te comprar os “cable stoppers” por 110 reais, se no futuro penso em comprar uma bicicleta melhor já montada?
Será que os cubos que tenho aceita 9 velocidades?
A verdade é que a grana é curta, não vejo possibilidade de comprar uma bicicleta nova nos próximos três anos e um grupo de 9 velocidades custaria quase 40% da bicicleta que um dia penso em ter.
Me agrada a ideia de passar a ter 8 velocidades, mas penso nas futuras reposições.
Até mais.