Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Keeepz
Membro
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira

Re: Treinamento por Potência

Post by Keeepz »

Treino de hoje: https://www.strava.com/activities/458599084" target="_blank

Fiz um aquecimento de 20 minutos, que é o deslocamento até a estrada, e marquei duas voltas de 45minutos, pra poder analisar o aerobic decoupling nessas duas horas iniciais de treino. ( A cadência teve 1rpm apenas de diferença entre cada lap)

Lap 1:
159 NP
145 BPM
VI 1.01

Lap 2:
163NP
145BPM
VI 1.01

Claro que não tomarei conclusões precipitadas, mas, tá muito bom, segundo o friel, pelo menos pra esse tempo que marquei. Depois farei testes mais longos, analisando uns 90min por volta.

Pra melhorar um pouquinho o treino, após 2hs em L2, tinha previsto 3x20 @sweetspot. Acabei fazendo 2x20 e 1x10 (Acabou a estrada :| )
Fazer intervalos após mais de 2horas de treino, é uma coisa magnífica, hahaha, parece que vc nunca vai conseguir manter a zona, mas consegue.
Queria ver se fosse no FTP :vos2

Intervalo 1:

Power: 211 watts
Heart Rate: 163 bpm
Cadence: 93 rpm
Speed: 39.1 kph

Intervalo 2:

Power: 216 watts
Heart Rate: 171 bpm
Cadence: 94 rpm
Speed: 39.5 Kph

Intervalo 3 (10min):

Power: 220 watts
Heart Rate: 172 bpm
Cadence: 93 rpm
Speed: 40.5 kph

Treino completo:

Duration: 3:50:50
Work: 2137 kJ
TSS: 196.2 (intensity factor 0.715)
VI: 1.11
Pw:HR: 4.51% ( AEROBIC DECOUPLING PRO TREINO TODO)

Power: 154 watts (172NP)
Heart Rate: 149 bpm
Cadence: 90 rpm
Speed: 31.6 kph
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

tbortolotto wrote:É Marco... se levar o conceito de CP só na teoria fica parecendo mesmo que só há duas zonas e q a única preocupação é com aquela acima de CP. Abaixo de CP "é carnaval todo dia" haha. Mas as zonas existem pra CP igualzinho pra FTP, pq as adaptações fisiológicas que cada zona oportuniza ainda valem mesmo sob o conceito de CP. Mas é aquela coisa né: se CP é diferente de FTP, X% de um não é X% de outro, portanto em algum momentos uma zona de FTP não vai bater com a mesma zona por CP. Se bem que a gente sabe q não é por estar 1 W acima de Z1 q eu estou em Z2 e saí de AR pra End. As "bordas" das zonas sempre serão terra "sem lei".

Curiosamente, se vc calcular CP20 e considerar 95% de CP20 como FTP, vai chegar mto, mas mto próximo do 95% do teste de 20 min. Só pra ter ideia, deu apenas 1 W de diferença entre os dois métodos. E olha que o FTP estimado nos 20 min foi no rolo e o FTP estimado a partir de CP20 foi de 6 intervalos na estrada variando de 33 segundos até 8 minutos de três treinos da mesma semana. Então pouco importa se com esses dados vc vai seguir o conceito de CP/AWC ou FTP, pois com a curva vc escolhe os parâmetros com os quais vc quiser trabalhar. Oq eu achei "mágico" nesse método é que vc não precisa de fato "fazer um teste". Basta pegar uns intervalos feitos com a faca nos dentes de treinos realizados num intervalo de até 7 dias (segundo alguns autores), plotar e tá feito. Sem neura ^^

Eu vou continuar me aprofundando na teoria de CP/AWC, mas não vejo problemas em usar a curva de CP pra calcular FTP. Na moral, a diferença dos dois é tão pequena (pro meu nível de treinamento) que é irrelevante.

Cara, gostei desse assunto, principalmente em ver que bateu beeem proximo um do outro.
Eu vou continuar fazendo teste de FTP mas irei fazer algo como você fez pra ver se bate proximo também ( nao ser apenas uma vez isolada..), se sim, tem sofrimento SIM, mas não tanto hahaha.
Se bem que testes são um treino com bastante qualidade.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Keeepz wrote:Se bem que testes são um treino com bastante qualidade.
Oq eu mais achei interessante deste método é que não precisa ser um teste! hehe

Naquele post q eu fiz (na página anterior) com os dados do Wiggo vc vê que nenhum deles foi de teste e sim valores de provas ou desempenhos individuais obtidos em condições muito diferentes. No mesmo plote vc tem: resultado de uma perseguição de 4km (aprox. 4 min) em Pista, prólogo de 7 min no Tour de 2012, ITT de 16 km (aprox 18 min), duas escaladas de 30 min e um ITT no mundial de 50 min!! E mesmo assim esses dados "se conversam" mto bem sob o conceito da curva de CP.

Não a toa q o Golden Cheetah atualiza a cada treino sua curva de CP. Ele vai acumulando os personal bests pra cada intervalo de tempo possível. Pena q to sem meu pc aqui pra conferir a validade do modelo usado no GC pra calcular CP.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

É isso aí Keepz, agora é socar a bota! :D

Dr., vou pegar alguns valores e vamos fazer um estudo de CP! Daqui a pouco posto aqui! hahaha
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

marcoaleite wrote:É isso aí Keepz, agora é socar a bota! :D

Dr., vou pegar alguns valores e vamos fazer um estudo de CP! Daqui a pouco posto aqui! hahaha
Ultima semana de base, me anima ver que aparentemente ( e psicologicamente), funcionou.

Trás logo esses numeros, marco, quero ver tambem!!
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Bortola...

Cheguei nisso e aí? O que faço? hahahaha

Image

Os dados são:

Watts Segundos Joules
298 557 165,986
340 153 52,02
459 90 41,31
611 27 16,497

Não entendi como chegou no CP. Acho que boiei em algum ponto do seu post lá na outra página.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Marco, vc fez quase td certo. O plote de Watts por tempo (curva em vermelho) é dispensável. Oq importa é Trabalho por tempo (linha azul). Só q vc plotou trabalho (em kJ) por tempo (em segundos) qdo deveria ser trabalho (em J) por tempo (em segundos). Por isso sua equação retornou um valor de a mil vezes menor (0,2773) que oq deveria. Se tivesse plotado trabalho (em J) vs tempo (em seg), o valor de a seria 277,3, oq é exatamente sua CP.

Já o valor de b q representa AWC (ou W') é esse mesmo: 11629 J ou 11.629 kJ.

Olha!
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Ah meu! hahaha Que vacilo... É que eu fui lendo aquele post e uma hora você falou KJ e aí eu nem me liguei e mandei bala e acabei dividindo aqui no Excel. Mas deve estar certo mesmo, pois eu peguei valores bem depois do pico que foi quando corri o Brasileiro e Granfondo.
Peguei dados de Outubro e início de Novembro, quando eu ainda corri, o 611 e o 340 foram ataques em subidas de um prova e o 459 foi um KOM que peguei por aqui. Já o 298 foi do teste de ontem, até onde eu vivi. Eu joguei mais um dado que eu tinha, do teste incremental onde consegui 353 em 5 min e olha como ficou:

Image

Parabéns Dr.!!
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Massa né? ahaha

Sobre o teste incremental eu acho que não seria mto apropriado pq talvez vc pudesse ter mantido mais deq os 353 W por 5 min se não tivesse feito o esforço do início da rampa. Eu fiz uma rampa (não subi pro Strava) e o valor q obtive no final da rampa (por exemplo nos últimos 2 min) foi até 100 W menor doq o meu PB em 2 min.

Já os valores de 298 W do teste q vc morreu e o do KOM parecem ser aqueles q mais se encaixam noq eu entendo que "Mean Maximal Power" de um intervalo qualquer. O das subidas é um referencial interessante tbm, mas será q vc morreu mesmo ao chegar no topo delas? De qualquer forma, vc teve uma boa amostra do poder do método. Usando um pouco mais de critério na escolha dos dados, pode-se chegar a estimativas mto boas.
RodrigoVGA
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo

Post by RodrigoVGA »

tbortolotto wrote: Encorajo a todos a lerem sobre CP e AWC (hoje mto referenciado como W' ou W' bal). O Golden Cheetah faz esse tipo de análise hj.
Preciso de uma ajuda sua sobre W'. No GC ele já vem pre programado:

W1: 20000 / 15000
W2: 15000 / 10000
W3: 10000 / 5000
W4: 5000 / min

Todos seguem esse padrão, ou eu tenho que fazer algum teste para descobrir o meu W' e preencher no campo de opções/atleta/power zones?

Edit:

Para ficar mais fácil de entender, quando a gente preenche os campos com as nossas informações tem um campo: "W'bal tau (s)" = 300

Image
Não alterei esse valor que já veio definido. Você altera ele, ou deixa assim também?

Abs!
Bruno Carvalho
Membro
Nome Verdadeiro:: Bruno

Post by Bruno Carvalho »

Olá pessoal,
Em 2016 quero iniciar meus treinos baseado em potência. Pesquisei modelos e preços e conclui que os que mais se encaixam no meu perfil são os modelos da Stages e o Garmin Vector 2s. Fiquei em dúvida em qual dos dois adquirir. Ambos consigo por um preço bem parecido. Obrigado desde já por qq ajuda.

Abraço
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Eu iria de vector 2s, além da praticidade caso queira trocar para outra Bike, depois você pode comprar o upgrade para tornar o garmin para ambos os pedais.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Bruno Carvalho
Membro
Nome Verdadeiro:: Bruno

Post by Bruno Carvalho »

ftmonjardim wrote:Eu iria de vector 2s, além da praticidade caso queira trocar para outra Bike, depois você pode comprar o upgrade para tornar o garmin para ambos os pedais.
Obg pela ajuda...
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

RodrigoVGA wrote:Todos seguem esse padrão, ou eu tenho que fazer algum teste para descobrir o meu W' e preencher no campo de opções/atleta/power zones?
Essa parte sobre as zonas de W' eu ainda nem procurei entender. O valor de W' é o de AWC que discutimos acima e se obtém pelo mesmo princípio de CP. Do jeito como mostrei vc consegue calcular CP e W' a partir do plote do trabalho (Joules) pelo tempo (segundos) e diferentes intervalos. Qto mais, melhor.
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

Alguem ta usando stages?
A bateria que veio no meu durou menos de 40 horas.

Vamos ver essa nova que coloquei agora...
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Keeepz wrote:Alguem ta usando stages?

Atualiza a firmware
Mas o stages tem relato de gastar muita bateria mesmo
O kinetic InRide também, até encostei ele em casa e tô usando PT
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
RodrigoVGA
Membro

Post by RodrigoVGA »

tbortolotto wrote:
RodrigoVGA wrote:Todos seguem esse padrão, ou eu tenho que fazer algum teste para descobrir o meu W' e preencher no campo de opções/atleta/power zones?
Essa parte sobre as zonas de W' eu ainda nem procurei entender. O valor de W' é o de AWC que discutimos acima e se obtém pelo mesmo princípio de CP. Do jeito como mostrei vc consegue calcular CP e W' a partir do plote do trabalho (Joules) pelo tempo (segundos) e diferentes intervalos. Qto mais, melhor.
Valeu!

Então vou esperar ter uma boa base de dados para fazer os cálculos.

Abs!
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

ftmonjardim wrote:
Keeepz wrote:Alguem ta usando stages?

Atualiza a firmware
Mas o stages tem relato de gastar muita bateria mesmo
O kinetic InRide também, até encostei ele em casa e tô usando PT

Já tá tudo atualizado.
To vendo que vou passar raiva...

Vamos ver se essa dura 2 semanas tambem. Relatos de que após a primeira troca de bateria, só piora, só que todos relatos que eu via era da versão 1 do stages.
PAF
Membro
Nome Verdadeiro:: Pedro

Post by PAF »

Dá-lhe macacada!!!!

Destreinado, gordo e preguiçoso, fiz um protocolo sem muito compromisso. Apenas para marcar o início da base com alguma coisa que valha. Até que não foi tão mal. Fiquei próximo dos 200W com o Rubber Glove, que é notoriamente um vídeo que subestima seus números. Aí fui analisar no GC e veja só o que eu encontrei:

Na Figura 1, está a minha QA para a sessão de hoje. Nota-se claramente blocos no primeiro e quarto quadrantes. A potência baixa associada com baixas cadências no Q4, mostra os intervalos de descanso. O que incomum nessa quadratura quando comparada com as outras do ano passado, foi a queda da potência gerada na minha cadência natural, que fica em torno de 93-97 rpm. Quando analisa-se a evolução temporal da curva de potência para a sessão, vê-se claramente que está faltando mitocôndrias nesse negócio aí.

Então o primeiro passo para a base já está definido. Muitas sessões intervalando, principalmente 2x20.

Aí eu fui ver minha curva CP (Figura 2). O FTP aferido bateu exatamente com o valor da curva. Eu já vinha achando que iria dar algo em torno de 200W, porque os modelos da curva. Vai de encontro com tudo que vocês estavam discutindo antes aí.

Image
Figura 1: QA, The Sufferfest's Rubber Glove - 04/01/2016.

Image
Figura 2: CP, The Sufferfest's Rubber Glove - 04/01/2016.

Abraços e feliz ano novo!

P.
--
Image
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

Isso que dá ir na emoção...não pesquisar direito.
Apos a morte precoce da primeira bateria do stages, que durou umas 40 horas ao todo (que percebi que estava 'cheia' e ficou vazia após a bicicleta ficar no ar condicionado gelado), coloquei uma nova, que morreu em 1 dia, também ficando no ar condicionado.

Ontem a noite coloquei uma nova bateria, fiz meu treino, tudo ok. Hoje pela manhã conectei o app da stages pra ver o nivel da bateria, e ele acusava baixo. Reconectei, e ele acusou "bateria cheia".
Mas pela experiência das outras baterias, foi exatament isso que aconteceu antes de morrerem.

Não tenho um mês com o PM, não peguei chuva, e não recomendo a ninguém.
Agora, provavelmente, vai ficar nessa palhaçada, e vou perder mil anos, por provavelmente ter que enviar pra garantia (e eles nem enviam pro Brasil).
O medo é ser taxado novamente, por um produto de garantia. Alguém entende disso? Se for o caso de enviar pra garantia e eles enviarem um novo, vou vender no ebay! :lance1
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Eu dei uma googlada e pelo que li por cima a geração 1 apresentava problemas na tampa da bateria que fazia ela ser drenada. Qual a geração do seu, é 1 ou já é a 2? Veja se não te venderam a 1 e abra um chamado com a Stages.

http://www.bikeradar.com/forums/viewtop ... &start=200" target="_blank

Tem relatos de que trocaram somente a tampa e relatos que depois de trocado para a versão 2 acabaram os problemas. Se enviarem por Priority a chance de ser taxado creio ser pequena. Agora por Express a chance é maior. Mas é questão de negociar com os caras, eles podem declarar um valor de 100 USD por exemplo para você pagar um imposto menor se for taxado.
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

marcoaleite wrote:Eu dei uma googlada e pelo que li por cima a geração 1 apresentava problemas na tampa da bateria que fazia ela ser drenada. Qual a geração do seu, é 1 ou já é a 2? Veja se não te venderam a 1 e abra um chamado com a Stages.

Tem relatos de que trocaram somente a tampa e relatos que depois de trocado para a versão 2 acabaram os problemas. Se enviarem por Priority a chance de ser taxado creio ser pequena. Agora por Express a chance é maior. Mas é questão de negociar com os caras, eles podem declarar um valor de 100 USD por exemplo para você pagar um imposto menor se for taxado.

Eu tb vi isso, e só comprei pq era a segunda geração. Mas, aparentemente, mesmo problema não resolvido.
Mas dessa vez não é por entrar agua.
Por tudo q li esses dias, eles não devem fazer ideia do que causa isso, ou então estão empurrando com a barriga.

Sinceramente, se for necessário garantia, eu não vou despachar pra cá novamente não. Pagar imposto duas vezes? Sem chance.
prefiro vender no ebay pelo preço que paguei. Deveria ter algum documento falando q é "produto de garantia" e passar direto.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Explorando CP e a relação de Potência-Tempo

Disclaimer: eu vou usar expressões como anaeróbico e aeróbico no lugar das apropriadas anaeróbio e aeróbio, meramente porque me soam menos cacofônicas :D

A base do conceito de CP é a relação hipotética de que qualquer X potência pode ser mantida por qualquer Y tempo. Na prática a gente percebe que não é qualquer potência, pois nos extremos tanto os valores de X e Y são deturpados pela matemática envolvida no modelo ou pelo contexto fisiológico envolvido. Isso quer dizer que é muito fácil tentar imitar os 500 W do Wiggo por 1 min que os 1500 W do Kittel por 1 segundo. Talvez se consiga o primeiro, mas o segundo não. Assim, o estado preconizado por CP na prática não existe, pois assume-se que somente o sistema metabólico encontra-se no limite aeróbico sem detrimento ao metabolismo muscular em si, ou seja, sem contribuição do sistema anaeróbico. Em outras palavras, CP seria um estado hipotético onde não se produziria metabólitos não dependentes de oxigênio que induzem a fadiga (acidose metabólica muscular) e, portanto, uma condição onde tal potência pode ser gerada "indefinidamente". No entanto, a fadiga ocorre por não apenas acidose metabólica, mas sim por uma série de outros fatores que incluem até motivação. Portanto, CP só existiria na prática se houvesse: integridade muscular (física) infinita do músculo; alimentação (nutrição) infinita ao indivíduo; motivação infinita; estabilidade da temperatura corporal; ventilação pulmonar infinita; entre outras que provavelmente se aplicariam aqui.

Então CP não é FTP? Definitivamente não parece ser. Na literatura há pouca conversa entre os defensores de CP e os defensores de FTP. No entanto, qdo eles batem um papo, aparentemente um grupinho gosta de assumir que CP60 é "primo-irmão" do FTP. CP60 difere de CP, pois agrega o W' do intervalo de 60 min, ou seja, é um esforço acima de CP que usa a capacidade anaeróbica no intervalo de 60 min. Aí mora o perigo e o motivo deste post: CP60 é extremamente dependente de CP, mas qual o impacto de W' nesse parâmetro? Se eu utilizar CP60 como meu FTP, posso ignorar o W'? Entre dois indivíduos, quem tiver CP maior vai ter mesmo CP60 maior? Essas foram as dúvidas que surgiram na minha cabeça. Mas antes de aprofundar isso, vamos a mais um tópico.

Um pressuposto de Coggan e de mtos vários autores é de que um indivíduo de alta capacidade aeróbica deve ter baixa capacidade anaeróbica. Isso explica pq um sprinter tem alto poder Neuromuscular, mas baixo FTP enquanto um contrarrelogista tem o contrário. O conceito da curva de CP sempre me deixou um pouco receoso, pois como eu poderia estimar valores próximos a FTP de esforços mais próximos do anaeróbico? Como posso ver um aumento no meu FTP (por treino) a partir de testes no anaeróbio? Essa dúvida e as de cima podem ser explicadas nos exemplos abaixo.

Vamos imaginar um indivíduo que fez apenas três testes: 1 min (450 W); 2 min (330 W); e 5 min (270 W). Segundo Coggan, todos estes esforços estão acima do FTP, sendo o último o mais dentro da faixa esperada para VO2Max, portanto mais anaeróbicos que aeróbicos. Usando o modelo de CP, este indivíduo teria uma CP de 226 W com W' de 13.0 kJ. Isso dá um CP60 (que eu vou chamar eventualmente de FTP) de 230 W. Nestas condições, CP60 é 1.76 % maior que CP. Digamos que com o treino focado nos esforços aeróbicos estimule um aumento na potência de 5 min em 5%, passando de 270 W para 283.5 W. A nova regressão traz agora valores de CP de 244 W e um W' de 11.4 kJ. Isso dá um CP60 de 247 W. Nestas condições, CP60 é 1.22 % maior que CP. Analisando em detalhes percebemos que um aumento na potência de 5 min empurrou CP para cima (aeróbico) e jogou W' pra baixo (anaeróbico), oq é esperado fisiologicamente pela relação citada acima. Neste caso, CP60 é mto parecido com CP, pois o componente anaeróbico da relação foi minimizado. Isso exemplifica o motivo pelo qual alguns autores (como o próprio Coggan) não concordam com o "número mágico" de 95% do teste de 20 min ser o FTP. Talvez pra alguns, esse número deveria ser maior e pra outros menor, pois dentro dos 20 min all-out deve haver sempre uma contribuição do metabolismo anaeróbico na potência média e, sendo ela diferente pra cada um, isso pode subestimar ou superestimar o FTP.

Agora imaginemos um cenário onde ocorra um aumento de 5% na potência gerada em 1 min, 2 min e 5 min, fruto do treino focando tanto anaeróbico como aeróbico. A CP ficaria estimada em 237 W e W' em 13.6 kJ. A CP60 ficaria em 241 W, ou seja, 1.68% de CP. Desta vez, tanto CP qto W' sobem e o impacto da W' na CP60 aumenta novamente. Mas no geral, o que viu-se acontecer? Qdo foca-se no aeróbico vemos um aumento de CP de 7.9 %, mas um aumento menor na CP60 de 7.3%. Isso pq W' caiu quase 12% comprometendo CP60. Focando no anaeróbio e aeróbio, a CP subiu 4.8% e a CP60 subiu 4.7%, isso pq W' subiu 4.9% compensando o aumento menor de CP. Fica claro que CP60 vai ter um maior aumento sempre que CP for favorecida no lugar de W'. Por isso o foco no aeróbico tende a: aumentar CP e CP60, diminuindo W'. Entretanto, treinar o anaeróbico também traz benefícios à CP60, mesmo que aumentando menos a CP, pois aumenta W' e a participação de W' na CP60.

Agora, mais do que nunca, começa a fazer sentido pra mim pq é tão importante treinar não apenas o aeróbico quando se quer aumentar o FTP. É claro que a resposta pode ser maior, num primeiro momento, mas isso vai minar sua W'. O Matt Botrill, por exemplo, é um excelente contrarrelogista com CP estimado em 416 W e W' de 25.6 kJ!!! Aqui no tópico eu mostrei as estimativas do Wiggins de CP em 449 W e W' de 25.8 kJ. Por isso esses caras vão bem em longos TT, mas tbm em distâncias mais curtas como os 4 km da perseguição (Wiggins) ou 10 milhas (16.1 km; Botrill) pq tem alguma capacidade anaeróbica pra "bombar" outros "CPs" como CP4 (4 km) ou CP20 (16.1 km).

Vendo a contribuição que W' faz a "CPX" (CP num X período de tempo) eu recomendo a leitura deste artigo: http://www.fietsica.be/Grand_Tour_Champions.pdf" target="_blank

Neste artigo há uma excelente estimativa de CP, CP20, FTP (CP60) e AEC (Capacidade anaeróbica = W') de vencedores de GTs baseados nos "radares" do pessoal da ChronosWatts e mostrando que analisar somente os valores puros de potência em cada subida não dizem mta coisa (no texto o cara praticamente diz q não vale NADA haha). Além disso, consegue-se ver aquilo que comentei acima que FTP não é sempre 95% de 20 min e que CP alto nem sempre garante um FTP alto.

E a conclusão mais foda: o Contador de 2009 foi o foda da década em termos de alta capacidade aeróbica e anaeróbica combinadas :conta1
RodrigoVGA
Membro

Post by RodrigoVGA »

Muito legal Tiago, estou acompanhando bem atendo a este tópico.

Não tenho PM ainda, treino somente no TR, mas apesar dos números nao serem reais o conceito é o mesmo.

Pelo que você escreveu, quanto maior for a diferença entre CP e CP60, posso afirmar que existe um trabalho anaeróbico melhor nessa pessoa?

Por exemplo, no meu caso pelo GC tenho um CP de 153w e W' de 11600j.

Melhorando a minha parte aeróbica aumentaria meu CP e diminuiria meu W', certo?
Com isso a diferença entre CP e CP60 também diminuiria. E caso eu aumente meu CP mais focado na parte anaeróbica a diferença entre CP e CP60 aumentaria, certo?

Estou perguntando, pois se isso for verdadeiro, somente com esses 2 dados poderemos saber o que mais predomina em um ciclista do que na outro. Evidenciando assim em que parte em uma prova o adversário podssa fazer a diferença.

Viajei demais nessa? :wigo2

Abs!
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Eu penso assim:
Se vc tiver dois indivíduos com mesmo CP, mas W' diferentes, EM TEORIA quem tiver maior W' vai poder meter mais CPX. Exemplo: CP de 200 W
e W' de 10 kJ pro indivíduo 1 e W' de 12 kJ pro indivíduo 2. Aí pega uma subida que leva uns 10 min pra chegar no topo e manda os dois subirem no talo. O indivíduo 1 teria uma CP10 de 218 W e a CP10 do indivíduo 2 seria de 200 W. É uma diferença pequena né? Isso pq são 10 minutos... que é um esforço mais aeróbico e beneficia CP. Como o CP de ambos é igual, realmente não faz mta diferença. Agora imagina uma rampa bem curta e que leve apenas 1 min pra subir. O indivíduo 1 poderia subir a 383 W e o indivíduo 2 a 400 W. Isso pq o esforço é de curta duração e beneficia quem tem maior capacidade anaerobica (W').

Então eu acho sim que tanto CP como W' devem ser levados em consideração, mas o uso de W' é mais restrito. Como o ciclismo de estrada de modo geral trabalha em regime aeróbio, não é surpreendente que não se considere mtos os aspectos da capacidade anaeróbia e fique focando só no FTP (como equivalente ao CP).

E os exemplos que eu dei são testes do modelo. Eu duvido mto que focando somente no aeróbico não vamos ter ganhos no anaeróbico. Talvez qdo se ganha uns 3-4% em 5 min, mas em 1 min se ganhe 1%, entende? Então tudo* estimula CP e W'. Só que alguns treinamentos empurram mais um em detrimento do aumento de outro.

E a propósito... td isso q venho comentando sobre CP e W' é mto mais leitura doq causa própria hein? Ngm garante que no futuro eu faça um post contradizendo tudo oq disse aqui hahaha. That's Science!

*Fiz umas simulações aqui e sempre que se aplica um aumento grande na potência nos maiores intervalos e um pequeno aumento nos menores intervalos, CP sobe e mesmo assim a W' tende a cair. Qdo se faz o contrário a tendência é W' aumentar MTO e CP manter-se estável. Fiquei curioso pra entender pq só q to sem tempo agora :(. Somente aplicando o mesmo incremento em todos os intervalos é que se consegue subir tanto CP como W'. Mas isso tbm pode ser um artefato do modelo. Tem q estudar mto mais.
portoga
Membro
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Post by portoga »

Keeepz wrote:
marcoaleite wrote:Eu dei uma googlada e pelo que li por cima a geração 1 apresentava problemas na tampa da bateria que fazia ela ser drenada. Qual a geração do seu, é 1 ou já é a 2? Veja se não te venderam a 1 e abra um chamado com a Stages.

Eu tb vi isso, e só comprei pq era a segunda geração. Mas, aparentemente, mesmo problema não resolvido.
Mas dessa vez não é por entrar agua.
Por tudo q li esses dias, eles não devem fazer ideia do que causa isso, ou então estão empurrando com a barriga.

Sinceramente, se for necessário garantia, eu não vou despachar pra cá novamente não. Pagar imposto duas vezes? Sem chance.
prefiro vender no ebay pelo preço que paguei. Deveria ter algum documento falando q é "produto de garantia" e passar direto.
Keepz,

a mercadoria devolvida em função de reparo ou substituição é isenta de imposto de importação, mas tem que ser comprovado que o imposto foi pago na entrada do produto defeituoso no Brasil.
Image
Carvalho_BR
Membro

Post by Carvalho_BR »

to procurando um programa de treino so com HIIT, por digamos 8 semanas - numa proposta mais vanguardista que tenho visto com alguns treinadores.
alguem ja viu algo por ai q possa me indicar?
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

Hoje saí pra fazer o "teste geral" do livro training and racing....
O local mais propício fica bem longe daqui, o que alongou MUITO o teste. TSS do treino deu 200. Durou 3 horas.
É sofrido demais esse negocio.
Testar 5s, 1min, 5min e 20min no mesmo treino é coisa de louco.

Vou colocar os dados do power profile e os mais importantes. (peso: 59kg 170cm)

NP 197 W
IF 0.81
VI 1.55

Peak 5s:
min max med

Power: 813 912 860 watts

Peak 10s
Power: 709 912 813 watts

Peak 1min
Power: 396 564 455 watts

Peak 5min
Power: 220 418 318 watts

Peak 20min
Power: 180 350 258 watts

Plotando na carta ficou assim:

Image

Olhando o perfil da carta, pareço um "all rounder" sem Anaerobic Capacity kkkkkkkkkk
Alguem chuta "o tipo de ciclista" que eu sou?

Nunca na vida fiz intervalos curtos em AC, e estou a mais de 4 meses sem intervalados de nenhum tipo, acho que por isso sou muito ruim.
Nunca sprintei na vida, e fiquei meu com receio hoje, talvez fosse um pouco melhor.
Build vai começar segunda feira, e fiz esses testes pra saber onde focar.

Np @60min acima do atual FTP, pode indicar ftp subestimado? Ou só se for bem recorrente? Acho que já li uma vez algo desse tipo.
Apesar de ser pouco, o peak NP pra 60' ficou 250w.. 3% acima do ftp teórico..o que pode recair até na margem de erro do PM.

portoga wrote: Keepz,

a mercadoria devolvida em função de reparo ou substituição é isenta de imposto de importação, mas tem que ser comprovado que o imposto foi pago na entrada do produto defeituoso no Brasil.
Menos mal, valeu portoga.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

O 20 min é o teste de FTP mesmo, não precisava fazer novamente! kkk Se jogar os 95% ficou bem próximo do que você fez no rolo? Se ficou, beleza!

A NP não representa diretamente em relação ao FTP, ela representa a "carga recebida" se este seria o termo mais correto a se dizer, que seu corpo sentiu no período. Você pode fazer um prova de 60 min e terminar com NP de 300 W dependendo do profile dela, do ritmo, mas não necessariamente seria seu FTP e sim o esforço sentido.

Seu profile é de um climber, seu peso e altura não negam. Seu gráfico fica perto do time trialist, seguindo o que o Coggan classifica, mas pelo seu perfil corporal está mais para um climber mesmo.
Olha que interessante, se você melhorar algo em torno de 4% no 1 min (sem perder no 5 min e FTP, claro), já começa a aguentar bem as pancadas curtas que acontecem em provas. Com esse peso, chegando junto com os ponteiros em uma subida, já deixa a brincadeira interessante para seu lado. ;)
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

marcoaleite wrote:O 20 min é o teste de FTP mesmo, não precisava fazer novamente! kkk Se jogar os 95% ficou bem próximo do que você fez no rolo? Se ficou, beleza!

A NP não representa diretamente em relação ao FTP, ela representa a "carga recebida" se este seria o termo mais correto a se dizer, que seu corpo sentiu no período. Você pode fazer um prova de 60 min e terminar com NP de 300 W dependendo do profile dela, do ritmo, mas não necessariamente seria seu FTP e sim o esforço sentido.

Seu profile é de um climber, seu peso e altura não negam. Seu gráfico fica perto do time trialist, seguindo o que o Coggan classifica, mas pelo seu perfil corporal está mais para um climber mesmo.
Olha que interessante, se você melhorar algo em torno de 4% no 1 min (sem perder no 5 min e FTP, claro), já começa a aguentar bem as pancadas curtas que acontecem em provas. Com esse peso, chegando junto com os ponteiros em uma subida, já deixa a brincadeira interessante para seu lado. ;)
Valeu a ajuda marco.
Fui dar uma pesquisada e realmente o perfil é de contra relogista. Mas pela falta de potencia bruta...é escalador mesmo kkkkk :lemond1

Meu peak 1 minuto é bem ruim, nunca treinei nessa intensidade, no build agora vou focar nisso.

Interessante o que voce falou sobre provas, pois é exatamente isso que acontece, sofro absurdos nessas pancadinhas, e ai vai minando minhas forças.
Ano passado participei de uma que dava uns 1600m de elevaçao, terminava numa cat1 de 14km. Bem no estilo que gosto, mas sabe o que aconteceu? Tinham varias subidinhas de 1 a 2 minutos, varias mesmo, e todas foram pancada. Eu ja estava morto, e sobrei na ultima antes da serra que era onde eu poderia me dar bem.
No fim das contas, tava tao cansado que subi girando na relaçao mais leve, quase parando.
Post Reply