Câmaras de ar

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Leo Miau
Membro
Nome Verdadeiro:: Leonardo

Re: Câmaras de ar

Post by Leo Miau »

samuelgouvea wrote:alguém tem dica de camara boa, barata, pesada e resistente pra treino? eu ia comprar agora na decathlon on-line, 19,90 o par, mas tá em falta... :(

aqui em JF a concer usou pneu moído no recapeamento do asfalto, tá cheio de arame de 15-20mm e todo treino é um furo...
Aqui estão fazendo isso também, será que tem pedaço de arame no meio mesmo, se tiver é a maior roubada, só depois que o asfalto ficar velho que os arames vão sumir...
100% de nada não é nada: É muito pouco.
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Bom, a Bandeirantes é neste esquema, segundo o que nos disse meu amigo Cebo. Quantas décadas para ela ficar "velha"?
دفاعا عن فلسطين
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Bom, hoje resolvi meu problema comprei 2 camaras novas, paguei 22 cada na biketime, a tal kenda super lite, que não é propriamente leve mas sim mais bem construída sem as rebarbas...vamos ver.

Já no ódio tirei a camara dianteira também, revisando fiquei com 1 camara sem furos reserva e 2 com 4 ou 5 furos. Remendei a que rachou na emenda...vamos ver. Pneu traseiro tirei uns 8 fiapos de arame, nenhum furou, só mais grosso quase um prego que foi o motivo do ultimo furo.

Image
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Boa sorte!
دفاعا عن فلسطين
Liter
Membro

Post by Liter »

Papillon wrote:Bom, hoje resolvi meu problema comprei 2 camaras novas, paguei 22 cada na biketime, a tal kenda super lite, que não é propriamente leve mas sim mais bem construída sem as rebarbas...vamos ver.

Já no ódio tirei a camara dianteira também, revisando fiquei com 1 camara sem furos reserva e 2 com 4 ou 5 furos. Remendei a que rachou na emenda...vamos ver. Pneu traseiro tirei uns 8 fiapos de arame, nenhum furou, só mais grosso quase um prego que foi o motivo do ultimo furo.

[ Imagem ]
Papi sabado vamo lá?
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Uma coisa que percebi
Quanto maior for o fluxo de caminhões na estrada, mais risco de furos :(
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Por sujeira, sim. Mas por composição de asfalto, não. Wanderson, aqui em São Paulo, a estrada que liga a Campinas (a Bandeirantes) é muito limpa e mesmo assim furamos o tempo todo! Diz o Cebo que é devido ao asfalto ecológico. Faz sentido. Furei na Fernão por sujeira no último rolê (vários furos, por sinal), e o primeiro deles foi um corte no pneu que inutilizou a câmara. Perdi duas câmaras definitivamente neste pedal. :(
دفاعا عن فلسطين
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Não tenho muito parâmetro para comparar, levo em conta a estrada que treino, esburacada e cheia de lixo.
Não tenho idéia de como consigo andar por ali.
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Liter wrote:
Papi sabado vamo lá?
Edu, certeza que não, sexta tem balada com a patroa e sábado é aniversário dela...como no ultimo aniversário dela fui atropelado indo pra estrada ela me fez prometer ficar em casa. :lance7
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

romanetto wrote:Por sujeira, sim. Mas por composição de asfalto, não. Wanderson, aqui em São Paulo, a estrada que liga a Campinas (a Bandeirantes) é muito limpa e mesmo assim furamos o tempo todo! Diz o Cebo que é devido ao asfalto ecológico. Faz sentido. Furei na Fernão por sujeira no último rolê (vários furos, por sinal), e o primeiro deles foi um corte no pneu que inutilizou a câmara. Perdi duas câmaras definitivamente neste pedal. :(
Roma, será que os arames dos pneus resistem mesmo ao processo que o pneu sofre pra virar asfalto? Pelo que sei, o pneu é triturado e o arame é separado com ímãs da borracha e vendido para siderúrgicas. Apenas a borracha, muito bem picada é misturada ao asfalto. Mesmo que passe algum pedaço de arame, ele será moído, misturado e derretido junto com asfalto. Acho muito difícil que algum pedaço de arame, além de passar pelo processo, mantenha a sua forma a ponto de ficar exposto e furar nosso pneu...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Interessante, Magnus, eu não tinha a menor ideia de como esse processo era realizado. Você deve conhecer aqui, Magnus, as Rodovias Anhanguera e Bandeirantes. Enquanto a primeira tem o acostamento irregular e fora da altura da pista central, tendo buracos e sujeiras, a segunda é lisinha, asfalto absolutamente limpo e de alta rolagem e do mesmo tipo que a pista central. Mas incrivelmente é que sempre furamos e várias vezes na Bandeirantes e raramente furamos na Anhanguera. As duas passam muito caminhões. E sempre furamos com estes arames.
دفاعا عن فلسطين
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

Papito... eu tentei usar essas kenda superlite e só me fodi, kkkkk!

Além de furarem mais, elas tem o bico muito frágil... minha bomba dá uma agarradinha na hora de tirar sa válvula e eu tenho q puxar com alguma força, daí elas acabam rasgando...

eu vou tentar reforçar as que sobraram com um remendo estrelinha com um furo no meio, em volta do bico. Vamos vero que vai dar!
Image
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

PS: tenho uma idéia meio amalucada que quero testar...

todo mundo aqui sabe que não dá pra converter um pneu de road pra tubeless, ao contrário dos pneus de trator.
por outro lado, pra treino, mais me apraz um setup resistente a furos do que um com rolagem maravilhosa...
O que eu pensei: vou colar a danada da câmara todinha dentro do pneu, e tacar selante - não vai ter espaço pra vazar selante entre pneu e câmara e daí o bagulho deve funcionar melhor!
Image
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Boa noite amigos

Vou aproveitar o tópico para expor uma situação chata que tem acontecido.
E sempre fui fã das câmaras da Decathlon pelo custo baixo(hehehehehe), e nunca me importei com peso, afinal, eu treino na BR101, onde tem estrada na sujeira, e não o inverso.
Pois bem, estava eu precisando comprar câmaras, estava já na reserva ( a última leva comprei com o João), e o site nunca tinha.
Em abril apareceu a bendita no site, comprei logo 4 pares para ficar sussa por um bom tempo.
Infelizmente, das 8 câmaras, 6 até agora apresentaram o mesmo problema, segue imagem:
Image

A válvula simplesmente "sartou" fora da borracha, limpa e sem resíduos, como se tivesse desencaixado.
Note que o último modelo, comprado ano passado era Chinês.
Image

Já a dessa leva, além de totalmente diferente quanto a marca, foi fabricado na Tailândia.
Image
Image

Em tempo, contactei o atendimento deles, passe todo o ocorrido e no dia seguinte recebi duas autorizações de PAC reverso, agora espero que as que vierem sejam as chinesas. :wigo2
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

nem perco tempo com essas cameras, de tanto ouvir que elas soltam as valvulas.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Mas essa foi a primeira vez que aconteceu
#chatiadu
PAF
Membro
Nome Verdadeiro:: Pedro

Post by PAF »

Isso acontece direto comigo. Quando descola na válvula é PT. Nem tente remendar porque não é confiável.

P.
--
Image
ARuzik
Membro

Post by ARuzik »

Tive algumas kenda(3), cst(2) e continental(1) que descolaram a válvula. Cheguei a pensar em ser alguma coisa no aro, mas foram rodas diferentes.
As da decathlon ate agora estão aguentando, só é um pouco mais complicado fazer remendos.
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Acredito que a troca da fornecedora tenha dado problema, tanto que a ACE na hora já mandou um email com PAC reverso.
russow
Membro
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen

Post by russow »

Pessoal, preciso renovar meu estoque de câmaras, onde que eu posso encontrar o melhor custo x beneficio do momento? câmaras de treino mesmo, de pedreiro...
Image
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

Nada supera as da decatlhon, no Brasil par em torno de 25,00, uso delas e nunca tive problemas, so os remendos q dao um pouquinho de trabalho para colar, tem que lixar bem antes. Tem gente que tem problemas com as valvulas delas, se fizer como eu que toda vez que vai calibrar usa o adaptador para valvula mais grossa acho que nao tem problemas.
Achei o par de camaras hutchinson por 32,00 aqui:

http://www.bikemaniabrasilia.com.br/#!p ... v-vf---par" target="_blank
Leo Miau
Membro

Post by Leo Miau »

Comprei duas câmaras da vittoria na merlyn junto com outras coisas. Tem um mês que estou usando, ontem o pneu traseiro furou, mas hoje pela manha olhando melhor, vi que na verdade a câmara abrir na junção, dava pra ver que abriu só um pouco, tamanho de um furo pequeno que da pra remendar, mas ao redor já estava "descolando" também, foi essa ai:

Image

Editado errado, era pra ter citado...
Last edited by Leo Miau on Fri 23 Oct 2015 08:47, edited 2 times in total.
Ed Braz
Membro

Post by Ed Braz »

Leo Miau wrote:Comprei duas câmaras da vittoria na merlyn junto com outras coisas. Tem um mês que estou usando, ontem o pneu traseiro furou, mas hoje pela manha olhando melhor, vi que na verdade a câmara abrir na junção, dava pra ver que abriu só um pouco, tamanho de um furo pequeno que da pra remendar, mas ao redor já estava "descolando" também, foi essa ai:

[ Imagem ]
Já escrevi aqui neste tópico sobre estas câmaras da Vittoria, umas páginas atrás: perdi uma meia dúzia delas, todas abriram pequenos furos na emenda do bico com o corpo da câmara.

A marca é ótima para pneus, câmaras estou de boa...

#vittoriafail
Strava: marcando tempos e destruindo relacionamentos
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Eu usei muito elas e nunca tive problemas. Só parei de usar porque passei a usar bico de 80mm e são mais difíceis de achar...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Tem que tomar cuidado com o furo do aro, se estiver com alguma rebarbinha acaba cortando a câmara. E a Vittoria tem a junção do bico um pouco saliente, diferente de outras que é mais plana e acaba cortando mesmo. Eu uso delas no tamanho 52 mm, rosqueio o extensor e coloco a válvula dela na ponta e fica um conjunto bem legal.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Pepebike
Membro

Post by Pepebike »

Sobre o maior ou menor número de "acidentes" ou "incidentes" com pequenos pedaços de fios de aço encontrados ao longo das rodovias:

a-) Asfalto com compostos de borracha reciclada proveniente de pneus velhos: Como já informado acima, apenas o pó de borracha (borracha seguidamente triturada e separada de outros elementos (nylon, aço e etc.) é utilizado como aditivo para revestimento asfáltico ou uso em pisos (de pistas de atletismo, quadras esportivas, estacionamentos e etc.), assim o asfalto com compostos de borracha reciclada não aumenta o risco de furos em pneus de bicicletas.

b-) Tráfego de caminhões: Ainda que a maior parte dos fragmentos de fios de aço encontrados nas margens das rodovias sejam provenientes de pneus de caminhão (notadamente os recauchutados), o maior tráfego de caminhões em um trecho não implica, isoladamente, no aumento do volume de fragmentos de fios de aço e, consequentemente, não implica em aumento de risco de furos em pneus de bicicletas.

c-) Topografia: O maior volume de fragmentos de fios de aço encontrados nas margens das rodovias está relacionado ao maior volume de acidentes e danos com pneus de caminhões que venham a ocorrer no trecho em questão. Entre os tipos de dano que produzem grande volume de fragmentos de fios de aço, o mais frequente em pneus de caminhões é a separação de lonas (de aço) do topo da carcaça por aquecimento.
O dano tem origem em uma perfuração ou corte antigo que não foi devidamente reparado durante a recauchutagem; recauchutagem de má qualidade ou perfuração/corte recente, com oxidação. Estes danos permitem a infiltração de água e ar entre as lonas, separando-as.
Durante um trecho de descida, o veículo (e o pneu) atingem uma velocidade elevada, provocando atrito e flexão exagerada entre as lonas previamente separadas, gerando intenso calor. Parte do calor é dissipado pela refrigeração do ar promovido pelo deslocamento do veículo em velocidade.
Porém, em geral, após um trecho de descida há um trecho de subida. Na subida a velocidade do veículo diminui, diminuindo, também, a refrigeração do pneu. Neste momento, a temperatura das lonas de aço chegam a um ponto crítico (acima de 120º) e derretem a borracha que as une, fazendo o pneu rasgar, perder a banda de rodagem, perder o ar em seu interior e ser destruído pela rodagem sem ar. O pneu, rodando sem ar, rompe os cabos das lonas de aço, deixando o pavimento cheio de detritos e fragmentos de aço que serão potenciais causadores de furos em pneus de bicicletas. Assim, a topografia e a alternância de trechos de subida e descida aumenta consideravelmente o risco de furos em pneus de bicicletas decorrentes de fragmentos de aço de pneus de caminhões.

d-) O que fazer?
- Fique atento a trechos de rodovias onde hajam muitos "jacarés" (apelido que a indústria do pneu dá aos pedaços de banda rodagem de pneus de caminhões) abandonados no acostamento das vias. Quanto mais "jacarés", mais fragmentos de aço espalhados pelo pavimento.
- Remova os "jacarés" para fora da via ou do acostamento. Quanto mais automóveis ou caminhões passarem sobre esses pedaços destruídos de pneus de caminhões, maior será o risco de perfurações em pneus de bicicletas, pois maior será o volume de fragmentos de aço.

Corte de um pneu de caminhão mostrando a lona carcaça (em aço) e lonas de topo (em aço):
Image

"Jacaré" no acostamento - cuidado !
Image

Pneu de ônibus destruído após separação de lonas de topo:
Image
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Leo Miau
Membro

Post by Leo Miau »

Leo Miau wrote:Comprei duas câmaras da vittoria na merlyn junto com outras coisas. Tem um mês que estou usando, ontem o pneu traseiro furou, mas hoje pela manha olhando melhor, vi que na verdade a câmara abrir na junção, dava pra ver que abriu só um pouco, tamanho de um furo pequeno que da pra remendar, mas ao redor já estava "descolando" também, foi essa ai:

[ Imagem ]

Editado errado, era pra ter citado...
Vou fazer justiça...

Ontem fui treinar outra vez, dai o pneu furou de novo, como eu sempre faço procurei alguma coisa no pneu e na fita anti-furo, não achei nada, dai enchi a câmara (Kenda) e achei o furo, pra minha surpresa ela tinha o mesmo "defeito" da Vittória, uma linha como se tivesse abrindo a câmara e um pequeno furo, só que dessa fez não foi na junção, dai sabia q tinha alguma coisa errada, fui olha a fita anti-furo que já era bem velha e vi que ela estava abrindo no meio. Pois é, foi isso que fez a Vittoria furar e a Kenda também.

É bom da uma olhada na fita anti-furo pra ver se não está desse jeito...

Image
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Bom texto Pepe, você é da bichtechpepe?
russow
Membro
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen

Post by russow »

umas 4 semanas atrás, durante um pedal na 277 um pneu de caminhão explode bem na hora que o fdp passava do meu lado, pensa no susto....
Image
Magnus
Membro

Post by Magnus »

russow wrote:umas 4 semanas atrás, durante um pedal na 277 um pneu de caminhão explode bem na hora que o fdp passava do meu lado, pensa no susto....
Isso aconteceu uma vez comigo, mas eu estava de moto ultrapassando o caminhão. O susto é absurdo mesmo um pouco mais abafado pelo capacete...
Post Reply