A volta do alumínio?

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
ftmonjardim
Membro

A volta do alumínio?

Post by ftmonjardim »

A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
tbortolotto
Membro

Re: A volta do alumínio?

Post by tbortolotto »

Bem, a Trek lançou recentemente um quadro Emonda de alumínio de 1050 g no tamanho 56! Maioria dos quadros de carbono china tem mais peso que isso. O problema do alumínio nem é o peso, mas sim a rigidez inferior ao carbono. Mas vou deixar os entendidos discutirem com mais propriedade ^^
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Acho que o x da questão é conseguir aliar rigidez e conforto como um full carbon.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

A Trek tem limite de peso, 125 kg. E isso da um pouco de medo.

Ah, mas você pesa a metade disso. Pode ser, mas a chance de ser um produto com prazo de validade é grande.

Alguns quadros de alumínio na faixa de 1100 g foram problemáticos, as vezes por quebrar mesmo, as vezes por não ser muito rígido.

Acho que não tem muito o que evoluir no alumínio, as ligas, os métodos são os mesmos de anos atrás. Para tirar peso, só tirando material e aí alguma coisa é prejudicada.

Um quadro ruim de carbono é menos rígido que um bom quadro de alumínio, apesar que a cada dia que passa os fabricantes conseguem lançar bons quadros de carbono com preços mais baixos.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Exato Marino. E esses 125 kg podem se tornar bem mais em dadas situações. Engenharia é física e os números e materiais tem suas limitações. Veremos até onde conseguem chegar.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Marcelo Marino wrote:A Trek tem limite de peso, 125 kg. E isso da um pouco de medo.

Ah, mas você pesa a metade disso. Pode ser, mas a chance de ser um produto com prazo de validade é grande.

Alguns quadros de alumínio na faixa de 1100 g foram problemáticos, as vezes por quebrar mesmo, as vezes por não ser muito rígido.

Acho que não tem muito o que evoluir no alumínio, as ligas, os métodos são os mesmos de anos atrás. Para tirar peso, só tirando material e aí alguma coisa é prejudicada.

Um quadro ruim de carbono é menos rígido que um bom quadro de alumínio, apesar que a cada dia que passa os fabricantes conseguem lançar bons quadros de carbono com preços mais baixos.
trek emonda tambem tem limite de 125 kg (275 libras)

http://pelotonmagazine.com/goods/the-li ... ek-emonda/" target="_blank
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

tem a CAAD 10 com 1150 no 56... se bem que é até agora o melhor quadro de Al do mercado.
Image
Storopoli
Membro
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo

Post by Storopoli »

samuelgouvea wrote:tem a CAAD 10 com 1150 no 56... se bem que é até agora o melhor quadro de Al do mercado.
“In God we trust; all others bring data.”
― W. Edwards Deming

Melhor quadro? Em qual parâmetro?
Mais leve? Mais resistente? O que mais absorve trepidações? O mais bonito esteticamente? Ou o que menos deforma sob pressão do torque da pedalada? O mais aerodinâmico? O que menos é sujeito a riscos?
elgleidson
Membro
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Post by elgleidson »

Storopoli wrote:
samuelgouvea wrote:tem a CAAD 10 com 1150 no 56... se bem que é até agora o melhor quadro de Al do mercado.
― W. Edwards Deming

Mais leve? Mais resistente? O que mais absorve trepidações? O mais bonito esteticamente? Ou o que menos deforma sob pressão do torque da pedalada? O mais aerodinâmico? O que menos é sujeito a riscos?
Pô Storopoli, assim tu acaba com a Specialized, que é campeã nesses "the best of"... Na minha opinião, a mais marketeira, de longe!
Storopoli
Membro

Post by Storopoli »

Não querendo defender, mas a specialized tem um tunel de vento próprio. Procurando você acha alguns documentos que dão alguns dados.
Outro exemplo, a giant lançou um documento também que mostra o desempenho dos quadros deles em várias categorias com relação aos concorrentes. Em uma das categorias eles perdem para a Cannondale (acho que é stiffness) e ficam em segundo lugar.
Claro que são testes confeccionados para que o quadro do fabricante tenha melhores resultados que os outros, mas mesmo assim. Dados são dados.
Agora só um "The best" eu não acredito. Quero dados e quero saber o que é melhor!
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

CAAD 10 é leve, rígido e só. E essa rigidez não garante que o quadro seja reativo, mas transforme o quadro em algo muito desconfortável.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
elgleidson
Membro
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Post by elgleidson »

Storopoli wrote:Não querendo defender, mas a specialized tem um tunel de vento próprio. Procurando você acha alguns documentos que dão alguns dados.
Outro exemplo, a giant lançou um documento também que mostra o desempenho dos quadros deles em várias categorias com relação aos concorrentes. Em uma das categorias eles perdem para a Cannondale (acho que é stiffness) e ficam em segundo lugar.
Claro que são testes confeccionados para que o quadro do fabricante tenha melhores resultados que os outros, mas mesmo assim. Dados são dados.
Agora só um "The best" eu não acredito. Quero dados e quero saber o que é melhor!
[off]
Hummm, e eu, como alguém da área das exatas, tendo a desconfiar de qualquer estudo ou teste que o próprio fabricante tenha feito. Já há estudos de "orgãos independentes" que são encomendados, quanto mais um estudo feito pelo próprio fabricante. Com certeza ele não fará um estudo e divulgará que ficou pior que o concorrente (pode até que inclua 1 medida ali, pra tentar dar mais relevância e confiabilidade no estudo deles).

É igual àqueles vídeos da Specialized em tunel de vento que eles divulgam no youtube. Só mostram o teste e o resultado final. Mas cadê o protocolo, a metodologia? Sem contar que muita coisa que já vi lá é totalmente questionável. É fácil fazer um estudo isolado, bastante controlado, obter X% de melhora (sem dizer qual metodologia de testes e cálculo foi usada para chegar neste X) e dizer que com este novo modelo da bike/capacete/sapatilha/aerobar/etc o cara vai ter X% em melhora de performance na vida real. Questionável, bastante questionável!

Mas tudo faz parte do marketing de hoje em dia: "basedo na ciência" hahahahahaha.
[/off]
Storopoli
Membro

Post by Storopoli »

Esse livro é muito bom. Só a parte de bike.
Image

http://www.amazon.com/Faster-Demystifyi ... 1937715027
Enkidu
Membro
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Post by Enkidu »

Storopoli wrote:
― W. Edwards Deming

É o mais cultuado pela comunidade internacional.

O alumínio é leve, rígido, mas é morto, seco. Não curto.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

Storopoli wrote:
― W. Edwards Deming

tem razão, seria o melhor quadro de alumínio do quesito rigidez por grama.

no mais tô como elgleidson, de xupalized eu tenho até raiva de tanto ouvir o mimimi dos donos... como ele disse, os caras mudam a metodologia nos testes de marketing (esses que aparecem no youtube) só pra poder dizer que o produto "x" deu uma vantagem absurda e blablabla... pensa no seguinte, os caras divulgam que num contra relógio de 50km a 50km/h, o produto "x" garantiu 40 segundos de melhora no tempo - só que eu ando a 32km/h de media, logo a minha vantagem não seria nem de 10 segundos... e isso não falam.

como um professor meu dizia, estatística é a expressão matemática da mentira.
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

samuelgouvea wrote:
Storopoli wrote:
― W. Edwards Deming

tem razão, seria o melhor quadro de alumínio do quesito rigidez por grama.

no mais tô como elgleidson, de xupalized eu tenho até raiva de tanto ouvir o mimimi dos donos... como ele disse, os caras mudam a metodologia nos testes de marketing (esses que aparecem no youtube) só pra poder dizer que o produto "x" deu uma vantagem absurda e blablabla... pensa no seguinte, os caras divulgam que num contra relógio de 50km a 50km/h, o produto "x" garantiu 40 segundos de melhora no tempo - só que eu ando a 32km/h de media, logo a minha vantagem não seria nem de 10 segundos... e isso não falam.

como um professor meu dizia, estatística é a expressão matemática da mentira.
Usando os mesmos videos da xupalized, voce poderia manter o modelo anterior e usar um capacete aero, ou melhor, usar 2 modelos anteriores e usar capacete aero+depilação, ou MELHOR AINDA, usar 3 modelos anteriores e usar capacete aero+depilação+macaquinho..
A verdade que o marketing em ciclismo tem que ser forte, pois o produto é muito menos "perecível" como um produto eletrônico por exemplo, um cara de aluminio + shimano 2300 anda do lado de um cara com uma S-Works de 40 mil, já um IPAD 1 nào roda bem do lado de um novo IPAD.
:merckx2
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

falou tudo monja...

estou vendo que a bike nova (focus cayo evo 5.0) é só um pouco mais rápida que a antiga (sprint 20) embora custe 4x mais...
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

samuelgouvea wrote:falou tudo monja...

estou vendo que a bike nova (focus cayo evo 5.0) é só um pouco mais rápida que a antiga (sprint 20) embora custe 4x mais...
Está com a Focus? bike linda, foto foto foto :D :vino2
Zo
Membro

Post by Zo »

BMC’s 6069-series aluminium Track Machine TR02

Image
Zo
Membro

Post by Zo »

Novidade de alumínio...

Allez Sprint X1

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Cara que negócio bonito esse quadro, animal mesmo.
Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Um salve ae pra Specialized q vai conseguir vender Allez com Sora por 10 mil

Kudos!!!
=/
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Não entendo por que não juntaram os tubos com hidroformagem.

Não me agrada a ideia de usar formatos dos tubos de carbono no alumínio, já que os materiais se comportam de maneira diferente.

Parece mais um projeto do departamento de marketing da Specialized.
Dag Hammarskjöld
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

todos os produtos de engenharia da xupaláize nascem no departamento de marketing!

os "arquitetos" de lá se fixam nos devaneios estéticos e os "engenheiros" se encarregam de construir o bagulho.

falando sério... esse conceito de smart weld é bem interessante. bascicamente as bordas dos tubos são viroladas, aumentando a resistencia naquele ponto e fazendo a solda ficar maior pra dentro do quadro - por isso as soldas ali do conjunto do bottonbracket parecem tão planas e baixas.

de certo vai ser uma bike estupidamente leve, mas deve seguir o padrão de preço da xupaláize...
Image
Post Reply