Slate – as novas gravel bikes da Cannondale.

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Voodoo
Membro
Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.

Re: Slate – as novas gravel bikes da Cannondale.

Post by Voodoo »

Há duas semanas estou rodando com uma Merida Speeder, que é uma híbrida com geometria bem parecida com a Merida Ride, o modelo de estrada Endurance. Mudam o chainstay, 20 mm mais longo, e o headtube, 10 mm mais comprido e o garfo com 20 mm a mais de altura.

O tamanho que comprei, 56 (com top tube 565) é ideal para mim com drop bar, com flat bar como está agora fica meio curta e os sprints em pé são meio desengonçados. Mas logo chegarão os freios mecânicos compatíveis com STI para substituir os hidráulicos, aí coloco o drop e fica perfeita.

Já usei nela pneus 32 slick, 28 mistos e atualmente estou com 35 mistos, bem urbanos. Digo que a tocada muda muito pouco em relação a uma estradeira nata, mantém o passo em velocidade muito próxima do que mantinha com as estradeiras e sobe bem mesmo com o chainstay mais longo e o peso maior. Mas nem se compara a possibilidade de manter a tocada forte sem ter que pedalar em pé em asfalto péssimo ou até estrada de chão. Não é necessário planejar o pedal pensando na condição das estradas, ela passa por cima de tudo. E se aparece areia, terra, lama na estrada, não é problema, os pneus dão conta.

E sobre a frente mais alta prejudicar pedaladas longas, isso me parece exatamente o contrário da lógica. Exigindo menos da musculatura das costas você desgasta menos o ciclista e obviamente ele vai manter o desempenho melhor por mais tempo. Com uma frente grande, você pode manter uma posição mais ereta e folgada nos hoods ou até na parte plana ou simplesmente ficar a vida toda no drop, com melhor aerodinâmica sem sofrer pelas costas extremamente curvadas.

A minha bicicleta está na configuração mais commuteira possível, inclusive com para-lamas. A mesa é uma 130 -6 graus e o guidão cortado em 54 cm com bar ends, que ajudam a simular a variação de pegada do drop.

Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Voodoo, não valeria a pena manter os hidraulicos tentando STIS pra ele? é muito caro? muda muito a freada em relação aos mecanicos?
Show de bike..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Nussa é head tube que não acaba mais!
Image
Voodoo
Membro

Post by Voodoo »

ftmonjardim wrote:Voodoo, não valeria a pena manter os hidraulicos tentando STIS pra ele? é muito caro? muda muito a freada em relação aos mecanicos?
Show de bike..
Monja, a minha experiência com freios a disco é nula, não sei dizer o que muda do mecânico para o hidráulico. Segundo dizem a diferença é grande, justifica o custo maior. Outros dizem que os de estrada mecânicos já dão conta sossegado.

O problema é que STIs para freios hidráulicos são novidade, ainda existem poucas e caras opções. Na Shimano só tem DA e o R685 que seria o Non-Series padrão Ultegra. Esse sai por 450 dólares o par, bem salgado. E o gasto não pararia aí, teria que trocar tudo por 11 velocidades, e a brincadeira se tornaria absurdamente.

Então por hora vou usar mecânicos e 9v originais da bike, quando enjoar ou quiser torrar dinheiro com bicicleta de novo coloco 11v e hidráulicos. Até lá deve sair o STI 105 hidráulico, aí o custo cai consideravelmente.
russow
Membro
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen

Post by russow »

O gurpo dela é de MTB ou de estrada?
bela bike Voodoo
Image
Voodoo
Membro

Post by Voodoo »

russow wrote:O gurpo dela é de MTB ou de estrada?
bela bike Voodoo
É um mistão, o câmbio traseiro e cassete são de estrada, o resto das peças é MTB. O pedivela é 48-36-26, eu uso só as duas coroas de cima e se comporta como um pedivela de ciclocross.
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Voodoo, eu tenho um par de pneus michelin 30 cravudinhos, obviamente nao serviram nos meus quadros, interessa pra vc?
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Voodoo wrote:
ftmonjardim wrote:Voodoo, não valeria a pena manter os hidraulicos tentando STIS pra ele? é muito caro? muda muito a freada em relação aos mecanicos?
Show de bike..
Monja, a minha experiência com freios a disco é nula, não sei dizer o que muda do mecânico para o hidráulico. Segundo dizem a diferença é grande, justifica o custo maior. Outros dizem que os de estrada mecânicos já dão conta sossegado.

O problema é que STIs para freios hidráulicos são novidade, ainda existem poucas e caras opções. Na Shimano só tem DA e o R685 que seria o Non-Series padrão Ultegra. Esse sai por 450 dólares o par, bem salgado. E o gasto não pararia aí, teria que trocar tudo por 11 velocidades, e a brincadeira se tornaria absurdamente.

Então por hora vou usar mecânicos e 9v originais da bike, quando enjoar ou quiser torrar dinheiro com bicicleta de novo coloco 11v e hidráulicos. Até lá deve sair o STI 105 hidráulico, aí o custo cai consideravelmente.
CREDO, além de ser um TREM feio, esses hidráulicos são caros..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

só comparei disco mecânico e hidráulico em MTBs, mas a diferença entre um e outro é brutal.

no hidráulico não há desperdício de força por atrito cabo/conduíte, a modulação é bem melhor... tudo é melhor.
Image
Ed Braz
Membro

Post by Ed Braz »

E esse trem doido aqui?

Image

Image

http://up.opencycle.com/" target="_blank
Strava: marcando tempos e destruindo relacionamentos
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Ih porra, eu gostei!! O.o

Formato do headtube lembra as Madone (qdo elas eram não-Aero). Uma coroa e um cassete mega-range são legais, mas o sistema Double-Tap não me agrada. Gosto até da bolsinha de triatletero... pq eu tbm uso hahahah
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Deus do céu, que coisa tenebrosa é essa?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
brunocarlo
Membro
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo

Post by brunocarlo »

Eu gostei tb, é mais uma daquela linha que estão 'invantando' agora... acho que é all-road, ou algo assim.. vai em terra e na estrada.
Bruno Carlo
Meu Strava
Post Reply