Carvalho_BR wrote:Rodas de escalada precisam ser LEVES, independente da altura do perfil.
Eu escalo melhor (gasto menos energia) com minhas zipp 404 tubulares (perfil 58mm) que pesam 1280g, do que com um par de mavic ksyrium SL que pesam 1450g e tem perfil baixo.
Carvalho, certa feita eu vi um vídeo da Specialized explicando que não é exatamente isso que você está falando. As rodas de um contrarrelogista, por exemplo, tem que concentrar o seu peso nas bordas, dando um efeito pendular na rolagem, enquanto que as rodas de escalada devem ter o maior peso no centro rotacional, de modo que um aro mais baixo deve concentrar o peso fora das bordas. Depois procuro o vídeo do cara para mostrar pra você. Então o seu raciocínio, deste modo, se o cara estiver certo, está correto em partes, está correto na parte de ser leve, mas o lance de rodas de perfil alto são mais preponderantes em ocasiões aerodinâmicas e grande velocidade.
russow wrote:romanetto wrote:Lógico, é uma Trek Madone, uma bike top de escalada, cara. Botando umas rodas top nela, de perfil baixo mesmo, ela vai virar o bicho!
A madone não seria a bike de sprinter da trek?? se não me engano a de escalada é a Emonda
Não, Russo. Originalmente a Trek lançou a sua bike de escalada sendo a Trek Madone, e não é em vão que seu nome é a de um famoso alpe, o Monte Madone, acho que em Ticino. Depois de um tempo, a Trek atualizou o repertório de bikes de carbono e com isso veio a bike para terrenos acidentados, a Domane. Somente com a evolução da Madone, que ganhou uma versatilidade maior (sendo para terrenos mistos, de sprints a escaladas) nas versões 4 e 5 pra frente, a Trek lançou sua superleve Emonda, hoje utilizada exclusivamente para montanhas. A Madone passa a ser a mais versátil das bicicletas da Trek. No entanto, sua característica superleve e com tubos relativamente mais estreitos, ainda a torna uma bike de escalador, claro. Acho que o Liter pode botar rodas de perfil alto nela, sem problemas. Mas na minha opinião de leigo, ornaria mais umas rodas de perfil baixo.