Bike Fit

Pedale sem dor, saiba se sua bicicleta esta no tamanho certo
Post Reply
Klhada
Membro

Re: Bike Fit

Post by Klhada »

Papillon wrote:Curioso que 3 cabras que tem quase o mesmo tamanho/cavalo e usam bikes bem diferentes.

voodoo: 1,81 / 88.5 = 56+12+1,5 = 69.5
Klhada: 1,82 / 88.5 = 57.5+9+0 = 66.5
Papito: 1.815 / 88 = 55.5+13+0= 68.5

Usei durante 1 ano a bike com 55+2.5+9=66.5 que seria exatamente o que o Klhada ta usando e quando o elpídio meteu a mesinha padrão dele parecia que eu tava pedalando em outro mundo. Agora pra mim que sou o mais idoso entre os 3, a diferença no HT me ajudou muito pra levar o guidão pra cima.

Klhada, as bikes maiores costumam ter angulos menores, assim uma bike 58 as vezes tem angulo 72 e uma 50 tem angulo 74 so ST, isso sem contar as de triatlon que tem 76-78.

Eu que sou só um pouco chato meti as geometrias de todas possíveis opções antes de comprar no cad e fui comparando :mrgreen:

A tal geometria "tradicional" seria 73º de ST.
baixei o livro do Pruitt. Vou dar uma lida, e já que estou na fase de testes, vou tentar fazer uma medida diferente na bike. Eu já estava cogitando meter a mesa 110 na Giant, mas vou deixar ela como está (faço pedais de 150km sem problemas), e vou fazer testes na cobaia. Vou ler o livro, medir a Giant, medir a cobaia, e depois posto novidades aqui. Agora, qual o método prático de medir angulos da bike, sem um transferidor?

EDIT: po, to lendo o link que postaram antes sobre posicionamento do taquinho. Hmmm, acho que pro meu estilo de pedal ele podia ir um pouco mais pra trás mesmo. Já tinha pensado nisso, mas faltava culhões. Agora posso falar que tenho referências :lol:
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Klhada wrote:
Papillon wrote:Curioso que 3 cabras que tem quase o mesmo tamanho/cavalo e usam bikes bem diferentes.

voodoo: 1,81 / 88.5 = 56+12+1,5 = 69.5
Klhada: 1,82 / 88.5 = 57.5+9+0 = 66.5
Papito: 1.815 / 88 = 55.5+13+0= 68.5

Usei durante 1 ano a bike com 55+2.5+9=66.5 que seria exatamente o que o Klhada ta usando e quando o elpídio meteu a mesinha padrão dele parecia que eu tava pedalando em outro mundo. Agora pra mim que sou o mais idoso entre os 3, a diferença no HT me ajudou muito pra levar o guidão pra cima.

Klhada, as bikes maiores costumam ter angulos menores, assim uma bike 58 as vezes tem angulo 72 e uma 50 tem angulo 74 so ST, isso sem contar as de triatlon que tem 76-78.

Eu que sou só um pouco chato meti as geometrias de todas possíveis opções antes de comprar no cad e fui comparando :mrgreen:

A tal geometria "tradicional" seria 73º de ST.
Klhada, poderia me passar onde baixo o livro ou qual o nome do livro? Mesmo que em MP.
Obrigado.

baixei o livro do Pruitt. Vou dar uma lida, e já que estou na fase de testes, vou tentar fazer uma medida diferente na bike. Eu já estava cogitando meter a mesa 110 na Giant, mas vou deixar ela como está (faço pedais de 150km sem problemas), e vou fazer testes na cobaia. Vou ler o livro, medir a Giant, medir a cobaia, e depois posto novidades aqui. Agora, qual o método prático de medir angulos da bike, sem um transferidor?

EDIT: po, to lendo o link que postaram antes sobre posicionamento do taquinho. Hmmm, acho que pro meu estilo de pedal ele podia ir um pouco mais pra trás mesmo. Já tinha pensado nisso, mas faltava culhões. Agora posso falar que tenho referências :lol:
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Do bikeradar:

http://www.bicycling.com/maintenance/re ... dle-height" onclick="window.open(this.href);return false;
Image

Obviamente eles não estão nem ai pro conforto e por isso usam o selim ligeiramente mais baixo para buscar um ângulo maior de ataque (próximo a 35º) já que eles nunca (sic) tem problemas com joelho, tendinite, patela...
Klhada
Membro

Post by Klhada »

vixe, estou lendo o livro do Pruitt. Na parte do guidão, estou com dúvidas:

1 - Put your elbow against the tip of the saddle and extend your open hand toward the handlebar. The end of your middle finger should come within an inch or so of the bar. Dafuq? O meu tem no mínimo 10cms de distância do guidão.... :shock:

e

2 - Medida do drop selim/guidão - Measure your fist across the knuckles from little finger to index finger. Then use a stem height that makes the difference between the bar top and saddle top equal to your first measurement. Essa minha medida também tá longe pra carai....

Ok, ele fala que nada está entalhado em mármore, e que o caboclo deve testar tudo e ir ajustando aos poucos. Mas o meu está muito longe de tudo. O fit de alguém aqui está perto desses valores? Principalmente quem testa bastante fit? (voodoo, papito, marino)?
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Papillon wrote:Do bikeradar:

http://www.bicycling.com/maintenance/re ... dle-height" onclick="window.open(this.href);return false;
[ Imagem ]

Obviamente eles não estão nem ai pro conforto e por isso usam o selim ligeiramente mais baixo para buscar um ângulo maior de ataque (próximo a 35º) já que eles nunca (sic) tem problemas com joelho, tendinite, patela...
O meu bate com o Andreas Klier (aproximadamente). :D

O Cavendish é "alto" assim? 1,75m

O Pinotti tem 1,80m e não 1,75 m. Dessa forma a altura do meu selim bate com a dele também. :D :D
Last edited by Marcelo Marino on Tue 23 Jul 2013 21:24, edited 1 time in total.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Que bisonho. O Pruit ensina a ajustar dessa forma? Esse tipo de coisa meia boca a gente faz na academia para acertar a bicicleta de spinning. :lol:
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro

Post by Papillon »

vixe o 1 meu dá quase 7cm e o 2 se entendi é o punho só do dedinho ao indicador... pra mim essa bate na bike atual, 7,5cm mas não vejo grande lógica nisso é semelhante a dizer que o meu p. tem 16cm porque calço 41...

Sempre achei que a diferença de altura entre o selim e o guidão (dai a altura da mesa) fosse em razão da flexibilidade do sujeito, assim o Greilpel que tem a mesma altura quase que a gente estaria totalmente errado, olha o guidão no segundo subsolo:
Image

Greipel com 6' (quase 1,83) usa uma bike 56 com 76.4cm de selim e uma mesinha de 140mm.

edit:
É isso ai Marino, achei tosco demais o lance do punho.
Klhada
Membro

Post by Klhada »

é por isso que ele fala que é o ajuste básico do básico, e pra testar dali. Eu vou procurar outros sites com mais info a respeito, pq nessa base aí eu ia precisar de um daqueles extensores de cicloturista pra conseguir deixar o guidão na altura. :lol:

Mas vou dizer que montei a bike (o quadro é 55). Só conferi o selim meia boca, sem sapatilha nem nada, mas montei com uma mesa de 110mm e o negócio ficou fino hein? :o E nem ficou parecendo a bike do urso do circo :lol: Vou montar logo a 130 com um espaçador em baixo. Já que é pra testar, quero ver se volta minha direção de carreta na bike pequena 8-)

acertei o selim mais ou menos agora (na base conservadora do osso do joelho sobre o eixo), com a mesa 130 e um espaçador. Aparentemente ficou bom. Esteticamente ficou uma tonelada de canote pra fora do quadro, mas isso é charme. Acho que vou fazer os primeiros testes de campo desse jeito :twisted:
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Papillon wrote:vixe o 1 meu dá quase 7cm e o 2 se entendi é o punho só do dedinho ao indicador... pra mim essa bate na bike atual, 7,5cm mas não vejo grande lógica nisso é semelhante a dizer que o meu p. tem 16cm porque calço 41...
Mas isso daí do calçado funfa as vezes. :lol:
Ou aquele outro jeito de medir do punho até a ponta do dedo médio.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Pô eu tenho a mão comprida, eu GOSTARIA que essa medida fosse verdade hahaha

Achei um post antigo no pai dos burros online da equipe csc de 2008:

Rider Height / Bike Size / Stem Length/Angle

51cm (170-174cm)
Pedersen *** 170 48

Simon Gerrans 170 51 100 6

Oscar Pujol 172 51 110 6

Carlos Sastre 173 51 120 6

Xavier Florencio 173 51 130 6

Roger Hammond 174 51 140 6

54cm (173-181cm)

Kristin Armstrong 173 54 100 6

Marcel Wyss 173 54 120 6

Gomez-Marchante 174 54 110 6

Inigo Cuesta Lopez 175 54 130 6

Volodymir Gustov 179 54 140 6

Phillip Deignan 180 54 120 6

Andreas Klier 181 54 140 6

Heinrich Haussler 181 54 130 6

Martin Reimer 181 54 130 6

O’Grady *** 176 54

Haedo *** 178 54 120 17

Breschel *** 181 54

Klostergaard *** 182 54

Arvesen *** 183 54

56cm (178-189)

Serge Pauwels 178 56 130 6

Daniel Fleeman 180 56 110 6

Jeremy Hunt 181 56 120 6

Joaquin Novoa 183 56 130 6

Thor Hushovd 183 56 140 6

Gabriel Rasch 184 56 130 17

Ignatas Konovalovas 189 56 130 6

Blaudzun *** 180 56

Kroon *** 180 56

Vandevelde *** 180 56

Julich *** 181 56

Roberts *** 181 56

Sorensen N *** 182 56

Zabriskie *** 183 56

Michaelsen *** 185 56

Sorensen C *** 185 56

Schleck F *** 186 56

Schleck A*** 186 56 130 17

58cm (186-190)

Hayden Roulston 186 58 140 6

Brett Lancaster 187 58 130 6

Daniel Lloyd 187 58 120 6

Dominic Rollin 188 58 120 6

Ted King 190 58 120 6

Johnasen *** 188 58

Ljungvist *** 189 58

Voigt *** 189 58

Back *** 190 58

Fabian Cancellara *** 190 58 140 17
http://forums.cervelo.com/forums/p/5643/40228.aspx" onclick="window.open(this.href);return false;
Klhada
Membro

Post by Klhada »

hmmm, vários com 181 e bike 54. Interessante.

Aparentemente a minha bike 55 ficou dez. Mas devo dizer que o livro do Pruitt se mostrou meio bobo (sorte que eu peguei de grátis :lol: ). A parte de tratar lesões não me interessa mesmo. As do fit acho info mais interessante em outros lugares, e no bom e velho empirismo ;)
Image
Klhada
Membro

Post by Klhada »

nuss, dando uma googlada achei esse site:

http://cyclingtips.com.au/2010/04/scien ... e-fitting/" onclick="window.open(this.href);return false;

achei tão bobo que lógico que eu fui conferir na cobaia. E não é que do jeito que ela tá tudo bateu PRATICAMENTE igual? :o Só a mesa que pelo referencial dos caras eu ia precisar de uma 140mm ;)

pena que era primeiro de abril :lol:
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Klhada wrote:nuss, dando uma googlada achei esse site:

http://cyclingtips.com.au/2010/04/scien ... e-fitting/" onclick="window.open(this.href);return false;

achei tão bobo que lógico que eu fui conferir na cobaia. E não é que do jeito que ela tá tudo bateu PRATICAMENTE igual? :o Só a mesa que pelo referencial dos caras eu ia precisar de uma 140mm ;)

hahaha pelo menos tenho algo LIKE A PRO.
For PRO positioning, determine stem length use the 3 finger rule.
o da axila no selim deu legal, o resto não bateu um..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Klhada
Membro

Post by Klhada »

ftmonjardim wrote:
Klhada wrote:nuss, dando uma googlada achei esse site:

hahaha pelo menos tenho algo LIKE A PRO.
For PRO positioning, determine stem length use the 3 finger rule.
o da axila no selim deu legal, o resto não bateu um..
engraçado é que veio um pessoal falar nos comentários que várias medidas realmente batiam, ou então chegavam bem perto. A minha tudo ficou bem perto, com diferença de 1cm pra mais ou pra menos :|

EDIT: porra, mais testes. Cheguei a conclusão que tenho braços de T-Rex pelo jeito :lol: Mesmo no quadro menor, a mesa 130 me parece comprida demais. Fico com o braço quase totalmente esticado :| Vou meter a 110. Está sendo altamente proveitoso esse teste aqui :mrgreen:
Image
Gili
Membro

Post by Gili »

Aquela planilha de excel que tem lá no pedal é um bom ponto de partida? to me baseando nela por enquanto, mas preciso refazer minhas medidas porque medi o cavalo com a sapatilha, e de MTB ainda por cima hehehehe
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Interessante, essa do braço comigo jamais daria certo...tenho os braços mais longos assim o do selim passa uns 5cm do central, o da caixa de direção idem... só tenho mais espaço na altura da caixa de direção :lol:

Na regra da palma da mão minha mesa seria de 150... mas isso é culpa minha eu tenho 182 de altura e 196 de envergadura quando o normal é algo próximo.

Gili a planilha que esta postada lá é dessa origem: http://weightweenies.starbike.com/forum ... hp?t=51071" onclick="window.open(this.href);return false;

outros sites para checar:
http://www.argonautcyclecoaching.com/in ... calculator" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.nograu.com.br/bike-fit-no-grau/" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.arniebakercycling.com/pubs/F ... 0pages.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

Posso dizer que é fazendo c. que se aduba a vida, mas esses troços de carbono, alumínio e titanio são muito caros pra ficar trocando toda hora...assim ler muito não atrapalha.

Fui tirando deduções e que foram se confirmando ou não...como no caso de usar mesa pequena que eu achava ser mais confortável e depois descobri que não servia pra mim.
Gili
Membro

Post by Gili »

Minha bike nova chega em meados/final de agosto, comprei uma mesa usando a planilha como referencia, mas logo que possível, até por causa do joelho, vou fazer um fit presencial para evitar ficar de molho novamente por longos 4 meses!!!

Amanha to indo pra firma e levando a bike pra girar leve no rolo e vou tentar refazer o fit, foda é que lá eu fico sozinho e as medições não ficam 100%.
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Iberê
Membro

Post by Iberê »

Marcelo Marino wrote:Que bisonho. O Pruit ensina a ajustar dessa forma? Esse tipo de coisa meia boca a gente faz na academia para acertar a bicicleta de spinning. :lol:
regra prática pra quem deseja começar o fit.
Image
Iberê
Membro

Post by Iberê »

Papillon wrote:vixe o 1 meu dá quase 7cm e o 2 se entendi é o punho só do dedinho ao indicador... pra mim essa bate na bike atual, 7,5cm mas não vejo grande lógica nisso é semelhante a dizer que o meu p. tem 16cm porque calço 41...

Sempre achei que a diferença de altura entre o selim e o guidão (dai a altura da mesa) fosse em razão da flexibilidade do sujeito, assim o Greilpel que tem a mesma altura quase que a gente estaria totalmente errado, olha o guidão no segundo subsolo:
[ Imagem ]

Greipel com 6' (quase 1,83) usa uma bike 56 com 76.4cm de selim e uma mesinha de 140mm.

edit:
É isso ai Marino, achei tosco demais o lance do punho.
papito o cara é pro e é sprinter... acho que esse fit dele é pra jogar o corpo lá pra frente e usar muito posterior na hora da arrancada, mais ou menos o mesmo que os rasistas fazem logo depois da largada, aceleram com o corpo o mais horizontal possível ao solo e usando muito musculatura posterior de coxa e glúteo.
Image
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

Certeza que ele usa essa mesa pra sprintar eu tenho 1,88 minha bike tem 565 fe top tube virtual e mesa de 100 mm e pra mim que nao tenho flexibilidade boa ta perfeita, apesar de eu estar pensando em procurar um canote com seatback maior...
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Todos os profissionais usam mesas muito longas, geralmente 130 ou 140 mm (os mais baixinhos usam mesas menores), para esticar o corpo para frente e ficarem mais baixos, mais aerodinâmicos. Combinando isso com um desnível grande do selim - guidão, conseguem ficar com as costas paralelas ao chão. Muitos mudam isso nos treinos na pré temporada, mesas menores e guidão mais alto.

Uma coisa é treinar a 30 km/h outra é correr a 40/50/60 km/h.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Exato, o "like a pro" é um chiste, afinal os caras nunca estão pensando em conforto por exemplo, e costuma-se dizer que quanto mais o cara pedala mais ele acostuma com a postura aerodinâmica, e estamos a falar de caras que pedalam por baixo 20.000km/ano.

Agora o curioso é justamente a sensação de conforto de cada um, o voodoo usa uma mesa maior e quando vi seus posts sempre achava exagerado e gostava da minha pequena...hoje estou gostando da grande "por enquanto", o Klhada fez o caminho contrário da mesona para mesinha e parece ter gostado.

O que notei "pra mim" é que a distância (comprimento da mesa) não me afeta, enquanto a profundidade (altura..) me incomoda absurdo, porém isso sem dúvida é mascarado pela minha proporção fora do comum, o Klhada em tese vai ter uma envergadura 20cm menor que a minha, dai são 10cm por braço, é claro que ele vai ter maior dificuldade com uma mesa maior do que eu, enquanto eu ficava "preso".

E nem falamos de flexibilidade... Aliás na hora de fatiar o forum talvez o bike fit mereça uma sessão específica onde podemos abordar em tópicos as mudanças em mesa, selim, guidão, taco...
arocha
Membro

Post by arocha »

[ Imagem ]
Sempre acreditei que a altura do selim depende da medida do cavalo e não da altura do ciclista. Não é isso?
Klhada
Membro

Post by Klhada »

Papillon wrote:Exato, o "like a pro" é um chiste, afinal os caras nunca estão pensando em conforto por exemplo, e costuma-se dizer que quanto mais o cara pedala mais ele acostuma com a postura aerodinâmica, e estamos a falar de caras que pedalam por baixo 20.000km/ano.

Agora o curioso é justamente a sensação de conforto de cada um, o voodoo usa uma mesa maior e quando vi seus posts sempre achava exagerado e gostava da minha pequena...hoje estou gostando da grande "por enquanto", o Klhada fez o caminho contrário da mesona para mesinha e parece ter gostado.

O que notei "pra mim" é que a distância (comprimento da mesa) não me afeta, enquanto a profundidade (altura..) me incomoda absurdo, porém isso sem dúvida é mascarado pela minha proporção fora do comum, o Klhada em tese vai ter uma envergadura 20cm menor que a minha, dai são 10cm por braço, é claro que ele vai ter maior dificuldade com uma mesa maior do que eu, enquanto eu ficava "preso".

E nem falamos de flexibilidade... Aliás na hora de fatiar o forum talvez o bike fit mereça uma sessão específica onde podemos abordar em tópicos as mudanças em mesa, selim, guidão, taco...
pois é. Com a mesona o controle da bike é animal, mas eu ficava muito esticado. De tarde vou comprar os cabos pra montar, mas estou confiante que esse quadro 55 com mesa 110 vai ficar bom. Só fica meio feio o canotão pra fora, mas aí qq coisa eu compro um Deda branco, que é bonitão :lol:
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

arocha wrote:

[ Imagem ]
Sempre acreditei que a altura do selim depende da medida do cavalo e não da altura do ciclista. Não é isso?
Esse gráfico acho que é só para servir de parâmetro, de estatística, um comparativo, mas não para seguir a risca e condenar tudo que esteja diferente dele.

Na verdade o que importa mesmo são os ângulos (duas pessoas com o mesmo cavalo podem ter o comprimentos de fêmur diferentes). Mas ajustar pelo cavalo é mais prático e da bons resultados, mesmo não sendo o método mais exato.

Tem outra coisa também, a altura do selim depende do recuo. Se eu quiser usar o selim mais para frente vou ter que aumentar a altura e minhas medidas continuam as mesmas.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Exato, e o recuo serve pra ajustar o ângulo de ataque no pedal, o ponto inicial de ajuste é 30º mas variando +-5º, considerando uma tíbia de 55cm isso dá 4.52cm de margem no recuo em que em tese o fit esta "certo" mas para cada atleta será uma medida onde ele extrairá mais potência ou maior conforto.

Esse artigo do bikedinamycs mostra uma pesquisa com ciclistas e a altura do selim em função da fórmula de Lemond, a linha reta é a fórmula e os pontos são a variação dos ciclistas estudados:

http://www.bikedynamics.co.uk/blog/?p=48" onclick="window.open(this.href);return false;
Image

Neste gráfico tem uma seleção de altura de atletas x cavalo, variação maior que a variação observada na formula de lemond.
Image
artigo original: http://speedtheory.co.nz/the-difference ... ls-part-1/" onclick="window.open(this.href);return false;

Nesse outro artigo do mesmo site, o fitter comenta sobre a diferença de ponto de contato em cada selim...que motiva move-lo para frente ou para trás e por consequência influencia na altura do selim:
http://speedtheory.co.nz/understanding- ... ct-points/" onclick="window.open(this.href);return false;
arocha
Membro

Post by arocha »

Não entendo esse negocio de angulo, a perna esticada fica qto de angulo? kkkkkkk
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Volta naquele post do Papillon que tem o gráfico e clica no link. No passo 3 tem um desenho.

É o ângulo formado pelo prolongamento da linha do fêrmur com a tíbia.

Já tentei medir esses ângulos em casa com uma máquina fotográfica, mas não deu certo. É difícil encontrar "as cabeças" dos ossos e acho que da distorção na lente da câmera.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Seria isso:

Image

Um estudo mostra que mantendo esse ângulo entre 25º e 35º ocorre economia de força para manter a mesma velocidade e menor risco de lesão.
http://www.cyclinganalysis.com/annotate ... -and-power" onclick="window.open(this.href);return false;
Marcelo Marino wrote: Já tentei medir esses ângulos em casa com uma máquina fotográfica, mas não deu certo. É difícil encontrar "as cabeças" dos ossos e acho que da distorção na lente da câmera.
Se colocar um adesivo nos pontos e a foto for de longe a distorção diminui e permite aferir melhor. Eu costumo fazer isso e usar o centro das blocagens como parâmetro para colocar em escala no cad.
Klhada
Membro

Post by Klhada »

hmm, isso bate com o que li em outro site, que falava que a distância do selim pro mov. central tinha que ser a mínima necessária. Teressante.

Mas mexendo nas bikes deu pra ver como o lance de fit é muito individual. Se fosse só pelas medidas, na menor formulinha que eu achei, fala que eu preciso de um quadro com 57 de seat tube. Pra ter um quadro com essa medida, o TT já vai ser grande demais pra mim. Então ou uso um quadro menor, com mesa "normal" (igual vou testar agora), ou uso um quadro grande com mesa pequena (igual a Giant). Vom comprar um quadro de pursuit pra ficar menos tenso :lol:

PS: agora vou montar a bike, mas me veio um porém na cabeça: supostamente um quadro de CR não vai ter o TT mais curto? Já que é pro caboclo apoiar os cotovelos?
Image
Post Reply