Treinamento por FC / TRIMP

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
ftmonjardim
Membro

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by ftmonjardim »

tbortolotto wrote:Entendi Monja! Vou prestar atenção nestes detalhes na próxima vez.
Bortolloto, eu to dizendo isso baseado no que li tá? Nem sei se isso tá certo ou se falei besteira, falei baseado no que tenho visto na net e lido nos livros, sou novinho de ciclismo, por isso seria bom alguem experiente comentar ai.
Segunda chega o conjunto da Astana ai dai voce aproveita e faz um review se parou de doer suas partes :nibal2
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
elgleidson
Membro
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Post by elgleidson »

ftmonjardim wrote:eu vejo os LT de 2x20 com 10' de recovery
já os 2x10 ou até 3x10 com 5' de recovery.

fisiologicamente eu não sei a diferença, Clythio daria uma aula aqui sobre neuromuscular, fibras, etc.

Fiz isso também, fui diminuindo os recovery.

Taca le pau!
Os meus 2x20 eu to fazendo com 5 min de intervalo entre eles. Meus 7x3 to fazendo com 2 min.

Acredito que um menor tempo para recuperar vai ensinar o corpo a se recuperar mais rápido. Numa prova não se tem 10 min andando em Z2, quando mais em Z1. Vale como treino ficar 5 ou 10 min recuperando nessas zonas, para que na próxima consiga-se dar 100%. Mas numa situação real isso nunca vai acontecer. No máximo tu vai sair do LT e entrar em Tempo por alguns minutos e LT novamente e "taca-le o pau". Ou se for circuito, esquece entrar em Tempo hahahahaha. Ou então vai fazer Audax hahahahaha

Acredito que com a evolução do treino os tempos de recuperação entre os tiros tendam a diminuir ou então os tiros tendam a serem mais brutos ou então mais tiros. Do contrário tu vai estar treinando algo que na realidade é diferente. Pode ser achismo meu e eu estar completamente equivocado, mas é o que penso: ten-se o que se treina.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Hoje fiz 2x20 na estrada, achei muito mais foda, pois a variação de potencia na estrada é muito maior, como aqui não tem sequer 10 km plano em lugar algum, meu recovery entre os intervalos foi de 7' apenas, pois se fizesse 10' eu não teria distancia meio plana para fazer o segundo intervalo, inclusive o segundo foi de apenas 17' e terminado numa subida de 5%, enfim, acho que 10' de recovery tá de bom tamanho.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Monja, essa é a parte boa de se fazer na estrada, é saber lhe dar com as variações do percurso.

Sobre a recuperação eu penso que com o tempo pode-se reduzir um pouco o tempo de recuperação, só tem que ver se o tempo está sendo suficiente para aguentar fazer o treino todo na intensidade correta. Não adianta por exemplo, fazer 20 min, descansar 5 min e depois morrer no meio do segundo intervalo, se isto acontecer ou a intensidade começar a cair muito vai perder a valia do treino. Uma coisa de cada vez. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Meu segundo intervalo deu 17 porque ia começar uma baita descida que seria impossível manter L4.
Difícil demais manter uma potência homogênea com muita variação de gradiente, uma hora você tá subindo na coroinha e k7 tão outra hora tá 53/12 com 110rpm kkk
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Eu concordo com o Marco, a diferença que sinto na rua quando passo muito tempo só no rolo é essa. Na rua vc precisa "compensar" e isso gera um esforço extra mesmo.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Leo Miau
Membro
Nome Verdadeiro:: Leonardo

Post by Leo Miau »

Ontem fiz um aeróbico, minha FC média deu 141, mas percebi que nos últimos 20km minha FC subia rápido e pra ficar na zona desejada eu tive que diminuir muito a velocidade, acho que isso deve ao desgaste e condição climática, pois no final do pedal era 10:00 e já estava 35º, eu já tinha pedalado 70km tb.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Comigo foi a mesma coisa. Calor e desidratação, também acho que foi isso.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Eu também, sábado depois do treino fiz 1 hora de endurance e a bpm média deu 146. Também foi rodando num sol de quase 40 graus, na volta marcava 41 graus por um bom tempo.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

Leo Miau wrote:Ontem fiz um aeróbico, minha FC média deu 141, mas percebi que nos últimos 20km minha FC subia rápido e pra ficar na zona desejada eu tive que diminuir muito a velocidade, acho que isso deve ao desgaste e condição climática, pois no final do pedal era 10:00 e já estava 35º, eu já tinha pedalado 70km tb.
marcoaleite wrote:Eu também, sábado depois do treino fiz 1 hora de endurance e a bpm média deu 146. Também foi rodando num sol de quase 40 graus, na volta marcava 41 graus por um bom tempo.
Endurance acima de 140 bpm. Por qual zonas vcs treinam, Coggan ou Friel? Qual LTHR?

Meu endurance fica na faixa 110 - 135 bpm (Coggan). Fiz um longão fim de semana passado (neste não deu porque choveu) de 5h15 de pedal, média de 125 bpm, andando a 25 km/h. Só passava da zona quando tinha subida, de resto eu procurei me manter dentro da zona. No início achei um saco, mas depois que cheguei em casa vi que este treino é bem legal. Não senti fraqueza nem fome, coisa que normalmente acontece em outros treinos.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

As minhas são por watts, citei a FC para ilustrar o que um dia de calor pode fazer com ela. ;)
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

marcoaleite wrote:As minhas são por watts, citei a FC para ilustrar o que um dia de calor pode fazer com ela. ;)
Pois é. Já reparei isso fazendo os treinos no rolo. Com ventilador a FC já fica mais baixa. Imagina sair pra rua com 40 graus no lombo hehehehe.

Por isso que estou achando que a FC é apenas para acompanhar. Ela isolada não vale muita coisa. Estou usando RPE jnto também para ficar mais preciso, já que não tenho um PM.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

elgleidson wrote:
marcoaleite wrote:As minhas são por watts, citei a FC para ilustrar o que um dia de calor pode fazer com ela. ;)
Pois é. Já reparei isso fazendo os treinos no rolo. Com ventilador a FC já fica mais baixa. Imagina sair pra rua com 40 graus no lombo hehehehe.

Por isso que estou achando que a FC é apenas para acompanhar. Ela isolada não vale muita coisa. Estou usando RPE jnto também para ficar mais preciso, já que não tenho um PM.
usa o trainerroad, é um investimento que vale cada centavo, vai precisar de um sensor de cadencia/velocidade que custa merreca no ebay, vai por mim, voce não vai se arrepender nem um pouco.
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

ftmonjardim wrote:
elgleidson wrote:

usa o trainerroad, é um investimento que vale cada centavo, vai precisar de um sensor de cadencia/velocidade que custa merreca no ebay, vai por mim, voce não vai se arrepender nem um pouco.
Monja, eu tenho o Garmin 500 Bundle, com todos os sensores. O que preciso mesmo é de um USB Stick ANT+ pra começar no trainerroad. Por enquanto não dá pra gastar quase R$ 200 nisso hehehehehe.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Cara, compra aqui não, Tem usb por 50 reais no ebay, tenho exatamente esse aui que vou postar, vendedor super recomendado.

http://www.ebay.com/itm/New-Garmin-Micr ... 1e88150a72" target="_blank

Vale a pena. Outra, esse valor não é taxado.
Leo Miau
Membro
Nome Verdadeiro:: Leonardo

Post by Leo Miau »

Eu uso uma planilha que o Clythio postou no pedal a muito tempo.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Tem gente que chama Coogan que acha que HR é até mais eficiente do que TSS pra medir o estresse gerado pelo treino. #sofalando #polemica #mamilos
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Cebo wrote:Tem gente que chama Coogan que acha que HR é até mais eficiente do que TSS pra medir o estresse gerado pelo treino. #sofalando #polemica #mamilos
Concordo com ele. Fazer um treino em 200W vai ter um determinado desgaste se vc estiver descansado, sem sono, bem alimentado etc. Esse mesmo treino vai ter um desgaste muito superior se vc tiver dormido só 4h e trabalhado duro o dia inteiro e a análise da FC vai acusar esse maior desgaste.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Tive vários treinos feitos no final da semana (cansado) que tiveram a FC mais baixa do que os treinos feitos quando estou descansado, mantendo a mesa aP. Aliás isso acontece bastante.
Acho que seria algo como, espere uma FC um pouco mais alta quando descansado, FC mais baixa acompanhando a fadiga, mas é achismo mesmo.
Image
Cebo
Membro

Post by Cebo »

PH wrote:Tive vários treinos feitos no final da semana (cansado) que tiveram a FC mais baixa do que os treinos feitos quando estou descansado, mantendo a mesa aP. Aliás isso acontece bastante.
Acho que seria algo como, espere uma FC um pouco mais alta quando descansado, FC mais baixa acompanhando a fadiga, mas é achismo mesmo.

Engraçado, comigo acontece o oposto. Quando estou cansado, o HR sobe mais para a mesma potência. O que acontece é que, normalmente, eu simplesmente não consigo encaixar a potência certa pra fazer o HR subir.

É que a gente não pode confundir estímulo com estresse. Pra treinar Vo2, a gente faz intervalo de Vo2, na potência de Vo2 e isso vai gerar um estímulo de Vo2. Agora, isso não indica o estresse que esse treino gerou, e sim o sistema que foi estimulado.

O estresse é algo mais global. Por exemplo: certamente treinar no calor, desidratado e com sono gera mais estresse (e requer mais recuperação posterior), do que treinar num dia agradável, com tudo na CNTP. Mesmo que os dois treinos sejam exatamente idênticos nos indicadores de potência. Faz sentido?
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

phpBB [media]
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

phpBB [media]

phpBB [media]

phpBB [media]

Alguns videos interessantes sobre periodização e analise do treino.

Playlist completo do help e how to para usar o training peaks:

https://www.youtube.com/playlist?list=P ... D03CD79067" target="_blank

Edit: Acho que coloquei no topico errado moderação trocar para o treinamento por potencia fazendo o favor esses dois ultimos posts.
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Cebo wrote:
PH wrote:Tive vários treinos feitos no final da semana (cansado) que tiveram a FC mais baixa do que os treinos feitos quando estou descansado, mantendo a mesa aP. Aliás isso acontece bastante.

Engraçado, comigo acontece o oposto. Quando estou cansado, o HR sobe mais para a mesma potência. O que acontece é que, normalmente, eu simplesmente não consigo encaixar a potência certa pra fazer o HR subir.

É que a gente não pode confundir estímulo com estresse. Pra treinar Vo2, a gente faz intervalo de Vo2, na potência de Vo2 e isso vai gerar um estímulo de Vo2. Agora, isso não indica o estresse que esse treino gerou, e sim o sistema que foi estimulado.

O estresse é algo mais global. Por exemplo: certamente treinar no calor, desidratado e com sono gera mais estresse (e requer mais recuperação posterior), do que treinar num dia agradável, com tudo na CNTP. Mesmo que os dois treinos sejam exatamente idênticos nos indicadores de potência. Faz sentido?
Exatamente o que eu penso.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Também já notei isto. A uns sábados atrás eu sai para intervalos em Z4 e lá pelo último, já cansado e quase 100 km nas costas eu fazia uma força danada e a FC ficava ali em 160, 161, onde normalmente estaria a 167, 169.
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Mas tem diferença. O coração não subir tanto porque já está cansado é uma coisa, outra coisa é avaliar o desgaste que teve durante o pedal pela análise da FC, o que não leva em consideração apenas os tetos dos bpm, mas também a duração dentro de cada zona. Quando puxo no Strava a lista dos meus pedais organizando pelo "Suffer Score", a classificação bate com os pedais que senti mesmo que mais me detonaram. E esses pedais não foram necessariamente os que tiveram as maiores potências médias aproximadas.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Novos questionamentos...

Desde que estabeleci o meu novo LTHR (2 meses atrás) venho usando a escala do Coggan. Entretanto, agora quero refazer meu teste de LTHR e foi aí que me dei conta de um detalhe: LTHR (postulado por Friel) não é exatamete a mesma coisa que FTHR (postulado por Coggan). LTHR é o topo da Z4, ou seja, o separador entre o Limiar e o VO2Max. Já FTHR é o meio da Z4. No início, eu pensava que o Coggan admitia que a Z4 "flutuasse" acima e abaixo da LTHR, mas não, o conceito deve ser diferente, pois, os treinos sugeridos em LT devem ser feitos quase sempre acima de 100% de FTHR.

Aí me surgiu a dúvida: será que FTHR é estimada como LTHR (média de dos últimos 20 min de um esforço de 30 min) ou é estimada como FTP (95% da FC média estimada de um esforço de 20 min)? Pq aí os valores de LTHR e FTHR seriam bem diferentes e isso explicaria a diferença tão grande no conceito de Limiar e o tamanho de Z4. Li bastante o "Training and Racing with a Power Meter" do Coggan e NÃO há uma definição explicita em como determinar a FTHR, mas sim somente FTP, diferente do Friel onde há protocolos específicos pra FTP e LTHR.

Procurei em alguns sites sobre o teste de FTHR e alguns sugerem que se calcule com o procedimento do Coggan pra FTP (incluindo o desconto dos 5%). To confuso hahaha
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Cara, o que está te confundindo é querer achar uma equivalência entre dois autores que pensam diferente. Acho que seria melhor vc escolher um deles e esquecer o outro. Tenho certeza que se existisse essa equivalência, eles já a teriam encontrado, se unido e montado a maior empresa de treinamento do mundo juntos :lemond1
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Magnus wrote:Cara, o que está te confundindo é querer achar uma equivalência entre dois autores que pensam diferente. Acho que seria melhor vc escolher um deles e esquecer o outro. Tenho certeza que se existisse essa equivalência, eles já a teriam encontrado, se unido e montado a maior empresa de treinamento do mundo juntos :lemond1
Sim e não...
O problema é que o Coggan faz todo um trabalho exemplar com potência, mas que abre espaço pro uso de FC pelo conceito do FTHR abordado. No entanto, o mesmo autor, não se dedica a desenvolver o conceito de FTHR com o mesmo esmero que o feito pra potência... afinal o livro se chama "Training and Racing with a Power Meter" hahahaha. Todos os workouts de Coggan citam FTP e FTHR, mas se quer o protocolo pra definir FTHR é bem definido. Simplesmente FTHR é Functional Threshold Heart Rate e nada mais!

Já Friel tem todo um conceito pra FTP e outro pra LTHR. É que Friel é o autor de "Total Heart Rate Training" hhehe... Acho que vou voltar a usar as orientações do Friel. O dia que eu tiver um PM (daqui mtooo e mtooo tempo...) eu volto pro Coggan ^^
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Então, é exatamente isso. Use os conceitos e treinos do Friel, sem se importar com o que o Cogan diz sobre isso. Se não for o melhor, pelo menos vai te dar uma tranquilidaaaaaaaaade, hehe...
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Magnus wrote:Então, é exatamente isso. Use os conceitos e treinos do Friel, sem se importar com o que o Cogan diz sobre isso. Se não for o melhor, pelo menos vai te dar uma tranquilidaaaaaaaaade, hehe...
Isso aí hauhauhau :conta1
Post Reply