PH wrote:Tive vários treinos feitos no final da semana (cansado) que tiveram a FC mais baixa do que os treinos feitos quando estou descansado, mantendo a mesa aP. Aliás isso acontece bastante.
Acho que seria algo como, espere uma FC um pouco mais alta quando descansado, FC mais baixa acompanhando a fadiga, mas é achismo mesmo.
Engraçado, comigo acontece o oposto. Quando estou cansado, o HR sobe mais para a mesma potência. O que acontece é que, normalmente, eu simplesmente não consigo encaixar a potência certa pra fazer o HR subir.
É que a gente não pode confundir estímulo com estresse. Pra treinar Vo2, a gente faz intervalo de Vo2, na potência de Vo2 e isso vai gerar um estímulo de Vo2. Agora, isso não indica o estresse que esse treino gerou, e sim o sistema que foi estimulado.
O estresse é algo mais global. Por exemplo: certamente treinar no calor, desidratado e com sono gera mais estresse (e requer mais recuperação posterior), do que treinar num dia agradável, com tudo na CNTP. Mesmo que os dois treinos sejam exatamente idênticos nos indicadores de potência. Faz sentido?
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.