Mundial de Estrada 2014

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
romanetto
Membro

Re: Mundial de Estrada 2014

Post by romanetto »

Marcelo Marino wrote:Mas tem que ver que estão usando cassetes maiores também pelo que parece.
marcoaleite wrote:Olha vou falar uma coisa, não que eu seja referência, mas tem horas que a coroa 53 sobra no TT. Trechos com descida eu estourei a cadência com 53x11, se pensarmos que hoje eles usam tudo 11v, a gama de marchas com uma coroa 56 ou 58 fica interessante com um cassete 11-25 por exemplo.

Marino e Marco, eu vi no site da Sky que estavam a usar 12-27. Mas até aí, eu não posso assegurar, porque nitidamente ontem o Wiggo usou uma pedivela diferenciada, não era a tradicional Dura-Ace com medidor de potência que estava na bicicleta promocional da Sky... Vi também em algum lugar não sei aonde, que em o 11 tem prejuízo em relação ao 12 do ponto de vista físico. Mas como não entendo o suficiente de física, achei que era bobagem e não fui atrás. Tenho uma amiga que trabalha na Shimano e ela disse que hoje é pouco comum nas séries dos grupos novos (2014-5) a fabricação do cassete com 11, que o mais comum é a de 12. Não sei qual seria o tamanho da diferença, mas com 53x12, que eu uso, jamais espanei a pedivela (ou seja, ultrapassei a cadência máxima da relação) por mais que alguns mínimos segundos em alguma descida grande. E quem disse que eu sou referência de cadência!!? :D
Marco, na ocasião de ontem, se eu não estou enganado, houve um pequeno trecho de subida ali no percurso de TT do Mundial na Espanha. Por mais lógico que seja, afinal, num contrarrelógio o cara gira o máximo que dá o tempo todo!, eu ainda estou achando esse lance de 58 uma coisa maluca. Quando eu me interessei por cadência, há uns dois ou três anos, para saber se compensava uma cadência elevada ou uma cadência com mais força, pois eu sempre fui um cara muito mais forte do que resistente do ponto de vista do cardio, eu procurei por um artigo científico de ergonomia do esporte na plataforma Scielo. Pois bem, encontrei apenas um e a conclusão a que se chegava (mas acho isso um tanto prematuro ainda, e um tanto subjetivo, depende de atleta para atleta) é que uma cadência em torno de 70-80 era mais eficiente em percursos regulares do que uma acima de 100. Vou procurar esse artigo aí para mostrar pra galera. Na ocasião, este artigo me convenceu. Hoje eu teria que repensá-lo. Mas vendo essa aparente tendência de se jogar um volantão cada vez maior, começo a desconfiar que há uma análise técnica-científica envolvida nisso... não fariam isso em vão, como um tiro no escuro. Não no pro-tour... ou não!
:basso1 :wigo2
دفاعا عن فلسطين
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Acho q a minha dúvida levou a uma desvirtuada no tópico, mas logo domingo tá ae pra gente voltar a comentar sobre o mundial ahaha! Roma, só não confunda o uso de coroas maiores com o uso de relações maiores. Ontem os caras giraram pelo menos nos 95 rpm com toda a ctz. Oq está sendo levantado é que girar 95 rpm em 58x16 ou 54x15 dá a mesma velocidade, porém a potência exigida para manter esse passo deve ser alguns watts menor na 58x16 pq tanto a coroa e a catraca são maiores que na 54x15 e com isso tem-se menos fricção.

A título de curiosidade, o recorde da hora já foi quebrado com relações 24x7 (isso mesmo, 24x7!!) em 1937, 52x12 (Obree) em 1993 e 60x14 (Rominger) em 1994! O "sagrado" recorde de Merckx em 1972 foi conseguido com uma relação 52x14. O Voigt usou um 54x14. Eu acho sim que a existem mtos adeptos (tipo eu) do conceito de aumentarmos o tamanho das catracas e não de diminuirmos as coroas para atingir relações mais leves (como nas pedivelas compactas). Não é a toa que vemos o Contador usando o sistema WiFLi da SRAM, que permite colocar um cassetão (ui!) de 11-32, subindo (cruzado) no 53x32!
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Além disso que o tbortolotto falou, tem uma coisa que já venho dizendo faz um tempo.

Quando se passa 1 dente no cassete a diferença de metragem é menor quanto maior for a coroa, ou seja, menos "buracos" na relação.

A maioria das pessoas pensa que aumentam a coroa para ter uma marcha mais pesada e não é isso. As cadências só aumentam nos cronos em relação ao passado e a velocidade deu uma diminuída.

Ullrich usava 55, as vezes 56 dentes e cassete de 11. Andava travado, se não me engano com coisa de 80/85 rpm e não foram poucos os cronos que vi ele fazendo médias de 54/55 km/h.
O Cancellara faz os cronos a 100 rpm (Tony Martin não sei bem, mas não anda travado) e as velocidades que se veem hoje em dia é coisa de 51/52 km/h geralmente. Para aumentar a cadência e diminuir a velocidade tem que usar marchas mais leves.

Para relembrar os bons tempos:
Image
Image

A propósito, outro dia fiz um crono, curto, com uma cadência mais baixa que a de costume, consegui mais velocidade e menos esforço cardíaco, mas a musculatura terminou só o bagaço. Não dava para manter muito mais tempo.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

O Kevin Metcalfe, aquele americano masters que várias pessoas seguem por causa dos treinos 2x20, usa pedevela compacto na bike de crono.
E foi suficiente pra ele ganhar alguns titulos nacionais e fazer recorde nos 40km,
http://www.slowtwitch.com/Interview/Get ... _3693.html" target="_blank
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Pô, desvirtuei o tópico, é verdade, mas estou aprendendo coisas pra caramba...
"Quando se passa 1 dente no cassete a diferença de metragem é menor quanto maior for a coroa". (apud Marino, 2014, p. 3)
Aqui é uma questão fundamental, porque nego pensa que manter uma pedivela de 52 ou 53 não tem diferença, e aí vem a explicação do Marino. Uma conta matemática, não é uma soma básica. Então a manutenção de 56 não é por causa da possibilidade da marcha mais pesada, por exemplo, mas devido à diminuição do gradiente quando se sobe ou desce uma marcha no cassete. Cara, faz todo o sentido!
Pensando pela lógica do Bortolotto, corroborada por Marino, faz todo sentido termos um cassetão maior :D em vez da famigerada pedivela compacta. Às vezes eu vejo nego com pedivela compacta mas usando 11x25, e isso seria contraproducente. Quando jogo no volantinho e mantenho a mesma cadência que no volantão com o mesmo esforço, p.ex., modificando a relação no cassete, obviamente, eu percebo que eu perco mais energia. Parece-me que uma relação volantão x ponta do cassetão :D é mais eficiente do que volantinho e metadinha do cassetinho.
Bortolotto, daqui a pouco dá pra montarmos um tópico só com estas teorias e tal. Acho que o Marino e você poderiam iniciá-lo, e aí pode vir com explicações mais completas (seguindo a ideia de que um dia o Pelote se torne a grande enciclopédia lusófona de ciclismo).

PS: Explicação fica com vocês e com outros amigos. Eu entro como interlocutor mediano que tenta interpretar a coisa, pode ser?
:boonen1
دفاعا عن فلسطين
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Então Roma, estou aprendendo ainda as diferenças do mundo do TT e algo que faz diferença é saber trabalhar a relação forca x cadência na bike, pois se você girar demais não sai do lugar e também se andar travado demais quebra. Algo que eu venho notando neste tempo é que um volante maior acaba ajudando a manter esta constância, principalmente quando se está descendo por evitar pedalar muito fora do ritmo normal, ou seja, consigo manter a potência que ando no plano sem precisar subir para 110 rpm por exemplo. Só não sei como me adaptaria a um volante maior visto que hoje uso 53.

Agora tem a parte que o Marino e o Tiago estão falando e eu concordo também. É muito melhor pedalar no meio do cassete do que nas marchas mais baixas. Eu subo quase tudo de coroão e só desço para a coroa menor em subidas duras e/ou longas, subidas curtas tem que passar de volantão mesmo porque se descer volantinho vai sobrar com certeza do pelotão.

O assunto ficou interessante mesmo, muitas informações boas!
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Marcelo Marino wrote:Quando se passa 1 dente no cassete a diferença de metragem é menor quanto maior for a coroa, ou seja, menos "buracos" na relação.

O Cancellara faz os cronos a 100 rpm (Tony Martin não sei bem, mas não anda travado) e as velocidades que se veem hoje em dia é coisa de 51/52 km/h geralmente. Para aumentar a cadência e diminuir a velocidade tem que usar marchas mais leves.
Esse é outro detalhe realmente importante, Marino, bem colocado!

Entre os três melhores contrarrelogistas da atualidade (na minha opinião) o Cancellara é oq usa maior cadência. É nítido vermos ele girando acima dos 110 rpm de modo contínuo (steady-state). O Wiggo sempre foi mais na ordem dos 100 rpm, mas tinha aquela coroa oval pseudo-58t que no papel era 56t. O Martin é com certeza o mais "travado" deles (coisa de 95 rpm)... e dá pra entender pq a escola alemã parece ser assim; Ulrich... Grabsch (que foi campeão mundial de ITT em 2008 já usando coroas 58t).
romanetto wrote:Bortolotto, daqui a pouco dá pra montarmos um tópico só com estas teorias e tal. Acho que o Marino e você poderiam iniciá-lo, e aí pode vir com explicações mais completas (seguindo a ideia de que um dia o Pelote se torne a grande enciclopédia lusófona de ciclismo).
To dentro ^^. Acho dá pra começar depois do mundial. Por enquanto, como o assunto ainda está (de certa forma) relacionado ao ITT de Ponferrada 2014 vamos continuar aqui?
binho wrote:O Kevin Metcalfe, aquele americano masters que várias pessoas seguem por causa dos treinos 2x20, usa pedevela compacto na bike de crono.
E foi suficiente pra ele ganhar alguns titulos nacionais e fazer recorde nos 40km,
http://www.slowtwitch.com/Interview/Get ... _3693.html" target="_blank
Vou dar uma lida... achei interessante. Só que não são coroas compactas redondas... são ovais... pode ter uma implicação positiva individualmente. Tem um estudo publicado a um tempo atrás sobre a eficiência das coroas ovais e NA MÉDIA não houve benefício, porém em alguns indivíduos, houve um ganho de 2% na potência gerada.. assim.. só por usar essas coroas ovais. A conclusão é que deve haver alguns efeitos biomecânicos que a pedalada "ovalizada" corrige ou melhora... aumentando a potência gerada. É interessante... eu gosto mto desses estudos com coroas ovais.
marcoaleite wrote: É muito melhor pedalar no meio do cassete do que nas marchas mais baixas. Eu subo quase tudo de coroão e só desço para a coroa menor em subidas duras e/ou longas, subidas curtas tem que passar de volantão mesmo porque se descer volantinho vai sobrar com certeza do pelotão.

Concordo 100%, ainda mais que a Shimano certa vez disse que se a relação estiver em lubricada, não há desgaste além do normal nas marchas ditas "cruzadas". Sabemos que as correntes Shimano aguentam mais torção lateral que as Campy, então pode ser verdade.
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

Ele fala que na opiniao dele as pessoas nao aprendem a pedalar corretamente. Diz tbm que 50x11 eh mais pesado do que o Merckx teve a vida toda.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Isso aí, rapaziada. Depois do domingão, bora montar um tópico científico sobre cadência! Tô aprendendo demais com vocês todos... valeu!
دفاعا عن فلسطين
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

romanetto wrote:Qual é a melhor de todos os tempos... ele soltou isso aí, Marino. Legal, cara... acho que eles não devem tirar o vídeo, é só uma questão de personalidade do Wiggins, ele foi franco diretamente... não sei, este lance de patrocinadores...

Caramba, Eduardo!! Sessentinha, mano! Nunca vi pessoalmente, pra ser franco contigo, mano!
A SKY pediu para tirar e o Tuttobici disse que não, hehehe.

O engraçado foi que a própria SKY que gravou, depois se arrependeram.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Puts, tiro no pé dos patrocinadores, Marino! Só faltou dizer que o melhor carro não é um jaguar.
:vos2
دفاعا عن فلسطين
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Acompanharam o sprint final das meninas no mundial? A Lizzy e mais duas empreenderam uma fuga e faltando uns 500 metros para o final, simplesmente pararam para agrupar ao pelotão principal que vinha para a chegada em sprint. E isso custou a vitória delas. Mas faltava muito pouco. Eu entendo que necessitavam de apoio ali, mas não compreendi porque elas esperaram praticamente parando a bicicleta e se agrupando muito atrás do pelotão. Acho que foi um erro terrível.
دفاعا عن فلسطين
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Também não entendi nada. De jeito nenhum conseguiriam entrar no pelotão de novo e ter mais forças que as outras para sprintar e vencer.
Era melhor tentar a fuga até a morte.
Dag Hammarskjöld
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Se não aguentassem mais, Marino, ao menos elas seriam passadas pelo pelotão no momento do sprint final. Elas quebraram definitivamente o ritmo de pedalada e teria precisado dispensar mais explosão muscular para passar todo o pelotão para cruzar a chegada num sprint. Foi burrice feia. Na pior das hipóteses, continuavam até serem engolidas pelo pelotão, o que provavelmente aconteceria no sprint. Mas na reta final!, na reta final é gastar o último gás que lhe resta até o fim! Caramba!
دفاعا عن فلسطين
fbergo
Membro

Post by fbergo »

Marianne Vos é companheira de equipe da Pauline Ferrand Prevot na Rabo-Liv, e o que pareceu é que ela (Vos) estava naquela fuga só para controlá-la, e no sprint ela protegeu e lançou a Prevot. Smells like marmelada.
Se descanso é parte do treino, nunca treinei tanto na minha vida.
fbergo
Membro

Post by fbergo »

Bom, o boliche feminino logo no início:
phpBB [media]

E a chegada:
phpBB [media]

Pela forma como a Marianne procura a Pauline quando reagrupa no pelotão, parece que foi combinado mesmo.
agorasim
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo Guedes

Post by agorasim »

teve marmelada nessa parada ai...as minas vinham no maior gás e simplesmente começaram olhar uma as outras e pararam de pedalar....ate a chegada do pelotão....ficou claro que as minas não queriam ganhar (duro de acreditar, mais foi oque ocorreu). só não entendo pq abriram fuga na parte final, pra depois esperar o pelotão a beira de cruzar a linha de chegada. :(

Roma, o CássioR, que estava comentando no youtube era vc?

Code: Select all

1º CORÍNTIOS, CAPÍTULO 1, VERSÍCULO 19, Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.
Image
fbergo
Membro

Post by fbergo »

O povo espanhol é muito receptivo, até decorou o percurso para as atletas com muito bom gosto:

Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

fbergo wrote:Marianne Vos é companheira de equipe da Pauline Ferrand Prevot na Rabo-Liv, e o que pareceu é que ela (Vos) estava naquela fuga só para controlá-la, e no sprint ela protegeu e lançou a Prevot. Smells like marmelada.

Putz, verdade, ela até embalou a francesa :lol: , mas as outras três não precisam ter parado também.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Tem veze que se ataca no final assim simplesmente para fazer uma equipe que quer levar alguem para a chegada perseguir e torrar. Pode ter acontecido de combinarem alguma coisa no meio da prova e não deu muito certo! Kkkk
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
romanetto
Membro

Post by romanetto »

agorasim wrote:teve marmelada nessa parada ai...as minas vinham no maior gás e simplesmente começaram olhar uma as outras e pararam de pedalar....ate a chegada do pelotão....ficou claro que as minas não queriam ganhar (duro de acreditar, mais foi oque ocorreu). só não entendo pq abriram fuga na parte final, pra depois esperar o pelotão a beira de cruzar a linha de chegada. :(

Roma, o CássioR, que estava comentando no youtube era vc?
En español? Sí, cabrón! :D E você, quem era?
دفاعا عن فلسطين
agorasim
Membro

Post by agorasim »

falava em españhol, português...era uma misturada...huiahaihuai

notei que vc ficou grilado com à atitude das minas que esperaram o pelotão....hiuahuiauhia

suspeitei desde o principio...huahiuahuia

eu era o paulo. melhor sou^^

cheguei ate fazer uma pergunta lá....quando suspeitei que era vc...kkkkkkkkkk

1º CORÍNTIOS, CAPÍTULO 1, VERSÍCULO 19, Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.
Image
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Percebem que a comentarista dá uma risadinha no final, do tipo, não acreditando no que viu?
E a francesa, vencedora, faltando ainda uns 5 metros, parou em vez de acelerar e tentar o arremesso, e por pouco quase não perdeu!!
Eu acho que a gente está acostumado a ver muito ciclismo de elite masculino e aí quando vê essas coisas, a gente se espanta um pouco. (Olha o machismo aí! :D).
دفاعا عن فلسطين
romanetto
Membro

Post by romanetto »

agorasim wrote:falava em españhol, português...era uma misturada...huiahaihuai

notei que vc ficou grilado com à atitude das minas que esperaram o pelotão....hiuahuiauhia

:lol: :lol: :lol:
Eu nem vi que você me perguntou algo! Eu estava distraído com as imagens...
E vi que tinha um monte de espanhol ali, e gente da Colombia, e aí eu misturava italiano, espanhol e inglês, tudo com muito português. E na real, com esta mistura, nem os espanhóis entenderam, nem os anglófonos, nem os italianos, mas aí vi que os brasileiros estavam entendendo... :lol: :lol: :lol:

Você é o Paulo Guedes! :D
LEgal, mano. Amanhã não estarei ali, porque vou pro PJ. Se você for... vou tentar ir com a camisa do Pelote pra você me ver por lá. (Então não vai dar pra assistir pelo Youtube e sair comentando! :D Abraço!
دفاعا عن فلسطين
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Pô que coisa feia... mas sério o ciclismo feminino é algo surreal de amador.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Chegada a la filme pastelão.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
agorasim
Membro

Post by agorasim »

romanetto wrote:
agorasim wrote:falava em españhol, português...era uma misturada...huiahaihuai

:lol: :lol: :lol:
Eu nem vi que você me perguntou algo! Eu estava distraído com as imagens...
E vi que tinha um monte de espanhol ali, e gente da Colombia, e aí eu misturava italiano, espanhol e inglês, tudo com muito português. E na real, com esta mistura, nem os espanhóis entenderam, nem os anglófonos, nem os italianos, mas aí vi que os brasileiros estavam entendendo... :lol: :lol: :lol:

Você é o Paulo Guedes! :D
LEgal, mano. Amanhã não estarei ali, porque vou pro PJ. Se você for... vou tentar ir com a camisa do Pelote pra você me ver por lá. (Então não vai dar pra assistir pelo Youtube e sair comentando! :D Abraço!
acho que amanhã vou esticar as canelas na ciclovia....se tiver me sentindo bem devo tentar fazer o granfondo 9, pq segunda vou visitar o mano em brasília, e o filho da minha mãe :liz1 , me desencorajou de levar a bike (devido aos muitos roubos que anda acontecendo nas quebradas de lá), então se eu não concluir amanhã, já era, game over pra esse granfondo 9, vamos ver se o tempo tbm ajuda né ^^ :wigo1

Image
Lucinar
Membro
Nome Verdadeiro:: Lucinar Flores

Post by Lucinar »

176 km pro fim;
Fuga 15 min na frente do pelote; Não descobri quem está na fuga.
Edit: Fuga com Kvasina, Quintero, Polivoda y Savickas;
Fischer, Andriato e o Christian Egídio na parte da frente do pelote.

Italian rider Vincenzo Nibali, Russian Alexandr Kolobnev and Ramunas Navardauskas from Lithuania were involved in the crash (mas continuam na prova);
http://app.strava.com/athletes/1154476" onclick="window.open(this.href);return false;
https://twitter.com/prof_lucinar" onclick="window.open(this.href);return false;
Image
Lucinar
Membro
Nome Verdadeiro:: Lucinar Flores

Post by Lucinar »

Pelote diminui a diferença pra 3:20 min. Faltam 75 km. Equipe polonesa andou praticamente 2 horas na frente do pelote. Agora Itália assume a ponta. E o pelotão começa a esfarelar.
http://app.strava.com/athletes/1154476" onclick="window.open(this.href);return false;
https://twitter.com/prof_lucinar" onclick="window.open(this.href);return false;
Image
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Agora, Italia puxando o pelotão sem Nibali, Aru esta na posição de líder aparentemente, De Marchi puxando.
Fuga com 2:40 (os mesmos que o Lucinar cita).

A queda parece que foi feia com espectadores envolvidos e carro da organização.
Post Reply