Treinamento por FC / TRIMP

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Post Reply
Leo Miau
Membro
Nome Verdadeiro:: Leonardo

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by Leo Miau »

To com dificuldades de chegar nessa tela no GC.

Image

O máximo que consegui foi isso aqui:

Image

E agora? Quem poderá me ajudar? :lance7
100% de nada não é nada: É muito pouco.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Leo, o GC novo não tem mais esta tela. Então você não vai chegar nela nunca! rsrsrs

Vai neste gráfico, clica em "More" e depois "All chart settings" e escolhe na aba "Preset" o "PMC TRIMP". Se não ficar legal, vai na aba "Curves" e monta do jeito que você preferir, só clicar no + que você adiciona métricas e no - para eliminar. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Leo Miau
Membro

Post by Leo Miau »

marcoaleite wrote:Leo, o GC novo não tem mais esta tela. Então você não vai chegar nela nunca! rsrsrs

Vai neste gráfico, clica em "More" e depois "All chart settings" e escolhe na aba "Preset" o "PMC TRIMP". Se não ficar legal, vai na aba "Curves" e monta do jeito que você preferir, só clicar no + que você adiciona métricas e no - para eliminar. ;)
Era uma missão impossível mesmo Marco. rs...

Muito obrigado pela informações con elas já consegui montar o gráfico e aprendi a eliminar e adicionar dados nele.

Mas minha linha e equilíbrio de tensão não está aparecendo, eu adicionei ela, mas não apareceu, os dados que aparecem é de tensão curto e longo prazo e trimp 100 pontos.

Veja o gráfico:

Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Eu não tenho o GC aqui no trabalho, deve estar faltando adicionar alguém aí. Cria um novo gráfico de PMC e adiciona o TRIMP que tem no preset que dá para ver quem é que está faltando para aparecer o TSS.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Amigos, tenho uma dúvida sobre a "veracidade" dos gráficos gerados pelo tss/trimp. É o seguinte: todas as semanas eu fico em casa e treino no rolo. Com isso, embora esteja treinando, a linha do meu CTL sempre acaba caindo um pouco. Este final de semana não fui pra rua e acabei fazendo rolo sábado e domingo. Com isso, meu CTL se manteve praticamente estável. As únicas oportunidades que ele realmente dá um pulo são nos longos de final de semana, que tem bastante volume.

O quanto isso realmente é válido? Me recuso a acreditar que aquelas pauladas de Vo2 e de Limiar que faço durante a semana só servem para manter a forma. KKKKKK
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Cebo, penso eu que por mais que a intensidade seja alta, a duração é curta e isto reflete no cálculo do TSS. Gerando um TSS baixo por consequência o CTL e ATL também ficam baixos. Vamos pensar assim, você está gerando adaptações pequenas no seu fitness pensando em uma forma macro.
Cebo
Membro

Post by Cebo »

marcoaleite wrote:Cebo, penso eu que por mais que a intensidade seja alta, a duração é curta e isto reflete no cálculo do TSS. Gerando um TSS baixo por consequência o CTL e ATL também ficam baixos. Vamos pensar assim, você está gerando adaptações pequenas no seu fitness pensando em uma forma macro.

KKKKKK me sinto deprimido agora. :voec2
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Tenho minhas dúvidas o quanto são reais esses valores.

Vejam os treinos Tabata, são indicados para quem não tem muito tempo para treinar e aquilo não vai gerar nada de TSS.
Agora pegue um ciclista de longa distância, mas que pedala sempre em baixa intensidade, o TSS vai ser grande, mas ele vai ter dificuldades em intensidades altas.

Acho que tem que planejar os seus treinos e usar esses valores para ver evolução e quando é hora de descansar e não planejar os seus treinos através do gráfico.
Last edited by Marcelo Marino on Mon 22 Sep 2014 12:16, edited 1 time in total.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Caralho, concordo com o Marino de novo. Acho melhor a gente começar a concordar lá na cabeceira da Cantareira, Marino. Vai que resolve essa falta de chuva. KKKKKKK

Mas ia falar justamente isso. Um treino longo e de baixa intensidade gera muito mais TSS/TRIMP do que um curto e intenso. Porém, duvido que gere as mesmas adaptações fisiológicas.

Esse treco deveria ser dividido em tipo de estímulo, regando gráficos diferentes para cada um. TIpo LTVo2 (Long Term Vo2). Se os meus treinos já geram pouco TSS, imagina esses to time crunch?

Pega o caso do TBerlotto, por exemplo. Ele meteu 20 pontos de CTL em um mês. Eu to numa puta luta pra conseguir colocar 10 pontos. Pra colocar 20 em um mês treinando com eu treino entraria em over com certeza. Agora, saindo de casa e rodando girinho por 3 ou 4 horas na terça e na quinta já daria fácil.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Exatamente Marino, resumiu bem. Isto é algo que quero esclarecer melhor lendo aquele livro do Time Crunched.

Isto mostra Cebo, na minha opinão, que os 7x3 e 2x20 que conversamos uns posts atrás não resolvem de forma geral, vai te condicionar a aguentar fazer força em períodos determinados, porém se você não tiver um endurance apurado não vai chegar em condições de usar o que treinou específico na hora que precisar, ou seja, vai chegar torrado na hora H.

Sábado fiz força pra caramba e gerou somente 47 de TSS. Meu CTL está hoje abaixo de 50. Edit: Complementando, fazendo um treino de 1h30min de endurance eu fiz 73 de TSS apenas.
Cebo
Membro

Post by Cebo »

É, o sistema é bom mas da muita margem para erro. Por exemplo: sábado, fiz overs e unders e domingo fiz o Local Hero. Minha pernas estão completamente destruídas. Duvido que conseguiria fazer um treino de limiar hoje, por exemplo. Alias, desconfio que até um sweet spot seria bem complicado.

Porém, meu TSB esta perto de -10, o que não é nada de absurdo e meu CTL (como falei), saiu de 52 e foi pra 53, o que é nada praticamente.
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Magnus wrote:Estou surpreso com o resultado dos treinos no rolo. É como o Cebo falou, estou gastando muito menos tempo para treinar e o resultado está sendo muito bom. Olhem a diferença de TRIMP entre um treino no rolo e um na rua:

- No rolo: 41 km com média de 27,5 km/h. Treino de 1h30min que me renderam 78 pontos de TRIMP
- Na rua hoje: 48 km com média de 30,9 km/h. Treino de 1h34min que me renderam 23 pontos de TRIMP. E ainda foi um pedal relativamente forte, cheguei a pegar 4º lugar num segmento de 21 km no Strava.

Um treino duro de 20 minutos no rolo, como o Extra Shot, me rende 30 pontos de TRIMP
Tiago, vc está certíssimo, não sei que porra tem no arquivo que o Bryton gera na rua que o GC não consegue interpretá-lo corretamente. Fiz a entrada manual dos treinos que faço na rua e os valores ficaram completamente diferentes... merda, esqueçam tudo que falei em cima, o pedal na rua que eu citei rendeu na verdade, com a entrada manual, 120 pontos de TRIMP...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Leo Miau
Membro

Post by Leo Miau »

marcoaleite wrote:Eu não tenho o GC aqui no trabalho, deve estar faltando adicionar alguém aí. Cria um novo gráfico de PMC e adiciona o TRIMP que tem no preset que dá para ver quem é que está faltando para aparecer o TSS.
Marco fiz o que você falou, e apareceu só duas linhas, ainda fica faltando a linha de equilíbrio de tensão, não tenho ideia do que seja.

Esse gráfico está com dados do anos passado e começo deste ano.

Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Leobatista wrote:
marcoaleite wrote:Eu não tenho o GC aqui no trabalho, deve estar faltando adicionar alguém aí. Cria um novo gráfico de PMC e adiciona o TRIMP que tem no preset que dá para ver quem é que está faltando para aparecer o TSS.
Marco fiz o que você falou, e apareceu só duas linhas, ainda fica faltando a linha de equilíbrio de tensão, não tenho ideia do que seja.

[ Imagem ]
Tenta adicionar a curva do TSB manualmente que é para funcionar. Se não conseguir, en casa eu tento montar o gráfico e te digo aqui o que adicionar para ficar ok. ;)
Leo Miau
Membro

Post by Leo Miau »

marcoaleite wrote:
Leobatista wrote:

[ Imagem ]
Tenta adicionar a curva do TSB manualmente que é para funcionar. Se não conseguir, en casa eu tento montar o gráfico e te digo aqui o que adicionar para ficar ok. ;)
Beleza Marco,

Acho que achei o problema, eu estava adicionando o Equilíbio de Tensão do Skiba, e não do TRIMP, acho que por isso não estava aparecendo, adicionei a o TRIMP e pareceu .

O gráfico ficou meio estranho porque aqui eu só tenho dados até o inicio do ano, a noite eu faço um com todos os dodos e posto de novo, dai a gente ve se ta tudo certo.

Valeu mais uma vez.

Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Beleza Leo, parece que agora fechou! Depois se você achar conveniente muda para line ao invés de bar, você pode escolher também o tipo de marcador na linha para diferenciar assim como a cor. Entrando no Edit lá no Curve você consegue personalizar cada métrica que aparece no gráfico. ;)
Ed Braz
Membro

Post by Ed Braz »

Acompanhando as dúvidas do Leo para gerar os gráficos, consegui por aqui tb!
:conta1
Já tinha tentado antes e não ia de jeito nenhum, tinha até comentado isto com o Cebo uma vez.

Triste é ver o estrago de uma gripe e um tempão sem pedalar:
Image

:lance3
Strava: marcando tempos e destruindo relacionamentos
Leo Miau
Membro

Post by Leo Miau »

Ed Braz wrote:Acompanhando as dúvidas do Leo para gerar os gráficos, consegui por aqui tb!
:conta1
Já tinha tentado antes e não ia de jeito nenhum, tinha até comentado isto com o Cebo uma vez.

Triste é ver o estrago de uma gripe e um tempão sem pedalar:
[ Imagem ]

:lance3
Que bom Ed Braz, minhas dúvidas ajudaram não só a mim, mas a você também, obrigado ao Marco pela paciência. :voec2

Acho que agora consegui tudo certo, seguem gráficos:

Image

Image

Agora tenho que aprender a analisar isso ai.
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Tópico bem bacana falando sobre o que a gente estava falando acima, com participação especial do Sr. Coogan.

http://www.cyclingforums.com/t/492726/l ... ons-of-tss" target="_blank

Resumidamente, o TSS (ou TRIMP), é só mais uma métrica de treino, como contar Kms ou tempo pedalado. Tem vantagens, mas não deixa de ser um modelo rudimentar.

http://www.cyclingforums.com/t/327227/tss-vs-trimps" target="_blank

Neste tópico outro tópico, temos um texto bem bacana do Coogan comparando TSS e TRIMP. Filosoficamente falando, o TSS é melhor para medir estresse e o TRIMP para medir tensão. Ele diz isso porque, embora o TRIMP dê menos crédito para valores que ultrapassam o máximo, ele leva em conta fatores fisiológicos que também influenciam no desgaste que o treino gera no corpo (calor, desidratação, sono, etc).

No fim, ele completa dizendo que ambos são só métricas de treino diferentes.

Concluo que essas informações todas são uteis, mais não devem ser levadas ao pé da letra. Afinal, você pode acumular 600 pontos de TSS em uma semana girando de boa por longas horas e não se sentir cansado, ao mesmo tempo que você pode acumular 300 de treinos de limiar e Vo2 e se sentir exausto.
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Por tudo que estou vendo, acredito que o TRIMP e o TSS são bons referenciais quando fazemos treinos mais completos. Eles deixam a desejar a partir do momento em que vc foca em algo específico. Se ficar um mês fazendo só treinos curtos de alta intensidade ou só fazendo trabalho de base, os números vão passar longe mesmo da realidade, mas se o treino for diversificado a análise será bem satisfatória.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

O PMC (seja ele por TRIMP ou TSS) é, pra mim, uma ferramenta motivacional! Manter aquela linha verde subindo é um desafio a cada semana e gosto de imaginar que isso se reflete efetivamente um ganho de desempenho (ainda que bem gradual). Além disso, essa métrica me mostrou de modo objetivo pq vc não consegue melhorar o condicionamento fazendo sempre a mesma carga de treino (intensidade e volume), mas sim que ela precisa aumentar a medida que o condicionamento vai aumentando...
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Deixa eu tirar uma dúvida..
Eu tava com mta dificuldade de atingir Z5a e então refiz o meu teste de LTHR. Deu 3 bpm a menos. Hj eu fiz uma subida onde geralmente eu batia o teto da Z4 (mas não subia pra Z5 nem a pau...) e agora eu atingi Z5a como esperado. Ao arrancar morro acima, consegui bater o Z5b até, coisa que eu não conseguia fazia meses. Pelo RPE, sinto que esse "novo" Z5a se assemelha ao "antigo" teto da Z4.

Acho que agora o LTHR não está superestimado né?
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

A FC do limiar de lactato não muda assim. A FC ali na subida pode ter mudado por vários fatores, temperatura, hidratação, sono...

O tempo da subida foi mais ou menos o mesmo?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Marcelo Marino wrote:A FC do limiar de lactato não muda assim. A FC ali na subida pode ter mudado por vários fatores, temperatura, hidratação, sono...

Também acho isso.
Outra coisa, treinos em zonas altas só com PM mesmo, o delay do HR e os fatores externos do pedal influenciam demais .
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Leo Miau
Membro

Post by Leo Miau »

Eu vejo esses relatos e fico triste, kkkk. Não tenho problemas em subir o batimento, tenho problemas em deixar ele baixo, qualquer esforço que eu faço já vai la pros 170 (tenho 39 anos). Meus pedais para ter uma velocidade média de 30km eu tenho que fica com batimento médio de mais de 160, é muita coisa. Espero que com uns treinos mais certos e regulares eu melhore isso.

Segue treino para mostrar o que eu falei:

http://www.strava.com/activities/168615130
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Leo, acho que isso tem a ver com condicionamento sim. Não pela faixa em que fica, mas por subir fácil; ele demora pra descer quando diminui o esforço?
Leo Miau
Membro

Post by Leo Miau »

Eu acho que não demora, tipo, baixa de 170 pra 140 em um minuto, isso se eu diminuir o esforço, tipo baixar pra uns 25 por hora. não sei se isso é rápido... :vino1
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

ftmonjardim wrote:
Marcelo Marino wrote:A FC do limiar de lactato não muda assim. A FC ali na subida pode ter mudado por vários fatores, temperatura, hidratação, sono...

Também acho isso.
Outra coisa, treinos em zonas altas só com PM mesmo, o delay do HR e os fatores externos do pedal influenciam demais .
Até um pouco acima do limiar (Z5b do Friel) da para ir na FC, acima disso quem treina por FC tem que ir na percepção de esforço. Não tem muita coisa para cima também não, digamos que seja uma "esticada" de, sei lá, até 1 minuto, e acima disso só um sprint de 10".
É assim que eu estou treinando.
Dag Hammarskjöld
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Foi sim. Qdo comecei a treinar por FC eu atingia Z5a ali, mas ultimamente eu torcia o cabo e nada da FC passar de Z4 (4.8-4.9), parecia que eu estava além do meu limite. Refiz o teste, deu um LTHR 3 bpm menor e, agora, voltei a atingir Z5a nessa subida. Ontem eu fiz um tiro forte e longo no plano (antes dessa subida comentada) onde atingi Z5b ao final do primeiro minuto e afoguei BONITO, ou seja, fui bem acima do limiar mto rápido, ou seja, um indicativo que realmente fui no supra-limiar e não em sub-limiar.

Oq quero dizer é que antes de refazer o teste eu já devia estar no limiar mesmo com o monitor marcando Z4, pois na realidade, minha LTHR diminuiu um tantinho. Certa vez o Marco (véio) me disse que o passo da subida é em Z5a, desde que vc tenha uma sobrinha pra Z5b, qdo necessário. Pois bem, voltei a atingir Z5a nessa subida... então eu acho que voltei a achar o meu limiar.
PAF
Membro
Nome Verdadeiro:: Pedro

Post by PAF »

Rapaz, hoje eu atualizei o GC e a atualização judeu com meus gráficos que eu passei umas férias personalizando. Magoou! :lance7
--
Image
Post Reply