É verdade, Magnus, você tem razão. Eu sou repetitivo. Culpa do Marino, que ressuscitou a discussão com o mesmo argumento para rebater o PAF que tinha usado o mesmo argumento e aí eu vim com um texto de seis folhas para dizer tudo o que eu já tinha dito. Como eu disse, culpa do Marino, aquele safado!
Marino, brincadeira, menino, eu gosto de você.
O amor é recíproco.

Já percebi que o senhor é fanfarrão.
Adriano wrote:Marcelo Marino wrote:Se ninguém está preocupado com performance então por que não usar uma Caloi Strada?
Porque o "marketing carbono" é maior que o "marketing marca famosa".
Marino, o fato de alguém pedalar apenas por lazer não significa que tem que se contentar com uma bike de entrada. Uma coisa que você reluta em admitir é que um quadro de carbono mediano como esses chinas são bem superiores a um Strada. Você não quer dar o braço a torcer, mas esse negócio de carbono ser material elitizado já era cara. Na boa, desencana. Vira essa página porque os chinas já dominam a técnica de manipulação do carbono. Deixa de mimimi. Esses fu da vida ainda não estão no mesmo nível das marcas top, mas já ficou bem claro que eles entregam um produto que atende às necessidades de qualquer mortal, sem cobrar um preço proibitivo por isso. Porque isso te incomoda tanto?
Eu não disse para se contentar com uma bicicleta de entrada, mas levantaram o argumento que não necessitam de quadros top porque são amadores e não estão preocupados com a performance, então uma Strada (só para exemplificar) iria bem. Não tenho nada contra quem compra uma bicicleta mais simples, por não precisar de uma mais top, e nem contra quem busca um equipamento que melhore a sua performance.
Não é questão em relutar em admitir nada. Acontece que ao meu ver, não é porque é carbono que é uma maravilha.
Essa por um acaso é a opinião de várias pessoas com longos anos de ciclismo e com bastante conhecimento no assunto que dizem mais vale um bom quadro de alumínio do que um quadro de carbono que não tenha as características que eu deseje.
Não é nem questão de ser china ou não. Eu não troco o meu quadro de alumínio por um de carbono de entrada de marca famosa.
Somente esse ano a linha intermediária da Pinarello começou a me convencer que valeria a pena um quadro de nível intermediário, baseando-a nas características do quadro que mudaram, adotadas das "irmãs maiores".
Não tem nenhum critério aqui que esteja usando que não seja técnico.
Mas ainda assim eu penso se não valeria a pena um quadro de 2010, mas top de linha na época, que está por um preço bom.
Não me movo por uma propaganda do tipo alumínio é coisa do passado, hoje é tudo carbono ou fulano falou que é bom. Me movo por aspectos técnicos, por pareceres de gente experiente.
Por fim eu não duvido que os chineses dominem a técnica, mas não é essa a questão. O problema é que o ideal deles é vender o mais barato possível para vender mais, então não tem motivo para usar toda a técnica/materiais existentes se isso for aumentar o preço.