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coroas ovais!

Posted: Fri 21 Mar 2014 12:17
by samuelgouvea
eu sou um cara desencanado com upgrades... só faço de forma consciente, pra não cair no consumismo ou pior, depositar no equipamento (e não no treino) a culpa/desculpa pela performance, boa ou ruim...

uma das coisas que eu tenho a maior curiosidade são as coroas ovais... se por um lado ouço maravilhas das recentes, os antigos ( :roll: ) têm relatos dos mais diversos sobre as biopace...

até gostaria de testar um jogo, mas ao preço que tá, fica difícil!

enfim, alguém já testou? quais as impressões?

Re: coroas ovais!

Posted: Fri 21 Mar 2014 12:37
by Enkidu
Eu usei biopace no início da década de 90, o grupo era um shimano 600 7v (sim! já usei shimano, mas por contingência). Ele não era tão radical quanto os que reapareceram agora. Sinceramente, não sentia diferença alguma com o tradicional.

Re: coroas ovais!

Posted: Fri 21 Mar 2014 14:24
by Marcelo Marino
Do que eu li, daria uma pequena melhora em altas velocidades, uns 50 km/h.

O Wiggo pode ganhar uma miserinha aí em um crono, mas para nós o efeito seria só na conta bancária mesmo.

Re: coroas ovais!

Posted: Fri 21 Mar 2014 15:41
by marcoaleite
Este lance das coroas ovais, foi o Wiggo ou o Froome que largou mão delas? Até tinha a entrevista dele no cycling news comentando que sentiu melhoras pedalando com a convencional novamente, algo assim. Quem estiver na manha aí pode procurar o link. ;)

Re: coroas ovais!

Posted: Fri 21 Mar 2014 19:15
by acunha
placebo :)

Re: coroas ovais!

Posted: Mon 24 Mar 2014 15:18
by gtavares
"Coroas tortas"...

Re: coroas ovais!

Posted: Mon 24 Mar 2014 15:24
by T-Rodman
fiquei tentado a experimentar, mas depois que vi o preço da oval aqui no BR desisti. sai uns R$ 1000 a brincadeira de trocar as 2 coroas.
basicamente tem de 105 e Centaur pra cima.

Re: coroas ovais!

Posted: Mon 24 Mar 2014 15:58
by Cebo
Acredito que deva ser daquelas coisas que fazem diferença para uns e para outros não. Mas o fato é um só: se tivesse watt de graça, a UCI teria proibido.

Re: coroas ovais!

Posted: Mon 24 Mar 2014 16:37
by Papillon
duvido que faça alguma diferença.

vez ou outra aparece no ML um cara vendendo um par das ovais shimano 600 por 150 paus.

Re: coroas ovais!

Posted: Wed 23 Jul 2014 20:32
by samuelgouvea
Então galera...

Estou encucado com esse trem ainda, e estou interessado em testar mas sem pagar tão caro...
Tenho acesso a umas ferramentas básicas e suficientes pra fabricar uma coroa oval, mas estou completamente perdido com relação ao desenho ou projeto! Alguém tem sugestões?

O sistema de.indexagem é razoavelmente tranquilo de resolver, meu problema.mesmo é com o grau de ovalizacao da coroa e posição dela no pedivela, se.monto o eixo mais longo alinhado ou perpendicular ao braço do pedivela ou mesmo obliquamente. ..

Sugestões?

Re: coroas ovais!

Posted: Wed 23 Jul 2014 21:20
by Marcelo Marino
Essa sua pergunta é a mesma que os fabricantes tentam responder.

Já existiu com o maior eixo alinhado ao braço. Perpendicular parece ser o mais aceito. Na dúvida teve fabricante que deixou a possibilidade de escolher a posição onde cada um deseja por.

No fim pouco importa, já que não adianta mesmo. :D

Doideira mesmo é isso aqui:
Image
Além da coroa oval, em cada posição o braço tem um comprimento.
Deve dar um nó na cabeça pedalar com esse trem aí.

Re: coroas ovais!

Posted: Wed 23 Jul 2014 21:33
by samuelgouvea
O negócio vai ser encher de posições de fixação diferentes, hehehe! E vou usar um desenho menos radical.

Muito maluco esse pedivela aí Marino, me parece que uma coroa excêntrica também funcionaria, mas deve serum pesadelo regular o câmbio dianteiro!

Re: coroas ovais!

Posted: Wed 23 Jul 2014 21:50
by Marcelo Marino
A rotor tem um desenho simples até:

Image

Re: coroas ovais!

Posted: Thu 17 Dec 2015 22:41
by samuelgouvea
update:

consegui durante um tempo uma coroa oval narrow-wide pra usar na MTB, testei e simplesmente não senti diferença alguma :liz1

não cheguei a criar um protocolo pra comparar, foi bem no feeling mesmo, mas juro que pedalando não seu diferença...

uma coisa interessante que fiz foi uma cópia xerox da tal coroa antes de devolver pro dono, vou cortar uma cópia em aço inox e brincar um pouco mais , hehehe!

Re: coroas ovais!

Posted: Thu 17 Dec 2015 22:48
by rodrigomarin
Mas será que a diferença não vai ser mais notável numa bike de estrada, testando-a no plano?

Re: coroas ovais!

Posted: Fri 18 Dec 2015 08:55
by Flavio Tuix
alguem me perguntou um tempo atrás aqui no forum

uso oval 52 na sworks
acho a "empurrada" mais pesada, mais bruta do que com a coroa normal

pode ser placebo? sei la. sempre acho q to fazendo mta força com a sworks, coisa q com a guerciotti ( 53 tradicional) eu ja faço a força esperada

abrax

Re: coroas ovais!

Posted: Fri 18 Dec 2015 09:10
by Adriano
Estudos indicam que coroas ovais são eficazes sim, assim como as pulseiras power balance.

Re: coroas ovais!

Posted: Fri 18 Dec 2015 09:18
by tbortolotto
Adriano wrote:Estudos indicam que coroas ovais são eficazes sim, assim como as pulseiras power balance.
Conforme já discutido em mtos tópicos e mtos fóruns por aí, as coroas ovais podem apresentar um ganho de rendimento dependendo das características biomecânicas de cada indivíduo. Então pra alguns vai funcionar e pra outros pode com ctz piorar. Td tem q ser avaliado individualmente, pq na média realmente não se mostra ganho de desempenho. O problema é que não existem estudos que identificaram quais características biomecânicas são essas necessárias para o ganho de rendimento com coroas ovais e aí td fica na tentativa e erro oq é bem salgado pra maioria dos mortais haha

E power balance funciona sim. Chama-se efeito placebo... hahhahaa!!

Re: coroas ovais!

Posted: Mon 21 Dec 2015 15:01
by kinbold
Acabei de ler o seguinte texto:

"Coroas Ovais X Trocadores Traseiros !

O maior desafio aqui será abordar esse assunto de forma simples, para que entendam a relação entre essas duas partes da transmissão da bike e estejam cientes quanto a um possível ( talvez não provável, mas possível ), problema que possa acontecer.
Aconteceu aqui na oficina há algumas semanas, discuti o caso com projetistas de marcas internacionais e ao receber uma segunda bike com o mesmo problema, decidi abordar publicamente.
Entendam que não estou criticando, apontando marcas, ou qualquer coisa do tipo, apenas procuro alertar, já que conheço amantes das ovais e não acho justo que o desconhecimento pleno de seu funcionamento possa trazer prejuízos.
Vamos lá:
- Qual a função do câmbio traseiro? Ele tem várias funções no processo de trocas de marchas, mas basicamente ele desvia a corrente entre as opções do cassette e o que nos interessa aqui; mantém a corrente tensionada.
- Para manter a corrente tensionada, a cada troca de marchas, o cage ( braço ) do trocador muda de posição. Uma vez mudada a posição e mantida a tensão na corrente, ( uma função da combinação de dentes entre coroa e cassette ), o cage permanece parado até a próxima mudança. Essa é a característica para as coroas redondas e até onde eu sei, nenhum fabricante de câmbios, possui coroas ovais. ( ok, Rotor lançou o dele, mas não conheço ainda ).
- Aqui está o ponto central: Com as coroas ovais, a cada ciclo do pedivela, o câmbio traseiro precisa se reposicionar duas vezes afim de manter sua função de tensionar a corrente. É necessário um movimento pequeno para isso, mas ele passa a acontecer milhares e milhares de vezes.
Lembrando o ditado: "Água mole em Pedra Dura ..." Não preciso citar o resto.
A conversa com os fabricantes foi boa, mas não conclusiva. Entendi que eles não possuem estatísticas específicas para coroas ovais, então os problemas entram no bolo total e assim não entendemos ainda os % de problemas. Aqui no SrFix, tenho 3 clientes com ovais, 1 já teve o câmbio quebrado e os outros 2 possuem uma folga importante que acredito virá a quebrar em algum momento. Todos usam a mesma marca de câmbio.
Existem diferentes fabricantes de câmbios e assim diferentes projetos para a mesma peça, nenhuma projetada para as coroas Ovais (volto a citar que não conheço o Rotor ainda). Concluí que a Shimano possui o melhor projeto, sendo minha recomendação para quem pretende usar Ovais.
Mudar um projeto certamente é complicado, mas sugeri a SRAM e ROTOR, que pelo menos recomendem uma graxa própria para a fricção e mais alta temperatura que possa ser aplicada no sistema de fixação do cage.
As fotos mostram o desgaste excessivo do pino e do parafuso que fixam um cage SRAM, a vista explodida mostra o mesmo sistema de fixação na Shimano.
Quem tiver dúvidas, estou a disposição para discutir o problema e passar melhores impressões.
Obrigado
Nando"

fonte: https://www.facebook.com/senhorfix/