coroas ovais!

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
samuelgouvea
Membro

coroas ovais!

Post by samuelgouvea »

eu sou um cara desencanado com upgrades... só faço de forma consciente, pra não cair no consumismo ou pior, depositar no equipamento (e não no treino) a culpa/desculpa pela performance, boa ou ruim...

uma das coisas que eu tenho a maior curiosidade são as coroas ovais... se por um lado ouço maravilhas das recentes, os antigos ( :roll: ) têm relatos dos mais diversos sobre as biopace...

até gostaria de testar um jogo, mas ao preço que tá, fica difícil!

enfim, alguém já testou? quais as impressões?
Image
Enkidu
Membro
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: coroas ovais!

Post by Enkidu »

Eu usei biopace no início da década de 90, o grupo era um shimano 600 7v (sim! já usei shimano, mas por contingência). Ele não era tão radical quanto os que reapareceram agora. Sinceramente, não sentia diferença alguma com o tradicional.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Do que eu li, daria uma pequena melhora em altas velocidades, uns 50 km/h.

O Wiggo pode ganhar uma miserinha aí em um crono, mas para nós o efeito seria só na conta bancária mesmo.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Este lance das coroas ovais, foi o Wiggo ou o Froome que largou mão delas? Até tinha a entrevista dele no cycling news comentando que sentiu melhoras pedalando com a convencional novamente, algo assim. Quem estiver na manha aí pode procurar o link. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
acunha
Membro
Nome Verdadeiro:: Anderson Cunha

Post by acunha »

placebo :)
Image
gtavares
Membro

Post by gtavares »

"Coroas tortas"...
T-Rodman
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Post by T-Rodman »

fiquei tentado a experimentar, mas depois que vi o preço da oval aqui no BR desisti. sai uns R$ 1000 a brincadeira de trocar as 2 coroas.
basicamente tem de 105 e Centaur pra cima.
Image
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Acredito que deva ser daquelas coisas que fazem diferença para uns e para outros não. Mas o fato é um só: se tivesse watt de graça, a UCI teria proibido.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

duvido que faça alguma diferença.

vez ou outra aparece no ML um cara vendendo um par das ovais shimano 600 por 150 paus.
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

Então galera...

Estou encucado com esse trem ainda, e estou interessado em testar mas sem pagar tão caro...
Tenho acesso a umas ferramentas básicas e suficientes pra fabricar uma coroa oval, mas estou completamente perdido com relação ao desenho ou projeto! Alguém tem sugestões?

O sistema de.indexagem é razoavelmente tranquilo de resolver, meu problema.mesmo é com o grau de ovalizacao da coroa e posição dela no pedivela, se.monto o eixo mais longo alinhado ou perpendicular ao braço do pedivela ou mesmo obliquamente. ..

Sugestões?
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Essa sua pergunta é a mesma que os fabricantes tentam responder.

Já existiu com o maior eixo alinhado ao braço. Perpendicular parece ser o mais aceito. Na dúvida teve fabricante que deixou a possibilidade de escolher a posição onde cada um deseja por.

No fim pouco importa, já que não adianta mesmo. :D

Doideira mesmo é isso aqui:
Image
Além da coroa oval, em cada posição o braço tem um comprimento.
Deve dar um nó na cabeça pedalar com esse trem aí.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

O negócio vai ser encher de posições de fixação diferentes, hehehe! E vou usar um desenho menos radical.

Muito maluco esse pedivela aí Marino, me parece que uma coroa excêntrica também funcionaria, mas deve serum pesadelo regular o câmbio dianteiro!
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

A rotor tem um desenho simples até:

Image
Dag Hammarskjöld
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

update:

consegui durante um tempo uma coroa oval narrow-wide pra usar na MTB, testei e simplesmente não senti diferença alguma :liz1

não cheguei a criar um protocolo pra comparar, foi bem no feeling mesmo, mas juro que pedalando não seu diferença...

uma coisa interessante que fiz foi uma cópia xerox da tal coroa antes de devolver pro dono, vou cortar uma cópia em aço inox e brincar um pouco mais , hehehe!
Image
rodrigomarin
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin

Post by rodrigomarin »

Mas será que a diferença não vai ser mais notável numa bike de estrada, testando-a no plano?
Flavio Tuix
Membro
Nome Verdadeiro:: Flavio

Post by Flavio Tuix »

alguem me perguntou um tempo atrás aqui no forum

uso oval 52 na sworks
acho a "empurrada" mais pesada, mais bruta do que com a coroa normal

pode ser placebo? sei la. sempre acho q to fazendo mta força com a sworks, coisa q com a guerciotti ( 53 tradicional) eu ja faço a força esperada

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Adriano
Membro
Nome Verdadeiro:: Adriano

Post by Adriano »

Estudos indicam que coroas ovais são eficazes sim, assim como as pulseiras power balance.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Adriano wrote:Estudos indicam que coroas ovais são eficazes sim, assim como as pulseiras power balance.
Conforme já discutido em mtos tópicos e mtos fóruns por aí, as coroas ovais podem apresentar um ganho de rendimento dependendo das características biomecânicas de cada indivíduo. Então pra alguns vai funcionar e pra outros pode com ctz piorar. Td tem q ser avaliado individualmente, pq na média realmente não se mostra ganho de desempenho. O problema é que não existem estudos que identificaram quais características biomecânicas são essas necessárias para o ganho de rendimento com coroas ovais e aí td fica na tentativa e erro oq é bem salgado pra maioria dos mortais haha

E power balance funciona sim. Chama-se efeito placebo... hahhahaa!!
kinbold
Membro

Post by kinbold »

Acabei de ler o seguinte texto:

"Coroas Ovais X Trocadores Traseiros !

O maior desafio aqui será abordar esse assunto de forma simples, para que entendam a relação entre essas duas partes da transmissão da bike e estejam cientes quanto a um possível ( talvez não provável, mas possível ), problema que possa acontecer.
Aconteceu aqui na oficina há algumas semanas, discuti o caso com projetistas de marcas internacionais e ao receber uma segunda bike com o mesmo problema, decidi abordar publicamente.
Entendam que não estou criticando, apontando marcas, ou qualquer coisa do tipo, apenas procuro alertar, já que conheço amantes das ovais e não acho justo que o desconhecimento pleno de seu funcionamento possa trazer prejuízos.
Vamos lá:
- Qual a função do câmbio traseiro? Ele tem várias funções no processo de trocas de marchas, mas basicamente ele desvia a corrente entre as opções do cassette e o que nos interessa aqui; mantém a corrente tensionada.
- Para manter a corrente tensionada, a cada troca de marchas, o cage ( braço ) do trocador muda de posição. Uma vez mudada a posição e mantida a tensão na corrente, ( uma função da combinação de dentes entre coroa e cassette ), o cage permanece parado até a próxima mudança. Essa é a característica para as coroas redondas e até onde eu sei, nenhum fabricante de câmbios, possui coroas ovais. ( ok, Rotor lançou o dele, mas não conheço ainda ).
- Aqui está o ponto central: Com as coroas ovais, a cada ciclo do pedivela, o câmbio traseiro precisa se reposicionar duas vezes afim de manter sua função de tensionar a corrente. É necessário um movimento pequeno para isso, mas ele passa a acontecer milhares e milhares de vezes.
Lembrando o ditado: "Água mole em Pedra Dura ..." Não preciso citar o resto.
A conversa com os fabricantes foi boa, mas não conclusiva. Entendi que eles não possuem estatísticas específicas para coroas ovais, então os problemas entram no bolo total e assim não entendemos ainda os % de problemas. Aqui no SrFix, tenho 3 clientes com ovais, 1 já teve o câmbio quebrado e os outros 2 possuem uma folga importante que acredito virá a quebrar em algum momento. Todos usam a mesma marca de câmbio.
Existem diferentes fabricantes de câmbios e assim diferentes projetos para a mesma peça, nenhuma projetada para as coroas Ovais (volto a citar que não conheço o Rotor ainda). Concluí que a Shimano possui o melhor projeto, sendo minha recomendação para quem pretende usar Ovais.
Mudar um projeto certamente é complicado, mas sugeri a SRAM e ROTOR, que pelo menos recomendem uma graxa própria para a fricção e mais alta temperatura que possa ser aplicada no sistema de fixação do cage.
As fotos mostram o desgaste excessivo do pino e do parafuso que fixam um cage SRAM, a vista explodida mostra o mesmo sistema de fixação na Shimano.
Quem tiver dúvidas, estou a disposição para discutir o problema e passar melhores impressões.
Obrigado
Nando"

fonte: https://www.facebook.com/senhorfix/
Image
Post Reply