Troca de corrente
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Troca de corrente
Conforme o uso a corrente se alonga e deve ser trocada por dois motivos:
1. uma corrente com uso excessivo desgasta mais rapidamente o cassete e as coroas, que são peças que custam mais.
2. a corrente pode acabar abrindo, as vezes acaba entortando os câmbios ou até ocasionando um tombo.
Geralmente duram de 4000 a 10000 km, dependendo da marca/modelo, do número de velocidades, da frequencia de manutenção e até mesmo do seu modo de pedalar, mais travado ou girando mais. Para quem anda na terra pode ter uma durabilidade bem menor.
Para saber com exatidão quando é a hora certa de trocar é preciso um medidor de desgaste de corrente. Para alongamentos de 0,25 e 0,50 a corrente está boa para ser usada. Para 0,75 já é recomendada a troca, embora eu acabe trocando quando chega somente no 1,0.
Com uma chave de corrente extraia um pino qualquer da corrente velha.
Meça o comprimento correto da corrente nova. Se você tiver certeza que sua corrente antiga estava no tamanho certo, é só comparar os comprimentos e tirar o excesso da nova. Não jogue fora esse pedaço de corrente, porque uma hora pode acabar precisando.
Caso contrário existem três formas de encontrar o comprimento certo:
1. A Shimano recomenda que coloque a corrente na coroa maior e no pinhão menor. A linha que passa pelo centro das roldanas do cambio traseiro deve estar perpendicular ao piso. Nem sempre se consegue um ângulo de 90° perfeito, já que você tem sempre que trabalhar tirando 2 elos de cada vez. É melhor deixar um pouco mais longa do que curta demais.
2. A Campagnolo recomenda que coloque a corrente na coroa menor e no pinhão menor e verifique a distância entre o braço do câmbio traseiro e a corrente (distância H da figura). Essa distância não deve ser menor que 3 mm, para evitar que a corrente raspe no câmbio e não maior que 22 mm para que o câmbio não trabalhe muito alongado quando estiver usando coroa e pinhões maiores.
3. A Park Tool fornece uma fórmula.
L=2 x C + (F/4 + R/4 + 1) (simplificada)
L=1 + 0,25 x (F + R) + 2 x raiz{C² + [0,0796 x (F - R)]²} (rigorosa)
Onde L é o comprimento final da corrente, C é a distância entre o centro da pedevela até o centro da roda traseira, F é o número de dentes da maior coroa e R é o número de dentes do maior pinhão.
A fórmula rigorosa só precisa ser usada no caso de coroas muitos grandes, com mais de 55 dentes ou em bicicletas onde C é muito pequeno, menor que 38 cm.
Tendo o comprimento correto da corrente passe-a por um pinhão, roldanas do câmbio e pelo lado interno das coroas. Não coloque sobre as coroas, porque se não vai ter que ficar "brigando" com a mola do câmbio traseiro.
Quando for extrair o excesso de corrente, lembre-se de que em um dos extremos você deve ter um elo com duas chapinhas externas e no outro duas chapinhas internas.
A Campagnolo fornece o pino que vai ser inserido para fechar a corrente e um pino guia. Shimano e Sram eu não sei se vem esse pino guia. Alguém que usa podia nos falar. O pino guia serve para pré inserir o pino de fechamento, facilitando o trabalho e para que o pino de fechamento entre em uma linha reta.
Coloque o pino no elo da corrente,e monte a chave de corrente, sempre apertando a porca até encostar na corrente do lado externo.
Feche a chave de corrente até que o pino esteja totalmente inserido. No caso da Campagnolo o pino tem uma pequena aba em uma das pontas que deve encostar no lado interno da corrente. Jamais ultrapasse esse ponto, para não inutilizar o pino de fechamento.
Geralmente a corrente fica dura nesse ponto do fechamento e os elos não giram. Faça movimentos de vai e vem na lateral da corrente e facilmente os elos estarão girando.
Pronto, a corrente já está instalada para rodar muitos quilômetros.
As vezes ocorre de o cassete estar já com bastante uso e não casar perfeitamente com a corrente nova. Conforme pedala com força a corrente escapa de alguns dentes do cassete. Em alguns quilômetros de uso isso se normaliza.
1. uma corrente com uso excessivo desgasta mais rapidamente o cassete e as coroas, que são peças que custam mais.
2. a corrente pode acabar abrindo, as vezes acaba entortando os câmbios ou até ocasionando um tombo.
Geralmente duram de 4000 a 10000 km, dependendo da marca/modelo, do número de velocidades, da frequencia de manutenção e até mesmo do seu modo de pedalar, mais travado ou girando mais. Para quem anda na terra pode ter uma durabilidade bem menor.
Para saber com exatidão quando é a hora certa de trocar é preciso um medidor de desgaste de corrente. Para alongamentos de 0,25 e 0,50 a corrente está boa para ser usada. Para 0,75 já é recomendada a troca, embora eu acabe trocando quando chega somente no 1,0.
Com uma chave de corrente extraia um pino qualquer da corrente velha.
Meça o comprimento correto da corrente nova. Se você tiver certeza que sua corrente antiga estava no tamanho certo, é só comparar os comprimentos e tirar o excesso da nova. Não jogue fora esse pedaço de corrente, porque uma hora pode acabar precisando.
Caso contrário existem três formas de encontrar o comprimento certo:
1. A Shimano recomenda que coloque a corrente na coroa maior e no pinhão menor. A linha que passa pelo centro das roldanas do cambio traseiro deve estar perpendicular ao piso. Nem sempre se consegue um ângulo de 90° perfeito, já que você tem sempre que trabalhar tirando 2 elos de cada vez. É melhor deixar um pouco mais longa do que curta demais.
2. A Campagnolo recomenda que coloque a corrente na coroa menor e no pinhão menor e verifique a distância entre o braço do câmbio traseiro e a corrente (distância H da figura). Essa distância não deve ser menor que 3 mm, para evitar que a corrente raspe no câmbio e não maior que 22 mm para que o câmbio não trabalhe muito alongado quando estiver usando coroa e pinhões maiores.
3. A Park Tool fornece uma fórmula.
L=2 x C + (F/4 + R/4 + 1) (simplificada)
L=1 + 0,25 x (F + R) + 2 x raiz{C² + [0,0796 x (F - R)]²} (rigorosa)
Onde L é o comprimento final da corrente, C é a distância entre o centro da pedevela até o centro da roda traseira, F é o número de dentes da maior coroa e R é o número de dentes do maior pinhão.
A fórmula rigorosa só precisa ser usada no caso de coroas muitos grandes, com mais de 55 dentes ou em bicicletas onde C é muito pequeno, menor que 38 cm.
Tendo o comprimento correto da corrente passe-a por um pinhão, roldanas do câmbio e pelo lado interno das coroas. Não coloque sobre as coroas, porque se não vai ter que ficar "brigando" com a mola do câmbio traseiro.
Quando for extrair o excesso de corrente, lembre-se de que em um dos extremos você deve ter um elo com duas chapinhas externas e no outro duas chapinhas internas.
A Campagnolo fornece o pino que vai ser inserido para fechar a corrente e um pino guia. Shimano e Sram eu não sei se vem esse pino guia. Alguém que usa podia nos falar. O pino guia serve para pré inserir o pino de fechamento, facilitando o trabalho e para que o pino de fechamento entre em uma linha reta.
Coloque o pino no elo da corrente,e monte a chave de corrente, sempre apertando a porca até encostar na corrente do lado externo.
Feche a chave de corrente até que o pino esteja totalmente inserido. No caso da Campagnolo o pino tem uma pequena aba em uma das pontas que deve encostar no lado interno da corrente. Jamais ultrapasse esse ponto, para não inutilizar o pino de fechamento.
Geralmente a corrente fica dura nesse ponto do fechamento e os elos não giram. Faça movimentos de vai e vem na lateral da corrente e facilmente os elos estarão girando.
Pronto, a corrente já está instalada para rodar muitos quilômetros.
As vezes ocorre de o cassete estar já com bastante uso e não casar perfeitamente com a corrente nova. Conforme pedala com força a corrente escapa de alguns dentes do cassete. Em alguns quilômetros de uso isso se normaliza.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
Re: Troca de corrente
Eu tinha postado num outro tópico daqui sites que "calculam" o tamanho da corrente mais indicado para a sua bike baseado no comprimento do chainstay e tamanhos de k7 e coroas, vou colocar novamente os links para quem ficar com preguiça de calcular pela fórmula que o Marino passou... Quando troquei a minha corrente calculei pelos dois e deu uma diferença de 1 link entre um site e outro mas como geralmente cruzo a corrente optei por considerar o tamanho maior:
http://www.machinehead-software.co.uk/b ... hcalc.html
http://www.epicidiot.com/sports/chain_l ... ulator.htm
http://www.machinehead-software.co.uk/b ... hcalc.html
http://www.epicidiot.com/sports/chain_l ... ulator.htm
DESORDEM E REGRESSO
Re: Troca de corrente
Pergunta básica. Quanto custa esses equipamentos para troca de corrente?
Considerando que é algo que se faz com baixíssima frequência, não sei se compensa o EV de comprar essa ferramenta ao invés de levar no bike shop pra trocar.
Considerando que é algo que se faz com baixíssima frequência, não sei se compensa o EV de comprar essa ferramenta ao invés de levar no bike shop pra trocar.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
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Re: Troca de corrente
Binho, o problema não é trocar a corrente não, o problema é voce estar num pedal no meio da estrada estourar a corrente, por isso que vale a pena comprar uma chave que tenha essa ferramenta de corrente e de raio também.
compra que é baratinho
eu levo no pedal uma dessa, um powerlink.. vale a pena, até hoje não precisei usar, o dia que eu não levar a corrente estoura.
compra que é baratinho
eu levo no pedal uma dessa, um powerlink.. vale a pena, até hoje não precisei usar, o dia que eu não levar a corrente estoura.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
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Re: Troca de corrente
aproveitando o tópico, hoje rodei no rolo com o kit novo que eu instalei e percebi que parece que tem um grilo na corrente quando ela passa pelo cambio traseiro, meu ultegra é medium cage e parece que não é regulagem do cambio, é um barulho diferente, não sei se é o power link, enfim, fiquei puto..
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Re: Troca de corrente
Comprei um por 30 conto na Decathlon. Valeu a pena.binho wrote:Pergunta básica. Quanto custa esses equipamentos para troca de corrente?
Considerando que é algo que se faz com baixíssima frequência, não sei se compensa o EV de comprar essa ferramenta ao invés de levar no bike shop pra trocar.
Re: Troca de corrente
O meu câmbio traseiro deu isso uma vez, desmontei e lubrifiquei as roldanas.ftmonjardim wrote:aproveitando o tópico, hoje rodei no rolo com o kit novo que eu instalei e percebi que parece que tem um grilo na corrente quando ela passa pelo cambio traseiro, meu ultegra é medium cage e parece que não é regulagem do cambio, é um barulho diferente, não sei se é o power link, enfim, fiquei puto..
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Re: Troca de corrente
mesmo sendo zero bala?kinbold wrote:O meu câmbio traseiro deu isso uma vez, desmontei e lubrifiquei as roldanas.ftmonjardim wrote:aproveitando o tópico, hoje rodei no rolo com o kit novo que eu instalei e percebi que parece que tem um grilo na corrente quando ela passa pelo cambio traseiro, meu ultegra é medium cage e parece que não é regulagem do cambio, é um barulho diferente, não sei se é o power link, enfim, fiquei puto..
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Re: Troca de corrente
Negativo, já tinha rodado bastante. Mas pode ser a corrente tbm, veja se ela está bem lubrificada e não está raspando no câmbio dianteiro.ftmonjardim wrote: mesmo sendo zero bala?
Re: Troca de corrente
Acho que eu tenho um kit desses aí. Quase certeza que tem isso tudo, mas como sou noobie, não sabia pra que servia.ftmonjardim wrote:Binho, o problema não é trocar a corrente não, o problema é voce estar num pedal no meio da estrada estourar a corrente, por isso que vale a pena comprar uma chave que tenha essa ferramenta de corrente e de raio também.
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eu levo no pedal uma dessa, um powerlink.. vale a pena, até hoje não precisei usar, o dia que eu não levar a corrente estoura.
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Re: Troca de corrente
É tudo zero, outra coisa que fiz eu coloquei o pino na corrente depois vi que ficou longa, tirei mais 3 elos e coloquei powerlink ,tem perigo..kinbold wrote:Negativo, já tinha rodado bastante. Mas pode ser a corrente tbm, veja se ela está bem lubrificada e não está raspando no câmbio dianteiro.ftmonjardim wrote: mesmo sendo zero bala?
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Re: Troca de corrente
O pior que pode acontecer é a corrente arrebentar, hehehe.ftmonjardim wrote:É tudo zero, outra coisa que fiz eu coloquei o pino na corrente depois vi que ficou longa, tirei mais 3 elos e coloquei powerlink ,tem perigo..kinbold wrote:Negativo, já tinha rodado bastante. Mas pode ser a corrente tbm, veja se ela está bem lubrificada e não está raspando no câmbio dianteiro.ftmonjardim wrote: mesmo sendo zero bala?
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Re: Troca de corrente
O powerlink nao abre facilmente, quanto a isso pode ficar tranquilo, o pino que voce colocou foi o mesmo que voce tirou? Se for e, se voce nao o recolocou no lugar nao tem problema, o problema é tirar e colocar novamente o mesmo pino ele se desgasta e depois sai do encaixe com o movimento da corrente... se voce se sentir inseguro leva um powerlink reserva em algum lugar para garantia...
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Re: Troca de corrente
eu levo um pino zero e um powerlink no meu bidon de ferramenta e o pino foi novo que eu coloquei.
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Re: Troca de corrente
Entao nao esquenta que a corrente nao vai abrir, a nao ser que voce seja muito azarado...ftmonjardim wrote:eu levo um pino zero e um powerlink no meu bidon de ferramenta e o pino foi novo que eu coloquei.
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Re: Troca de corrente
galera,
KMC GOLD 10v, eh uma boa corrente?
a Record ja ta com 4000km, nao sei se vai abrir o bico, andei vendo.
vale a pena?
abrax
KMC GOLD 10v, eh uma boa corrente?
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Re: Troca de corrente
minha dica pra medir desgaste de corrente (desde que se use power/missing link!) é retirá-la e comparar com uma marca feita com a mesma corrente, quando nova: quando apresentar alongamento de 1cm em relação à uma novinha, troque.
1cm é uma corrente meia vida, daí eu troco e guardo pra voltar a usar quando a relação começar a ficar gasta...
1cm é uma corrente meia vida, daí eu troco e guardo pra voltar a usar quando a relação começar a ficar gasta...
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Re: Troca de corrente
show, mas nao sei medir!
hahahahaa
mas valeu pela dica..
abrax
hahahahaa
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Re: Troca de corrente
A record é muito melhor.Flavio Tuix wrote:galera,
KMC GOLD 10v, eh uma boa corrente?
a Record ja ta com 4000km, nao sei se vai abrir o bico, andei vendo.
vale a pena?
abrax
Mas pra usar com cassete shimano, pode ser.
Edit - Na verdade eu ia dizer "qualquer coisa serve", mas me contive. Afinal é natal, tempo de confraternizações e o car@lho...
Last edited by Enkidu on Fri 20 Dec 2013 16:37, edited 1 time in total.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Re: Troca de corrente
Flavio Tuix wrote:show, mas nao sei medir!
hahahahaa
mas valeu pela dica..
abrax
Flavio, vc não sabe medir corrente?
Se for essa a questão, vc encontra no ML ou em bike shops medidores desgaste de corrente, são bem simples de usar. É só encaixar na corrente e ver o quanto ela "alongou"...
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
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Re: Troca de corrente
vlw marcelo e doido..
vou procurar no ML.
se Record eh melhor, vou nela, até pq o preço ta bem parecido.
abrax
vou procurar no ML.
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Re: Troca de corrente
Meça primeiro, por ser campy record provavelmente nem 0,75 chegou ainda, e sem dúvidas é mais simples que medir que um dente.
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Re: Troca de corrente
A minha record ta com 6000Km e tá na meia vida ainda. Vai em qquer bicicletaria e pede pro cara medir. Qquer uma tem medidor.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Re: Troca de corrente
E hoje o treino foi interrompido pela corrente.
FDP tava pulando demais, queria fazer quadradinho de oito de tanto que pulava, ai parei no posto com o Orlando que me deu uma força e tinha travado um elo, demos um jeito e deu pra chegar em casa. Ai tirei a corrente e comparei com uma nova, daqui a pouco tiro uma foto mas ta muito mais esticada pelo desgaste.
Coloquei pra rodar em outubro/12 2.500km com a ruiva e 1.270km com a loira, total 3.770, tinha medido ultima vez em outubro/nov e tava com pouco mais de 0.75 de folga.
FDP tava pulando demais, queria fazer quadradinho de oito de tanto que pulava, ai parei no posto com o Orlando que me deu uma força e tinha travado um elo, demos um jeito e deu pra chegar em casa. Ai tirei a corrente e comparei com uma nova, daqui a pouco tiro uma foto mas ta muito mais esticada pelo desgaste.
Coloquei pra rodar em outubro/12 2.500km com a ruiva e 1.270km com a loira, total 3.770, tinha medido ultima vez em outubro/nov e tava com pouco mais de 0.75 de folga.
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Re: Troca de corrente
Essa noite fui trocar a corrente e colocar uma nova para poder andar hoje, que a velha ja ta gasta e, estou tendo dificuldades para trocar marchas, quando coloco a nova e, vejo que nao casa com o k7 de jeito algum as 3 marchas que mais uso no k7 a corrente fica para cima, nao entrando nos encaixes do k7, acho que se eu estiver pedalando pode ser que ela encaixe, pelo jeito terei que ir atras de um k7 novo...
Re: Troca de corrente
Queridos colegas, usem correntes C A M P A G N O L O! É compatível e duuuuuuura...
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Re: Troca de corrente
Se o K7 ainda estiver meia vida, toca o barco que ele se "acomoda" à nova corrente com o tempo. Se já estiver gasto mesmo, aí sim você troca.ReinaldoBrisolla wrote:Essa noite fui trocar a corrente e colocar uma nova para poder andar hoje, que a velha ja ta gasta e, estou tendo dificuldades para trocar marchas, quando coloco a nova e, vejo que nao casa com o k7 de jeito algum as 3 marchas que mais uso no k7 a corrente fica para cima, nao entrando nos encaixes do k7, acho que se eu estiver pedalando pode ser que ela encaixe, pelo jeito terei que ir atras de um k7 novo...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
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Re: Troca de corrente
Já foi o tempo que as correntes Campagnolo duravam 10-12k. Uma corrente 11V hoje em dia não chega mais do que 5-6K, pedindo muito para ser trocada. As minhas não completam 4500 km.Enkidu wrote:Queridos colegas, usem correntes C A M P A G N O L O! É compatível e duuuuuuura...