1. uma corrente com uso excessivo desgasta mais rapidamente o cassete e as coroas, que são peças que custam mais.
2. a corrente pode acabar abrindo, as vezes acaba entortando os câmbios ou até ocasionando um tombo.
Geralmente duram de 4000 a 10000 km, dependendo da marca/modelo, do número de velocidades, da frequencia de manutenção e até mesmo do seu modo de pedalar, mais travado ou girando mais. Para quem anda na terra pode ter uma durabilidade bem menor.
Para saber com exatidão quando é a hora certa de trocar é preciso um medidor de desgaste de corrente. Para alongamentos de 0,25 e 0,50 a corrente está boa para ser usada. Para 0,75 já é recomendada a troca, embora eu acabe trocando quando chega somente no 1,0.


Com uma chave de corrente extraia um pino qualquer da corrente velha.

Meça o comprimento correto da corrente nova. Se você tiver certeza que sua corrente antiga estava no tamanho certo, é só comparar os comprimentos e tirar o excesso da nova. Não jogue fora esse pedaço de corrente, porque uma hora pode acabar precisando.

Caso contrário existem três formas de encontrar o comprimento certo:
1. A Shimano recomenda que coloque a corrente na coroa maior e no pinhão menor. A linha que passa pelo centro das roldanas do cambio traseiro deve estar perpendicular ao piso. Nem sempre se consegue um ângulo de 90° perfeito, já que você tem sempre que trabalhar tirando 2 elos de cada vez. É melhor deixar um pouco mais longa do que curta demais.

2. A Campagnolo recomenda que coloque a corrente na coroa menor e no pinhão menor e verifique a distância entre o braço do câmbio traseiro e a corrente (distância H da figura). Essa distância não deve ser menor que 3 mm, para evitar que a corrente raspe no câmbio e não maior que 22 mm para que o câmbio não trabalhe muito alongado quando estiver usando coroa e pinhões maiores.

3. A Park Tool fornece uma fórmula.
L=2 x C + (F/4 + R/4 + 1) (simplificada)
L=1 + 0,25 x (F + R) + 2 x raiz{C² + [0,0796 x (F - R)]²} (rigorosa)
Onde L é o comprimento final da corrente, C é a distância entre o centro da pedevela até o centro da roda traseira, F é o número de dentes da maior coroa e R é o número de dentes do maior pinhão.
A fórmula rigorosa só precisa ser usada no caso de coroas muitos grandes, com mais de 55 dentes ou em bicicletas onde C é muito pequeno, menor que 38 cm.
Tendo o comprimento correto da corrente passe-a por um pinhão, roldanas do câmbio e pelo lado interno das coroas. Não coloque sobre as coroas, porque se não vai ter que ficar "brigando" com a mola do câmbio traseiro.

Quando for extrair o excesso de corrente, lembre-se de que em um dos extremos você deve ter um elo com duas chapinhas externas e no outro duas chapinhas internas.
A Campagnolo fornece o pino que vai ser inserido para fechar a corrente e um pino guia. Shimano e Sram eu não sei se vem esse pino guia. Alguém que usa podia nos falar. O pino guia serve para pré inserir o pino de fechamento, facilitando o trabalho e para que o pino de fechamento entre em uma linha reta.


Coloque o pino no elo da corrente,e monte a chave de corrente, sempre apertando a porca até encostar na corrente do lado externo.


Feche a chave de corrente até que o pino esteja totalmente inserido. No caso da Campagnolo o pino tem uma pequena aba em uma das pontas que deve encostar no lado interno da corrente. Jamais ultrapasse esse ponto, para não inutilizar o pino de fechamento.

Geralmente a corrente fica dura nesse ponto do fechamento e os elos não giram. Faça movimentos de vai e vem na lateral da corrente e facilmente os elos estarão girando.

Pronto, a corrente já está instalada para rodar muitos quilômetros.

As vezes ocorre de o cassete estar já com bastante uso e não casar perfeitamente com a corrente nova. Conforme pedala com força a corrente escapa de alguns dentes do cassete. Em alguns quilômetros de uso isso se normaliza.