Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
pelote
Site Admin
Posts: 805
Joined: Mon 19 Nov 2012 21:54

Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by pelote »

A convite da Specialized estivemos na coletiva de imprensa da BikeSeries, um desafio de ciclismo no autódromo de Interlagos que você confere clicando aqui, neste evento pudemos andar na Specialized Tarmac Pro Disk di2 Ultegra, e contamos a você as impressões dessa máquina! Após uma rápida regulagem saí dos boxes por onde já passaram Senna, […]


Image

http://www.pelote.com.br/testamos-a-tar ... nterlagos/
:jan1
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by ftmonjardim »

quem anda de DI2 e freio a disco não quer mais voltar para o "PASSADO"
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by Doido43 »

DI2 pode ser, mas freio a disco?! :basso2
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by Papillon »

São duas evoluções distintas.

Eu ainda acho o freio a disco mais necessário que o di2 me incomoda ter uma bateria para carregar/gastar/descartar quando um sistema mecânico faz um trabalho quase tão bom.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by marcoaleite »

Chegou a usar o Di2 no modo "semi automático", onde ele cambia coroa maior e menor automaticamente? Eu vi isso em um vídeo do teste na Bike Radar e achei muito bom!
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by Papillon »

Não, parece que é preciso setar por software isso, é fantástico!

phpBB [media]
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by marcoaleite »

O mais interessante foi que o carinha da Bike Radar disse que é praticamente imperceptível essa troca das coroas durante a pedalada!
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
luciano_oz
Membro
Posts: 633
Joined: Fri 28 Nov 2014 18:43
Nome Verdadeiro:: Luciano Ozuna
Location: Campo Grande/MS
Contact:

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by luciano_oz »

O di2, etap ou o EPS até descem pra mim, mas já o freio a disco hidraulico não me desce.
Primeiro pelo fato estético, é fei dimais, parece aqueles carros xuning, com aro 20 e os discos orignais minúsculos, sem contar que perde o tchan da road pra mim.
2. é a simplicidade da road que me chama a atenção, muita tecnologia ajuda, mas fica meio fresco.... por exemplo, minha mtb eu vivo mandando pra oficina, enquanto a speed nunca viu hehe. Quem tem mtb sabe o tanto que é ruim quando sem o disco fora da pinça, vc vai lá e aperta o freio sem querer e entra bolha no sistema.... fora quando vai oleo na pinça e compromete as pastilhas e tem que comprar outra. Tem também que o preço de manutenção de freio hidraulico é mais caro...

É bom? Sim é bom, mas não é pra mim.
Idilio
Membro
Posts: 143
Joined: Wed 03 Feb 2016 23:09
Nome Verdadeiro:: Idilio
Location: Belo Horizonte-MG

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by Idilio »

Concordo Luciano. Prefiro o bom, velho e confiável freio ferradura. Todos podemos dar manutenção, o preço não é proibitivo e funciona.
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by PAF »

Papillon wrote:São duas evoluções distintas.

Eu ainda acho o freio a disco mais necessário que o di2 me incomoda ter uma bateria para carregar/gastar/descartar quando um sistema mecânico faz um trabalho quase tão bom.
Outro dia, eu passei uns dias andando na híbrida. Quando voltei para as road, achei que não tinha freio, acostumado com a eficiência do disco. Confesso que aquilo me deixou impressionado e conseguiu mudar meus conceitos em relação ao uso dos discos em bicicletas de estrada.

Trocaria de boas.

P.
--
Image
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by portoga »

PAF wrote:
Papillon wrote:São duas evoluções distintas.

Eu ainda acho o freio a disco mais necessário que o di2 me incomoda ter uma bateria para carregar/gastar/descartar quando um sistema mecânico faz um trabalho quase tão bom.
Outro dia, eu passei uns dias andando na híbrida. Quando voltei para as road, achei que não tinha freio, acostumado com a eficiência do disco. Confesso que aquilo me deixou impressionado e conseguiu mudar meus conceitos em relação ao uso dos discos em bicicletas de estrada.

Trocaria de boas.

P.
Mais um covertido ao freio-à-disquismo? Aleluia, irmãos!!! Hahaha!
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by PAF »

Portoga, eu lecionei freios durante quase 4 anos. As vantagens mecânicas do freio à disco são incomparáveis mas eu ainda não tinha tido a experiência prática de freiar na bicicleta. Eu achava que por causa da baixa área de contato entre o pneu e o solo, era mais uma coisa de marketing mesmo, tipo forçando você a gastar seus pobres obamas e temers.

A diferença prática é assustadora. Como eu te falei, no dia que for trocar de quadro, com certeza será um à disco.

Abraços.

P.
--
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by ftmonjardim »

É caminho sem volta, a diferença é brutal, a sensação de segurança absurda, enfim, um dia também terei um na speed
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by Magnus »

A minha opinião é que pro uso amador, o disco só se justifica pra quem desce muita serra, das pesadas que aquecem os freios ou pra quem compete e precisa andar no limite. A maior eficiência é óbvia, mas na prática ela não faz diferença nas situações nossas de dia a dia no trânsito e nas estradas. O meu sistema de freios é muito eficiente, se eu estiver a 40 km/h e errar a mão, ele vai travar as minhas rodas, ou seja, poder de frenagem eu tenho.

"Tá, mas mesmo tendo um excelente poder de frenagem, com disco vai ser ainda melhor". Concordo, o que discuto é a utilidade desse tanto melhor. Quando estamos a 40 km/h, num pelotão, a cada segundo percorrermos 11 metros. Se levamos 2 segundos para perceber um problema e começar a frear, já se foram 22 metros. Se o cara caiu na sua frente, vc não não vai nem começar a frear e já vai embaralhar junto. Se saiu um cachorro do meio do mato a menos de 20 metros de distância, vc não vai nem ter começado a frear, se estiver num cruzamento e um carro avançar o sinal, se um carro sair da vaga... é tudo muito rápido quando não temos estradas fechadas e são essas as situações em que nos damos mal. Eu, por exemplo, nunca passei sufoco com algo que estivesse a 50 metros de distância...

Agora, descendo serras pesadas é outra história. Toda vez que desço a serra de Mauá, chego com as mãos doendo de tanto frear, um freio que não aquecesse demais e não precisasse ficar apertando e soltando toda hora me ajudaria muito, mas desci a serra de Mauá 5 vezes na minha vida... é isso que falo, o disco é melhor? Óbvio, mas pro meu uso não vejo vantagem nesse tanto melhor a ponto de trocar minha bike...

edit: "não vejo vantagem nesse tanto melhor a ponto de trocar minha bike, principalmente porque é feio pra cacete!!!!" :wigo1
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by Marcelo Marino »

Magnus wrote: O meu sistema de freios é muito eficiente, se eu estiver a 40 km/h e errar a mão, ele vai travar as minhas rodas, ou seja, poder de frenagem eu tenho.
Pois é, isso que penso. Para que mais poder de frenagem se os nossos já funcionam bem?
E ainda com o freio a disco vem o preço mais alto, mais peso e é menos prático.

Olha só como são as coisas. O que motiva a troca pelo freio a disco é principalmente o maior poder de frenagem, mas será que as pessoas que dizem isso, quando usavam os calipers, se preocupavam em limpar os aros e sapatas? A diferença de frenagem depois de limpo é bem grande.
Para falar a verdade acho que as pessoas não se preocupavam em colocar um modelo melhor, que freasse mais. O Zero Gravity foi sonho de consumo de muito gente anos atrás, por ser leve, só que não freava nada.

Cada época tem seu apelo de marketing. Foi peso, passou para aerodinâmica, hoje é freio a disco e câmbio eletrônico.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by rad »

Marcelo Marino wrote:
Magnus wrote: O meu sistema de freios é muito eficiente, se eu estiver a 40 km/h e errar a mão, ele vai travar as minhas rodas, ou seja, poder de frenagem eu tenho.
Pois é, isso que penso. Para que mais poder de frenagem se os nossos já funcionam bem?
E ainda com o freio a disco vem o preço mais alto, mais peso e é menos prático.

Olha só como são as coisas. O que motiva a troca pelo freio a disco é principalmente o maior poder de frenagem, mas será que as pessoas que dizem isso, quando usavam os calipers, se preocupavam em limpar os aros e sapatas? A diferença de frenagem depois de limpo é bem grande.
Para falar a verdade acho que as pessoas não se preocupavam em colocar um modelo melhor, que freasse mais. O Zero Gravity foi sonho de consumo de muito gente anos atrás, por ser leve, só que não freava nada.

Cada época tem seu apelo de marketing. Foi peso, passou para aerodinâmica, hoje é freio a disco e câmbio eletrônico.
A principal vantagem é a modulação, consequentemente maior controle e diminuição do tempo de frenagem.

Olhem a partir dos 7:20
https://youtu.be/Ys2G5ViAloo?t=7m20s
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by Marcelo Marino »

A modulação é mais útil no MTB, ciclocross. Para estrada colocando os prós e contras, na minha opinião ainda é desnecessário.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by ftmonjardim »

Eu acho que vocês estão avaliando o uso de disco para o uso de vocês.
Se pensarmos assim a maioria aqui estaria andando de 8v até hoje.
Porque só se vende 11v hoje se 9v me satisfaz? Porque 11v é melhor e ponto final.
O freio a disco é melhor e a física está aí para comprovar isso.
Pneus de 25 eram idiotice a uns anos atrás, tinha gente andando de 21 no pelotão.
Hoje o 25 virou padrão.
Enfim, é caminho sem volta, assim como foi nas MTb, é caminho sem volta como foi os 11v,o pneu de 25, as rodas de carbono para etapas de montanha,etc.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by ftmonjardim »

Marcelo Marino wrote:A modulação é mais útil no MTB, ciclocross. Para estrada colocando os prós e contras, na minha opinião ainda é desnecessário.
A aderência nestas modalidades é muito menor que no ciclismo de estrada, tanto que os pneus tem cravos
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by Magnus »

Então, Monja, de 8v pra 9v, depois 10 e 11... é uma evolução linear, como as ferraduras que também vieram sendo modificadas ficando mais aerodinâmicas, ponto de fixação diferente, melhores materiais nas sapatas etc. Já essa mudança de freios ferradura pra disco, pra mim está mais para a comparação de quadros de alumínio e carbono. O carbono veio, mostrou ser melhor em diversos aspectos, mas nem todo mundo acha que precisa da performance do carbono, alguns preferem alumínio, seja lá qual for o motivo... lembra aquele teste da GCN comparando quadros de alumínio e carbono e chegando a conclusão de que o carbono é pouca coisa superior? Então, pra mim é a mesma coisa, tenho certeza que o freio a disco é superior, só não acho que seja tanto assim a ponto de eu sentir essa necessidade de trocar minha bike inteira... Acho, como falei acima, que os maiores riscos pra nossa segurança não dependem de uma capacidade de frenagem superior a que já tenho com as minhas ferraduras...


edit: Mas concordo contigo, é viagem sem volta. As fábricas precisam tornar o disco padrão pra todo mundo trocar e elas faturarem alto...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by Marcelo Marino »

Se vende 11v porque tem poucas opções de 9v no mercado. Quando comprei meu grupo de 10v, já existia o mesmo de 11v, diferença muito pequena de preço e eu optei pelo 10, assim minha corrente dura 2 ou 3 vezes mais.

Os pneus tiveram sua composição modificada ao longo dos anos e por isso podem ter larguras diferentes. Abriam mão do conforto para mais velocidade. Hoje um pneu mais largo proporciona uma rolagem boa, antes não era assim.

A física explica maravilhosamente bem as coroas ovais, os quadros aerodinâmicos. Na prática não se verifica diferença significativa.

Os pneus de MTB tem cravos para se adaptaram ao terreno. Conforme o terreno, um tipo de cravo. Asfalto lisinho = pneu lisinho para maior aderência.

A velocidade no MTB é diferente do ciclismo de estrada. A variação de velocidade também. Fritar os freios a disco a 70km/h em uma descida longa não é legal.

Alguns prós já se manifestaram que não são a favor de freio a disco. Alguns também optam por câmbios mecânicos tendo a disposição do eletrônico.
E isso com pressão dos patrocinadores, algum motivo deve ter, não?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by portoga »

Marino e Magnus, quer me parecer que vocês nunca andaran numa bicicleta de estrada com freios à disco. Posso estar enganado, mas essa percepção é decorrente do fato de que ainda há muito poucas bicicletas assim.

No mais, ainda que discorde de vocês, acho que seus pontos são sólidos e relevantes. Caso já tenham andado numa bike com freio à disco e mesmo assim continuem os achando dispensáveis, continuo respeitando a opinião de vocês.
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by Magnus »

portoga wrote:Marino e Magnus, quer me parecer que vocês nunca andaran numa bicicleta de estrada com freios à disco. Posso estar enganado, mas essa percepção é decorrente do fato de que ainda há muito poucas bicicletas assim.

No mais, ainda que discorde de vocês, acho que seus pontos são sólidos e relevantes. Caso já tenham andado numa bike com freio à disco e mesmo assim continuem os achando dispensáveis, continuo respeitando a opinião de vocês.
É verdade, nunca andei mesmo e você pode ter razão sim. Eu não tenho dúvida de que é superior e pode ser que andando eu perceba que a troca vale o investimento... Aqui em Volta Redonda tem um pessoal usando, vou tentar dar umas volta e te falo.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by Marcelo Marino »

Eu não usei Portoga, mas as desvantagens do disco eu conheço e não sinto que preciso de um freio melhor.

Analisando meu caso particular: não uso rodas de carbono, ando pouco na chuva, sou leve (isso faz diferença), sempre procurei ter mais técnica para frear e fazer curva (não estou dizendo que sou um cara muito técnico, mas sempre foi uma preocupação pelo menos).


Isso me leva a crer que não tenho necessidade de algo melhor. Junto a isso o fato de alguns prós já terem dito que são contra (mesmo antes dos acidentes).

Veja que eu estou analisando de um modo geral e não um ponto específico, tipo ter mais poder de frenagem ou modular melhor.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by portoga »

Magnus wrote:
portoga wrote:Marino e Magnus, quer me parecer que vocês nunca andaran numa bicicleta de estrada com freios à disco. Posso estar enganado, mas essa percepção é decorrente do fato de que ainda há muito poucas bicicletas assim.

No mais, ainda que discorde de vocês, acho que seus pontos são sólidos e relevantes. Caso já tenham andado numa bike com freio à disco e mesmo assim continuem os achando dispensáveis, continuo respeitando a opinião de vocês.
É verdade, nunca andei mesmo e você pode ter razão sim. Eu não tenho dúvida de que é superior e pode ser que andando eu perceba que a troca vale o investimento... Aqui em Volta Redonda tem um pessoal usando, vou tentar dar umas volta e te falo.
Esqueci de mencionar que minha bike tem freios tradicionais e que eles dão conta do recado com aros de alumínio, especialmente quando estou com as rodas Mavic com tratamento Exalith (a pista de frenagem parece uma lima). Com as rodas de carbono Enve, posso dizer que a frenagem é boa na roda dianteira e literalmente uma merda na traseira. Explico. O aro dianteiro foi substituído pelo modelo mais novo, cuja pista de frenagem é texturizada e freia muito bem. O aro traseiro, por sua vez, tem a pista de frenagem sem textura, aí a frenagem é inexistente no seco e pior ainda no molhado. De qualquer modo, confesso que, por mais que ambas as rodas tivessem a pista de frenagem texturizada, não confiaria descer uma serra longa com as rodas de carbono.
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by ftmonjardim »

Vocês estão mudando para "serve para mim" o tópico.
Ninguém disse aqui que a melhora é tão boa a ponto de fazer alguém trocar a Bike por uma de freio a disco.
Oque eu disse é que quem muda para freio a disco é caminho sem volta.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by portoga »

ftmonjardim wrote:Vocês estão mudando para "serve para mim" o tópico.
Ninguém disse aqui que a melhora é tão boa a ponto de fazer alguém trocar a Bike por uma de freio a disco.
Oque eu disse é que quem muda para freio a disco é caminho sem volta.
Concordo 100%!

Acredito que falta a definição do padrão de eixo para os freios à disco terem uma disseminação ainda maior. Aparentemente, o padrão será o eixo passante (tru-axle) de 12mm, entretanto não sei se haverá alguma padronização nesse sentido, tipo a adoção do sistema Speed Release da Mavic ou RAT da Focus.
Image
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by vladbarra »

Também concordo com o Monja, mas concordo com o Marino ...
Que é mais confortável de frear com certeza é, eu já usei MTB e sei como é eficiente, porém conforme o Marino falou existem Pro's que preferem cambio mecânico e freio de aro mesmo sendo quase obrigados a usar as novidades do mercado.
Quanto ao padrão de eixo, por enquanto ainda não definiram um"padrão" realmente e isso atrapalha o mercado, pois o sujeito investir um dinheiro em um par de rodas que sabe-se lá quanto tempo aquela medida vai ficar disponível pra venda... sei lá
Parece ser muita indefinição, muito teste e pouca certeza.
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by vladbarra »

Em tempo:
Papito ficou bem no vídeo do Pra Quem Pedala, apareceu ao fundo aos 8:09 min.
Vale a pena ver https://youtu.be/1y30ynPMJew
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
edmfranco
Membro
Posts: 75
Joined: Fri 23 May 2014 13:46

Re: Andamos na Tarmac Pro Di2 Disk

Post by edmfranco »

vladbarra wrote:Em tempo:
Papito ficou bem no vídeo do Pra Quem Pedala, apareceu ao fundo aos 8:09 min.
Vale a pena ver https://youtu.be/1y30ynPMJew

E olha o Pelote nas fotos do Inonimavel ... :voec1

https://www.pedal.com.br/bike-series-20 ... 12013.html
Post Reply