Lubrificação da corrente

Regule e ajuste sua bicicleta
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

Opa, que bom!!! Esses barulhos incomodam deveras :evil: :evil: :evil:
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Lubrificação da corrente

Post by ftmonjardim »

Magnus wrote:Opa, que bom!!! Esses barulhos incomodam deveras :evil: :evil: :evil:
mas ainda não está 100%, usei as dicas do Marino e me ajudou bastante a entender.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

Eu já estou fera em regulagem de câmbio, consigo deixar eles redondos já...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Lubrificação da corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

ftmonjardim wrote:
Magnus wrote:Viu o tamanho da corrente? Se ela estiver curta, quando está esticada pode fazer barulho no câmbio.
nao sei se o problema é a corrente ser ultegra e o k7 SRAM, mas parece que não casa direito, fica um estralo, como se o elo entrasse torto por sobre o k7 e dai se ajeitasse e dai vem o barulho, :roll: saco viu..
Monjardim, esse estalo acontecia em qualquer marcha utilizada ou em alguma específica? Eu to com esse barulho quando tento andar nas marchas mais pesadas, nao sei se é desgaste do K7, porque antes quase nunca colocava estas marchas, mas quando uso as tres ultimas do k7 elas estalam, nas outras ta funfando normal...
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Lubrificação da corrente

Post by samuelgouvea »

Klhada wrote: Ah, e falando em cera, vc viu o teste científico que mostrou que o melhor lubrificante é parafina na corrente? Tinha um povo falando de fazer um bastão de parafina pra aplicar com a pistola de cola quente. Aí ia ser ninja! E descobri também que vela (parafina) dissolve em naphta (fluido de isqueiro). Se alguém quiser testar um a base de cera caseiro, depois me conta :mrgreen:
que teste é esse klhada? tem como compartilhar aqui?

pelejei com um tempão aqui com alquimias diversas, lubrificantes tops e o feijão com arroz - finish line verde e o cerâmico (dourado).

a conclusão é que NADA é igual a cêra/parafina... eu tenho usado a "cera virgem" comprada em tabletes na casa pinho ferragens no centro de juiz de fora, basta derreter e mergulhar a corrente presa num arame, depois de lavada com água fervendo (pra tirar a parafina velha). eu só dou umas batidas pra secar antes de mergulhar, pra não dar aquele efeito de fritura...

resolvi ficar só com ela, ainda chegarei no "estado de arte" do uso de parafina. embora ainda leve comigo um frasquinho com uns 10ml de FL verde ou óleo 5w30, pra alguma emergência.
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

Samuel, parafina foi o melhor lubrificante que usei, mas faz uma sujeira do cacete. A parafina que solta da corrente gruda no chão e fica uma merda para tirar.... Sem falar que não gosto de ficar tirando e colocando a corrente. Eu ficava com um pote embaixo da corrente e ia jogando parafina derretida em cima, quando endurecia voltava para o banho maria.

Depois que testei a mistura querosene/óleo, abandonei a parafina. É muito eficiente também, e muito mais fácil de limpar e lubrificar. Perde um pouco em eficiência, mas dá um banho em praticidade...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Lubrificação da corrente

Post by samuelgouvea »

Aquelas raspinhas são um problema mesmo!
Qual a viscosidade do óleo q vc usou, magnus? Eu só tenho5w30 aqui.
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

Eu usei um 15W50, mas isso não faz diferença. Esse índice de viscosidade é para a temperatura de trabalho, dentro do motor. Na corrente, esse índice não vai fazer a menor diferença. Mete o pau com qualquer óleo de motor que vc tenha aí.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Lubrificação da corrente

Post by samuelgouvea »

beleza!

esse 1o número é a viscosidade a frio, o segundo é como o óleo se comporta quando a quente.
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

samuelgouvea wrote:beleza!

esse 1o número é a viscosidade a frio, o segundo é como o óleo se comporta quando a quente.

Todos dois são referentes ao índice de viscosidade dentro do motor, um quando está frio aqui fora e outro quando está quente. Em temperatura ambiente, a viscosidade não faz a menor diferença de um óleo para outro. Pode ir tranquilo.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Lubrificação da corrente

Post by samuelgouvea »

Viram isso?
http://www.bikeradar.com/road/news/arti ... ula-36424/" target="_blank

Eu amo parafina....
Image
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Lubrificação da corrente

Post by samuelgouvea »

só pra constar...

como já declarei meu amor à parafina (que uso sem o menor problema, acho que por ter acostumado não acho mais trabalhoso que usar óleo), resolvi investigar o lubrificante do link acima...
peguei minha corrente que tava na bike e lavei, inicialmente com diesel e depois com cif. depois de seca, mergulhei na parafina quente (numa latinha dessas ceras de carro) onde eu já tinha dissolvido 25ml de molykote.

desde essa aplicação rodei pouco mais de 100km e minha corrente continua muito bem lubrificada e silenciosa...

vou rodar até onde achar que dá sem reaplicar lubrificante, a fim de verificar quanto dura.

a corrente atual tá com 0,25% de alongamento e 2144km... chegar a 5 mil com os 0,5% é o objetivo.
Image
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Lubrificação da corrente

Post by samuelgouvea »

Update: rodei cerca de 180km com cera/molykote, na mtb, aí começou a fazer barulho e eu reapliquei a cera...
Achei.interessante citar o resultado da.mtb pq o ambiente com poeira é bem mais agressivo, tanto que na minha speed o trem segue firme e forte, só tenho que confirmar a km, creio mais de 200.
Image
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by vladbarra »

Eu tinha abandonado a parafina nas minhas correntes. Mas na MTB vou voltar usar porque toda vez que ando eu tenho que limpar tudo e reaplicar o óleo, justamente pelo que você disse, o ambiente é mais agressivo. Então, tanto faz usar o óleo ou a parafina pois o trabalho é o mesmo.
Na speed eu acho que vou continuar com o óleo mesmo nem sei por qual motivo, deve ser frescura minha..rs
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Lubrificação da corrente

Post by Wanderson Mata »

Rapaziada

Acabou meu Finish Line vermelho, graças a deus, o coisinha ruim.
Tô sem $$$ e vou usar a tal da parafina, pergunta, rola de ir pingando a vela elo por elo e depois vir passando um isqueiro para fazer ela penetrar mais? :cipo5 :cipo5
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Lubrificação da corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

Sera que não dá menos trabalho diluir na proporcao 3 para 1 oleo de carro com querosene e passar na corrente?
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Lubrificação da corrente

Post by Wanderson Mata »

O problema é conseguir óleo de carro em quantidade pequena!!!
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Lubrificação da corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

Essa semana troquei o oleo da moto paguei R$ 15,00 no litro, a querosene voce vai gastar mais uns R$12,00 +ou-; alternativa seria se voce nao tiver amizade com alguem em posto de gasolina, normalmente sobra oleo na embalagem é só arrumar algumas vazias e deixar de ponta cabeça e, tirar o oleo de la, é questão de chavecar.
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Lubrificação da corrente

Post by Wanderson Mata »

Vou ver se arrumo um cadim mais tarde
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

Você está gostando da mistura óleo/querosene, Reinaldo?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Lubrificação da corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

Eu não tenho usado ela porque comprei há um tempo uma embalagem de squirt e to usando ele, tenho gostado muito, passo 1 gota em cada elo, rodo um pouco a pedivela, deixo secar por uns 5 min, depois repasso uma 2 vez, depois de secar passo um pano limpo e, fico girando a pedivela ate a corrente estar limpa por fora, cada passada assim tem durado bem mais de 300km, só retoco se passar por agua/asfalto molhado, de vez em qdo passo o pano para tirar o excesso e deixar a corrente limpa novamente, postei umas fotos da minha corrente aqui:

http://pelote.com.br/forum/viewtopic.ph ... start=1770" target="_blank

Do jeito que está já rodei mais de 300km facil com uma unica passada de squirt e, roda por muito mais kilometragem.

Mas não vejo objeção nenhuma em passar oleo de motor na relação, se não estiver com $ disponivel, não me acanharia de usar o oleo, pelo contrário só usava ele qdo tinha trator. O duro era ficar limpando a corrente, vivia passando pano na corrente, demorava, mas ficava boa, limpa e lubrificada.

O mestre Enkidu, ensinou aquela lubrificação dele e, adaptei para o squirt, funfa perfeitamente, agora se vai prolongar a vida util da corrente é outra historia, mas o bom é que a corrente está sempre limpa e, lubrificada e, eu não me sujo.

A bike está sem lavar desde a ultima revisão que foi em abril ou maio, para voce ter ideia, não lubrifico ela desde então, apesar que tenho pedalado pouco tenho certeza absoluta que rodei bem mais de 300km com a corrente do jeito que está, se quiser ter certeza da kilometragem, confere os meus treinos no strava da ultima semana de abril para cá.

Edit: somei a kilometragem do inicio de maio para cá e, já rodei 1363,9 com uma unica lubrificada de corrente...
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

Eu virei fã do óleo/querosene. É ruim quando fica muito tempo sem lubrificar, parece que o querosene evapora e fica só o óleo, aí fica grudento e com aspecto feio. Lubrificando uma vez por semana, o próprio querosene dá uma limpada no sistema e ela fica show. Com os treinos no rolo, minha média semanal caiu muito, está em 130km, mas eu lubrificava uma vez por semana mesmo quando essa média estava acima dos 200 km.

Como essa mistura é ridiculamente barata, 20,00 dá pra fazer por baixo uns 2 litros, eu coloco umas 3 ou 4 gotas por elo, giro um pouco a pedivela e depois limpo a corrente com um pano. A lubrificação fica só interna e tem funcionado muito bem.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by vladbarra »

Eu acabei regredindo na técnica:
Agora na road eu voltei usar óleo multiuso mesmo, he he he Limpo bem a corrente com Mr. músculo e lavo com detergente, depois de seca eu aplico uma gota por elo, giro algumas vezes e passo o pano pra tirar o excesso. Dura uns 200km até eu fazer tudo de novo.
No trator eu passo um Zéfal que eu tenho há um tempão ou às vezes uso parafina, pois eu tenho toda a parafernália de derreter(fogareiro, panelinha, gancho etc...) que há um tempo atrás eu só usava parafina. Como no trator, cada vez que eu ando eu limpo, então nem fico com preguiça de fazer o esquema da parafina já que vou ter que desengraxar a corrente mesmo.
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Lubrificação da corrente

Post by Enkidu »

ReinaldoBrisolla wrote: O mestre Enkidu, ensinou aquela lubrificação...
Cacilds...mestre foi o gringo que me ensinou! Eu só divulguei...

Mas sem brincadeira, a última vez que comprei lubrificante foi em 1991. Ao todo foram duas bisnagas de 50ml de TriFlow teflon, de 1989 até hoje. Lubrificaram quatro bicicletas minhas, as das esposas, das namoradas, do meu filho, de amigos etc. E a p@%%@ do óleo não acaba!!!
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Lubrificação da corrente

Post by binho »

Elaborate, pls.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Lubrificação da corrente

Post by Enkidu »

Oi Binho, acho até que vou abrir um tópico sobre essa técnica. É uma dica das mais preciosas que já recebi. Me dá um tempinho, vou ver se faço um video e posto.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Lubrificação da corrente

Post by binho »

Take your time!
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Lubrificação da corrente

Post by Wanderson Mata »

Eu tô de cama, aproveitei e mandei a bike para uma revisão numa Lucinda do bairro.
Pessoal que curte audax daqui recomendou.
Peguei hoje, zero barulho e as trocas super suaves.
Corrente limpa, sem cagar a mão, o camarada usou um tar de deslube sem teflon.
Mnel
Membro
Posts: 179
Joined: Sat 14 Dec 2013 14:55
Nome Verdadeiro:: Marcio

Re: Lubrificação da corrente

Post by Mnel »

Melhoras!!!! A parafina realmente é a melhor. Maaaasss para nao ficar abrindo a corrente, pois nao é recomendavel abrir o Powerlink mais do que duas ou tres vezes, nao me lembro, eu uso o Squirt. Ja usei outros da Finish Line, de todas as cores do arco-iris, e o que funcionou melhor foi o Squirt mesmo.
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Lubrificação da corrente

Post by Leo Miau »

Enkidu wrote:Oi Binho, acho até que vou abrir um tópico sobre essa técnica. É uma dica das mais preciosas que já recebi. Me dá um tempinho, vou ver se faço um video e posto.
Opa!!! fiquei curioso também...

Esse ano eu só usei parafina com uns 15% de oleo de motor, a corrente já ta com 4mil km, e ta boa ainda.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Post Reply