Primeiro "upgrade" rodas. Busco sugestões de até US$500

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
flpin
Membro
Nome Verdadeiro:: Flavio Pinheiro

Primeiro "upgrade" rodas. Busco sugestões de até US$500

Post by flpin »

Prezados, na condições de iniciante, venho pedir sugestões a vocês para um primeiro upgrade de rodas que quero fazer.

Com esse dólar indecente, não tá pra brincar muito, então estabeleci um teto de US$ 500 pra compra. Vou usá-las basicamente pra treinos na USP, pegar estradas.. o básico: Band, Romeiros, Serra Campos, Suru, São Roque.. etc. E também pretendo começar a fazer umas provas amadoras esse ano: VO2, Botucatu, Granfondo de Inverno e outras que forem aparecendo. Ano passado fiz o GF de São Pedro pela primeira vez... mas ainda estava começando o pedal. Passado quase um ano no esporte -- e tendo suporte de assessoria esportiva --, acho que nesse ano consigo acompanhar algum pelotão intermediário nessas provas que falei.

No momento, estou com três rodas em mente: Fulcrum 3; Campagnolo Zonda; e Mavic Elite S.

Importante: até hoje uso as rodas shimano basiconas que vieram na bike: WH R500.

Daí, as perguntas:

(1) dentre as opções que coloquei, vou sentir algum impacto em termos de performance? Ou pra iniciante, rodas não fazem tanta diferença?

(2) sobre as opções, haveria um grande ganho em relação ao par basicão que uso? Ou seria melhor segurar um pouco, e quando for trocar, pegar algo mais top, tipo Mavic Ksyrium SLS .. PRO SL.. etc. ?

(3) alguma outra sugestão fora do trio que passei?

Ah, importante: compro as rodas fora, pois tenho viagem em breve para os EUA.

Desde já agradeço, pois tenho me informado bastante bem por aqui.

Abrs.,
Last edited by flpin on Sat 13 Feb 2016 16:57, edited 1 time in total.
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Re: Primeiro "upgrade" rodas. Busco sugestões de até US$500

Post by Magnus »

Pelo que vi, vc precisa de uma roda versátil. Eu compraria a melhor Mavic que os 500 dólares possam pagar, hehe... Tenta uma Ksyrium...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
flpin
Membro

Post by flpin »

Magnus, valeu pela dica. Depois editei, pois esqueci de colocar informação essencial: três opções que estou ponderando => Fulcrum 3; Campagnolo Zonda; e Mavic Elite S.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

flpin wrote: (2) sobre as opções, haveria um grande ganho em relação ao par basicão que uso? Ou seria melhor segurar um pouco, e quando for trocar, pegar algo mais top, tipo Mavic Ksyrium SLS .. PRO SL.. etc. ?
Depende o que entende por grade ganho. Diria que é perceptível e te da uns segundinhos de ganho no final de uma subida. Eu considero isso como grande ganho.

São rodas muito equivalentes, Fulcrum e Campagnolo é a mesma roda só muda a disposição da raiação. Escolheria a que tivesse o melhor preço ou se a diferença for pequena, pelo visual que te agradar mais. Em termos de performance não acredito que mude tanto.

Dessas para uma Euros, Fulcrum R1 e Ksyrium SLS tem mais um salto. Uma dessas usada em bom estado pode ser o melhor negócio.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
flpin
Membro

Post by flpin »

Valeu, Marcelo.

Sobre rodas melhores, mas usadas, também estava na dúvida. Daí o melhor seria comprar por aqui mesmo, e examinando muito bem antes.
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Flpin, vou sugerir a roda que tenho como opçào uma Easton EA90 bem versátil e leve também, paguei um pouco a mais numa queima de estoque.

http://www.chainreactioncycles.com/br/p ... prod139484" target="_blank

Já pra quem tem o bolso mais recheado uma opção imperdível é a Xentis 2.5 na cyclemotion, R$5.400 sim bem mais que os U$500, mas se considerar frete/impostos e o fato que lá fora elas custam EU$1.700, vira uma pechincha.

https://cyclemotion.com.br/rodas/perfil ... er-shimano" target="_blank
rodrigomarin
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin

Post by rodrigomarin »

Papillon wrote:Já pra quem tem o bolso mais recheado uma opção imperdível é a Xentis 2.5 na cyclemotion, R$5.400 sim bem mais que os U$500, mas se considerar frete/impostos e o fato que lá fora elas custam EU$1.700, vira uma pechincha.

https://cyclemotion.com.br/rodas/perfil ... er-shimano" target="_blank
Caramba, que rodas! Se pegar esse valor em reais e transformar em dólares, tirar o imposto de importação e o frete, fica na casa dos US$ 850... sem risco de quebrar, de extraviar, de ficar meses em trânsito etc. Ai, se eu não fosse pobre...
Flavio Tuix
Membro
Nome Verdadeiro:: Flavio

Post by Flavio Tuix »

Como o Marino disse, fulcrum é feita pela campagnolo. Nao teria tanta diferença assim entre a Zonda e a Fulcrum 3.

Com certeza vc vai ter ganho, mas nao ache q vai ganhar mto. Rodas fazem diferença na percepção de rolagem. Ja tive as R500 e eram um tanque, nao empenavam por nada, mas eram rodas q vc percebia q fazia mta força pra desenvolver.
Ja as Fulcrum Racing Zero, Shamal e Campy Bora q eu tive, eram fantásticas. Vc com certeza aproveitava a sua potência de forma correta.

Na sua escala eu iria nas Fulcrum. Mas, se puder aumentar o cash nas rodas pensaria nas Fulcrum 1, que sao as Fulcrum Racing ZERO com cubos diferentes pra baratear o custo.

abrax

PS: ja q vc vai comprar fora, pensaria seriamente em comprar rodas usadas. Ebay é uma mina de ouro pra rodas usadas e boas. Basta começar a pesquisar desde já.
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Pepebike
Membro

Post by Pepebike »

Se interessar (dados do anúncio):

Par de Rodas Mavic Ksyrium Elite EL
R$ 1.850,00
Compatível com Shimano e Sram 10 e 11V
Com menos de 3 meses de uso
Rodou aprox. 450km
Peso: 1.547 g (diant. 672 g, tras. 875 g).
Acompanha um par de Blocagens e o anel distânciador para cassete te 10 Velocidades

http://classificados.bikemagazine.com.b ... m-elite-el
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
flpin
Membro

Post by flpin »

Uma vez mais, valeu pelas dicas, gente.

Por tudo que li e tenho conversado, concordo plenamente com você em relação a upgrade de roda e performance, Tuix. Sem sombra de dúvidas as Fulcrum 1 e a Zero.. e as Campy(s) Eurus e Shamal... são bem superiores. Agora, comprar zero, mesmo lá fora, está fora de cogitação: como falei, dólar está indecente... e eu não gosto de manter uma relação performance / equipamento muito desbalanceada...rs Mas falando sério, vou buscar algumas rodas tops usadas no ebay e até mesmo no craigslist da cidade que vou ... mas pra dar m, não é muito difícil. Quando morava lá, já tive problemas sérios com CL.. Daí, se for pra pegar nova, acho que vou ser conservador mesmo, e ficar com as Zondas ... até porque também devo pegar um grupo nvo... Como li recentemente num blog, " wanted something tough enough to train on, fly enough to race. Something that feels high rent, yet cheap enough to sneak past the purchasing committee." Essa parte do purchasing committee é fundamental! rs

Mas uma vez, obrigado pelas sugestões de todos.
Flavio Tuix
Membro

Post by Flavio Tuix »

Ser racional com upgrades eh tenso, hahaha, eu as vezes tenho q tomar o remedinho do auto controle pra nao fazer merda.

zonda vc estara mto bem servido.
se usa campagnolo melhor ainda, mas se usa shimano, tera que comprar com o freehub proprio.

conselho, ja q vc quer um grupo: a chain tava fazendo preção no athena 11v e no ultegra 11v. acho excelentes opções e no preço que eles pediam, valia mto a pena.

boa sorte nas compras hehehehe

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Liter
Membro

Post by Liter »

flpin nunca achei preço bom de roda no Ebay, usado sempre vendem caro, vai ter um ou outro leilão mas é raro. E quanto mais velha a roda mais pesada vai ser, cada ano Campagnolo e Fulcrum tiram algumas gramas das linhas, prefiro comprar uma linha inferior nova na CRC/Melin e eles sempre tem as promoções de verão/inverno mudança de ano.
Liter
Membro

Post by Liter »

https://www.merlincycles.com/fulcrum-ra ... 86056.html" target="_blank

U$400 com Pneu/Camara, ta bom o preço
flpin
Membro

Post by flpin »

Liter, tinha visto a Campy Zonda por até US$330 com free hub shimano; mas essa oferta da Fulcrum 3 com continental 4000 II tá bem boa.

Colhendo opiniões aqui e acolá, estava meio que fechado com Zonda/Fulcrum 3 para rodas all-around e com excelente custo-benefício. Mas me deparei com excelentes avaliações da shimano RS81 C24 e C35, especialmente pra quem está na casa dos 75kg, como eu. E esses pares se encaixariam no budget under US$ 500 que mencionei.
Aerotech tour
Membro

Post by Aerotech tour »

Pode ir com a Zonda, nao vai se arrepender.
Flavio Tuix
Membro

Post by Flavio Tuix »

flpin wrote:Liter, tinha visto a Campy Zonda por até US$330 com free hub shimano; mas essa oferta da Fulcrum 3 com continental 4000 II tá bem boa.

Colhendo opiniões aqui e acolá, estava meio que fechado com Zonda/Fulcrum 3 para rodas all-around e com excelente custo-benefício. Mas me deparei com excelentes avaliações da shimano RS81 C24 e C35, especialmente pra quem está na casa dos 75kg, como eu. E esses pares se encaixariam no budget under US$ 500 que mencionei.
são boas rodas, mas ainda acho, minha opiniao, inferiores as que vc quer.
fulcrum 3 e zonda pode ir de boa q nao vai se arrepender.

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Rogerpilot
Membro
Nome Verdadeiro:: Rogerio Soriano

Post by Rogerpilot »

Oi, Flpin, beleza ?

Estava nessa mesma situação sua. Querendo um upgrade, destinado a fazer isso apenas nas rodas ( estava com Shimano R500) e avaliando um monte de opções, e uma que passou por mim era uma Fulcrum Racing ( não me recordo qual era, mas estava há uns 2 meses saíndo por R$3.800,00 , eram ano 2013 e estavam usadas ) .

Dei uma passadinha numa loja em SP pra ver só as rodas... então daqui pra frente na história, vou perder a capacidade de comparar somente as rodas, porque acabei trocando de bike, logo, não sei como seriam só as rodas na bike antiga .

Fui na Cyclemotion e comprei um par de Campagnolo Zonda com preço melhor do que as Fulcrum. Como era zero bala, não precisei me preocupar com eventuais esforços que as rodas sofreram ( coisas usadas, compramos mais o antigo proprietário do que a coisa em si... não saberia quem usou antes e nem a história de vida das rodas...) .
Não bastasse, o atendimento deles me convenceu demais também.

Usei a bike testando em Romeiros , e é claro que o conjunto precisa ser levado em conta, mas te juro : creio que além das demais peças, as rodas fizeram uma tremenda diferença.

Abraços e te desejo uma boa decisão .

P.S. : Cuidado com as compras no exterior. Ainda mais se for entrar por Guarulhos. Estão ávidos em tributar peças de bike por lá...
flpin
Membro

Post by flpin »

Valeu pelo relato, Roger. Como não se tratam de rodas muito caras, até pensei em ver aqui. O surpreendente é que, mesmo com esse dólar, ainda sai pela metade do preço lá fora. E o bom é que são 350 doletas, e talvez não gere problemas na volta.

Abrs.,
Post Reply