A farsa do mapeamento hormonal (doping)

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Post Reply
Guinness
Membro
Nome Verdadeiro:: Roberto Smera

A farsa do mapeamento hormonal (doping)

Post by Guinness »

É curioso como a andronização de atletas, mantida como um programa secreto durante anos pela República Democrática da Alemanha (RDA), ainda continua em voga nos dias de hoje e com o mesmo altíssimo sigilo dos idos anos 60, quando então era controlada pelo Mistério da Segurança de Estado, a temível “Stasi”. Após o colapso da RDA e consequente queda do muro de Berlim, diversos documentos confidenciais foram resgatados, descrevendo em detalhes como o governo promovia o uso de drogas para atletas que competiam em esportes de alto desempenho, notadamente esteróides androgênicos.

Sob o pretexto de “reposição hormonal” ou “mapeamento hormonal”, hoje em dia ciclistas e triatletas, amadores e de elite, podem contar com as clínicas de medicina esportiva e seus “Doutores” para atingir seus objetivos, os quais seriam impossíveis se contassem apenas com treinos e suplementação comum encontrada nas prateleiras de lojas especializadas. Assim como ocorria na Alemanha comunista, trata-se de um esquema intrincado, que conta com a estrita relação "médico-paciente" e que não pode vazar de forma alguma para terceiros por motivos óbvios.

Mesmo após o “mapeamento hormonal”, usado meramente como formalidade supérflua e desnecessária a pretexto de detectar “desequilíbrios das taxas hormonais”, substâncias como o hgH (hormônio de crescimento humano) e testosterona são comumente ministrados pelos “Doutores” em dosagens específicas e com pleno consentimento dos atletas. Deslumbrados com os resultados que não demoram a aparecer, esses atletas tornam-se clientes assíduos e passam a planejar cuidadosamente o calendário anual de provas em busca de resultados condizentes com o tamanho de seus egos.

Os mais bem sucedidos conseguem fechar contratos com fabricantes conhecidos, de cujas marcas passam a representar como garotos propaganda em troca do uso de seus equipamentos por tempo pré estipulado. Não raro, também conseguem chamar a atenção da mídia, sempre ávida a lucrar com o ibope de uma nova história e incutir no imaginário do povão a necessidade de cultuar falsos heróis e seus feitos tão comoventes quanto os dramalhões mexicanos vespertinos. Aparecer na TV em programas de relativa audiência, contando suas desinteressantes “histórias de superação”, ao mesmo tempo em que mostram o cotidiano de suas vidas tacanhas, passa a ser um objetivo importante do atleta que agora almeja a todo custo manter sua imagem de sucesso, conquistada com o auxílio secreto de uma figura que ninguém faz a menor idéia da existência, mas sem a qual seria impossível estar ali, colhendo elogios de uma platéia de corações emocionados.

Mal sabe ele que a mão que hoje lhe afaga a cabeça, é a mesma que no futuro pode transformar seu sonho num angustiante pesadelo. Para o dopado trapaceiro, fama e o sucesso não são vias de mão única pois, da mesma forma que galgou o mais alto degrau em ascensão meteórica, pode a qualquer momento cair no angustiante abismo da vergonha, caso seja sorteado para o controle anti-doping e acuse positivo no exame. Não fazem a menor idéia que a mídia nem sempre gosta de se sentir como esposa traída e, da mesma forma como constrói seus mitos e hérois, é capaz de reduzi-los à pó, desmascará-los como fraudes e por fim destruí-los como insetos se isso for rentável e der ibope.
A mentira é a desculpa dos derrotados.
tschroder
Membro
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: A farsa do mapeamento hormonal (doping)

Post by tschroder »

Tem varios desses aí nas provas "amadoras" Brasil afora. Adultos-criancas, como esta na VEJA dessa semana.
Worf
Membro

Post by Worf »

de fato, "desmascarar e humliar" quem é pego é algo que da Ibope a imprensa adora....pq como disse alguém- não lembro quem:
Careta adora um pecado.
-------------

não vi matéria da Veja, mas se era sobre médicos e doping, besta é quem vai no medico para isso. São aproveitadores e não sabem o que estão fazendo.
Se médicos não sabem tratar direito doenças cardíacas que são as mais comuns e estudadas imagine então o uso de AEs.
Médicos estão criando hipogonadismo em pessoas saudáveis que depois se tornam seus clientes crônicos, dependentes de TRH
Se for pra dopar melhor usar medico apenas para cuidar dos danos, não para prescrever o programa hormonal.

--------

já do ponto de vista filosófico não vejo diferença entra o suplemento da prateleira e o remédio da farmácia. A diferença é a questão da ética profissional. Entre profissionais se todos estão limpos, competir dopado rompe com a ética do esporte que se esta praticando, já que todos tem um contrato de trabalho e se propõe a seguir certas regras. Já na vida em geral não vejo pq se escandalizar com adultos fazendo o que querem, ainda que na opinião de alguém, possam estar agindo como crianças.
Image
Iberê
Membro

Post by Iberê »

Worf, você deve ter suporte ou contato com péssimos médicos apenas. Lamento.
Image
Worf
Membro

Post by Worf »

tenho contato com ótimos médicos que admiro e respeito...fora o pai, as tias, tios, avós, primos...
Qual sua ooinao sobre médicos que prescrevem testosterona exógena (bioidentica ou não) para homens de 40 anos, criando doentes crônicos dependentes de TRH para o resto da vida?
Pior, defendem a ideia altamente controversa de que TRH seria o mais seguro a fazer uma vez que estamos expostos todos a metais pesados, poluição, etc.
Tbm acho que estamos expostos a contaminantes que acabam com nossos hormônios, acho que comemos muita soja que transforma nossa T em E3...mas não acho que TRH seja a sasida para todos. Prefiro uma atitude mais honesta, quer ganhar massa? vamos tomoar AEs direito e não seguir o que médicos oportunistas pretendem.
Finalmente, sou um executivo de alto escalão, todos com péssima fama, pior trabalho na indústria, defendo o que faço não apenas como ético, mas como altamente útil para a sociedade, não defendo porem as falcatruas cometidas pela media dos executivos. Trabalho em uma companhia de grandes valores que me da orgulho, mas não defendo os crimes contra a saúde publica e a economia popular cometidos por outras companhias.
Não entendo pq os médicos que são "liberais" são doutrinados e agem como se fossem uma casta a parte (meus familiares incluídos) ao ponto de alguns verem até no recente escândalo dos estupros na medicina da USP, sensacionalismo anti-medico.
Por favor..
Image
Iberê
Membro

Post by Iberê »

Worf, o uso de TRH para homens até o pouco que eu sei não tem respaldo científico e era condenado pelos endocrinologistas com os quais tive contato, alguns já tinham tido experiência com paciente encaminhado para tratamento de hipogonadismo pós-uso de AEs, e nenhum mostrou-se favorável ao uso de esteroide sem indicações bem específicas. Mesmo a terapia hormonal para melhorar a qualidade de vida em paciente terminais, acelerar reabilitação e retorno às atividades, ou tratamento de disfunção de fertilidade, entre outros possíveis usos são ainda bem controversos.
Entretanto há um abismo entre não saber o manejo de esteroides em pacientes sem indicação formal de uso e o tratamento de cardiopatias não complicadas. Além do que, sim, há muito oportunista entrando de gaiato e se aproveitando da expansão da demanda de AEs, mas também tem gente que sabe o que está fazendo, tudo questão de escolher bem.
Image
Worf
Membro

Post by Worf »

mas caríssimo, estava falando desses médicos da TRH para todos...mercado crescendo explosivamente. Picaretas. Na verdade, como já escrevi, não acho nem que eles se vejam como picaretas. Assim como o Direceu tbm acha mesmo que é um revolucionário ainda que seja apenas um oportunista, meu velho ponto sobre vieses e heurísticas.

Como dito se for pra ganhar massa acima do que a genética e a nturicao permitem o negócio é partir para o uso de drogas, com consciência de que a medicina tradicional não tem experiência nem interesse no assunto (sobre o qual há uma discussão ética complexa e interessante).
Sem duvida porem que se a pessoa sofre de hipogonadismo vai ganhar muito mais se consultado com meu pai do que conversando comigo....quem disser algo em contrario é uma besta irresponsável.
Image
Post Reply