Transito mata 6 ciclistas e fere 230 em 2 anos em Campinas

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Post Reply
edmfranco
Membro

Transito mata 6 ciclistas e fere 230 em 2 anos em Campinas

Post by edmfranco »

Pessoal,

É a primeira vez que vejo essa estatística na região ... precisamos sempre estar atentos ... não importa se o cara é ciclista pro, amador, bicicleteiro, ou o tio da barraforte ... somos todos iguais no transito... claro que com condições de segurança diferentes (acho vital o uso de capacete e luvas) ....

http://correio.rac.com.br/_conteudo/20 ... et="_blank
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Transito mata 6 ciclistas e fere 230 em 2 anos em Campin

Post by Papillon »

São estatísticas esparsas.
Para uma boa avaliação deveriam publicar um comparativo onde estivessem levantados:
- razão de acidentes/mortes por quantidade de usuários
- razão de acidentes/mortes por % de viagens
- razão de acidentes/mortes por km/percorrido

E demonstrar a correlação entre carro, moto, bicicleta e pedestre.

Porém nossa mídia analfabeta funcional insiste em divulgar apenas números "morreram 200, morreram 50, morre 1 por hora..." que invariavelmente representam pouco ou nada para quem vê.

Números que o povo não fica sabendo:

a. Você sabia que o Brasil é o país com maior taxa de morte no trânsito no planeta?
Morrem 31,3 pessoas a cada 100.000, isso significa que ao sair de casa na média brasil, o risco de morrer no trânsito é o 50% maior que ser morto por um assaltante.
b. Quase todas estatísticas ignoram o ciclista?

Em levantamento feito por mim para SP em 2012 (infelizmente as universidades que consultei não se interessaram por um mestrando nessa área):

A taxa de mortalidade em função do número de viagens/100.000habitantes:

Usuário de automóvel (inclui taxi): 1,78
Motociclista: 71,00
Ciclista: 16,13
Pedestre: 4,89

Taxa de acidentes com feridos em função do número de viagens/100.000hab

Automóvel: 89,88
Motocicleta: 2006,64
Bicicleta: 259,02
Pedestre: 57,88

Ou seja a cada 100.000 viagens de bicicleta em SP 16 ciclistas morrem e 259 ficam feridos em acidentes no trânsito.
Papillon
Membro

Post by Papillon »

São estatísticas esparsas.
Para uma boa avaliação deveriam publicar um comparativo onde estivessem levantados:
- razão de acidentes/mortes por quantidade de usuários
- razão de acidentes/mortes por % de viagens
- razão de acidentes/mortes por km/percorrido

E demonstrar a correlação entre carro, moto, bicicleta e pedestre.

Porém nossa mídia analfabeta funcional insiste em divulgar apenas números "morreram 200, morreram 50, morre 1 por hora..." que invariavelmente representam pouco ou nada para quem vê.

Números que o povo não fica sabendo:

a. Você sabia que o Brasil é o país com maior taxa de morte no trânsito no planeta?
Morrem 31,3 pessoas a cada 100.000, isso significa que ao sair de casa na média brasil, o risco de morrer no trânsito é o 50% maior que ser morto por um assaltante.
b. Quase todas estatísticas ignoram o ciclista?

Em levantamento feito por mim para SP agora rapidinho (infelizmente as universidades que consultei não se interessaram por um mestrando nessa área):

A taxa de mortalidade em função do número de viagens/100.000 usuários:

Usuário de automóvel (inclui taxi): 1,78
Motociclista: 71,00
Ciclista: 16,13
Pedestre: 4,89

Taxa de acidentes com feridos em função do número de viagens/100.000 usuários

Automóvel: 89,88
Motocicleta: 2006,64
Bicicleta: 259,02
Pedestre: 57,88

Ou seja a cada 100.000 viagens de bicicleta em SP 16 ciclistas morrem e 259 ficam feridos em acidentes no trânsito.
agorasim
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo Guedes

Post by agorasim »

o transito no Brasil é cruel.....a falta de direção defensiva, muitas vezes, quase sempre dar lugar à uma direção agressiva. e somado a imprudência que muitas vezes o próprio ciclista comete durante seu trajeto, termina da pior maneira possível.

olha ai

http://www.bikeelegal.com/noticia/1645/ ... -sao-paulo" target="_blank

Code: Select all

1º CORÍNTIOS, CAPÍTULO 1, VERSÍCULO 19, Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Segundo testemunhas, o ciclista teria furado o farol vermelho para fazer a travessia.

Aí também não da, né.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
agorasim
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo Guedes

Post by agorasim »

Marcelo Marino wrote:Segundo testemunhas, o ciclista teria furado o farol vermelho para fazer a travessia.

Aí também não da, né.
claro que não. mas convenhamos, se a direção defensiva fosse uma pratica comum em meios aos motoristas "principalmente os motoristas profissionais que ganham o pão de cada dia no volante" esse desfecho poderia ter outro final que não fosse tão trágico.

PS: não estou aqui querendo defender o ciclista, que infelizmente, pagou um preço muito caro por sua imprudência.

pelas fotos, dar pra ver que o ônibus só parou depois que pegou o ciclista....se o motorista tivesse parado antes...o máximo que iria acontecer era o ciclista dar uma cacetada no ônibus, cair e levantar tonto.

Code: Select all

1º CORÍNTIOS, CAPÍTULO 1, VERSÍCULO 19, Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

É, a gente não viu como foi, mas para parar um ônibus de repente não deve ser fácil.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
brunocarlo
Membro
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo

Post by brunocarlo »

Acho que Papillon falou tudo, número assim, jogados do nada fica feio mesmo, mas quando vai se analisar num contexto, ele não vai parecer assim tão ruim, um número assim, sem contexto, assusta, quer exemplo:

Em 2011, mais de 11000 morreram em acidentes com motos.

http://g1.globo.com/carros/motos/notici ... -anos.html" target="_blank

11000??? Sim, mas no pais, num ano, é muita coisa, sim, é, mas vai ver a quantidade de motociclistas? Número total de acidentes? e Por ai vai.
Bruno Carlo
Meu Strava
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Uma dúvida esse Marlon não é aquele usuário do Pedal que tinha várias bikes antigas?
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Não.
Dag Hammarskjöld
Doido43
Site Admin

Post by Doido43 »

Marcelo Marino wrote:É, a gente não viu como foi, mas para parar um ônibus de repente não deve ser fácil.

Não, não é nada facil mesmo!

Quem já freou repentinamente tentando evitar uma batida sabe que um carro não para na hora da frenagem.

Agora imaginem um onibus de mais de 10 ton. a 50 km/h com mais 60 caboclos dentro tentando frear... é impossível.

Como diria Galvão Bueno "a física não permite!!".
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Zo
Membro

Post by Zo »

Papillon wrote:Uma dúvida esse Marlon não é aquele usuário do Pedal que tinha várias bikes antigas?

Image

https://www.facebook.com/marlon.moreiradecastro?fref=ts
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Tem outra versão agora:

http://www.bikeelegal.com/noticia/1657/ ... _-paulista" target="_blank

"A conversão era permitida..."

Ahã:
https://www.google.com.br/maps/@-23.567 ... 0?hl=pt-BR" target="_blank

Aí aproveitam a morte do cara para pedir a redução de velocidade*.
Acontece que quem anda de ônibus sabe que dificilmente passa dos 40 km/h, ainda mais no final de uma subida. ;)

*Sou a favor da redução de velocidade, mas esse radicalismo me enoja. Usar a morte do cara e "incriminar" o motorista que nada fez de errado é dose.

Seria muito melhor "dar uma lembrada" nos ciclistas que eles fazem parte do trânsito e devem seguir as leis de trânsito portanto.

Esse radicalismo não vai conseguir nem o apoio dos próprios ciclistas desse jeito. Triste demais. :lance2
Dag Hammarskjöld
edmfranco
Membro

Post by edmfranco »

Marcelo Marino wrote:Tem outra versão agora:

http://www.bikeelegal.com/noticia/1657/ ... _-paulista" target="_blank

"A conversão era permitida..."

Ahã:
https://www.google.com.br/maps/@-23.567 ... 0?hl=pt-BR" target="_blank

Aí aproveitam a morte do cara para pedir a redução de velocidade*.
Acontece que quem anda de ônibus sabe que dificilmente passa dos 40 km/h, ainda mais no final de uma subida. ;)

*Sou a favor da redução de velocidade, mas esse radicalismo me enoja. Usar a morte do cara e "incriminar" o motorista que nada fez de errado é dose.

Seria muito melhor "dar uma lembrada" nos ciclistas que eles fazem parte do trânsito e devem seguir as leis de trânsito portanto.

Esse radicalismo não vai conseguir nem o apoio dos próprios ciclistas desse jeito. Triste demais. :lance2

Concordo 100% ... acho que não é porque somos ciclistas que todos do nosso grupo são perfeitos e merecem proteção... o cara errou e ponto. Eu já atravessei sinal vermelho também ... e se tivesse acontecido algo saberia (se sobrevivesse rsrsrs) que o culpado fui eu ... essa época do ano, com horário de verão, todo mundo se preocupando com o corpo para o verão, o que você vê de cara de bike na contramão e fazendo besteira não tá escrito ... não adianta culpar os motoristas ... temos que usar a sensatez ... senão daqui a pouco vamos defender estuprador, porque a menina estuprada estava de mini saia (é analogias não são meu forte... rsrsrs) ...
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Falou tudo Marino. O que vejo de gente aqui varar farol vermelho, um busão não para de repente assim não, nem no vídeo game. Ontem a noite mesmo quase matamos com o carro um motoqueiro com sua mina na garupa porque ele varou o "pare" bem na nossa frente. Por isso que todos me acham um ET quando paro com a bike nos semáforos, devo ser um anormal para os outros.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Papillon
Membro

Post by Papillon »

É só ver como somos encarados pelos motoristas depois das ciclovias chutadas do haddad.

Antes embora sempre tenha um asno a vasta maioria até acenava ou fazia algum elogio no meio de uma subida, agora os xingamentos estão se propagando.

Eu quando ando de ônibus evito ao possível pegar os que sobem a brigadeiro pois vão a passo de tartaruga, acho que até eu a pé vou mais rápido.

Radicalismo barato e sórdido, me lembra os casos de "homofobia" como o do garoto que foi morto pelo namorado e antes que a polícia se manifestasse a porcaria da internet estava infestada de "atos" contra homofobia... porra velho...viado e puta morre do mesmo jeito que macho e freira, não dá pra esperar ter ao menos indícios antes de sair atirando?
Zo
Membro

Post by Zo »

Se o ciclista furou o semáforo vermelho, nem a ciclovia ajudaria.
Post Reply