Retrovisor

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Retrovisor

Post by Magnus »

Então, vendo esses atropelamentos em estradas, cada dia me convenço mais a dar um foda-se para as "rules" e meter um retrovisor na magrela. Quem aqui usa ou pode recomendar algum modelo?

Estou pensando em algo assim:

Image
Last edited by Magnus on Mon 04 Aug 2014 18:24, edited 1 time in total.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Retrovisor, quem usa/recomenda algum modelo?

Post by marcoaleite »

O TC tem (ou tinha) um que vai preso no lugar do plug que prende a fita do guidão. Parece que atende bem e fica discreto na bike.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Retrovisor, quem usa/recomenda algum modelo?

Post by Magnus »

Pois é, gostei desse da foto pela facilidade em colocar e tirar, pois não acho que seja necessário em todos os pedais que faço por aqui. Meu medo é só em relação a firmeza, esse acho que pode ficar com a imagem tremida. Eu sei qual é esse que vc falou, vou procurar mais um pouco.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: Retrovisor, quem usa/recomenda algum modelo?

Post by raulfragoso »

Há diversos reviews que falam muito bem do Italian Road Bike Mirror:
http://www.avt.bike/WebStore/merchant.m ... e=RBM_1001" target="_blank

Este outro da Sprintech também oferece um design parecido e vem com um par ao invés de apenas um lado: http://www.amazon.com/Sprintech-Road-Bi ... B009GWSSMK" target="_blank
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Retrovisor, quem usa/recomenda algum modelo?

Post by ReinaldoBrisolla »

|Esses tbm sao legais:
http://www.sjscycles.co.uk/sprintech-ro ... prod18601/" target="_blank
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Retrovisor, quem usa/recomenda algum modelo?

Post by Gili »

Cara, não vai ser um retrovisor que vai fazer vc escapar de um caminhão ou carro/moto que seja, tudo acontece muito rapido. Pra saber que ta vindo alguma coisa dá pra perceber pelo barulho.

Mas se vai acalmar seu coração depois dos ocorridos, compre.
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Retrovisor, quem usa/recomenda algum modelo?

Post by Papillon »

O pessoal do grupo de MTB que eu pedalava usava muito o de capacete, pois no guidão estamos em um nível mais alto e o ângulo de visão não é legal, no capacete fica fácil de ajustar naturalmente para o que queremos olhar.

vale ler http://travellingtwo.com/resources/take-a-look-mirror" target="_blank

phpBB [media]


Image
Image

phpBB [media]
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Retrovisor, quem usa/recomenda algum modelo?

Post by Magnus »

Gili wrote:Cara, não vai ser um retrovisor que vai fazer vc escapar de um caminhão ou carro/moto que seja, tudo acontece muito rapido. Pra saber que ta vindo alguma coisa dá pra perceber pelo barulho.

Mas se vai acalmar seu coração depois dos ocorridos, compre.

Já comprei esse para experimentar:

Image

Gili, concordo contigo se deixar para olhar de vez em quando para o retrovisor, mas se for possível "vigiar a traseira", acredito que seja possível perceber algumas situações antes que tudo aconteça muito rápido. 100% não é, tem situações que o retrovisor realmente não vai adiantar nada, mas se eu puder eliminar meia dúzia de situações perigosas...

Mas o motivo principal é que quando pedalo com o Tuix fica chato ter que ficar toda hora olhando para ver se ele já sobrou, assim fica mais fácil de ir monitorando e diminui a chance dele perder a roda...

:lemond1 :lemond1 :lemond1
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Retrovisor, quem usa/recomenda algum modelo?

Post by joaojuliomello »

huuahuhuahhau
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Retrovisor, quem usa/recomenda algum modelo?

Post by Gili »

Hahahahahahahhahahahahhaha
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
laertejr
Membro
Posts: 202
Joined: Fri 10 May 2013 00:45
Nome Verdadeiro:: Laerte
Location: Curitiba

Re: Retrovisor, quem usa/recomenda algum modelo?

Post by laertejr »

eu tenho o zefal spy, que é o mesmo que o TC usa (foi ele que me indicou)...
QUando estou pedalando sozinho nas estradas, geralmente eu levo, é muito util, discreto e nao pesa nada. E o melhor, nao passa cagaço algum...
Tentando pedalar :roll:
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Retrovisor, quem usa/recomenda algum modelo?

Post by Magnus »

Papillon wrote:O pessoal do grupo de MTB que eu pedalava usava muito o de capacete, pois no guidão estamos em um nível mais alto e o ângulo de visão não é legal, no capacete fica fácil de ajustar naturalmente para o que queremos olhar.
Imagino que sim, mas me incomoda qualquer coisa que fique na frente da visão, deve ser algum tipo de TOC, hehe... até aquela sujeirinha pequena no óculos me incomoda...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Retrovisor, quem usa/recomenda algum modelo?

Post by Magnus »

laertejr wrote:eu tenho o zefal spy, que é o mesmo que o TC usa (foi ele que me indicou)...
QUando estou pedalando sozinho nas estradas, geralmente eu levo, é muito util, discreto e nao pesa nada. E o melhor, nao passa cagaço algum...
Então, Laerte, esse foi o primeiro que pensei em comprar, mas o Spin me transmitiu mais segurança em relação a fixação. Fiquei com medo do Spy ficar saindo do lugar na hora de ajustar e tal...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Retrovisor, quem usa/recomenda algum modelo?

Post by Gili »

Depois diga o que achou, qualquer aumento de segurança útil é valido.
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
T-Rodman
Membro
Posts: 1146
Joined: Mon 14 Oct 2013 22:08
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Re: Retrovisor, quem usa/recomenda algum modelo?

Post by T-Rodman »

sinceramente, o que eu desisti além de procurar um retrovisor que funcione sem ficar tremendo toda hora - foi de parar de também achar um fone que não me desvie a atenção.
ou seja, eu não uso mais o espelho, porque 2/3 que testei tremiam demais, e também não uso fones de ouvido.
Assim, tenho toda atenção na estrada, nos sons da estrada, etc - e até me condicionei a parar de pedalar quando um caminhão vai passar ao meu lado - esperando o arrasto de ar, com as 2 mãos no guidão, perto do freio.
Image
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Retrovisor, quem usa/recomenda algum modelo?

Post by Gili »

Eu não pedalo com fone de jeito nenhum!!!
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Retrovisor, quem usa/recomenda algum modelo?

Post by ReinaldoBrisolla »

Eu pedalo usando esse fone:

http://www.estrela10.com.br/informatica ... 17-philips" target="_blank

Coloco ele fora dos canais auditivos, preso bem na curva da orelha, como ele tem essa haste, eles ficam firmes em qualquer local dentro da orelha, não necessariamente dentro do canal auditivo, dá para pedalar tranquilo escutando tudo o que se passa ao nosso redor e, os carros a uma boa distancia.

A proposito o preço no link que coloquei está otimo, paguei no meu há 2 anos o mesmo valor.

Unico inconveniente que esse fone tem é que ele tem uma emenda nos cabos para voce usar aqueles armband e, coloco meu ipod preso na barra do bretelle entao tenho que passar a fiação por dentro do bretelle e, o suor as vezes acaba entrando nos dois links gerando mau contato, eles sao banhados a ouro e, não oxidam danificando, mas geram o mau contato, dai tem que limpar com um cotonete, resolvi isso prendendo a emenda com um pedaço de fita isolante bem apertada.
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Retrovisor

Post by Magnus »

Bom, comprei esse:

Image

Testei durante o Audax 300 e gostei. Durante a noite conseguia ver longe se vinha algum carro, mas não dá para ter muita noção de como o carro está vindo. De dia dá para ver bem melhor, claro. Também foi fácil monitorar o amigo que estava comigo sem precisar ficar olhando para trás, uma olhadinha no espelho e já percebia.

A minha impressão inicial é que realmente não dá para ver se um carro jogar para cima de mim muito rápido, mas dá para ir monitorando e vendo se está vindo carro ou não. Isso na Dutra e em outras rodovias é muito útil nas entradas de postos de gasolina e cidades, sem falar que, de dia, é possível ver se o carro está vindo pelo acostamento ou em trajetória irregular...

Enfim, vou continuar usando, achei satisfatório.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Retrovisor

Post by Flavio Tuix »

nao vou nem comentar senao o joao reclama

:vino2 :vino2 :vino2 :vino2

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Retrovisor

Post by joaojuliomello »

é só chamar de frescura q não fica margem pra reclamção, zoa do mesmo jeito.... e sim é frescura vaiiii

mas seria mais legal um radar... hehe

http://www.dcrainmaker.com/2014/07/hand ... radar.html
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: Retrovisor

Post by raulfragoso »

Depois de quase ser jogado para o guard rail no domingo passado por um caminhão que vinha invadindo parte do acostamento onde eu pedalava (prefiro achar que foi um descuido do motorista, ao invés de ter sido proposital), num trecho da Raposo Tavares aqui perto, resolvi também tocar o foda-se com o euro-style e colocar um espelho retrovisor na minha bicicleta.
Após ler muitos relatos na web, me decidi pelo Italian Road Bike Mirror (o nome é muito original ! rsrsrsrs). O review que mais me ajudou a decidir foi esse aqui: http://www.easternslopes.com/2014/09/01 ... ke-mirror/" target="_blank

Chegando aqui eu instalo e faço um review.
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
russow
Membro
Posts: 556
Joined: Wed 01 Oct 2014 18:29
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen
Location: Curitiba, PR

Re: Retrovisor

Post by russow »

Raul, pegou em site internacional ou achou aqui no BR mesmo?
Image
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: Retrovisor

Post by raulfragoso »

Comprei na loja deles no eBay mesmo: http://www.ebay.com/itm/390962583285" target="_blank
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Retrovisor

Post by Magnus »

Depois coloca aqui o que vc achou.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Retrovisor

Post by elgleidson »

Esses retrovisores não ficam tremendo não? A impressão que dá é que por ser muito pequeno ele sofre muita influencia do chão e a imagem ficaria bem tremida.

Sei lá, eu já estou tão acostumado a pedalar sem fones de ouvido, pra prestar atenção em barulho de carros se aproximando, e a dar apenas uma leve olhada meio pro lado e pra trás, de modo que não precise virar completamente e aí a visão periférica já consegue identificar algo se aproximando, que até hoje não senti necessidade alguma de por algo assim na bike.

Em situações onde este espelho ajudaria, como em acessos rápidos a rodovias, entradas e saídas de postos, etc, eu costumo prestar muita atenção e a já ir sinalizando bem para que os motoristas me vejam de longe, tipo sacudindo o braço, indicando que eu vou seguir em linha reta ou esticar o braço pro lado e ficar subindo e descendo ele, dando sinal pro motorista reduzir. Tem funcionado bem e até hoje não tive problemas.
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Retrovisor

Post by Magnus »

elgleidson wrote:Esses retrovisores não ficam tremendo não? A impressão que dá é que por ser muito pequeno ele sofre muita influencia do chão e a imagem ficaria bem tremida.
Em estradas normais, treme sim, mas muito pouco, a imagem fica bem nítida e dá para perceber bem a presença e distância dos veículos. Claro que tem espelhos e espelhos, estou falando do meu.
Sei lá, eu já estou tão acostumado a pedalar sem fones de ouvido, pra prestar atenção em barulho de carros se aproximando, e a dar apenas uma leve olhada meio pro lado e pra trás, de modo que não precise virar completamente e aí a visão periférica já consegue identificar algo se aproximando, que até hoje não senti necessidade alguma de por algo assim na bike.
Com o retrovisor essa percepção fica bem adiantada. Eu pedalei com o Vlad há um tempo atrás e ele não tinha percebido o retrovisor; andávamos lado a lado porque a estrada era beeeeem tranquila, aí de vez em quando eu avisava a ele sobre carros. Quando ele viu o meu retrovisor, falou: Porra, agora eu vi porque vc percebe os carros tão antes, já estava pensando como vc podia ouvir os carros chegando tão longe!".
Em situações onde este espelho ajudaria, como em acessos rápidos a rodovias, entradas e saídas de postos, etc, eu costumo prestar muita atenção e a já ir sinalizando bem para que os motoristas me vejam de longe, tipo sacudindo o braço, indicando que eu vou seguir em linha reta ou esticar o braço pro lado e ficar subindo e descendo ele, dando sinal pro motorista reduzir. Tem funcionado bem e até hoje não tive problemas.
Para mim, o espelho ajuda sempre. Se for pra deixar para olhar só quando precisa, melhor nem comprar, mas se ficar monitorando ele constantemente, como fazemos ao dirigir, aí vai ver a tranquilidade que dá. Eu sei sempre como está a situação lá atrás, sem precisar desviar a atenção da frente, com o tempo a coisa fica bem automática.

Nas situações que você citou, nem preciso me preocupar em olhar, eu já sei constantemente se vem carro. Como já uso o retrovisor por ser um cara encucado, hehe, se tiver um veículo no retrovisor eu olho para atrás assim mesmo para ter uma noção melhor da situação, mas se não vejo ninguém no retrovisor, nem perco meu tempo virando ou sinalizando.

Enfim, me trouxe mais tranquilidade, eu recomendo.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: Retrovisor

Post by raulfragoso »

Acabei de instalar o retrovisor que postei lá no tópico de Compra do Dia. Acabei aproveitando a fita atual para ver como fica, mas o troço está aprovadíssimo :) Ficou bem discreto, e a instalação foi mais fácil do que pensei - pena eu não ter tirado foto do processo todo.

Primeiro tirei a fita completamente do lado esquerdo do guidão, encaixei o espelho numa posição mais ou menos adequada e enrolei com algumas poucas voltas de fita isolante, permitindo que ainda se movimentasse para fazer o ajuste final. Depois peguei a bicicleta e fui dar umas voltas na rua, ficando na minha posição mais usual, e fui ajustando até que a linha do horizonte ficasse mais ou menos no meio do espelho, e também desse para ver apenas uma parte do reflexo da minha perna esquerda. Voltei pra casa e acabei de passar a fita isolante no corpo todo do espelho, deixando-o bem preso na posição ajustada, e depois recoloquei a fita de guidão.

O resultado:

Image

Image

Image

Image

No sábado farei um treino mais longo e posto aqui minha impressão definitiva, mas até agora estou muito satisfeito.
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Retrovisor

Post by ReinaldoBrisolla »

Raul o campo de visão dele é bom?
Há um bom tempo que havia visto este retrovisor e, me interessei por ele, pena que só se compra lá fora a criança e, o preço não é muito amigável.
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: Retrovisor

Post by raulfragoso »

Reinaldo, por enquanto só testei na cidade por 10 minutos enquanto ajustava, mas a princípio achei o campo de visão bom sim, isento de distorções e com boa qualidade ótica. No sábado vou tentar filmar o uso na estrada com a GoPro , assim você tem uma noção melhor.
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Retrovisor

Post by romanetto »

Show, Raul! Quase não se percebe que há ali um retrovisor! Boa compra!
دفاعا عن فلسطين
Post Reply