Estou pensando em algo assim:

Gili wrote:Cara, não vai ser um retrovisor que vai fazer vc escapar de um caminhão ou carro/moto que seja, tudo acontece muito rapido. Pra saber que ta vindo alguma coisa dá pra perceber pelo barulho.
Mas se vai acalmar seu coração depois dos ocorridos, compre.
Imagino que sim, mas me incomoda qualquer coisa que fique na frente da visão, deve ser algum tipo de TOC, hehe... até aquela sujeirinha pequena no óculos me incomoda...Papillon wrote:O pessoal do grupo de MTB que eu pedalava usava muito o de capacete, pois no guidão estamos em um nível mais alto e o ângulo de visão não é legal, no capacete fica fácil de ajustar naturalmente para o que queremos olhar.
Então, Laerte, esse foi o primeiro que pensei em comprar, mas o Spin me transmitiu mais segurança em relação a fixação. Fiquei com medo do Spy ficar saindo do lugar na hora de ajustar e tal...laertejr wrote:eu tenho o zefal spy, que é o mesmo que o TC usa (foi ele que me indicou)...
QUando estou pedalando sozinho nas estradas, geralmente eu levo, é muito util, discreto e nao pesa nada. E o melhor, nao passa cagaço algum...
Em estradas normais, treme sim, mas muito pouco, a imagem fica bem nítida e dá para perceber bem a presença e distância dos veículos. Claro que tem espelhos e espelhos, estou falando do meu.elgleidson wrote:Esses retrovisores não ficam tremendo não? A impressão que dá é que por ser muito pequeno ele sofre muita influencia do chão e a imagem ficaria bem tremida.
Com o retrovisor essa percepção fica bem adiantada. Eu pedalei com o Vlad há um tempo atrás e ele não tinha percebido o retrovisor; andávamos lado a lado porque a estrada era beeeeem tranquila, aí de vez em quando eu avisava a ele sobre carros. Quando ele viu o meu retrovisor, falou: Porra, agora eu vi porque vc percebe os carros tão antes, já estava pensando como vc podia ouvir os carros chegando tão longe!".Sei lá, eu já estou tão acostumado a pedalar sem fones de ouvido, pra prestar atenção em barulho de carros se aproximando, e a dar apenas uma leve olhada meio pro lado e pra trás, de modo que não precise virar completamente e aí a visão periférica já consegue identificar algo se aproximando, que até hoje não senti necessidade alguma de por algo assim na bike.
Para mim, o espelho ajuda sempre. Se for pra deixar para olhar só quando precisa, melhor nem comprar, mas se ficar monitorando ele constantemente, como fazemos ao dirigir, aí vai ver a tranquilidade que dá. Eu sei sempre como está a situação lá atrás, sem precisar desviar a atenção da frente, com o tempo a coisa fica bem automática.Em situações onde este espelho ajudaria, como em acessos rápidos a rodovias, entradas e saídas de postos, etc, eu costumo prestar muita atenção e a já ir sinalizando bem para que os motoristas me vejam de longe, tipo sacudindo o braço, indicando que eu vou seguir em linha reta ou esticar o braço pro lado e ficar subindo e descendo ele, dando sinal pro motorista reduzir. Tem funcionado bem e até hoje não tive problemas.