Doping

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Marcelo Marino
Membro

Re: Doping

Post by Marcelo Marino »

Olha aí:
http://www.gazzetta.it/Ciclismo/25-09-2 ... 5515.shtml" target="_blank

Lado bom é que as penas devem ser um pouco mais iguais, mais justas.

Lado ruim? Será mesmo que vai ser independente da corrupta UCI como disseram? :nibal3
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

Alguem aqui le as coisas que o Marino posta em italiano?
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Rodrigo_ss2
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo

Post by Rodrigo_ss2 »

Não :voec1
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

binho wrote:Alguem aqui le as coisas que o Marino posta em italiano?
Vejo só "as figuras" :horn1
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

eu leio mas muito macarrônico, consigo pegar uns 70% sem ter de recorrer ao google.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Podem fazer como eu faço quando colocam alguma coisa em inglês:
https://translate.google.com/?hl=pt-BR" target="_blank
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

As vezes eu faço isso, da pra entender, algumas frases sem nexo. Mas fica bom msm
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Não basta ver só os tempos nas subidas. Tem um post bem interessante do Dr. Ferrari sobre o desempenho do Tuba naquela etapa dos paralelos. Segundo ele, a potência que ele manteve durante todo o percurso é incompatível com o capacidade humana de processar fontes de energia.

Hoje os caras mais fortes estão cada vez mais leves. Olha a cara do Contador e compara com a de alguns anos. Olha a cara do Boonen, Niba, Wigo..... O Froome é só o pó e, antes do tour, fez uma "dieta milagrosa" que limou 4kg sem perder nenhum watt.

Minha suposição é que eles encontraram alguma coisa capaz de minguar o peso sem perder músculo (microdose de testosterona talvez) e também alguma forma de aumentar o processamento de energia dentro da célula.

O hematócrito deles está "controlado", então não chega mais ar. Logo, a única forma de aumentar a potência é melhorar o aproveitamento do oxigênio que chega. Esse aí é o pulo do gato que a gente ainda não está sabendo (alias, nem a gente e nem boa parte do pelotão).
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Cebo
Membro

Post by Cebo »

tbortolotto wrote:
Cebo wrote:Mas também é verdade que o passaporte pode gerar um falso positivo (ta lá na matéria que eu falei).
A diferença é que, pra mim, um falso positivo é ruim de mais. Para vocês é aceitável.
Nunca teremos um sistema 100% eficaz, ou 99,999... 99,99.. 99,9... 99%.... Por isso essas "injustiças" podem sim continuar acontecendo e vc tem razão sobre isso. Acho sim que está rolando uma caças as bruxas, mas não vejo alternativa cabível a curto prazo pra retomar a seriedade do ciclismo como esporte e tbm no que diz respeito à atração de patrocínios.

Vc citou a palavra mitocôndria num post anterior, então vc deve possuir um mínimo conhecimento do mundo biológico celular. Cerca de 30% das proteínas sintetizadas por nossas células são destruídas preventivamente para evitar que uma síntese errada possa gerar um malefício metabólico letal, ou seja, quantas proteínas "inocentes" vão pra vala por um "bem maior"? E ainda sim, por esse sistema, passam as que causam Alzheimer, Parkinson, Huntington... Então eu acho sim que o ciclismo está passando por uma fase de limpeza (ou pelo menos tentando) radical e acho isso positivo, pela "moralidade" do esporte. E alguns vão acabar sendo injustiçados... E até pode ser que outros virem símbolos da luta pelo anti-dopping (tipo o caso do Horner na recente Vuelta, onde pela UCI ele tava liberado, mas pela MPCC não). O Kreuziger tá a um passo de virar mártir do passaporte biólogico.... Penso tbm que drogas recreativas sejam consideradas dopping (lembra do Boonen e a cocaína?), pois embora não tenha a ver com a corrida em si fere a ética do conceito esporte/saúde que atrai gerações de expectadores todos os anos.

Enfim, eu prefiro ver o Contador subindo devagarinho o Angliru a subir com um VAM de 1500 e ter que pensar no dia seguinte: "mas era Friboi?". :conta1
Cara, o caso do Boonen foi o maior absurdo da face do planeta terra. A regra é simples: não pode usar cocaína DURANTE A COMPETIÇÃO. Ele foi flagrado FORA de corrida.

Não é nem questão de achar certo ou errado o uso de drogas. O fato é que existe uma regra para isso e ela não foi quebrada. Como pode a UCI punir um atleta que não quebrou regra nenhuma? Dá pra confiar na idoneidade da UCI sendo que nem ela cumpre as próprias regras?

Quanto ao conceito "esporte/saúde", essa é uma discussão filosófica boa de ter na mesa de um bar. Eu não concordo com essa definição e acho um absurdo o esporte ser vendido dessa forma. Engana todo mundo isso.

A criança vê aquele ciclista na televisão e almeja ser aquilo. E o comportamento ainda é estimulado por essa ideia que é simplesmente mentira. Quem quer ser atleta deveria saber da verdade: atividade física é saúde. Dar uma pedaladinha, puxar um ferrinho, nadar um punhado, dar uma corridinha e tal. Ser atleta profissional é uma das coisas menos saudáveis que um ser humano pode fazer na vida (com ou sem drogas).
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
binho
Membro

Post by binho »

Olhei no blog do Dr. Ferrari e nao achei esse texto sobre a etapa dos paralelepípedos. Foi no 53x12?

edit: http://www.53x12.com/do/show?page=indepth.view&id=147" target="_blank
Cebo
Membro

Post by Cebo »

binho wrote:Olhei no blog do Dr. Ferrari e nao achei esse texto sobre a etapa dos paralelepípedos. Foi no 53x12?

edit: http://www.53x12.com/do/show?page=indepth.view&id=147" target="_blank

Esse mesmo. :nibal2
binho
Membro

Post by binho »

Uma coisa que nao entendo. Supondo que eles tenham as ferramentas, pq nao usar em menor escala em mais um ou outro atleta, provendo a equipe com um time melhor pras competicoes?
Cebo
Membro

Post by Cebo »

binho wrote:Uma coisa que nao entendo. Supondo que eles tenham as ferramentas, pq nao usar em menor escala em mais um ou outro atleta, provendo a equipe com um time melhor pras competicoes?

Não sei. pensando com a mente da teoria da conspiração, olha o que aconteceu no caso Lance. Todo mundo sabia, todo mundo aproveitava e todo mundo usava. Na hora que a coisa apertou, todo mundo abriu o bico e ganhou a pena absurda de dois meses de suspensão. :wigo2
DeniseDognini
Membro
Nome Verdadeiro:: Denise

Post by DeniseDognini »

Olha só, agora eu estou dopada: "Seretide Diskus contém xinafoato de salmeterol e propionato de fluticasona, incluídos na lista de substâncias proibidas na prática de esportes da Agência Mundial Antidoping".

Crise de bronquite alérgica/asmática daquelas... Mas acho que vou manter o medicamento quando sarar, assim quem sabe consigo acompanhar vocês... :lance2
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Denise, na pneumonia que tive ano passado eram 3 medicamentos, os 3 com ao menos 1 elemento proibido, porém claro se fosse com o médico atestando vc não seria suspensa.

..exceto pela própria equipe.
DeniseDognini
Membro
Nome Verdadeiro:: Denise

Post by DeniseDognini »

Papito, eu estou tomando cortisona até na sopa... Bombinha-pó de broncodilatador + cortisona, nebulização de broncodilatador, cortisona via oral, antialérgico, fluidificador. Terça-feira tenho consulta e desconfio que vai entrar um antibiótico na roda. E está difícil pra caramba, com tudo isso.

Claro que pedalar no centro da cidade em um dia seco, no meio da crise, não me ajudou muito...
Zo
Membro

Post by Zo »

Cebo wrote:
tbortolotto wrote:
Cebo wrote:Mas também é verdade que o passaporte pode gerar um falso positivo (ta lá na matéria que eu falei).
A diferença é que, pra mim, um falso positivo é ruim de mais. Para vocês é aceitável.
Nunca teremos um sistema 100% eficaz, ou 99,999... 99,99.. 99,9... 99%.... Por isso essas "injustiças" podem sim continuar acontecendo e vc tem razão sobre isso. Acho sim que está rolando uma caças as bruxas, mas não vejo alternativa cabível a curto prazo pra retomar a seriedade do ciclismo como esporte e tbm no que diz respeito à atração de patrocínios.

Vc citou a palavra mitocôndria num post anterior, então vc deve possuir um mínimo conhecimento do mundo biológico celular. Cerca de 30% das proteínas sintetizadas por nossas células são destruídas preventivamente para evitar que uma síntese errada possa gerar um malefício metabólico letal, ou seja, quantas proteínas "inocentes" vão pra vala por um "bem maior"? E ainda sim, por esse sistema, passam as que causam Alzheimer, Parkinson, Huntington... Então eu acho sim que o ciclismo está passando por uma fase de limpeza (ou pelo menos tentando) radical e acho isso positivo, pela "moralidade" do esporte. E alguns vão acabar sendo injustiçados... E até pode ser que outros virem símbolos da luta pelo anti-dopping (tipo o caso do Horner na recente Vuelta, onde pela UCI ele tava liberado, mas pela MPCC não). O Kreuziger tá a um passo de virar mártir do passaporte biólogico.... Penso tbm que drogas recreativas sejam consideradas dopping (lembra do Boonen e a cocaína?), pois embora não tenha a ver com a corrida em si fere a ética do conceito esporte/saúde que atrai gerações de expectadores todos os anos.

Enfim, eu prefiro ver o Contador subindo devagarinho o Angliru a subir com um VAM de 1500 e ter que pensar no dia seguinte: "mas era Friboi?". :conta1
Cara, o caso do Boonen foi o maior absurdo da face do planeta terra. A regra é simples: não pode usar cocaína DURANTE A COMPETIÇÃO. Ele foi flagrado FORA de corrida.

Não é nem questão de achar certo ou errado o uso de drogas. O fato é que existe uma regra para isso e ela não foi quebrada. Como pode a UCI punir um atleta que não quebrou regra nenhuma? Dá pra confiar na idoneidade da UCI sendo que nem ela cumpre as próprias regras?

Quanto ao conceito "esporte/saúde", essa é uma discussão filosófica boa de ter na mesa de um bar. Eu não concordo com essa definição e acho um absurdo o esporte ser vendido dessa forma. Engana todo mundo isso.

A criança vê aquele ciclista na televisão e almeja ser aquilo. E o comportamento ainda é estimulado por essa ideia que é simplesmente mentira. Quem quer ser atleta deveria saber da verdade: atividade física é saúde. Dar uma pedaladinha, puxar um ferrinho, nadar um punhado, dar uma corridinha e tal. Ser atleta profissional é uma das coisas menos saudáveis que um ser humano pode fazer na vida (com ou sem drogas).

Resumindo: A lei seca foi com o bafômetro na casa do Boonem e multaram por ele beber em casa.
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Agora estamos falando, pau nos dopados.

cyclingtips.com.au/2014/09/germany-considering-jail-terms-for-sportspeople-and-others-those-involved-in-doping/
Image
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Acho complicado vingar uma lei assim. Qual é a diferença de um atleta que usa EPO pra ganhar uma corrida, um publicitário que usa cocaína pra ganhar uma concorrência ou um músico que usa beta-bloqueador pra ganhar uma audição?

Edit: Explico: Para todos os efeitos, atleta é uma profissão como qualquer outra. É possível você ter uma legislação criminal para cada profissão referente ao mesmo comportamento?

O que tornaria o "roubo" em uma profissão diferente do "roubo" na outra? Alias, porque só na profissão atleta que tem exame de doping? Porque não nas outras?

Não acho justo minha equipe perder uma concorrência porque a equipe da outra agência passou o final de semana trabalhando a base de pizza e cocaína (acontece, acreditem).
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

PH wrote:Agora estamos falando, pau nos dopados.

cyclingtips.com.au/2014/09/germany-considering-jail-terms-for-sportspeople-and-others-those-involved-in-doping/

Se prendesse 1 cara, tenho quase que certeza que no dia seguinte a velocidade das corridas diminuiria.
Dag Hammarskjöld
elgleidson
Membro
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Post by elgleidson »

Cebo wrote:Acho complicado vingar uma lei assim. Qual é a diferença de um atleta que usa EPO pra ganhar uma corrida, um publicitário que usa cocaína pra ganhar uma concorrência ou um músico que usa beta-bloqueador pra ganhar uma audição?
A diferença é que o atleta inspira pessoas, crianças, a levarem uma vida saudável. E isso é uma baita diferença!

Pros que pregam liberação de doping, como no fisiculturismo, já imaginaram a cena:

- "Ah pai, quero ser atleta pq quero poder usar drogas a vontade..."
- "Vamos lá filhão! quando conseguir sem as rodinhas, te dou uma injeção de presente..."
- "Por que tá triste, filhão? Perdi na corrida pro Luquinhas. Tem como o pai comprar EPO pra mim pra eu ganhar dele na semana que vem? Por favor!!!"

Se acham bom liberar, então estejam preparados para ouvir este tipo de coisa daqui um tempo.
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Também acho que o esporte tem que ser mais do que uma competição, Elgleidson.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ProfClayton
Membro

Post by ProfClayton »

Só não esquece que esporte não é saúde... Atividade física sim!!!
Image
Iberê
Membro

Post by Iberê »

[quote="Cebo"][/quote]
Cebo, não quero entrar muito nos méritos aqui discutidos. Mas se liberarmos o doping mudamos a regra do jogo, deixa de ser o cara mais apto a ganhar aquela competição e passa a ser o cara que aguenta mais doping e se adapta melhor a ele para ganhar aquela competição, Sei lá, pode parecer muito tolo, mas para mim é acabar com a essência do esporte.
Image
Cebo
Membro

Post by Cebo »

elgleidson wrote:
Cebo wrote:Acho complicado vingar uma lei assim. Qual é a diferença de um atleta que usa EPO pra ganhar uma corrida, um publicitário que usa cocaína pra ganhar uma concorrência ou um músico que usa beta-bloqueador pra ganhar uma audição?
A diferença é que o atleta inspira pessoas, crianças, a levarem uma vida saudável. E isso é uma baita diferença!

Pros que pregam liberação de doping, como no fisiculturismo, já imaginaram a cena:

- "Vamos lá filhão! quando conseguir sem as rodinhas, te dou uma injeção de presente..."
- "Por que tá triste, filhão? Perdi na corrida pro Luquinhas. Tem como o pai comprar EPO pra mim pra eu ganhar dele na semana que vem? Por favor!!!"

Se acham bom liberar, então estejam preparados para ouvir este tipo de coisa daqui um tempo.

Olha, se meu filho falar que quer ser médico, eu vou falar pra ele: menino, você vai perder sua juventude estudando. Você vai tentar salvar gente que vai morrer e a família dessa pessoa provavelmente vai te culpar. Você está pronto para isso?

Agora, se meu filho resolver ser atleta, é bom que ele esteja preparado para o que vai enfrentar também, não? Esporte de alto rendimento não é saúde e, inevitavelmente, mais hora menos hora ele vai ter que "entrar no jogo" para ter destaque.

Se ele resolver ser um ciclista limpo, mas totalmente "fundo do pelotão", a escolha tem que ser dele, com base em informação e em verdade.

Acho isso muito mais honesto do que o menino treinar uma vida inteira só pra chegar com 20 anos e descobrir que ou ele toma ou ele fica no fundo. É como no culturismo: se o cara tem os valores éticos dele e quer ser um "natural", beleza. Mas ele tem que estar ciente que nunca, jamais, sob hipótese alguma ele vai ser um Olímpia.
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Isso me lembra do Guga na ESPN "cara esporte de alto rendimento não é saúde, eu já consigo caminhar sem mancar, mas correr é impossível".

Sobre o caso do Boonen foi errada a forma como ele foi punido e totalmente fora das regras. O que poderia ter é uma multa por conduta lesiva ao esporte, afinal não é legal ver um esportista que deveria ser símbolo de saúde utilizando cocaina.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

ProfClayton wrote:Só não esquece que esporte não é saúde... Atividade física sim!!!
Mas incentiva a prática, cabendo a cada um decidir até onde quer ir.

De qualquer forma, acho que qualquer ex atleta de alto rendimento tem mais saúde que o cara que fica no bar.
Dag Hammarskjöld
elgleidson
Membro
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Post by elgleidson »

Cebo wrote:
elgleidson wrote:

Olha, se meu filho falar que quer ser médico, eu vou falar pra ele: menino, você vai perder sua juventude estudando. Você vai tentar salvar gente que vai morrer e a família dessa pessoa provavelmente vai te culpar. Você está pronto para isso?

Agora, se meu filho resolver ser atleta, é bom que ele esteja preparado para o que vai enfrentar também, não? Esporte de alto rendimento não é saúde e, inevitavelmente, mais hora menos hora ele vai ter que "entrar no jogo" para ter destaque.

Se ele resolver ser um ciclista limpo, mas totalmente "fundo do pelotão", a escolha tem que ser dele, com base em informação e em verdade.

Acho isso muito mais honesto do que o menino treinar uma vida inteira só pra chegar com 20 anos e descobrir que ou ele toma ou ele fica no fundo. É como no culturismo: se o cara tem os valores éticos dele e quer ser um "natural", beleza. Mas ele tem que estar ciente que nunca, jamais, sob hipótese alguma ele vai ser um Olímpia.
É o mesmo pensamento que uns tem de "se eu não desviar dinheiro/sonegar imposto, nunca serei bem sucedido/rico/bem de vida..." e aí temos um monte de péssimos profissionais, sem ética alguma. É assim que se faz um país!

E esse negócio de ser "natural" no fisiculturismo, ter categoria pra isso e fazer algo no ciclismo assim, aposto que vai ter cara tomando bomba e indo nessas categorias pra poder ganhar alguma coisa. É a mesma coisa de gente que poderia correr na elite, mas prefere correr numa categoria inferior e ser papa-medalha/troféu. Melhor ser peixe grande em aquário pequeno, mais fácil né!
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Dependendo do esporte e do dinheiro envolvido, saúde é o que menos interessa.
Pegue futebol por exemplo, o jogador vai se arrebentando e no final das contas está sem nenhuma cartilagem sobrando no joelho. Se ele conseguir jogar assim por mais alguns anos, significa muitos milhões de dinheiros a mais pra aposentadoria dele. Aos 60 anos vai estar totalmente travado e sem articular a perna, mas vai ser um manco rico rss.
Image
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Pegue o ciclismo, por exemplo. Acaba com a densidade óssea, deixa o atleta exposto ao sol por trezentas mil horas/semana e até os dentes estraga. Tem um estudo sobre isso! Nego notou que a incidência de problema dental em ciclista é enorme por conta das longas horas de esforço que alteram a composição da saliva.

Isso pra não falar no estrago que o treinamento não faz no sistema imunológico (quantos aqui já não ficaram doentes de treinar de mais?). Isso cobra um preço também no longo prazo, podem ter certeza.

Fora que eu desconfio que ficar metendo batimento máximo no coração toda hora não deve ser muito bom pra "vida útil" da peça. Isso é suposição só.

Não lembro qual foi o médico (acho que foi o Ferrari) que falou que ele não fazia nada de mais, só mantinha o corpo dos atletas saudáveis.

Não sou inocente a ponto de acreditar nisso, mas uma coisa eu tenho certeza: é infinitamente mais saudável para um atleta manter os indicadores biológicos dele dentro do padrão do que treinar "natural" e fica sem testosterona, nem que pra isso ele tenha que recorrer a uma reposição.

Baixa de testosterona está ligada à inúmeros problemas de saúde, incluindo infarte, pressão alta, diabetes, obesidade e depressão. No dia que eu fizer um exame e der lá que a testosterona está baixa, pode ter certeza que eu vou repor pelo bem da minha saúde.

E eu to falando isso com o suporte da ciência - ta cheio de estudo aí pra comprovar o que eu falo.

Acho que já passou da hora desse tipo de assunto ser discutido de forma séria e sem estigmas. Seria ótimo para o esporte e para a vida das pessoas em geral.
Post Reply