http://www.gazzetta.it/Ciclismo/25-09-2 ... 5515.shtml" target="_blank
Lado bom é que as penas devem ser um pouco mais iguais, mais justas.
Lado ruim? Será mesmo que vai ser independente da corrupta UCI como disseram?

Vejo só "as figuras"binho wrote:Alguem aqui le as coisas que o Marino posta em italiano?
Cara, o caso do Boonen foi o maior absurdo da face do planeta terra. A regra é simples: não pode usar cocaína DURANTE A COMPETIÇÃO. Ele foi flagrado FORA de corrida.tbortolotto wrote:Nunca teremos um sistema 100% eficaz, ou 99,999... 99,99.. 99,9... 99%.... Por isso essas "injustiças" podem sim continuar acontecendo e vc tem razão sobre isso. Acho sim que está rolando uma caças as bruxas, mas não vejo alternativa cabível a curto prazo pra retomar a seriedade do ciclismo como esporte e tbm no que diz respeito à atração de patrocínios.Cebo wrote:Mas também é verdade que o passaporte pode gerar um falso positivo (ta lá na matéria que eu falei).
A diferença é que, pra mim, um falso positivo é ruim de mais. Para vocês é aceitável.
Vc citou a palavra mitocôndria num post anterior, então vc deve possuir um mínimo conhecimento do mundo biológico celular. Cerca de 30% das proteínas sintetizadas por nossas células são destruídas preventivamente para evitar que uma síntese errada possa gerar um malefício metabólico letal, ou seja, quantas proteínas "inocentes" vão pra vala por um "bem maior"? E ainda sim, por esse sistema, passam as que causam Alzheimer, Parkinson, Huntington... Então eu acho sim que o ciclismo está passando por uma fase de limpeza (ou pelo menos tentando) radical e acho isso positivo, pela "moralidade" do esporte. E alguns vão acabar sendo injustiçados... E até pode ser que outros virem símbolos da luta pelo anti-dopping (tipo o caso do Horner na recente Vuelta, onde pela UCI ele tava liberado, mas pela MPCC não). O Kreuziger tá a um passo de virar mártir do passaporte biólogico.... Penso tbm que drogas recreativas sejam consideradas dopping (lembra do Boonen e a cocaína?), pois embora não tenha a ver com a corrida em si fere a ética do conceito esporte/saúde que atrai gerações de expectadores todos os anos.
Enfim, eu prefiro ver o Contador subindo devagarinho o Angliru a subir com um VAM de 1500 e ter que pensar no dia seguinte: "mas era Friboi?".
binho wrote:Olhei no blog do Dr. Ferrari e nao achei esse texto sobre a etapa dos paralelepípedos. Foi no 53x12?
edit: http://www.53x12.com/do/show?page=indepth.view&id=147" target="_blank
binho wrote:Uma coisa que nao entendo. Supondo que eles tenham as ferramentas, pq nao usar em menor escala em mais um ou outro atleta, provendo a equipe com um time melhor pras competicoes?
Cebo wrote:Cara, o caso do Boonen foi o maior absurdo da face do planeta terra. A regra é simples: não pode usar cocaína DURANTE A COMPETIÇÃO. Ele foi flagrado FORA de corrida.tbortolotto wrote:Nunca teremos um sistema 100% eficaz, ou 99,999... 99,99.. 99,9... 99%.... Por isso essas "injustiças" podem sim continuar acontecendo e vc tem razão sobre isso. Acho sim que está rolando uma caças as bruxas, mas não vejo alternativa cabível a curto prazo pra retomar a seriedade do ciclismo como esporte e tbm no que diz respeito à atração de patrocínios.Cebo wrote:Mas também é verdade que o passaporte pode gerar um falso positivo (ta lá na matéria que eu falei).
A diferença é que, pra mim, um falso positivo é ruim de mais. Para vocês é aceitável.
Vc citou a palavra mitocôndria num post anterior, então vc deve possuir um mínimo conhecimento do mundo biológico celular. Cerca de 30% das proteínas sintetizadas por nossas células são destruídas preventivamente para evitar que uma síntese errada possa gerar um malefício metabólico letal, ou seja, quantas proteínas "inocentes" vão pra vala por um "bem maior"? E ainda sim, por esse sistema, passam as que causam Alzheimer, Parkinson, Huntington... Então eu acho sim que o ciclismo está passando por uma fase de limpeza (ou pelo menos tentando) radical e acho isso positivo, pela "moralidade" do esporte. E alguns vão acabar sendo injustiçados... E até pode ser que outros virem símbolos da luta pelo anti-dopping (tipo o caso do Horner na recente Vuelta, onde pela UCI ele tava liberado, mas pela MPCC não). O Kreuziger tá a um passo de virar mártir do passaporte biólogico.... Penso tbm que drogas recreativas sejam consideradas dopping (lembra do Boonen e a cocaína?), pois embora não tenha a ver com a corrida em si fere a ética do conceito esporte/saúde que atrai gerações de expectadores todos os anos.
Enfim, eu prefiro ver o Contador subindo devagarinho o Angliru a subir com um VAM de 1500 e ter que pensar no dia seguinte: "mas era Friboi?".
Não é nem questão de achar certo ou errado o uso de drogas. O fato é que existe uma regra para isso e ela não foi quebrada. Como pode a UCI punir um atleta que não quebrou regra nenhuma? Dá pra confiar na idoneidade da UCI sendo que nem ela cumpre as próprias regras?
Quanto ao conceito "esporte/saúde", essa é uma discussão filosófica boa de ter na mesa de um bar. Eu não concordo com essa definição e acho um absurdo o esporte ser vendido dessa forma. Engana todo mundo isso.
A criança vê aquele ciclista na televisão e almeja ser aquilo. E o comportamento ainda é estimulado por essa ideia que é simplesmente mentira. Quem quer ser atleta deveria saber da verdade: atividade física é saúde. Dar uma pedaladinha, puxar um ferrinho, nadar um punhado, dar uma corridinha e tal. Ser atleta profissional é uma das coisas menos saudáveis que um ser humano pode fazer na vida (com ou sem drogas).
PH wrote:Agora estamos falando, pau nos dopados.
cyclingtips.com.au/2014/09/germany-considering-jail-terms-for-sportspeople-and-others-those-involved-in-doping/
A diferença é que o atleta inspira pessoas, crianças, a levarem uma vida saudável. E isso é uma baita diferença!Cebo wrote:Acho complicado vingar uma lei assim. Qual é a diferença de um atleta que usa EPO pra ganhar uma corrida, um publicitário que usa cocaína pra ganhar uma concorrência ou um músico que usa beta-bloqueador pra ganhar uma audição?
elgleidson wrote:A diferença é que o atleta inspira pessoas, crianças, a levarem uma vida saudável. E isso é uma baita diferença!Cebo wrote:Acho complicado vingar uma lei assim. Qual é a diferença de um atleta que usa EPO pra ganhar uma corrida, um publicitário que usa cocaína pra ganhar uma concorrência ou um músico que usa beta-bloqueador pra ganhar uma audição?
Pros que pregam liberação de doping, como no fisiculturismo, já imaginaram a cena:
- "Ah pai, quero ser atleta pq quero poder usar drogas a vontade..."
- "Vamos lá filhão! quando conseguir sem as rodinhas, te dou uma injeção de presente..."
- "Por que tá triste, filhão? Perdi na corrida pro Luquinhas. Tem como o pai comprar EPO pra mim pra eu ganhar dele na semana que vem? Por favor!!!"
Se acham bom liberar, então estejam preparados para ouvir este tipo de coisa daqui um tempo.
Mas incentiva a prática, cabendo a cada um decidir até onde quer ir.ProfClayton wrote:Só não esquece que esporte não é saúde... Atividade física sim!!!
É o mesmo pensamento que uns tem de "se eu não desviar dinheiro/sonegar imposto, nunca serei bem sucedido/rico/bem de vida..." e aí temos um monte de péssimos profissionais, sem ética alguma. É assim que se faz um país!Cebo wrote:elgleidson wrote:A diferença é que o atleta inspira pessoas, crianças, a levarem uma vida saudável. E isso é uma baita diferença!Cebo wrote:Acho complicado vingar uma lei assim. Qual é a diferença de um atleta que usa EPO pra ganhar uma corrida, um publicitário que usa cocaína pra ganhar uma concorrência ou um músico que usa beta-bloqueador pra ganhar uma audição?
Pros que pregam liberação de doping, como no fisiculturismo, já imaginaram a cena:
- "Ah pai, quero ser atleta pq quero poder usar drogas a vontade..."
- "Vamos lá filhão! quando conseguir sem as rodinhas, te dou uma injeção de presente..."
- "Por que tá triste, filhão? Perdi na corrida pro Luquinhas. Tem como o pai comprar EPO pra mim pra eu ganhar dele na semana que vem? Por favor!!!"
Se acham bom liberar, então estejam preparados para ouvir este tipo de coisa daqui um tempo.
Olha, se meu filho falar que quer ser médico, eu vou falar pra ele: menino, você vai perder sua juventude estudando. Você vai tentar salvar gente que vai morrer e a família dessa pessoa provavelmente vai te culpar. Você está pronto para isso?
Agora, se meu filho resolver ser atleta, é bom que ele esteja preparado para o que vai enfrentar também, não? Esporte de alto rendimento não é saúde e, inevitavelmente, mais hora menos hora ele vai ter que "entrar no jogo" para ter destaque.
Se ele resolver ser um ciclista limpo, mas totalmente "fundo do pelotão", a escolha tem que ser dele, com base em informação e em verdade.
Acho isso muito mais honesto do que o menino treinar uma vida inteira só pra chegar com 20 anos e descobrir que ou ele toma ou ele fica no fundo. É como no culturismo: se o cara tem os valores éticos dele e quer ser um "natural", beleza. Mas ele tem que estar ciente que nunca, jamais, sob hipótese alguma ele vai ser um Olímpia.