elgleidson wrote:Tiago, o negócio é participar de uns pelotões do Koxixos. Aí tu vai trabalhar tudo isso aí, aprender a andar em pelotão, pegar ritmo de prova, fazer amizades e dar boas risadas com uma coca-cola na padaria depois do pau comer.
As vezes eu me pego pensando que este negócio de treinar, seguir planilhas, etc, é pra quem realmente é muito organizado e metódico, e que talvez só pegar a bike algumas vezes na semana e "taca-le o pau, marcos!" seria mais eficaz, com retornos mais rápidos. Tipo esses treinos curtos, em alta intensidade, pra moer a máquina mesmo.
Já li algumas coisas e conversei com doutor em educação física e treinador do Pscheidt. Ele é da opinião (e estudos sérios a respeito, inclusive com atletas olímpicos) que este negócio de sair pra girar, ou numa intensidade que não é muito alta, é pura perca de tempo. Serve mais pra cabeça do que pro corpo. Que um treino de meia-hora (desconsiderando aquecimento e desaquecimento) socando a bota é mais eficaz do que sair pra girar em tempo/limiar por 1 ou 2 horas.
Sufferfest, Time-Crunched Athletes, etc me fazem pensar bastante neste tipo de coisa, principalmente quando se é alguém normal, que trabalha 8hs por dia num escritório e não tem saco pra acordar 5 da manhã (ou menos) pra treinar antes de ir trabalhar, como alguns fazem, e não tem grandes inspirações além de melhorar o próprio tempo ou ir bem, estar entre os top 20, numa prova para amadores.
É, 1 ou 2 horas é pouco tempo para treinar intensidades mais baixas. Daí a falar que é inútil treinar nessas zonas já é uma coisa diferente.
O treino por planilha, além te ajudar a melhorar mais do que sem por ser estruturado, te da uma motivação. Você tem um objetivo a cumprir naquele dia e se falhar uma parte da programação vai por água abaixo.
Chega uma hora que enche o saco e o melhor é sair para pedalar sem se preocupar com nada. Tem gente que não tem paciência para treino estruturado, só sai para pedalar e pronto, e anda bem. Eu alterno um pouco dos dois.
Se for para treinar por planilha existem algumas opções:
1. Estude muito e monte suas próprias.
2. Pague alguém para montar para você. Alguém bom, não adianta ser qualquer um.
3. Some o item 1 ao 2 e seja feliz.
Agora, ficar só no rolo é mandar o prazer de pedalar por água abaixo.