Longe do tópico... há mais de uma semana! Milhas e milhas distantes... do meu Ro-lo!
Pra tentar dar uma animada nos treinos no rolo resolvi voltar a investir nos vídeos do Sufferfest. Uns anos atrás eu fiz um ou outro, mas na época acabei não me adaptando ao ritmo insano de troca de intensidades e acabei deixando parado aqui no meu pc. Fiz uma busca por workouts interessantes e fiz o Blender na semana passada. O perfil está abaixo:
São 1h43 de rolo.... isso mesmo... 1h43! Mas passa rápido. Acho que possui um bom balanço entre descanso e esforço então no final vc tá claramente fudido, mas em nenhum momento achei q não daria pra completar. Tem blocos no sub-LT, alguns pequenos intervalos e ataques em VO2max e tiros no AC. No finalzinho, qdo o corpo tá transbordando de ácido, ainda surge um intervalado bem em cima do FTP. É danado, mas é legal. Só duvido conseguir fazer dois dias seguidos. Pra ser sincero eu duvido q qualquer vídeo do sufferfest seja feito dois dias seguidos.
Dias depois eu fui pro The Long Scream. Olha o perfil aí:
Tem apenas 36 min, mas é pq ele deve(ria) ser feito após um treino normal no Sufferfest. Aqueci sem um protocolo bem definido e fui pra putaria. Convertendo a escala do Sufferfest em %FTP, o bloco de 30' de TT inicia a 95% e vai subindo aos poucos até 109%. Eu não sei direito se não aqueci bem ou se o girinho do dia anterior q fiz na rua (sem o PM) bagunçou as pernas, mas simplesmente eu travei nos 12' qdo ainda estava no 100%. Caras, é mto doloroso ver que ainda tem 18' e aquela merda não vai refrescar e sim só piorar. Aí travou o nintendo fortemente e só girei até o final. Aproveitei pra ver o resto do vídeo e aprender pra uma próxima a pica q será completá-lo até o fim.
Descansei um dia e ontem fui tentar fazer novamente o workout. Fiz um bom aquecimento dessa vez, priorizando a cadência q é algo q tenho dificuldade de colocar no rolo. Costumo rodar a uma cadência bem mais baixa no rolo q na estrad. Parece um pouco fora de lógica acreditar que 285w (meu FTP) a 100 rpm e na estrada recrute os mesmos grupos musculares que a 85 rpm e no rolo. Enfim, fui pro intervalo de 30'. Um pouco antes e começar, lembrei de um amigo meu q nunca andou sequer de sapatilha, mas q deve ter um FTP na casa dos 320w. É um monstrengo mesmo aos 43 anos... típico pré-tio-da-barra-forte. Ele faz mto sufferfest tudo na base do RPE e pow... pensei comigo: e se eu encarasse esse bloco como um TT mesmo? Só na RPE! Já q to nessa vibe de fazer do PM meu escravo e não eu dele, engatei uma marcha boa, numa cadência levemente mais alta que o costume (ali nos 93 rpm) e comecei o bloco. Não fui mto forte no início, pq 30' seguidos no rolo é algo q devo ter feito uma vez (no máximo duas) na vida. Até os 15' eu tava me sentindo bem e quando engatei uma marcha a mais, o negócio começou a complicar. Eu acho que pulou mto de 53x17 pra 53x15, por exemplo. Senti que tinha entrado em outro "nível" de esforço... me senti acima do FTP. Qdo nos minutos finais o vídeo pede pra ir pro VO2max eu tava me cagando pra não morrer. Aumentar o esforço era algo impensável. Deixei pra fazer o "sprint" pra chegada só mesmo nos último segundos pq eu tava já mto esgotado. Pronto... terminei, vamos ver os números!
Aí bateu uma frustração grande. Simplesmente eu comecei baixo demais! Levei mto a sério qd dizem pra não pegar mto forte no início hahaha. Qdo deveria inciar ali nos 270W (95%) na real eu tava a 240w (84%)!!! No parágrafo anterior qdo disse q "subi um pinhão e o negócio ficou mais embaçado" é q eu fui pros 260w!! E qdo eu tava quase morrendo é q enfim cheguei nos 280-290w q é meu FTP. A média dos 30' beirou os 90% do FTP e tecnicamente, se eu tivesse conseguido completar exatamente oq o vídeo manda, a potência do bloco inteiro bateria os 104%. Por um momento eu fiquei bem decepcionado, mas por outro fiquei pensando que era oq eu tinha naquele dia. Só acredito que: se eu tivesse usado uma cadência menor eu teria sentido uma RPE menor (e isso é um fato consumado pra mim. Já fiz inúmeras comparações e sempre dá isso mesmo) e partido conscientemente de 95% do FTP (ou seja, olhando no início a tela do garmin) eu NÃO TERIA COMPLETADO DE NOVO. Qdo li q o sweetspot é a real potência de longa duração q vc coloca dia após dia e não FTP eu achei estranho, mas agora vai fazendo sentido pra mim.
Amanhã será dia de longuinho com mta subidinha de trator. Vou conhecer as pirambeiras da região!