Bike Fit

Pedale sem dor, saiba se sua bicicleta esta no tamanho certo
Gili
Membro

Re: Bike Fit

Post by Gili »

Maneiro o vídeo, um resumão visual de tudo o que falamos... bom, já faço isso tudo, só a parada do cubo atras do guidão que vou conferir, essa eu não sabia.

Tbm fico me perguntando se realmente vale a pena investir 400 contos e chegar lá a bike já está certa ou com alterações mínimas, mas fico receioso que as vezes essa alteração minima me salva de mais 4 - 5 meses parado por causa do joelho.
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Papillon, se eu deixar meu banco na horizontal dá uma dormência dos infernos, o pau chega formigar. Depois que muito procurar, me aconselharam a abaixar um pouco o bico e resolveu; foi um grauzinho de nada, mas foi um alívio...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Post by joaojuliomello »

gili no seu caso nunca é demais cara, o joelho agradece, mas eu acharia um parrudo tipo o retul com 3d
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Gili, se vc voltar "socando a bota" vai sifu mesmo se fizer bikefit em túnel de vento, hehe... Agora, se pegar uma pessoa que entenda o conceito da coisa e te ajude olhando a tua posição na bike... o fato de você ter que voltar devagar vai fazer com que consiga aos poucos ir melhorando o fit.

Agora, se for fácil para você fazer o bikefit profissional, faça! De qualquer forma, é muito difícil não precisar de um ajuste fino quando for pra rua, aí é que entra a importância de estar por dentro dos conceitos... Até porque, você vai recuperar/melhorar o teu alongamento rapidinho e aí alguns ajustes tendem a mudar.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Magnus, isso depende da sua posição, até ai tudo bem, o meu problema são os parafusos que não deixam eu colocar o selim na posição que quero :lol:

Pra ajudar estou apanhando dos tacos. Primeiro fiz uma cagada, eu sabia desde quando comprei o primeiro pedal time que os tacos são definidos, esq e dir pois tem fatores "q" diferentes, para aquelas pessoas que andam com os pés mais abertos poderem usar um taco que afasta os pés em 6mm, ai o mané aqui esqueceu disso e fez um rodizio de taco... e tudo que fazia pra regular dava errado, pior, dava dor. Acabo de largar de ser mão de vaca (afinal é melhor gastar o taco que tenho novinho aqui de U$15 do que algumas onças em remédios) e instalei os tacos novos nas posições corretas.

Por falar em vídeo acho que um bom é esse:
phpBB [media]

O que gostei:
. Altura do selim, ela mostra uma posição muito geométrica, deixar o pé de forma confortavel na posição horizontal na extensão máxima, ou seja se estiver faltando, baixe o selim, se estiver sobrando, suba o selim. Bem prático.

. Ela fala da maioria das dores possíveis.

Gili, faça um pro nem que seja primeiro um barato pra acertar no mínimo ai você pedala um tempo e vê o resultado e finalmente vai num top. Minha quase zero experiência em bike fit diz que seu selim estava muito baixo, mais por conta da minha longa experiência com vetores, e selim baixo = joelho moído.
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Muito bom esse vídeo, Papillon. Eu não conhecia.

Que merda esse teu problema com os parafusos hein? Mete um trava rosca, hehe :twisted: :twisted: :twisted:

Tem outro vídeo que me ajudou a encontrar a posição certa do selim. Para calcular a altura eu usei o macete de apoiar o calcanhar da sapatilha nos tacos e deixar a perna esticada, quando clipa automaticamente você flexiona a perna e fica numa posição legal. Já o recuo, eu usei a cordinha com peso e marquei com um pedaço de fita isolante no top tube a posição certinha onde o joelho deve estar nos pontos chave do pedivela. Aí foi só ir verificando e ajustando.

Já a sapatilha, eu marquei por fora onde fica o ossinho de referência. Daí encaixei a sapatilha, sem o meu pé dentro, no pedal e fui vendo e regulando até ficar na posição certinha. Quando ficou na posição exata eu coloquei o meu pé dentro. Nessa regulagem da sapatilha eu vinha apanhando um pouco porque ainda não tinha percebido que o meu pé esquerdo é maior pouca coisa que o direito. Como sou destro, não tinha me dado conta disso ainda. Regular sem o meu pé dentro foi bem mais fácil :lol: :lol: :lol:

Segue o vídeo que ajudou na posição do selim:
phpBB [media]
Gili
Membro

Post by Gili »

João, fudido, fudido e meio, vou fazer o Retul mesmo, liguei hj e peguei umas infos, mas o Homero ficou com receio do STI Ultegra ter altura diferente do atual 2300 e ter que refazer o fit depois. Aí ficou pra dezembro/janeiro mesmo.

Magnus, voltar socando a bota de jeito nenhum. Bem gradativo mesmo, e em conjunto com o reforço da musculatura que ainda ta bem abaixo do ideal e com atrofia do lado do joelho ruim. Uma pena essa parada de só fazer o fit em dezembro, porque qualquer alteração e tendo que comprar alguma coisa, meu pai já trazia da Italia pra mim, mas se tiver que comprar algo, será a mesa. A atual é de 80mm.

Esses parafusos do canote do Papi são foda mesmo, tbm to tendo esse problema, o meu está um pentelho pra cima e o Kosovo ficando dormente.

Hj, empolgado com a liberação, já fui pedalar, percebi que os tacos estão diferentes, amanha vou ver se acerto.

FAzer um fit mais barato agora? sei nao... o Tuix tinha visto um sujeito em Petropolis eu acho, mas é muito historinha o pequeno heheheheh

Já ta marcado um passeio no domingo :mrgreen:

abs
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Cara, se for para fazer, EU faria agora logo. Sou amadorcuriosoefanfarrãomen, mas tô achando preciosismo demais se preocupar com a diferença de altura entre os STI 2300 e Ultegra. Você vai pedalar 4 meses com selim, guidão, mesa, STI... tudo "fora do lugar" por causa de alguns milímetros de diferença na altura do STI novo? :roll: :roll: :roll:

edit: Se o cara acha que pode ter diferença, por R$400,00, vê se não rola uma revisãozinha só "pruma mechidinha básica" quando o STI novo chegar...
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Também acho, fora que vc vai marcar muito bem a posição do STI, tirar fotos...antes de colocar o novo.
Gili
Membro

Post by Gili »

Vou ligar pro cara de novo e negociar essa mexidinha com os STIs Ultegra, boa idéia. Acho que quando ele falou que os 400 só a vista, sem parcelamento me assustou hehehehehe

abs
Papillon
Membro

Post by Papillon »

agora esses 400 não tão salgados não? Ai no Rio tem muita gente que faz bike fit, achava que seria mais barato que aqui.

E de agora em diante o método de definir a altura do selim pelo calcanhar esticado é regra nesse forum:

Image
Gili
Membro

Post by Gili »

Nada contra o trabalho dos caras, do investimento feito e.tal, mas eu acho MUITO caro, mas pelo o que pesquisei eh o mais moderno e.melhor. Entao se eh pra fazer que seja logo.com o melhor para nao ter que fazer 2.

Mas estou aberto a.sugestoes de quem fez com outra pessoa/metodo e com certeza funciona, e que seja mais.barato.

Acho que esse mes vou pra sp.num fim de semana, vou ligar pros retul da capital e ver preço, foda que se tiver que.voltar por alguma razao me quebra.
heringer
Membro

Post by heringer »

Papillon wrote:agora esses 400 não tão salgados não? Ai no Rio tem muita gente que faz bike fit, achava que seria mais barato que aqui.

E de agora em diante o método de definir a altura do selim pelo calcanhar esticado é regra nesse forum:

[ Imagem ]
Mas nessa foto ele nao usa pedal de encaixe. Eh pedaleira
"...vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal; honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial" Clube Atlético Mineiro, aka Galo Forte, Vingador
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Ai é só por uma variação de 5-10mm para mais. :mrgreen:
Enkidu
Membro
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Post by Enkidu »

Gili wrote:Vou ligar pro cara de novo e negociar essa mexidinha com os STIs Ultegra, boa idéia. Acho que quando ele falou que os 400 só a vista, sem parcelamento me assustou hehehehehe

abs
OLOCO! 400 mango pra tirar medidas? Só se for com a Debora Nascimento, e medindo tudo!
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Santa regulagem Batman.

Já fazem uns pedais reclamo de dores no punho direito, como queria revisar as medidas, afinal estou indo por acerto e erro... deixei a bike nivelada e medi a distância de cada ergo pro chão.. 6mm mais baixo o da direita.

Pedi ajuda da patroa pra gravar a pedalada no rolo...e descobri que devo fazer isso sozinho ela conseguiu filmar tudo de ângulos que não dá pra ver nada.
kinbold
Membro

Post by kinbold »

Papillon wrote:Santa regulagem Batman.

Já fazem uns pedais reclamo de dores no punho direito, como queria revisar as medidas, afinal estou indo por acerto e erro... deixei a bike nivelada e medi a distância de cada ergo pro chão.. 6mm mais baixo o da direita.

Pedi ajuda da patroa pra gravar a pedalada no rolo...e descobri que devo fazer isso sozinho ela conseguiu filmar tudo de ângulos que não dá pra ver nada.
Ou o STI não tá na posição ou o selim tá com a frente baixa, projetando seu corpo pra frente. Ou os dois. Ou vc tem o pulso fraco.
Image
Gili
Membro

Post by Gili »

Compre um tripé e se livre dessas "ajudas" ehehehe melhor coisa, experiencia propria!!!! :mrgreen:
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Post by joaojuliomello »

gili se estiver sem tripé de camera é só falar q te empresto.
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Papillon wrote:agora esses 400 não tão salgados não? Ai no Rio tem muita gente que faz bike fit, achava que seria mais barato que aqui.

[ Imagem ]
Viu? Não disse? 8-)
Papillon
Membro

Post by Papillon »

kinbold wrote: Ou o STI não tá na posição ou o selim tá com a frente baixa, projetando seu corpo pra frente. Ou os dois. Ou vc tem o pulso fraco.
Todas anteriores vale?

O STI ta fora, nem tive vontade de regular, mas isso faço amanhã. O selim ta uma caca (não ele, a regulagem do canote) e tenho o pulso fino e fraco, já tive várias tendinites. Também fiquei com grande certeza que o selim esta alto. Farei todas correçòes amanhã e se parar de chover testarei.

Aproveitando o post , medi e arrumei tudo, o ergo direito estava mais pra frente, pra baixo e para o lado (guidao descentralizado), baixe 4mm o selim e deixei plano. Amanha se o tempo colaborar vou testar.
Gili
Membro

Post by Gili »

joaojuliomello wrote:gili se estiver sem tripé de camera é só falar q te empresto.
Malz, agora que vi.... relaxa eu tenho um tripe tabajara que segura a onda da atual saboneteira, com a 50D + grip que ele abra o bico heheheh
Gili
Membro

Post by Gili »

E vamos fazendo o fit caseiro....

Image
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Já economizou trintinha... Pode falar pro cara cobrar R$370,00 porque o selim vc já colocou no grau... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Gili
Membro

Post by Gili »

Cara, eu sinceramente acho que a bike está perfeita ( ainda sem andar na rua ), estou usando uma mesa de 80mm, talvez quando estiver com uns km de rua ja acostumado com a posição consiga, visando aerodinamica, colocar uma maior.
heringer
Membro

Post by heringer »

Fiz o Fit hoje com o Igor. Confirmo a boa impressão que o Klhada relatou.
Gostei bastante, o cara entende muito e percebe-se a diferença imediatamente. Conversamos bastante sobre histórico esportivo e objetivos antes de fazer o fit em si.

O que mudou comparado ao meu fit caseiro, que quase não pedalei:
- altura do selim, que abaixou menos de 5mm, bem pouco mesmo
- mesa que colocou 100mm ou invés de 110, e colocou com graus positivos, eu havia colocado invertida pois ficava mais "pro", hehe. Como estou há um tempo sem pedalar, ele decidiu começar numa posição mais conservadora;na volta do fit, vamos reavaliar e deve descer aos poucos.
- ajustou a posição do STI para eu dobrar menos o punho, levantou um pouco para acompanhar a nova posição da mesa, alinhado ao ângulo
De dica de posicionamento, tenho que mudar um pouco minha postura de coluna, e me policiar pois estou abrindo bem pouco meu joelho esquerdo ao pedalar.
Também preciso abaixar um pouco mais o calcanhar, mas nada de mt perceptível.

Enfim, preciso de pelo menos uns 3 pedais para ver se o fit ficou bom mesmo, e depois posto aqui.
"...vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal; honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial" Clube Atlético Mineiro, aka Galo Forte, Vingador
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Excelente notícia.

Eu sigo no arruma estraga aqui... vou fazer um teste logo mais.
heringer
Membro

Post by heringer »

não sei se ajuda, mas o processo é assim:
- arruma mais ou menos o fit e pedala por 5min para aquecer.
- daí ajusta primeiro os tacos, recuo ou avanço do selim, e altura do selim, o ângulo deve ser entre 145 e 155 graus
- depois ajusta o guidão, lembrando que o angulo formado pela coluna e braços deve ser aprox 90 graus

Agora, o quanto é arte e o quanto é ciência não arrisco meu joelho para descobrir.
Doido43
Site Admin

Post by Doido43 »

Eu tinha feito umas regulagens "a olho". Fui na casa do Kinbold e ele fez um fit pra mim; achei que ficou show...

Resumindo: Abaixei o selim, ajustei o angulo da perna, distancia do selim, ajuste e angulo dos tacos.

Vlw Kinbold!
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

heringer wrote:não sei se ajuda, mas o processo é assim:
- arruma mais ou menos o fit e pedala por 5min para aquecer.
- daí ajusta primeiro os tacos, recuo ou avanço do selim, e altura do selim, o ângulo deve ser entre 145 e 155 graus
- depois ajusta o guidão, lembrando que o angulo formado pela coluna e braços deve ser aprox 90 graus

Agora, o quanto é arte e o quanto é ciência não arrisco meu joelho para descobrir.
Aí é só ciência. Segue alguns números que foram estudados e pronto. O que já é ótimo.
A parte da arte é mais complicada, não é todo mundo que consegue enxergar.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Post Reply