Papillon wrote:Vendo esse post do Acunha: http://pelote.com.br/forum/viewtopic.ph ... t=60#p8657" onclick="window.open(this.href);return false;
Eu tenho um receio que passa por essa definição.
De estar com o FCMax definido erroneamente, vejo isso pela Z3 que em tese deveria suportar até 30min e pelo FCMax que defini fico mais tempo em Z3 do que deveria...ou seja posso estar em Z2 quando o papel diz Z3.
Por conta disso subi ligeiramente o fcmax mais ou menos dentro dessa definição.
Fiz poucos treinos dentro disso e na minha categoria pangaré moribundo a coisa melhorou um pouco.
Meu fcmédio em geral sempre fica entre 140 e 150bpm, não importa se mantive sem exagerar na ciclovia ou se tive um jaragua no caminho (pois descanso igual um moribundo depois), noto que se não passar de 173-175 fico relativamente inteiro (com uma reserva), já se bater 180, 183 = torro.
Tomando por base o 180 como 95% da fcmax ela iria para 189 e mudaria justamente a Z3 (hoje 142-153) para 145-157 e sei que quanto mais perto estiver de 150 mais "real" será a Z3 (suportar até 30min)
o que acham?
Acho que não faz muito sentido trabalhar com FC máx. Faz o teste do Friel (umas duas, três vezes de preferência) e encontra o FC de limiar e depois trabalha com as zonas referentes a esse limiar.
É difícil chegar na FC máx, em poucas situações a gente consegue isso, então a chance desse número estar errado é grande.
Z3 só 30 min? Parece muito pouco. Até onde sei, a FC de limiar é a que você suportaria por 1 hora e deve ser uma FC mais alta que a Z3 no seu caso.
Eu consigo fazer mais ou menos isso. Na subida de Campos eu levo 45 a 50 min e já fiz ela inteira várias vezes bem próximo do meu limiar. Então foi meio que uma confirmação do teste do Friel.