Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Keeepz
Membro
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira

Re: Treinamento por Potência

Post by Keeepz »

Treino desse final de semana: https://www.strava.com/activities/643058164/overview" target="_blank

Subida da serra me senti no mont ventoux, tinha horas que tava escalando a 6kmh, rpm em 50, porque o vento não deixava andar nada.
Não estou na forma de março/abril, mas não estou tão ruim.

Quero a opinião de vocês em uma ideia que venho querendo testar

Eu sou shape de grilo, tenho 1,70 e uns 58/59kgs, meu ftp em w/kg é ótimo, mas em números brutos, nada anormal.
Meu AWC é ruim tambem, e em provas planas eu sofro muito. Geralmente acerto todas as fugas que vão vingar e fico nelas até onde dá, pois sei que dali sai o vencedor, mas sempre acabo sobrando delas...
A grande maioria das provas aqui são planas, e venta bastante, cenário horrível pro meu tipo de característica.
Dia 31/07 e 06/08 serão provas de montanha, boas pra mim, mas após isso, nada mais, nada.

Minha ideia é a seguinte: Reduzir o tempo em cima da bike após essas provas e voltar pra academia e ganhar peso.
Sei que vou sofrer na bike, e que o peso extra (que farei o possível pra ser com menor acúmulo de gordura possível), não é garantia que vá me ajudar no futuro, mas é uma tentativa de melhorar essa minha deficiência.
Sou estilo o robozinho, escala bem mas também é só isso...nada mais.
A meta seria subir até os 70 a 72kgs, e então voltar pra bike, e começar a preparar essa musculatura pra me ajudar, cortar o peso gordo, caindo até uns 65kgs!!!

Meus dados atuais
1,70m
58kg
FTP 270w / 4.6w/kg

Se após tudo, eu ficasse com uns 65kgs, treinar pra voltar a forma, qual a probabilidade de conseguir manter a relação peso potência? (Kd a mãe diná?) 300w de FTP seria um upgrade enorme! Aceitaria 300w de FTP mesmo que os w/kg despencassem pra apenas 4w/kg...
Ou é muita loucura e é melhor me manter grilo e tentar chegar nesses 300w com esse peso? Se é que é possível né...passaria dos 5w/kg e acho que é um pouco demais pra um cara normal...

Acho que viajei muito, mas espero que tenham entendido a essência do que quis perguntar...
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Cara, não é questão de peso, é questão de força. Tenho 1,77 m e hoje estou com 63/64 kg, estamos ali pau a pau. Comece a fazer treinos no plano, a fazer intervalos anaeróbios e intervalos em Vo2max. Pelo que você descreve, os picos anaeróbios vão te limando e você acaba desgastando rápido. Você precisa se defender quando em terreno plano e penso que é isto que falta no momento. Talvez você precise focar mais nestes outros quesitos e perder um pouco na subida por hora, para então depois voltar a ter ganhos onde é melhor. Foque nos seus pontos fracos agora. ;) Se o seu biotipo for ectomorfo, o excesso de peso só te deixará mais lento, pois vai muito além de peso, tem a questão das fibras musculares, não é uma equação simples. Use a academia para trabalhos de fortalecimento e força na base.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Rico
Membro
Nome Verdadeiro:: Ricardo

Post by Rico »

Fala Keeepz,

Com relação ao seu FTP, tirou no rolo ou estrada? Se fez na estrada foi em subida ou no plano?
Qual foi sua cadência durante o teste?
Eu acho que seus números são bons demais para vc estar sobrando.
Landim
Membro
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Post by Landim »

Matheus, eu faria o que o Marco disse mais um trabalho de ganho de peso, uns 2 ou 3 kg, só pra dar suporte aos teus ligamentos e tendões, tendo em vista que você evoluiu muito em 1 ano e já vi gente se lascar por causa disso.
Image
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

Bortolotto pira:

https://www.strava.com/activities/645135714" target="_blank
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

binho wrote:Bortolotto pira:

Comentei com o Marco nessa tarde, mas não tive tempo de ver com detalhes. To no meio da mudança de apto! To num mar de coisas e caixas haha
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

tbortolotto wrote:
binho wrote:Bortolotto pira:

Comentei com o Marco nessa tarde, mas não tive tempo de ver com detalhes. To no meio da mudança de apto! To num mar de coisas e caixas haha
Cara, que delícia de trajeto hein!!! Me lembra a estrada aqui que passo quando vou treinar TT, uma pena que o transito local a deixa meio perigosa e baixar a cabeça e fazer força full gas se torna complicado. Dowsett, sem comentários! :D
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Rico
Membro

Post by Rico »

Treino de hoje com a TT.
Z1 - 20% / Z2 - 43% / Z3 - 23%
VI 1,03
https://www.strava.com/activities/646112991" target="_blank

Dizem as más línguas que o percurso lá no Brasileiro Master tem chegada em "subida", tanto no contra relógio como na estrada. Foda...
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

Adeus FTP então, vou tentar melhorar NOVAMENTE essas minhas deficiências.
Talvez eu esteja esperando algo rápido demais, como foi na parte aeróbica...

Rico wrote:Fala Keeepz,

Com relação ao seu FTP, tirou no rolo ou estrada? Se fez na estrada foi em subida ou no plano?
Qual foi sua cadência durante o teste?
Eu acho que seus números são bons demais para vc estar sobrando.

Na estrada, no plano. 94rpm.
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

Rico wrote:Treino de hoje com a TT.
VI 1,03

Dizem as más línguas que o percurso lá no Brasileiro Master tem chegada em "subida", tanto no contra relógio como na estrada. Foda...
211ap dando 38,5kmh de média?
Realmente, uma bike de contra relógio faz milagres.
Rico
Membro

Post by Rico »

Keeepz wrote:
Rico wrote:Treino de hoje com a TT.
VI 1,03

211ap dando 38,5kmh de média?
Realmente, uma bike de contra relógio faz milagres.
rsrs
Só pode ser milagre ou talvez tenha sido o capacete aero, o que acha?
pq nem treinei direito esse ano....
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Bonito mesmo é pegar uma gripe foderosa bem agora, o que já estava ruim acaba de ficar pior kkkk
Em 2017 tentaremos denovo ;)
Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Após 11 dias sem pedal (férias seguida de mudança de apto e forte gripe - que ainda não passou completamente!) voltei pro meu rolinho querido!!

Bom saber que as pernas ainda estão vivas depois de tanto tempo. Fui pra um 3x12' começando em 85%, entrando no SS em 88% e depois fui pros 94%. Resolvi fazer os descansos em 1:3 doq 1:4, mas não morrer mesmo e deixar o corpo dar uma refrescada (tava sem ventilador pq tava mto frio e fiquei com receio de tomar aquele vento gelado no peito). Antes de começar com os intervalos eu coloquei 3 min no meu antigo FTP (275 w) e me senti bem até. Não sei se conseguiria fazer um 2x20 @ 100%, mas pra quem tomou o última azitromicina naquele dia pra faringite que eu peguei até q foi ok.

Hj acho que vamos de novo pra um 3x12', com um pouco mais de ousadia talvez, fazendo os três em 95% ou algum deles a 100%. Vou avaliar como estou me sentido hj. No finde espero fazer o meu primeiro longão que venho prometendo desde que parcialmente me mudei pra Criciúma. Agora a mudança está completa e não tenho mais desculpas ahaha!
PH
Membro

Post by PH »

Postando no lugar certo agora, Dados do crono do brasileiro master:

12,6km
44,4km/h
73,1km/h max
91 RPM
352W ap
360W np

E uma fritada na arrancada para embalar na descida, 830W nos 5 segundos depois da partida... ouchhh.

Me faltaram os 20W que perdi por causa da falta de treino e doença, e os 4kg extras sozinhos me fizeram perder uns 10 segundos... era o crono pra ganhar, mas foi esmagado e fiquei 23s atrás kkkk. Valeu um bronze, sai bem no lucro!
Image
portoga
Membro
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Post by portoga »

PH wrote:Postando no lugar certo agora, Dados do crono do brasileiro master:

12,6km
44,4km/h
73,1km/h max
91 RPM
352W ap
360W np

E uma fritada na arrancada para embalar na descida, 830W nos 5 segundos depois da partida... ouchhh.

Me faltaram os 20W que perdi por causa da falta de treino e doença, e os 4kg extras sozinhos me fizeram perder uns 10 segundos... era o crono pra ganhar, mas foi esmagado e fiquei 23s atrás kkkk. Valeu um bronze, sai bem no lucro!
PH, quantos quilos você pesa?
Image
PH
Membro

Post by PH »

portoga wrote:

12,6km
44,4km/h
73,1km/h max
91 RPM
352W ap
360W np

PH, quantos quilos você pesa?
74kg no dia, mas o usual é 70-71kg
Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

PH wrote:
portoga wrote: PH, quantos quilos você pesa?
74kg no dia, mas o usual é 70-71kg
"Ridículo"

5 w/Kg na top form. Putamerda...
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

MEU AWC É UM LIXO.
QUE SE FODA FTP, NÃO SERVE DE NADA, VTNC!!!!!

De que adianta eu escalar bem, ter um FTP de 4.7w/kg, se não aguento uns tirinhos, e na hora de colocar a potência pra fora, as pernas estão vazias?
Que se foda FTP, w/kg, subida, que se foda tudo!!!

VOU VIRAR SPRINTER, 70KG AI VOU EU

No fim das contas, quem ganhou a corrida no Mont Ventoux do Ceará, com rajadas de 55km/h no dia da prova, foi o esperado: Eriberto.

Image
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

12,6km
44,4km/h
73,1km/h max
91 RPM
352W ap
360W np

Pelo que você vinha falando, foi um excelente resultado, parabens!!!!

A propósito, qual sua altura?
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

Keeepz wrote: [ Imagem ]
Bela estrada!
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
PH
Membro

Post by PH »

Não entendi Keepz, qual o motivo de você dizer que "quando precisa está com as pernas vazias"? Ou você tem um FTP de 4.7W/kg ou não tem rss.
Teu FTP não vai funcionar só morro acima, e posso garantir que com esses valores você deveria estar fazendo muita gente sofrer...

Chegou a cogitar que pode ter algo errado nesses valores?
Image
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

Já cogitei, mas morro acima é oq acontece, pouca gente consegue vir junto.
O problema é que peso 58kgs..então 4.7w/kg não é lá grandes coisas no plano, apesar que também faço o pessoal sofrer se colocar pra rodar no FTP...
Ma se fosse 4.7x 70kgs, a história seria bem diferente.

Pernas vazias que eu quis dizer é o seguinte: nos treinos, tudo nos conformes, tudo normal.
Nas provas, eu não consigo rodar.
Ataques, aceleracoes, esforços anaeróbicos, quanto mais tiver, adeus pra mim. Chega um ponto que não consigo mais fazer força, começa querer dar caimbra, e adeus. Não devo ter muitos matches, queimo todos e não sobra nada. Nem pra rodar no ftp. Pra você ter ideia, essa serra eu subo com 280w pra 30minutos, vai fácil 185~188bpm de média.

Na prova eu tava vazio, total.
Só consegui 200w, bpm em 158, não tinha nada, não conseguia.

Acho que vou mudar a estratégia e atacar de bandeira, é o jeito. Rodar na fuga pra não sofrer tanto pela minha incapacidade de gerar potência acima de vo2max e recuperar.
Iberê
Membro

Post by Iberê »

Keeepz wrote:Já cogitei, mas morro acima é oq acontece, pouca gente consegue vir junto.
O problema é que peso 58kgs..então 4.7w/kg não é lá grandes coisas no plano, apesar que também faço o pessoal sofrer se colocar pra rodar no FTP...
Ma se fosse 4.7x 70kgs, a história seria bem diferente.

Pernas vazias que eu quis dizer é o seguinte: nos treinos, tudo nos conformes, tudo normal.
Nas provas, eu não consigo rodar.
Ataques, aceleracoes, esforços anaeróbicos, quanto mais tiver, adeus pra mim. Chega um ponto que não consigo mais fazer força, começa querer dar caimbra, e adeus. Não devo ter muitos matches, queimo todos e não sobra nada. Nem pra rodar no ftp. Pra você ter ideia, essa serra eu subo com 280w pra 30minutos, vai fácil 185~188bpm de média.

Na prova eu tava vazio, total.
Só consegui 200w, bpm em 158, não tinha nada, não conseguia.

Acho que vou mudar a estratégia e atacar de bandeira, é o jeito. Rodar na fuga pra não sofrer tanto pela minha incapacidade de gerar potência acima de vo2max e recuperar.
pelo sei peso provavelmente você não tem perfil de prova que depende de metabolismo anaeróbio, a não ser que você tenha 1,50m, e você mesmo fala que o problema não é rodar forte e constante, é spritnar e brecar. Além disso, potência relativa é bem mais importante na subida, no plano o que conta é potência absoluta. Cancellara, por exemplo, arrepia no contrarrelógio e nos ataque de longe, mas sempre sobra na subida. Seu perfil infelizmente parece pouco favorável aos tipos de prova que costumamos ter no BR, curtas e planas, ou critérium. Ou você vai pra academia e ganha peso e força para aguentar o tranco, ou vai ter que se contentar em arrepiar todo mundo na subida.
Image
portoga
Membro
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Post by portoga »

Keepz, tenho perfil parecido com o seu (62Kg e 4,2W/Kg) e conheço bem o que você relatou, apesar de nunca ter participado de provas de ciclismo de estrada.

Confesso que meu sonho de consumo, no contexto de uma prova com uma baita escalada, é ter uma equipe para me proteger e conduzir até o momento de arrepiar na subida, mas isso seguramente vai ficar no campo dos sonhos mesmo.

Em setembro vou participar do L'Étape Brasil e talvez vá para o Desafio da Serra do Rio do Rastro em 2017, provas que me parecem bem apropriadas para nosso perfil.
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

12,6km
44,4km/h
73,1km/h max
91 RPM
352W ap
360W np

Belos número hein Paulo! Mesmo não chegando na plenitude, acabou tendo um excelente resultado! ;)

Eu vi o pódio e me deu aquela frustação de não ter conseguido me planejar para correr lá. Uma pena, no paulista aqui eu havia ficado meio segundo do quinto lá no brasileiro, acho que top 10 eu conseguiria, no mínimo. Vai ficar para 2017 se tudo der certo.
Rico
Membro

Post by Rico »

12,6km
44,4km/h
73,1km/h max
91 RPM
352W ap
360W np

Parabéns PH, você foi muito bem!
Ainda rodou forte no domingo, por pouco a fuga não vinga.
Você estava na fuga que buscamos nos últimos kms, né?!

Até tentei trocar um ideia lá com vc, mas não me pareceu muito receptivo. hahaha

Segue meus números do CRI
12,6km
41,2 km/h
66,2 km/h max
96 RPM
313W ap
319W np
18:18s

Não curti meus resultados, mas curti todo o aprendizado dos últimos meses e a experiência no evento.
Na verdade já até esperava o resultado, pq vinha em um decrescente há 3 semanas, errei feio minha periodização.
Mas gastei tudo que tinha, foi divertido!hehehe

Pontos a melhorar, que com toda certeza eu conseguiria melhorar em 20 segundos ou mais meu resultado.
Ajustar a periodização
Perder peso
Aquecimento (esse é fundamental para o CRI)
Roupa de qualidade (fui com um macaquinho chinês (grosso e pesado no corpo, no km 8 eu queria parar de tanto calor)

Por fim, a bike ficou assim...
Image
PH
Membro

Post by PH »

Sim dei a vida na fuga e no final estava só na capa, foi tudo ou nada !
Foi mal na sexta, estava estressdão cara, todo mundo no pico da forma e eu apagado kkkk, só queria correr logo e ir pra casa :D

Avise se vier correr alguma volta ou clássica no sul, será muito bem recebido !
Image
PH
Membro

Post by PH »

Poxa, ficou muito maneira a bike, e ainda tem espaço pra baixar a frente alguns centímetros!
Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Bike ficou mto legal Rico! O quadro não era prata? Se sim, mandasse pintar ou fizesse o trabalho? Meu quadro acabou embolhando a tinta em alguns pontos e craquelou. Precisaria lixar tudo e pintar (assim preto mesmo!). Foi algum profissional aí em BSB? Saiu caro? Pq eu continuo fazendo tantas perguntas? Pq hein? Hã? hahaha

Gente eu queria aproveitar a oportunidade e fazer uma "semi-despedida" deste tópico e desse mundo de Treinamento por Potência. Não, não vou vender meu PM (até pq to pagando ele ainda e só termino em dezembro haha), mas é que surgiu uma oportunidade de voltar a estudar/trabalhar com pesquisa fora do meu horário de trabalho e aí voltarei a ter um tempo mínimo pra pedalar. Qdo tiver um tempo pra isso, ele vai ser usado pra me divertir e desopilar. "Treino" é uma coisa q vai ficar para trás infelizmente, pq é uma coisa q eu adorava fazer. No fundo, treinar com potência sempre foi um luxo pra mim, pq eu nunca fiz se quer um Audax pra dizer que participei de uma "competição". Gosto da potência pq gosto de números, mas agora preciso focar novamente na minha carreira como profissional e me foder novamente nos laboratórios (e sim, de graça, pq pesquisa científica no Brasil é basicamente voluntariado).

Vou acompanhar a batalha diária de vcs pra não deixar o FTP cair, mas vou deixar o meu para trás! Quem sabe ano que vem as coisas mudem. Nunca se sabe :P
Landim
Membro
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Post by Landim »

Caraca vei, só monstro. Parabéns PH e Rico pelos resultados.

Matheus, calma cocada, você é ainda iniciante no Ciclismo, o próprio Friel fala que menos de 3 anos de ciclismo nem vale o stress. Talvez uns treinos em pelotão com arranca rabos de vez em quando. Se bem que aqui nem sei onde ta tendo esses treinos. Relaxe que com o tempo você cria essa casca.

E eu na batalha pra subir ftp, triste.
Image
Post Reply