Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
portoga
Membro
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Treinamento por Potência

Post by portoga »

Pessoal,

sei que aqui não é espaço para classificados, mas como isso pode interessar amigos que não visitam a seção de anúncios do fórum, venho aqui informar que tenho um colega de trabalho que está vendendo um medidor de potência Stages Ultegra 6800 172,5mm que nunca foi usado. Ele está pedindo R$ 2.700,00, que é um excelente valor.

Caso alguém tenha interesse, favor entrar em contato via PM.
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Porra Portoga, quer me levar a falência né! Hahahaha Boa oportunidade!

Matheus, não sei se entendi bem o que você falou, você quer opinião sobre essa sua idéia? Eu penso assim, o ideal é você colocar variação de intensidades aí. Eu faria semana com trabalho em LT, VO2Max e anaeróbio. Dá para encaixar alguns desses treinos nos longos de final de semana, fazer você trabalhar essas habilidades na estrada e com já uma rodagem nas pernas.
Estou no celular, pelo PC consigo explicar melhor. Mas eu começaria logo na primeira semana com treinos L5 e L4 e já pensaria em agregar algo em L6 no sábado.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Craveirojr
Membro

Post by Craveirojr »

Meus treinos na semana são normalmente no rolo e hj surgiu uma oportunidade de pegar um powertap wired, por 1500 com a roda, vale a pena hoje em dia esse PM? Pelo que ando lendo isso me ajudaria muito no treinamento da semana. E ai o que voces acham?

Desculpa se a pergunta esta no lugar errado não sei bem fazer ele e achei que aqui seria o melhor lugar.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Craveirojr wrote:Meus treinos na semana são normalmente no rolo e hj surgiu uma oportunidade de pegar um powertap wired, por 1500 com a roda, vale a pena hoje em dia esse PM? Pelo que ando lendo isso me ajudaria muito no treinamento da semana. E ai o que voces acham?

Desculpa se a pergunta esta no lugar errado não sei bem fazer ele e achei que aqui seria o melhor lugar.
Se você tem um treinamento struturado e com frequência, até valeria sim. Tem que ver o estado do PT, do ciclo, tem que ver estes detalhes todos para ver se o preço está valendo a pena.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Craveirojr
Membro

Post by Craveirojr »

marcoaleite wrote:
Craveirojr wrote:Meus treinos na semana são normalmente no rolo e hj surgiu uma oportunidade de pegar um powertap wired, por 1500 com a roda, vale a pena hoje em dia esse PM? Pelo que ando lendo isso me ajudaria muito no treinamento da semana. E ai o que voces acham?

Se você tem um treinamento struturado e com frequência, até valeria sim. Tem que ver o estado do PT, do ciclo, tem que ver estes detalhes todos para ver se o preço está valendo a pena.

Obrigado pela resposta marcoaleite, entao estou começando agora a estruturar meus treinos e pelo que eu li nesse topico o PM me ajudaria.
Em relação PT ele esta bem conservado parece que esta tudo em ordem, mas como sou leigo não posso garantir que esteja 100%, teria algum teste pra eu fazer ou alguma coisa que devo observar antes de pegar?
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Dê uma olhada como está o holder da bateria, se está intacto, olhe como está o ciclo, shark receiver e o cabo , se estão conservados, se o sinal está chegando certinho, sem falhas na unidade. E por final, se ele está zerando o torque. Para isto tem que segurar o botão Select por 2 segundos, levantar a bike e girar a roda de forma livre, sem pedalar e observar. Se ter valor diferente de zero, segurar o Select apertado até o valor zerar, isto com a roda girando. Ai depois de zerado, com a roda girando livre o valor deve continuar zero.
Tem outro teste que é verificar o torque, mas aí tem que entrar nas configurações e no Test Mode. É mais complexo, aí é mais fácil baixar o manual do modelo do PT que está comprando e fazer por lá. Mas se o que eu falei no primeiro parágrafo estiver a contento, já é 95% de chance de estar tudo ok.
Craveirojr
Membro

Post by Craveirojr »

marcoaleite wrote:Dê uma olhada como está o holder da bateria, se está intacto, olhe como está o ciclo, shark receiver e o cabo , se estão conservados, se o sinal está chegando certinho, sem falhas na unidade. E por final, se ele está zerando o torque. Para isto tem que segurar o botão Select por 2 segundos, levantar a bike e girar a roda de forma livre, sem pedalar e observar. Se ter valor diferente de zero, segurar o Select apertado até o valor zerar, isto com a roda girando. Ai depois de zerado, com a roda girando livre o valor deve continuar zero.
Tem outro teste que é verificar o torque, mas aí tem que entrar nas configurações e no Test Mode. É mais complexo, aí é mais fácil baixar o manual do modelo do PT que está comprando e fazer por lá. Mas se o que eu falei no primeiro parágrafo estiver a contento, já é 95% de chance de estar tudo ok.

Valew vou fazer esses testes que voce e verificar os itens indicados.

Olha as fotos do PT o que acha?

ImageImg4 by Antonio Craveiro Jr, no Flickr

ImageImg3 by Antonio Craveiro Jr, no Flickr

ImageImg2 by Antonio Craveiro Jr, no Flickr

ImageImg by Antonio Craveiro Jr, no Flickr
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Visualmente parece muito bem conservado mesmo!

Virá com esses três shark receivers? Legal.
Keeepz
Membro
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira

Post by Keeepz »

marcoaleite wrote:Porra Portoga, quer me levar a falência né! Hahahaha Boa oportunidade!

Matheus, não sei se entendi bem o que você falou, você quer opinião sobre essa sua idéia? Eu penso assim, o ideal é você colocar variação de intensidades aí. Eu faria semana com trabalho em LT, VO2Max e anaeróbio. Dá para encaixar alguns desses treinos nos longos de final de semana, fazer você trabalhar essas habilidades na estrada e com já uma rodagem nas pernas.
Estou no celular, pelo PC consigo explicar melhor. Mas eu começaria logo na primeira semana com treinos L5 e L4 e já pensaria em agregar algo em L6 no sábado.

A parte anaerobia ficaria por conta dos longos no fds, eu encaixaria tb essa valência. E na semana LT e vo2max dependendo da semana, e também algo no FDS.

Mas cara, quer saber a real? To quase jogando tudo fora e vendendo a bike. Falta de sorte demais.
Tiro a semana de descanso pra descansar realmente, tanto corpo como mente, e pego uma gripe fudida!!!!!
QUE FASE, tudo conspirando contra mandando desistir...
ProfClayton
Membro

Post by ProfClayton »

Se pensar assim desiste mesmo!!!!

Se eu pensasse assim, tinha desistido 15 anos atrás quando comecei e fui treinar com uma equipe forte... ciclismo é duro mesmo... Tem que ter a cabeça boa para continuar quando acontece isso!!!

Bora pra frente!!!
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Keeepz wrote:
A parte anaerobia ficaria por conta dos longos no fds, eu encaixaria tb essa valência. E na semana LT e vo2max dependendo da semana, e também algo no FDS.

Mas cara, quer saber a real? To quase jogando tudo fora e vendendo a bike. Falta de sorte demais.
Tiro a semana de descanso pra descansar realmente, tanto corpo como mente, e pego uma gripe fudida!!!!!
QUE FASE, tudo conspirando contra mandando desistir...
Já pensou se na primeira fase ruim o Merckx tivesse abandonado? rsrs :merckx3

Relaxa e faça as coisas passo a passo conforme o seu tempo. Se der deu, se não der, fica para a próxima. Você ainda é novo, tem muitos kms ainda para andar e se tiver paciência, vai longe.
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

A verdade é essa ai, q não se pode desistir assim.
Quando lembro o que já passei pra chegar onde estou, tb n me deixa desistir.
Mas o demo faz de tudo pra convencer hahah

Tentar me curar dessa gripe o mais rápido possível pra tentar não atrasar muito os planos..e fazer um teste de FTP, e vai dar aquela dor ao ver os números baixos :voec2
Agora não tem mais treino fácil, ou é cacete ou descanso total.
Vamo ver no que dá..

Na pior das hipóteses vou me preparar só pra minha prova A em novembro, e o resto que se foda...
daqui pra novembro tem um tempo bom.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Nessa última sexta-feira eu arreguei pro frio, mas não pra pedalar na rua e sim no rolo. O frio e o cansaço da semana limaram minha empolgação. Naquele dia completaram 18 dias seguidos sem pedalar na estrada e mais um dia no rolo foi mto massante. Estou com dificuldades de fazer do rolo uma experiência menos torturante nesses dias de frio, onde to pegando entre 8 e 10ºC dentro de casa! Tem vezes que passo mto frio por usar ventilador e pouca roupa.... se eu tiro o ventilador eu morro com o calor/suor... se eu fico sem ventilador ou roupa eu passo mto frio no início e depois mto calor nos intervalos... as vezes preciso descer do rolo e ligar/desligar o ventilador ou ficar botando e tirando roupa em cima da bike, enfim, a processo não está legal.

Domingo pegamos -4ºC aqui em Criciúma. A previsão é de melhora a partir de terça. To torcendo! =/
portoga
Membro
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Post by portoga »

Tiago, você tem roupas apropriadas para pedalar no frio?

Pergunto isso, pois, de certa forma, já passei pelo que você mencionou. Resolvi meus problemas subindo no rolo de colete ou de jaqueta corta-vento.
Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

portoga wrote:Tiago, você tem roupas apropriadas para pedalar no frio?
Não Ronaldo, não tenho não. Qdo vou pro frio, uso uma camisa (de ciclismo mesmo) de manga comprida, mas não de inverno (sem fleece, por exemplo) e outra de manga curta por cima. Eu realmente to na dúvida se: vou pelado sem ventilador ou encasacado com ventilador haha
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Melhor ir pelado e sem ventilador. Pelo menos você não ficará suando todo o liquido do corpo no treino.
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Ta um frio aqui por Curitiba que nunca vi... todo dia -1, -2, pessoal pegou -6 descendo a serra domingo, nao tem condiçoes. Fiz um treino forte durante a semana, suficiente pra ferrar minha garganta por 5 dias. Nao vejo a hora de voltar pra perto de 10 graus, ai fica tranquilo :D
Image
Rico
Membro
Nome Verdadeiro:: Ricardo

Post by Rico »

Admiro demais a garra e superação de vocês, porque aqui na capital quando baixa dos 15º já é um mimimi lascado...hehehe

tiago, tenho um corta vento e uma camisa manga longa (fleece) que estão indo para doação, são "novos", se tiver interesse manda o endereço e paga o frete....quando eu for por aí aceito uma coca pós treino tb! hehe

Terminei minha base, alguns estímulso em SS baixo, alguns intervalos longos, alguns treinos duros em pelotão e o mais importante horas acumuladas no selim, venho em uma crescente muito legal (fitness de 44 para 74), em alguns momentos segurei as pontas com receio de estar abusando, mas é isso, amanhã vou testar o ftp e já estou terminando de montar minha periodização até o Brasileiro Master.
Decidi que vou focar na prova de contra relógio e vou apenas largar na estrada.
Não tenho condições de ter uma perfomance espetacular se comparada com os ponteiros, mas sempre curti a modalidade e vou me divertir! Estou montando uma TT (trek equinox ttx) e a partir da próxima semana pretendo rodar nela pelo menos em 50% dos treinos.
Amanhã coloco os resultados do teste e a periodização que pretendo fazer!

abs.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

marcoaleite wrote:Melhor ir pelado e sem ventilador. Pelo menos você não ficará suando todo o liquido do corpo no treino.
Foi oq eu fiz hj pro 7x3 @ Vo2Max. Só que não aguentei o tranco no primeiro intervalo. Suador foi absurdamente forte e tive que ligar o ventilador. Nos intervalos de descanso eu só coloquei uma camiseta (normal, daquelas que tão quase virando pano velho) pra não pegar o vento tão gelado no peito. A propósito, 11ºC de temperatura no Garmin e dentro de casa. Não tá fácil ficar nem no rolo mesmo haha!

Sobre o treino: eu costumo fazer longos comentários aqui, quase como um diário particular que qualquer um pode ler. Hj vai ser diferente. Em síntese: tentei apertar os 110% pra 115% e quase morri nos últimos dois intervalos. Além de ter ficado bem abaixo do alvo, quase vomitei. Pra ser sincero eu to com náuseas até agora. Coração quase pulou pra fora da boca. Senti a pulsação até dentro dos ouvidos. Foi o pior 7x3 que fiz na vida (claro, não foram mtos...).

@rico:
Eu agradeço pela doação! Entrarei em contato com vc. Só que sou meio grandinho hein? :P 90% das roupas que tenho vieram de doações... Aqui do fórum, ganhei uniformes inteiros, meias, luvas do Monja e do Flávio a qual deixo o meu agradecimento, novamente.

E táca-le o pau nessa TTzinha aí cara! Meu sonho é montar um brinquedinho desses pra mim tbm :D
Craveirojr
Membro

Post by Craveirojr »

marcoaleite wrote:Visualmente parece muito bem conservado mesmo!

Só atualizando.

Sim marcoaleite, vem com tres.

Eu acabei pegando o PT mas infelizmente hj tive que devolver, ele esta com problemas nos rolamentos e por aqui ninguem quis mexer, então devolvi pro dono que vai tentar sanar o problema, depois de montado ao pedalar o K7 enroscava não girava direito e o mecanico falou que poderia ser os rolamentos.
Uma pena ja estava louco pra melhorar o meu treino.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Craveirojr wrote:
marcoaleite wrote:Visualmente parece muito bem conservado mesmo!

Só atualizando.

Sim marcoaleite, vem com tres.

Eu acabei pegando o PT mas infelizmente hj tive que devolver, ele esta com problemas nos rolamentos e por aqui ninguem quis mexer, então devolvi pro dono que vai tentar sanar o problema, depois de montado ao pedalar o K7 enroscava não girava direito e o mecanico falou que poderia ser os rolamentos.
manda uma mensagem privada para o PH que manja muito de PowerTap.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Craveirojr wrote:Eu acabei pegando o PT mas infelizmente hj tive que devolver, ele esta com problemas nos rolamentos e por aqui ninguem quis mexer, então devolvi pro dono que vai tentar sanar o problema, depois de montado ao pedalar o K7 enroscava não girava direito e o mecanico falou que poderia ser os rolamentos.
Explica isso melhor, por favor. Oq vc quer dizer com o cassete não girava direito? Depois de pedalar, ao tirar os pés dos pedais, a transmissão toda (cassete, corrente e pedivela) continuava girando (ou seja, o hub não tava fazendo o freewheeling)? Qdo eu estava pedalando e parava de girar o pedivela, eu sentia alguma coisa prender no cassete, como se ele não estivesse justamente girando direito!

Sabe pq? Pq eu passei por esse problema acima. Qdo eu dava o aperto final na blocagem, alguma coisa pressionava o freehub com o eixo e o sistema de roda livre basicamente não funcionava. Qdo eu girava o cassete com a mão ou sem a blocagem estar apertada, o problema não acontecia.

Dá uma olhada nesse tópico aqui: http://www.pelote.com.br/forum/viewtopi ... =12&t=2230" target="_blank

Resolvi fazendo uma "arruela" de 2 mm de largura que deve ser usada como um espaçador do hub com o freehub. Sem esse espaçador, com o aperto da blocagem o freehub travava o sistema de roda livre.

Seria como esse espaçador aí da foto (vc precisa sacar o freehub fora pra ter acesso a ele)
Image

Porém no meu caso era algo tão pequeno como esse aqui
Image

Olha como ele fica montado no eixo
Image
Crédito das imagens: Marco Leite hahahaha
Craveirojr
Membro

Post by Craveirojr »

tbortolotto wrote:
Craveirojr wrote:Eu acabei pegando o PT mas infelizmente hj tive que devolver, ele esta com problemas nos rolamentos e por aqui ninguem quis mexer, então devolvi pro dono que vai tentar sanar o problema, depois de montado ao pedalar o K7 enroscava não girava direito e o mecanico falou que poderia ser os rolamentos.
Explica isso melhor, por favor. Oq vc quer dizer com o cassete não girava direito? Depois de pedalar, ao tirar os pés dos pedais, a transmissão toda (cassete, corrente e pedivela) continuava girando (ou seja, o hub não tava fazendo o freewheeling)? Qdo eu estava pedalando e parava de girar o pedivela, eu sentia alguma coisa prender no cassete, como se ele não estivesse justamente girando direito!

Sabe pq? Pq eu passei por esse problema acima. Qdo eu dava o aperto final na blocagem, alguma coisa pressionava o freehub com o eixo e o sistema de roda livre basicamente não funcionava. Qdo eu girava o cassete com a mão ou sem a blocagem estar apertada, o problema não acontecia.

Dá uma olhada nesse tópico aqui: http://www.pelote.com.br/forum/viewtopi ... =12&t=2230" target="_blank

Resolvi fazendo uma "arruela" de 2 mm de largura que deve ser usada como um espaçador do hub com o freehub. Sem esse espaçador, com o aperto da blocagem o freehub travava o sistema de roda livre.

Seria como esse espaçador aí da foto (vc precisa sacar o freehub fora pra ter acesso a ele)
[ Imagem ]

Porém no meu caso era algo tão pequeno como esse aqui
[ Imagem ]

Olha como ele fica montado no eixo
[ Imagem ]
Crédito das imagens: Marco Leite hahahaha
Cara olhando agora acho que é exatamente isso que esta acontecendo, a roda trava e faz o papel de roda livre, roda todo o conjunto, essa arruela que voce mostrou eu não vi quando o mecanico desmontou o freehub.
Agora eu ja devolvia a roda, porem sabado eu vou ir com o dono em uma oficina pra testar melhor e verificar os rolamentos e ja vou aproveitar e testo pra ver se resolve com essa dica.
Muito obrigado mesmo.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Eu tbm não me lembro de ter visto essa arruelinha na primeira vez que desmontei, mas eu tenho quase ctz que qdo desmontei pela primeira vez caiu um monte de coisa no chão e devo ter perdido ela nesse momento.

Meu pai e eu fizemos essa arruela a partir de uma já existente de zinco. Simplesmente alargamos o furo até 12 mm e aparamos os cantos pra ficar com o diâmetro externo de 15 mm. A espessura, como eu disse foi de 2 mm. Testamos uma com 1 mm e não ficou 100%. Precisa de 2 mm mesmo.

Tomara que resolva!
Rico
Membro

Post by Rico »

Fala pessoal
Então, hj fui para os 20'...
Sem mais, fechei impressionantes 335w. Ñ é lá grandes grandes coisas considerando meu peso (85kg), mas acredito que já consigo disputar algumas posições daqui pelo frente..hehe
tentei dividir o teste considerando três blocos (forte/muito forte/gastei td) para ñ quebrar, funcionou muito bem.
Obtive um ganho de 10% em relação ao último teste há 3 meses. Vou utilizar 310 como ftp e mesmo assim ñ acredito que eu consiga fazer 2x20 em ftp...vai ser toda!!!
Mais uma vez obrigado a todos pelas dicas e conhecimentos compartilhados...
Essa santa coloco minha periodização para as próximas semanas.
A TT chegou hj...

Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Pqp Rico! Eu to me peidando pra fazer 290w pra CP20 (e 84 kg) imagina 335w!!! Parabéns cara. Tenta fazer o 2x20 @ 100% ainda essa semana. Qdo eu explodi no meu teste de FTP, eu meti um 2x20 no dia seguinte no que eu achava que seria meu FTP e a sensação foi adequada, ou seja, no meu entendimento aquilo realmente deve ser meu novo FTP mesmo. É um jeito de "validar" e segundo alguns entendidos (no caso o Alex Simmons) é mais lógico usar como FTP valores de potência mantidos por longos intervalos com boa repetitividade (como num 2x20) do que o 95% do CP20.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Bela TT hein Rico! Cacei muito um Trek destes, mas infelizmente não achei nenhum...

Forte hein Rico!! Comece a tentar rodar a 100% nele, tente 20 min, se achar muito faça 10 min, mas mais que duas vezes. Se você quer ir bem no ITT lá em Vitória, precisa aguentar rodar nessa faixa aí. Parece que lá será plano.

Eu descartei totalmente minha participação no Brasileiro este ano, caí domingo e vou ficar pelo menos uns 15 dias sem conseguir pedalar com eficiência. Minha preparação que começaria essa semana, foi pros quiabos! Antes que perguntem, a bike está bem, sem nenhum risco! Inacreditável! hahaha Só deu uma ralada nas name plates do STI, nem nas alavancas teve marcas. Depois de um dia de Scarponi, ela não merecia ter nenhum dano mesmo. :)
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

marcoaleite wrote:Antes que perguntem, a bike está bem, sem nenhum risco! Inacreditável! hahaha Só deu uma ralada nas name plates do STI, nem nas alavancas teve marcas. Depois de um dia de Scarponi, ela não merecia ter nenhum dano mesmo. :)
E é isso q importa! Brasileiro tem todo ano, agora bike.... hahahaha

Brincadeira cara! Melhoras pra vc :D
Rico
Membro

Post by Rico »

Puutz Marco, que chato. Melhoras...
Mas pense direitinho, talvez dê tempo, chegar lá com 90% já briga hehe

Pois é pessoal, sobre o cp 20, também achei forte. Esperava que estivesse mais alto que d última vez (298) pq na corrida em Goiânia eu bati o cp 20 rodando sozinho sobrado(300), mas de longe ñ esperava 335.
Estou sem net em casa, assim que regularizar lá mando mais detalhes, acredito estar super estimando pq fiz em um trecho aqui e começa com uma longa subida (10') e depois falso plano...
Sempre fui contra fazerem subida, mas segui orientações...
Sobre o treino para o ITT, basicamente trabalhos em ftp/105%ttp/VO2 curto....
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

Mundo injusto.
Eu com meu CP20 de 290w e 60kg iria sofrer absurdos pra rodar numa fuga com você.
É o que acontece cmg em todas as provas aqui..

Infelizmente 5% das provas são pro meu biotipo.

Marco, melhoras.
Como falou "pedalar com eficiência", creio que não foi nada de mais grave.

Bortolo, se não vomitou, não fez direito :jens1
Hahaha zoera
Post Reply