AndréLuiz wrote:quem aí tem paciência para me explicar os gráficos do PMC...qual deles indica a melhora/piora nos treinos?
Brevemente?
- Cada treino gera um acúmulo de stress (TSS, Training Stress Score).
- A soma recente desses TSS é o ATL (Acute Training Load), ou seja, é o estado mais "agudo" do acúmulo de treinos. ATL = Fadiga
- A soma dos mais recentes e dos mais antigos TSS é o CTL (Chronic Training Load). ou seja, é o estado mais "crônico" do acúmulo de treinos. CTL = Fitness.
- TSB (Training Stress Balance) é a diferença entre CTL e ATL. Portanto, TSB = Forma. TSB é mto interessante pra fazer aquela tirada de pé antes de uma prova, pra fazer o ATL cair enquanto o CTL fica flutuando ainda no alto. Assim com TSB próximo de zero (ou levemente no negativo) são indicativos que vc tá no topo da forma. Mas dependendo do autor e do treinador, isso depende mto!
Isso é o básico e oq eu sei. Não me aprofundo mto pq como não uso um planejamento todo trabalhado, não são métricas que levo em consideração.
edit.: a sua pergunta não se responde pelo PMC. Na real acho que nenhuma métrica isolada vai te permitir avaliar isso. PMC é um indicador de como os treinos estão impactando teu desenvolvimento, mas não necessariamente teu desempenho. Por exemplo, um determinado valor de CTL (q se corresponderia ao Fitness) não necessariamente diz q fulano tá melhor que ciclano. O máximo que vai dizer é se estou chegando a um platô de desenvolvimento. Com o tempo a tendência do CTL é estabilizar e qdo isso chegar o lance é apertar os treinos pra aumentar TSS e assim fazer o CTL voltar a subir e não estagnar. Por essa dependência que esses indicadores tem com o planejamento dos treinos e não com os resultados é que eu não sigo PMC. Quem faz os macrociclos, mesociclos e microciclos (tipo o Marco) PMC é fundamental pra planejar qdo se deve apertar o volume e intensidade e qdo se deve por um freio.
edit2.: talvez CTL possa te ajudar a ver se vc tá melhorando se no período vc tiver mudanças no seu FTP, mas como te falei, é pouco pra definir isso.