Rolamentos: Cubos, Centrais e Derailleurs.

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
samuelgouvea
Membro

Re: Rolamentos: Cubos, Centrais e Derailleurs.

Post by samuelgouvea »

Bruno.. não sou da área de mecanica, mas sempre soube que os melhores eram NSK e SKF.

a relatada falta da sensação de melhora na rolagem é devido a outra coisa... rolamentos via de regra não gastam, mas se danificam - a gente rola e sente "uns soquinhos" que é quando uma craterinha na pista ou esfera bate na outra superfície.

se ele só tiver folga pode ser um monte de coisa (rolamento vagabundo, lubrificante ruim ou contaminação com abrasivo ultra fino... mas via de regra não é pra sentir melhora não.
Image
brunocarlo
Membro
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo

Post by brunocarlo »

Saquei Samuel valeu pela explicação.
Bruno Carlo
Meu Strava
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Será que é isso tudo mesmo?
Em tempo, os xiiiiiiiimano não rola :lance3 :lance3
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Eficiência se mede com carga. É o mesmo teste estúpido de pegar uma roda e girar ela com a mão e ver quanto tempo leva para parar... não prova absolutamente nada.
Image
brunocarlo
Membro

Post by brunocarlo »

Eu tenho feito a manutenção periodica nas roldanas do cambio, traseiro no caso, mas percebi que uma delas está um pouco enferrujada, pois a um tempo atrás estava pegando chuva direto, e ai vai água imunda, com areia pra lá, não tem jeito, com isto na manutenção eu desmonto, limpo e lubirfico, mas tem ficado estranho, com isto, fui ver no site do chingling e vi estas roldanas:
http://pt.aliexpress.com/item/wholesale ... 53648.html" target="_blank

Será que vale a pena?

E outra, as minhas roldanas não tem este rolamento interno não?! O meu é um campy veloce 10v com as roldanas originais?!
Bruno Carlo
Meu Strava
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Minhas roldanas traseiras são da CNC de alumínio, rolamento, giram bem, mas...
Pensando em voltar pro original Shimano pelo barulho de metal com metal, é baixo, mas...
brunocarlo
Membro

Post by brunocarlo »

Wanderson, cara, foi mal, hoje eu estou lento.. não entendi, vc usa roldanas da CNC, que tem os rolamentos e giram bem, mas pensa em voltar a usar as shimano que não tem os rolamentos, isto? Mas pq vc pensa em voltar?
Bruno Carlo
Meu Strava
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Estou reavaliando, mas, ele gira beem melhor, sim, mas, segundo relatos, aumenta o desgaste da corrente, e, a idéia é unir os dois mundos ( por o rolamento dele na roldana de nylon :vos2
brunocarlo
Membro

Post by brunocarlo »

Wanderson Mata wrote:Estou reavaliando, mas, ele gira beem melhor, sim, mas, segundo relatos, aumenta o desgaste da corrente, e, a idéia é unir os dois mundos ( por o rolamento dele na roldana de nylon :vos2
Há tá, entendi, no CNC a roldana é aluminio. Vou dar uma olhada se acho no ching ling um que não seja então.

Vlw ter dado a dica, não tinha me atentado a isto :jan1
Bruno Carlo
Meu Strava
Enkidu
Membro
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Post by Enkidu »

Bruno, põe a original Campagnolo. Eu fiz isso na minha #2 há uns três anos. Comprei na Chain Reaction.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
brunocarlo
Membro

Post by brunocarlo »

Enkidu wrote:Bruno, põe a original Campagnolo. Eu fiz isso na minha #2 há uns três anos. Comprei na Chain Reaction.
Opa, por enquanto tá rolando os originais mesmo.

Uma dúvida/pulga atras da orelha que estou agora é o movimento central, vamos lá:

Eu tenho o hábito de vez ou outra tirar a corrente para limpar, tenho tido melhores resultados assim, e semana passada esta vendo o video que postaram sobre os 'super rolamentos'.. e vou dar aquela girada no pedivela, só pra ver se ele iria ao menos 'parecer' com o normal... sem a corrente ele não deu nem umas tres voltas :( é isto mesmo? Eu estou com o mov. central da shimano, o howolltech II, gira pouco mesmo?

Ps.: só dúvida mesmo.. não sinto ele preso quando pedalo.
Bruno Carlo
Meu Strava
Adriano
Membro
Nome Verdadeiro:: Adriano

Post by Adriano »

Bruno, veja se o pedivela não está apertando muito o rolamento. O aperto que deve ser dado no parafuso fixador do pedivela esquerdo Shimano é bem suave, é só o necessário pra não deixar folga entre o braço do pedivela e o copo do rolamento. Não é à toa que o parafuso é de plástico.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
brunocarlo
Membro

Post by brunocarlo »

Ola pessoal, eu novamente,

Uma dúvida que estou desde o final de semana, eu fui fazer uma manutenção no mov. central, que é ainda o Shimano Howolltech II, e quando tirei o pedevela ele 'demontou', quer dizer, o copo/rolamento e um acabamento, nada demais, depois montei e está 100%, mas ficou a dúvida, alguém ai troca só o rolamento do central? Ou sempre troca ele todo?
Bruno Carlo
Meu Strava
brunocarlo
Membro

Post by brunocarlo »

Bruno Carlo
Meu Strava
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Da para trocar só o rolamento, mas é difícil ter necessidade disso. Uma limpeza resolve na maioria das vezes.

Precisam de muitos e muitos quilômetros para desgastar um rolamento. Com o consumismo exagerado muita gente troca o movimento central por um melhor, mais atual, antes do rolamento se desgastar.

Se for para trocar recomendo rolamento Enduro.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

É mais comum trocar só o rolamento nas mtb, pois a terra e sujeira agridem muito mais a pista dele do que em uma road.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
ProfClayton
Membro

Post by ProfClayton »

E ainda os rolamentos são fora de especificação aí sobra 1mm no rolamento... Eu já troquei uma vez e não recomendo!!!
Image
brunocarlo
Membro

Post by brunocarlo »

Marcelo Marino wrote:Da para trocar só o rolamento, mas é difícil ter necessidade disso. Uma limpeza resolve na maioria das vezes.

Precisam de muitos e muitos quilômetros para desgastar um rolamento. Com o consumismo exagerado muita gente troca o movimento central por um melhor, mais atual, antes do rolamento se desgastar.

Saquei, mas a questão não é consumismo não, eu estou pensando que talves o rolamento dure +/- a mesma coisa do da roda... então uns 12k km... dai vendo este Enduro, ou o nsk... role de boa, ficando mais em conta que trocar tudo.
marcoaleite wrote:É mais comum trocar só o rolamento nas mtb, pois a terra e sujeira agridem muito mais a pista dele do que em uma road.
Entendi, mas uma hora tem que trocar.. não tem jeito.
ProfClayton wrote:E ainda os rolamentos são fora de especificação aí sobra 1mm no rolamento... Eu já troquei uma vez e não recomendo!!!
É, acho tem que ver legal... se sobrar ou faltar algo, não fica legal...

Eu tenho um mov. central lá, o ultimo que usei, um FSA, vou dar uma olhada nele, se for do mesmo jeito do da shimano, eu já desmonto e vejo os rolamentos.... pra ver se compensa tb em questões financeiras...
Bruno Carlo
Meu Strava
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

Pessoal, estou a procura de um movimento central para quadro BB30 e, pedivela GXP, de preferencia para compra no BR, pedi para a bikeshop que me atende um e, já se vao 2 meses e, nada de noticia sobre o movimento, comprei um da sram, mas ele veio para quadro de MTB e, tem a bitola mais larga que o de speed, enfim não entra no quadro...
Alguem pode me ajudar a encontrar um?
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

brunocarlo wrote:
Marcelo Marino wrote:Da para trocar só o rolamento, mas é difícil ter necessidade disso. Uma limpeza resolve na maioria das vezes.

Saquei, mas a questão não é consumismo não, eu estou pensando que talves o rolamento dure +/- a mesma coisa do da roda... então uns 12k km... dai vendo este Enduro, ou o nsk... role de boa, ficando mais em conta que trocar tudo.
Não digo no seu caso específico, digo no geral, as pessoas trocam o movimento central por outros motivos antes de precisar trocar o rolamento.

12000 km é muito pouco. Talvez se for algum rolamento bem ruim e olhe lá. Considerando que a pessoa ande na estrada e sem pegar muita chuva 1 ou 2 manutenções atenderia esses 12.000km.

Se tiver alguém para trocar o rolamento (não é a coisa mais fácil do mundo) ou souber fazer, acho válido. No meu caso, precisei trocar os da caixa de direção e a medida ficou perfeita.

Mas veja se uma manutenção não resolve o problema. Eu faço sem nem tirar o rolamento (se tirar é melhor). Só tiro o anel de borracha com cuidado para não entortar, limpo com escova de dente e ponho graxa nova.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

ReinaldoBrisolla wrote:Pessoal, estou a procura de um movimento central para quadro BB30 e, pedivela GXP, de preferencia para compra no BR, pedi para a bikeshop que me atende um e, já se vao 2 meses e, nada de noticia sobre o movimento, comprei um da sram, mas ele veio para quadro de MTB e, tem a bitola mais larga que o de speed, enfim não entra no quadro...
Alguem pode me ajudar a encontrar um?
Você precisa de um movimento central para quadro BB30, porém para montar uma pedivela GXP, é isso?

Se sim, seria algo deste tipo que você quer, não? http://www.bike24.com/1.php?content=8;p ... 0,4,23;pgc" target="_blank
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

Exatamente isso, obrigado.
Post Reply