Freios a disco

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
portoga
Membro
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Freios a disco

Post by portoga »

Sábado eu treinei no rolo assistindo os vídeos da GCN (Global Cycling Network). Em um desses vídeos o Daniel Lloyd apresenta sua Ridley e depois fala sobre freios à disco, já que ela é equipada com eles. Pareceu-me que ele era meio que contra os freios à disco, mas agora se rendeu à tecnologia, destacando o controle, modulação e o fato dos freios atuarem imediatamente, ao passo que, segundo ele, precisa-se de um tempinho para que aros de carbono molhados começarem a frear.

Não consigo acessar o Youtube no escritório, mas basta dar uma googlada para encontrar o vídeo.
Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

raulfragoso wrote:Tenta pegar uma lixa de gana alta (1000 por exemplo) e lixe a superfície das pastilhas, eu faço isso para limpar minhas pastilhas da MTB a cada 2 meses.
Fiz isso E toquei fogo...

Mas fica a lição aprendida :merckx3
brunocarlo
Membro
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo

Post by brunocarlo »

portoga wrote:Sábado eu treinei no rolo assistindo os vídeos da GCN (Global Cycling Network). Em um desses vídeos o Daniel Lloyd apresenta sua Ridley e depois fala sobre freios à disco, já que ela é equipada com eles. Pareceu-me que ele era meio que contra os freios à disco, mas agora se rendeu à tecnologia, destacando o controle, modulação e o fato dos freios atuarem imediatamente, ao passo que, segundo ele, precisa-se de um tempinho para que aros de carbono molhados começarem a frear.

Não consigo acessar o Youtube no escritório, mas basta dar uma googlada para encontrar o vídeo.
Cara, nem preciso ver o vídeo, sempre que pego pista molhada, e os aros da minha são de aluminio, tem que 'esquentar' os freios, se tiver molhado, os freios não pegam.

Uma vez eu estava subindo o Sumaré, aqui no Rio, e no meu, uns 2 kms depois da casa do bispo, subindo da estácio, caiu um toró, que decidi voltar, tava punk, a pista parecia um rio, e sinceramente, os freios não pegavam de jeito nenhum, pq por sempre ter água na pista de frenagem, o aro nunca ficava +/- seco pra pegar, te digo que nesta hora eu só pensavam em freiar e no freio a disco.... maior sufoco. Hoje tenho pra mim, minha próxima bike será uma endurance da vida, com freio a disco.
Bruno Carlo
Meu Strava
tschroder
Membro
Nome Verdadeiro:: Tiago

Post by tschroder »

Uma bike de endurance que você fala Bruno são do tipo Roubaix, Synapse, nao do tipo Gravel do tipo Diverge, etc..
E, na boa, não pense numa ciclocross, aquilo é uma MtB antiga... Eh bom pra meter a porrada por 1h e pouquinho, como fazem os caras no Ciclocross, nada mais que isso.
Fui pensar numa pra treinar na chuva, etc e tals, até fazer uns longos mesclando estradão e asfalto. Enganei-me...
Cada bike no seu habitat né? Como disse um amigo sobre pegar uma TT e ir fazer um trecho igual serrote aqui: eh, TT é bom pra.... TT
brunocarlo
Membro

Post by brunocarlo »

tschroder wrote:Uma bike de endurance que você fala Bruno são do tipo Roubaix, Synapse, nao do tipo Gravel do tipo Diverge, etc..
E, na boa, não pense numa ciclocross, aquilo é uma MtB antiga... Eh bom pra meter a porrada por 1h e pouquinho, como fazem os caras no Ciclocross, nada mais que isso.
Fui pensar numa pra treinar na chuva, etc e tals, até fazer uns longos mesclando estradão e asfalto. Enganei-me...
Cada bike no seu habitat né? Como disse um amigo sobre pegar uma TT e ir fazer um trecho igual serrote aqui: eh, TT é bom pra.... TT
Isto Roubaix, Synapse, GrandFound (Fuji), Fenix (Ridley), GT (Wilier) e por ai vai... sempre tive simpatia pelas Fenix :)
Bruno Carlo
Meu Strava
tschroder
Membro

Post by tschroder »

Legal, já rodei em Roubaix e fiquei bastante impressionado com o conforto. Synapse deve ser full, porque eu tinha uma SSix Evo aqui e era molenga.

Ridley eh ducarai. Eu gosto das Cérvelo tbme, e por igual das BMC, mas parecem que nenhuma das três tem representação e lojas no BRASIL.

Bem, virou OFF TOPIC, lá vem esporro dos moderadores....
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

Aqui esporro de moderador? Voce tá viajando, isso é em outro planeta.
rodrigomarin
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin

Post by rodrigomarin »

Pois é: logo logo vem o Coordenador1 :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
ReinaldoBrisolla wrote:Aqui esporro de moderador? Voce tá viajando, isso é em outro planeta.
brunocarlo
Membro

Post by brunocarlo »

rodrigomarin wrote:Pois é: logo logo vem o Coordenador1 :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
ReinaldoBrisolla wrote:Aqui esporro de moderador? Voce tá viajando, isso é em outro planeta.
:liz1 kkkkk
Bruno Carlo
Meu Strava
vlsantos
Membro

Post by vlsantos »

E quem faz manutenção em casa ? Regular a ferradura é simples, trocar isso por fazer sangria no STI ?

Freio a Disco, central Press Fit, cabeamento interno, ganho "marginal" e apurrinhação real.
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Post by joaojuliomello »

a escolha entre os padrões é sua na hora em que compra o produto. não é por ter uma tecnologia q a outra simplesmente some do mundo. só mantendo no freio a disco, vc pode usar um freio a disco mecânico ao invés do hidráulico.
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
vlsantos
Membro

Post by vlsantos »

joaojuliomello wrote:a escolha entre os padrões é sua na hora em que compra o produto. não é por ter uma tecnologia q a outra simplesmente some do mundo. só mantendo no freio a disco, vc pode usar um freio a disco mecânico ao invés do hidráulico.
Não existe lançamento de bicicleta moderna de estrada com grupo de qualidade que tenha disco mecânico, isso é Vintage ou gambiarra.
rad
Membro

Post by rad »

vlsantos wrote:
joaojuliomello wrote:a escolha entre os padrões é sua na hora em que compra o produto. não é por ter uma tecnologia q a outra simplesmente some do mundo. só mantendo no freio a disco, vc pode usar um freio a disco mecânico ao invés do hidráulico.
Não existe lançamento de bicicleta moderna de estrada com grupo de qualidade que tenha disco mecânico, isso é Vintage ou gambiarra.
Road eu desconheço, mas as Gravel tem opções com freio a disco mecânico, não duvido que essa moda pegue nas estradeiras legitimas.

http://www.specialized.com/br/pt-br/bik ... -dsw#specs" target="_blank
rad
Membro

Post by rad »

Aí já é terrorismo.

http://www.cyclingweekly.co.uk/news/lat ... kes-208497" target="_blank
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Vale lembrar que esse machucado (do link que o Rad postou) foi com a coroa.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Fico imaginando um tombo no pelotão e você cair com o braço no meio de uma roda dianteira com disco... Não vai prestar mesmo!!
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
portoga
Membro
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Post by portoga »

rad wrote:Aí já é terrorismo.

http://www.cyclingweekly.co.uk/news/lat ... kes-208497" target="_blank
As coroas das bicicletas deviam ser banidas ou, no máximo, a UCI devia tornar obrigatório o uso de protetores de corrente, tal qual as bicicletas de passeio!
Image
rad
Membro

Post by rad »

Agora qualquer queda, qualquer ferimento, vai aparecer alguém dizendo "imagina quando tiver freio a disco".
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

novo "team kit" super safe:

Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Pelo menos o elmo é aero.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
tschroder
Membro

Post by tschroder »

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

vlsantos wrote:
Procura pela Caadx, aqui no rio tá 6k
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Tenho pedalado com um amigo que comprou um Tarmac com freio a disco e PQP, o negócio veio para ficar mesmo, enquanto eu fico trocando roda de carbono, pastilha, roda de aluminio dependendo do pedal, ele com a Roval dele encara tudo, extremamente leve, eficiente pra caramba, enfim, é caminho sem volta..
a bike dele é igual a essa
Image
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
AndréLuiz
Membro

Post by AndréLuiz »

ftmonjardim wrote:Tenho pedalado com um amigo que comprou um Tarmac com freio a disco e PQP, o negócio veio para ficar mesmo, enquanto eu fico trocando roda de carbono, pastilha, roda de aluminio dependendo do pedal, ele com a Roval dele encara tudo, extremamente leve, eficiente pra caramba, enfim, é caminho sem volta..
a bike dele é igual a essa
[ Imagem ]
Vi um cara falando maravilhas dessa bike tb!!!
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Eu to loco pra que essa tecnologia chegue com tudo nas roads. Oq vai sobrar de roda boa sem disco no mercado.... se o dólar não tivesse essa merda, dava pra catar umas Zipp por preços bem modestos na gringa!
tschroder
Membro

Post by tschroder »

Eu tô no disco, numa Tarmac e, no início eu dizia que era como um motor potente num carro (você não usa muito, mas quando precisa pra uma ultrapassagem, ele está lá). Agora, fui andar numa bike sem disco e fiquei, no quarteirão, um pouco "matreiro". Tô quase dizendo: não me imagino mais sem....
AndréLuiz
Membro

Post by AndréLuiz »

tbortolotto wrote:Eu to loco pra que essa tecnologia chegue com tudo nas roads. Oq vai sobrar de roda boa sem disco no mercado.... se o dólar não tivesse essa merda, dava pra catar umas Zipp por preços bem modestos na gringa!

Verdade....mas acho q os discos vieram para ficar
Adriano
Membro
Nome Verdadeiro:: Adriano

Post by Adriano »

http://www.bikemagazine.com.br/2016/04/ ... s-a-disco/" target="_blank

Agora o Tiagra também terá freio a disco hidráulico. Muito provavelmente vão colocar discos hidráulicos no Sora também em breve. O sistema está se popularizando, e o melhor, chegando ao "baixo clero". Prevejo que daqui uns cinco anos, quem estiver usando road bike com ferradura será old school.
Faço um paralelo com a chegada das rodas 29" nos tratores. No começo quase todo mundo torcia o nariz (e com certa razão, muitas 29ers no começo eram cabulosas, verdadeiros trambolhos), mas rapidamente a coisa se inverteu, hoje quem usa mtb aro 26" é que é o estranho no ninho (como eu :lance7 ).
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Na boa

Eu tenho cogitado em num futuro, entrar para o uso do disco, e mantendo o Mecânico posso manter o 7800 sem problemas.
Quanto a frenagem, e tal, a hayes tem ótimos freios mecânicos, leves, e na faixa de $50,00
Adriano
Membro
Nome Verdadeiro:: Adriano

Post by Adriano »

Mas a graça do disco é justamente o sistema hidráulico. A modulação dos hidra é fantástica, dá pra saber exatamente até onde dá pra frear sem travar a roda. Usando um sistema mecânico, fica-se com o ônus dos freios a disco (maior peso), mas sem o bônus da modulação. De toda forma, ainda considero um sistema de freio a disco mecânico mais eficiente que uma ferradura.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Post Reply