Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
marcoaleite
Membro

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

O grupo está aumentando!! Parabéns pela aquisição!!
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
rodrigomarin
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin

Post by rodrigomarin »

Pessoal, não tenho PM e a única referência que tenho pra alguma medição de potência é o Strava, apesar dos pesares (altimetria louca, p.ex., que torce demais a estimativa de potência).
Estou dizendo isso pois vi agora uma ferramenta na Strava chamado best splits: parece que é a melhor marca que você obteve em determinado intervalo de tempo ou de distância (à sua revelia, e você pode criar outro parâmetro da sua preferência).
Legal, né?! sqn: parece não ter correlação alguma com a vida real: minha "potência média" na escalada do Jaraguá (em torno de 20'), de acordo com essa ferramenta, é de 303 w :cipo2
Mas de acordo com o segmento do Strava seria 210 w. :lance3
Ok, eu não peso 120 kg, o que faria jus aos 303 w... :lol:

Sinto postar nesse tópico, não parece ser o ideal; mas não encontrei outro melhor... :D
Keeepz
Membro
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira

Post by Keeepz »

Potencia do strava não serve de nada. Pois a unica coisa que eles levam em conta pra estimar é o peso do ciclista+velocidade.

Imagina ai a quantidade de oitras variaveis q afetam a potencia...
tschroder
Membro
Nome Verdadeiro:: Tiago

Post by tschroder »

Tem um pessoal que vai fazer um estudo sobre a reprodutivilidade desse teste numa subida.
Quando tiver os resultados, posto aqui!
ftmonjardim wrote:Podíamos debater sobre efetuar teste FTP no rolo, plano ou subida.
Qual deles seria o mais adequado?
Qual deles não seria válido?
Eu mantenho watts MUITO mais alto numa subida do que fazer o teste de FTP no rolo ou plano, seria válido também?
tschroder
Membro

Post by tschroder »

PH, as minhas pelo menos variam! É isso que eu acho legal no PM, sabermos onde estamos na periodização.
Veja bem: acabei o ano com 307 FTP, voltei com 284, passei pra 293, e agora, 300. Variou 15w em 4 meses. Coisa pra caramba!
E minha zona 5 já é descontrolada. Na 3 o nível de concentração já está punk, na 4 vira sofrencia. A 5 e só tiro.
PH wrote:Mesmo com as variações do FTP durante o ano, os valores das zonas não vão mudar tanto assim... então para L2 por exemplo você pode memorizar os extremos e boa. Eu raramente rodo em L3, mas quando faço é fixo numa potência e não na faixa, o mesmo para L4/L5.
De L5 pra cima é meio sem controle, é fácil dizer por exemplo mantenha 600W por 1 minuto mas na prática..... complicado.

Não acho muito interessante você se guiar só pela zona, tirando se for um treino bem relaxado mesmo.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Materia interssante sobre TEMPO RIDE

https://www.fascatcoaching.com/tips/tempo-training/" target="_blank

Destaco essa parte:

Riding tempo is what I like to call “fun fast”, because tempo doesn’t elicit the pain like threshold training does unless it’s for an extended period of time. Plus, tempo is more technically stimulating than the mind numbing point and shoot zone 2 training.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Cebo
Membro

Post by Cebo »

TEMPOOOOO. UBA, UBA, UBA, Ê!
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Uapa, pararara, eo eo eo..
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Baixei novamente o GC para usar agora com potência. Estou com novas 847 dúvidas :merckx3

QA e CP são análises mto locas! Só não entendo pq o GC entende CP como FTP para determinar as zonas. :lance2

É q são conceitos bem diferentes na minha cabeça. A não ser que o Critical Power que o GC pede pra vc inserir não seja de fato CP, mas sim CP60.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Depois que eu comecei a usar potência eu basicamente não presto mais atenção na cadência corrente. Curiosamente ela vem se mostrando bem alta (média) ao final de um treino, mas ainda dentro de 90-100 rpm. Tenho uma hipótese e gostaria de saber se faz sentido pra vcs. Qdo tento imprimir uma certa potência por um longo período de tempo, eu instintivamente compenso as variações da potência conforme o terro mexendo na cadência e não na relação. Isso pq eu sinto uma certa dificuldade de encaixar a potência qdo coloco uma relação mais pesada, por exemplo. Qto mais pesada a relação, mais eu me perco pra manter um passo constante pq qualquer apertãozinho a mais e a potência sobe mto.

Curioso é q no meu último treino na estrada, vários blocos com diferentes potências apontaram pra mesma cadência média (92-97 rpm). Talvez essa seja a minha cadência "natural" então.
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

Tem outra coisa: Qual relação do seu cassete?
Meu PM já tá no Brasil e provavelmente confirmarei o que estou falando quando ele chegar...
É muito mais complicado manter o passo trocando marcha no cassete 12x28 do que num 11x23...
O buraco é muito maior e consequentemente a variação na potencia.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

É isso mesmo.
Variação de cadência e potência nessas relações com muito buraco é enorme.
Por isso troque o 11-28 por 12-27
tschroder
Membro

Post by tschroder »

Eu tô andando de 11-28 e 52-36. E "cambeio" pra caramba. Qualquer aperto no pedal faz diferença na potência. Estou aprendendo ainda Xará, mas percebo que é melhor focar em mudar a cadência que as marchas, em especial nas retas. Quando comprei o PM andei bem mais pesado uns tempos ("menas" cadência"), agora estou me reencontrando novamente. E lá se vão 7 meses.

Abraços.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Curioso xará haha. No ato eu percebi que minha cadência subiu bastante. Acho que vcs mataram a charada: uso 12-30... buraco é oq menos falta na minha relação!
PAF
Membro
Nome Verdadeiro:: Pedro

Post by PAF »

Análise de quadratura do último treino.

Image
Figura 1 - Análise de quadratura, L2@95rpm - 21/12/2015

Pontos bem isolados em baixa cadência com potência alta. Primeiro quadrante bem típico do tipo de treino. Com um pouquinho de regularidade, saí de um FTP estimado em 180W para 206W, rápido. Em janeiro fazer o protocolo.
--
Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

"Querido diário. Hoje "vomitei" no meu teste de FTP.

Passadas 6 semanas desde que comprei o PT e estabeleci meu FTP no rolo, venho percebendo certa facilidade em manter esforços em 105% de FTP por intervalos de 15 min na estrada (lembre disso com cuidado: na estrada). Pensei em duas hipóteses: ou meu FTP aumentou um pouquinho ou deve ser o temido efeito de ter um FTP no rolo diferente do da estrada. Mas meu ego me fez imaginar o primeiro cenário... claro. Não foram 6 semanas de um intenso e focado trabalho para aumento de FTP. Passei a maior parte aprendendo a usar o PM na realidade. Então imaginei um aumento bem modesto se fosse o caso; algo entre 5 e 10 W.

Como no primeiro teste de 20 min no rolo eu consegui 273 W, imaginei conseguir pelo menos uns 280 W nesse. Fui pro rolo com essa ideia. Estava bem descansado e bem alimentado. A temperatura da noite não era a mais agradável de todas, mas o ventilador estava no limite. Meu pc está na manutenção e aí fiquei sem uma distração visual. Meu foco e concentração era todo do Garmin então.

Comecei o teste e no pré-intervalo all-out (o de 5 min), bati 283 W de média. Me senti bem esgotado no final dos 5 minutos e desconfiei que não conseguiria atingir 280 W em 20 min. Tentei focar e acreditar. Resolvi que iria me controlar bem no intervalo de 20 min pra terminar próximo dos 280 W. Comecei beirando os 270 W... 275... e lá pelos 6 minutos eu resolvi subir pra 280 W. Não durei até o 11º minuto. O calor... o esgotamento.. a falta de potência acabaram com minhas expectativas. A derrota veio acompanhada por um princípio de golfada que foi neutralizada a tempo.

Decepcionante final de temporada. Guarda meu segredo para que ninguém saiba. Bjo no toba, Tiago."

10x :merckx3
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Os alemães devem ter usado teste de FTP como tortura na segunda guerra. VTNC
Prefiro ser baleado por uma garrucha enferrujada do que fazer de novo teste de FTP no rolo.
Tortura chinesa..
PAF
Membro
Nome Verdadeiro:: Pedro

Post by PAF »

Bortolotto,

Treino no rolo é foda, mas é gratificante. Vê aí:

A Figura 1 mostra a análise de quadratura de um pedal na rua, L2 (FTP Base de 210W) com cadência alvo de 95 rpm. Foi um pedal relativamente fácil, que retornou um IF de 0.976. Classifiquei o RPE em 6,0. Dá para ver fácil uma correlação negativa forte entre o primeiro e terceiro quadrante.

Image
Figura 1 - The Hunted (incompleto) 14/12/2015

Algumas sessões anteriores foram feitas no rolo, condições controladas de high gear. Das sessões do dia 23/11 (Figura 4) para o dia 14/12 (Figura 2), houve um incremento de 13% do tempo no terceiro quadrante. A minha FC média para as mesmas condições de treino ficaram exatamente iguais (diferenças marginais nas tomadas dos intervalos).

Image
Figura 2 - The Hunted (incompleto) 14/12/2015

Image
Figura 3 - The Hunted (incompleto) 25/11/2015

Image
Figura 4 - The Hunted (incompleto) 23/11/2015

Esse treino do Sufferfest, na minha opinião é o mais fodástico que eles tem. É para vomitar a subida dos 20min em high gear. Disseca completamente o seu condicionamento e o dia seguinte é um sacrifício.

Abs.

P.
--
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Hoje fiz um teste de desempenho progressivo com um amigo e treinador. Montamos o rolo e testamos com o lactímetro também, incrementos de 50 W a cada 2 min.

https://www.strava.com/activities/454464951" target="_blank

Achei que conseguiria chegar nos 450 W, mas no final do intervalo de 400 W a concentração foi embora com a dor do esforço e por pouco não consegui zerar este estágio. Na exaustão medimos 14 mmol/l de ácido no sangue. Consegui meu melhor 5 min peak da vida, foram 5,42 W/kg neste teste! hahaha Malandro... Mas o negócio é sofrido demais, na hora que a chave geral cai, vem de uma vez!
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Má q merda gente! Acho que desaprendi a fazer o teste de FTP :voec2

Fui pra estrada e de novo morri com 8 min... e dessa vez eu fiz pior q no rolo (to me referindo da potência). To com síndrome de ejaculação precoce, não é possível. To achando que o calor tá me torrando. Último teste de FTP foi com 21ºC e hj tava marcando 30 ºC qdo comecei os 20 min.

To começando a pensar em tentar definir FTP por outro tipo de teste ou deixar passar esse verão maluco e as festas pra pensar num novo teste.

Voltei pra casa torrado, com cãibras, sensivelmente desidratado e altamente frustrado :lance7
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Melhor jeito que achei de testar FTP é subindo, porque daí eu sei que é all out msm
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

marcoaleite wrote:Hoje fiz um teste de desempenho progressivo com um amigo e treinador. Montamos o rolo e testamos com o lactímetro também, incrementos de 50 W a cada 2 min.

Achei que conseguiria chegar nos 450 W, mas no final do intervalo de 400 W a concentração foi embora com a dor do esforço e por pouco não consegui zerar este estágio. Na exaustão medimos 14 mmol/l de ácido no sangue. Consegui meu melhor 5 min peak da vida, foram 5,42 W/kg neste teste! hahaha Malandro... Mas o negócio é sofrido demais, na hora que a chave geral cai, vem de uma vez!
Tem algum nome esse protocolo? O teste de Conconi tradicional é com incrementos de 20W a cada minuto, desse jeito parece ser menos constante, os incrementos são mais agressivos. Mas e aí, chegou a que conclusão? Os limiares batem com outros testes?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Keeepz
Membro

Post by Keeepz »

tbortolotto wrote:Má q merda gente! Acho que desaprendi a fazer o teste de FTP :voec2

Fui pra estrada e de novo morri com 8 min... e dessa vez eu fiz pior q no rolo (to me referindo da potência). To com síndrome de ejaculação precoce, não é possível. To achando que o calor tá me torrando. Último teste de FTP foi com 21ºC e hj tava marcando 30 ºC qdo comecei os 20 min.

To começando a pensar em tentar definir FTP por outro tipo de teste ou deixar passar esse verão maluco e as festas pra pensar num novo teste.

Voltei pra casa torrado, com cãibras, sensivelmente desidratado e altamente frustrado :lance7

Sempre bom testar nas mesmas condições anteriores bortolo, ou então acredito que não dá pra manter o mesmo nível de performance.

Meu primeiro teste de ftp, no rolo mesmo, só o Lap dos 20' allout:

Duration: 20:00
Work: 307 kJ
Norm Power: 255
VI: 1

Min Max Avg
Power: 0 320 256 watts
Heart Rate: 146 197 188 bpm
Cadence: 88 106 94 rpm

Image

Com o aquecimento do rolo durante meu aquecimento, ele perdeu muita resistência, cadencia ficou mto alta e tive que descer uma marcha, ai saiu do range que gosto 95~98, ficando na casa dos 94rpm, mas foi bom. Fiquei satisfeito.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Marcelo Marino wrote:
marcoaleite wrote:Hoje fiz um teste de desempenho progressivo com um amigo e treinador. Montamos o rolo e testamos com o lactímetro também, incrementos de 50 W a cada 2 min.

Tem algum nome esse protocolo? O teste de Conconi tradicional é com incrementos de 20W a cada minuto, desse jeito parece ser menos constante, os incrementos são mais agressivos. Mas e aí, chegou a que conclusão? Os limiares batem com outros testes?
Tem, eu não me lembro de onde é a referência, mas foi o mesmo que fiz na UFSCar quando medi o VO2Max. Só que desta vez não tinha o medidor de gases e ele iria utilizar uma tese de um artigo publicado que viu no curso do COB para traçar as limiares. Vou perguntar para ele no zap qual é. Ele ficou de passar a analise depois, vamos ver o que ele deduz dos dados. ;)

O legal é que fiz dessa vez com minha bike e com o power tap em paralelo e a potência foi mesmo a desenvolvida. Aí deixei o rolo lá emprestado, surgiu uns testes no meu Strava hoje, mas não eram meus, foi o software do rolo que esqueci de deslinkar da minha conta! rsrsrs
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

tbortolotto wrote:Má q merda gente! Acho que desaprendi a fazer o teste de FTP :voec2

Teste de FTP tem que ser feito em condições boas, seja física ou psicológicas. Já tentou fazer um a poucos dias no rolo e não rolou, desencana e deixa para fazer outro mais para frente. Se a cabeça não estiver legal, poderá estar nevando que não vai sair. Tem que fazer com a mente sossegada. ;)
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

[quote=Keepz]
Sempre bom testar nas mesmas condições anteriores bortolo, ou então acredito que não dá pra manter o mesmo nível de performance.

Meu primeiro teste de ftp, no rolo mesmo, só o Lap dos 20' allout:

Duration: 20:00
Work: 307 kJ
Norm Power: 255
VI: 1

Min Max Avg
Power: 0 320 256 watts
Heart Rate: 146 197 188 bpm
Cadence: 88 106 94 rpm

Image

Com o aquecimento do rolo durante meu aquecimento, ele perdeu muita resistência, cadencia ficou mto alta e tive que descer uma marcha, ai saiu do range que gosto 95~98, ficando na casa dos 94rpm, mas foi bom. Fiquei satisfeito.
[/quote]
Muito bom meu! Conseguiu segurar bem no intervalo e deu para ver que foi ao máximo pela FC. Agora e começar a treinar em cima disso.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

marcoaleite wrote:Tem algum nome esse protocolo? O teste de Conconi tradicional é com incrementos de 20W a cada minuto, desse jeito parece ser menos constante, os incrementos são mais agressivos. Mas e aí, chegou a que conclusão? Os limiares batem com outros testes?
Tem, eu não me lembro de onde é a referência, mas foi o mesmo que fiz na UFSCar quando medi o VO2Max. Só que desta vez não tinha o medidor de gases e ele iria utilizar uma tese de um artigo publicado que viu no curso do COB para traçar as limiares. Vou perguntar para ele no zap qual é. Ele ficou de passar a analise depois, vamos ver o que ele deduz dos dados. ;)

O legal é que fiz dessa vez com minha bike e com o power tap em paralelo e a potência foi mesmo a desenvolvida. Aí deixei o rolo lá emprestado, surgiu uns testes no meu Strava hoje, mas não eram meus, foi o software do rolo que esqueci de deslinkar da minha conta! rsrsrs[/quote]
Com esse teste teria como inferir o FTP?

É que no MAP ramp da RST (25 W/min a partir de 150 W) existe uma correlação relativamente coerente onde o FTP é 75% da maior potência de 1 min da rampa.

Aliás to seriamente pensando em fazer um teste assim pra comparar com o de 20 min. Tenho uma propensão a me administrar mais o cansaço qdo eu fixo uma potência e deixo o tempo em aberto, doq deixar a potência em aberto com um período fixo de tempo.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Dr., perguntei e é baseado no Cottin. Mas preciso entender melhor para poder dar alguma opinião. A princípio consegue traçar limiares e vo2max, mas FTP não sei ainda.

Na verdade seus testes de FTP são quase que um treino, é muito teste em curto espaço de tempo. O corpo nem fechou um ciclo e já vem um teste, pau! rsrs Bom, eu penso que você deve fazer seu teste baseado no resultado do anterior, joga 5% acima e tenta manter. Se ao longo do teste sentir que pode subir, sobe 5 a 10W e vai vendo como se comporta. Na verdade, você pode jogar o range do teste em 105% do seu FTP. Teste é teste, o nome já diz. Pode falhar ou não, é esse o intuito.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Entendo que o FTP coincida com a FC do limiar, que é quando atinge os 4mmol/l ou quando a curva passa a ter uma inclinação maior.

O problema todo é aquele que o Dr. Ferrari dizia lá nos anos 2000. A realidade do laboratório e da estrada são diferentes, então como teste comparativo é válido e melhor que um teste na estrada, mas para usar os valores para treinar não.

O Rafael da Perestroika me disse uma vez que fazia esse teste no velódromo, aí sim, mais próximo da realidade, principalmente se o objetivo principal for o contra relógio.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Eu acho que teste com incremento e potência controlada fica mais complicado de medir FTP, pois pode haver um desgaste prematuro do testado. Aliás, esta é um assunto que eu estava lendo sobre estes testes incrementais e suas funcionalidades, há casos de testados que podem exaurir antes de atingirem sua verdadeira capacidade máxima por deficiência muscular por exemplo.
Post Reply